CONTROLE DE PERDAS D’ÁGUA EM LIMOEIRO DO NORTE - CE José Garcia Alves Lima.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estilo Assessoria em Rádio Um caminho para a valorização do Meio Nossa Operação de Rádio Banco de dados de emissoras e conhecimento para oferecer ao mercado.
Advertisements

IDG (indicadores de desempenho gerencial)  Informações relativas a todos os esforços de gestão da empresa,  Esforços com influência positiva (redução.
Alceu Galvão Eng. Civil – Dr. Saúde Pública Coord. Saneamento da Secr. das Cidades do Ceará.
SISTEMA DE MONITORAMENTO DA LOGÍSTICA DE ENTREGA DE ÁGUA NO SEMIÁRIDO
VIGILÂNCIA EM ÁGUAS DE CONSUMO HUMANO NOS MUNICÍPIOS GOIANOS COM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Kalanity de Souza Alves SUVISA - GO.
twitter.com/funasa Jaraguá do Sul, 18 de maio de 2016 Tema 6 Passo a passo para acesso a recursos do.
Claudio L. T. Rubio Quito, 06, 07 e 08 de Maio de 2009 Gerência de Controle de Perdas e Sistemas Eficiência Energética Práticas Sanasa Campinas.
CEARÁ NÓS SOMOS  21 Microrregionais de Saúde  184 Municípios com ações de VISA descentralizadas : 39 com a gestão das Ações de Média Complexidade e 145.
Lei de Cotas Lei nº 8.213/91 Adriana Barufaldi SENAI –DN 2013.
SANEAMENTO, SAÚDE E EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS CEARENSES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA JOSÉ GARCIA ALVES LIMA CARLOS VANGERRE DE ALMEIDA MAIA MARIA JANAINY COSTA.
AUDIÊNCIA PÚBLICA A SOBREVIVÊNCIA DA CADEIA DO LIVRO NO BRASIL COMISSÃO DE CULTURA CÂMARA DOS DEPUTADOS Luís Antônio Torelli Presidente da CBL 17/11/2015.
Módulo de Gerenciamento de Chamados Tecnologia da Informação SERVICE DESK.
CURSO CONSTRUINDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
Área de Inclusão Social - BNDES PMAE – Linha de Apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações.
Comunicação Comunitária e Educativa Brasília, 6 de outubro de 2015.
PROGRAMAS DE COMUNICAÇÃO Desenvolver, coordenar, apoiar e estimular ações voltadas para a construção, fortalecimento e manutenção de uma imagem positiva.
1 Audiência Pública ISS Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. 03 de Dezembro 2013.
Projeto GOTA: Grupo Operacional de Transformação Ambiental Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto SAMAE Pomerode.
PFE/INSS/SECONS São Paulo/SP MAIO/2010. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 19 DE JANEIRO DE 2010 Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN “Prêmio Água e Saneamento – FEMSA.
REDUÇÃO DE VAZAMENTOS APÓS INSTALAÇÃO DE VRP’s NA CIDADE DE ITAPIRA – SP Autor: Lucas Pereira Gardinali Coautor: Daniel Manzi XIX Exposição de Experiências.
XI SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
AVALIAÇÃODEESTOQUES Prof. Wesley Vieira Borges Critérios de avaliação de estoques.
SISCOSERV SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS, INTANGÍVEIS E OUTRAS OPERAÇÕES QUE PRODUZAM VARIAÇÕES NO PATRIMÔNIO BRASÍLIA, 10 DE SETEMBRO.
Análise dos dados do Censo Escolar 2008 Encarte Saúde Fevereiro de 2010.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR SANEAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS HIDROENERGÉTICOS Poços de Caldas, 26 de Maio de 2015.
COMUNICAÇÕES EM REDE E CONVERGÊNCIA: VISÃO DO SECTOR POSTAL ANGOLANO Maria Luisa Alves Andrade Presidente do Conselho.
EVOLUÇÃO DAS PERDAS DE ÁGUA NO BRASIL E PROGRAMAS ADOTADOS POR PRESTADORES DE SERVIÇOS Fernando Costa Milhome da Silva Acadêmico do curso de Eng. Civil.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
De braços abertos Gerência de Distribuição de Água Fabiana Raposo Cledson Wagner Souto Luiz Paulo Monteiro.
Aos três anos de vigência da Lei de Acesso à Informação, no dia 16 de maio de 2015, a Controladoria Geral da União (CGU) lançou, em Brasília, o índice.
GRUPO DE TRABALHO PARA COOPERAÇÃO EM SITUAÇÕES CLIMÁTICAS EXTREMAS.
twitter.com/funasa Saneamento Ambiental: Políticas Integradas com Participação Social José Antonio da.
Matriz de Resultado e Acompanhamento. SES/MT/2009 Matriz de Resultado e Acompanhamento: instrumento aplicado após a Matriz de Intervenção, realizado através.
UTILIZAÇÃO DE REDUTORES DE VAZÃO NA DIMUNUIÇÃO DO TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS SUJEITAS AO RACIONAMENTO DE CONSUMO Luiz Eduardo Mendes Marcio Henrique.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Carolinne Isabella Dias Gomes e Cristiane Martins de Sousa Nava Castro
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Projeto Unimed Vida Categoria: Cidadania na Educação Unimed Cascavel Responsável: Tatiane Trespach Representante: Diego Poronhak.
MISSÃO E VISÃO SGA MISSÃO: Prover recursos humanos, logísticos, orçamentários e financeiros, de forma acessível, tempestiva e com qualidade para que a.
Mercado brasileiro de Sistemas Eletrônicos de Segurança Segurança para pequenas e micro empresas - Fecomércio.
IFDM 2015 Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal Ano Base 2013 Recorte Municipal Abrangência Nacional.
Operações e Logística Unidade 02 Gestão do processamento do pedido.
MODERNIZAÇÃO DA MÁQUINA PÚBLICA. Atualizar/qualificar os funcionários usando EAD. Estabelecer uma política de TIC para o DF. Implantar o Portal da Transparência.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
OS DESAFIOS DO ACESSO AO SANEAMENTO NO BRASIL. Entidade civil sem fins lucrativos, que há 30 anos atua na defesa dos interesses das associadas e desenvolve.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
1 Central: Secretaria de Estado da Administração. Normativo: Diretoria de Gestão Patrimonial. Setorial Regional: Gerências de Administração ou equivalentes.
twitter.com/funasa Processo de seleção para acesso aos recursos de saneamento básico na FUNASA Ricardo.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Plano de Logística Sustentável Gestão de Material Permanente Brasília- Região Norte e Estado de Goiás Responsável: José Ronaldo Nunes Gestor: Jonatan.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
NOVO PLANO DE CARGOS - PROPOSTA - ECT 17/01/2008.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Projeto de Indústria Biotecnológica I Professor: Ênio Nazaré
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
B RASIL 2035 Tendências - Dimensão Social. Envelhecimento da população com impacto nos serviços de atendimento Índice de envelhecimento da população Taxa.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
As medidas de promoção da saúde têm como objetivo prevenir e/ou minorar os efeitos das doenças De acordo com a OMS, promoção da saúde é o processo que.
1. 2 ÁGUA NÃO FATURADA PROGRAMA DE REDUÇÃO DE PERDAS APARENTES MODALIDADE - PERFORMANCE “O contrato de performance é baseado na idéia de remuneração pela.
B RASIL 2035 Tendências: Tecnologias de Informação e Comunicação Brasil 2035 – Construindo hoje o país de amanhã.
Mirta Schlindwein Lucas Leia Ines Kroth Bohnen OS DESAFIOS DE MONITORAR A QUALIDADE DA ÁGUA NOS SAC DA ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON.
B RASIL 2035 Dimensão Territorial Tendências. Aumento do conflito entre uso e conservação dos recursos naturais Uso da Terra - Brasil Fonte:
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Antes de fazer uma pesquisa de mercado... Precisamos fazer um plano de marketing, para saber quais mercados e consumidores pesquisar, caso contrário, estaremos.
Disciplina: Análise Estrutural do Turismo Prof.ª Dra. Karina Toledo Solha Discentes: Flávia Araújo César Salvador Rodrigues de Lima Vanessa Domingos Duarte.
Fortaleza, Ceará 22 de junho de Concepção Geral Governo assumiu compromisso claro: Superar a Extrema Pobreza até 2014 Linha Oficial de Extrema Pobreza.
Implantado em 2003 em todo o Brasil, tem como objetivo contribuir para Segurança Alimentar e Nutricional dos indivíduos em situação de vulnerabilidade.
Transcrição da apresentação:

CONTROLE DE PERDAS D’ÁGUA EM LIMOEIRO DO NORTE - CE José Garcia Alves Lima

CONCEITOS DE PERDA D’ÁGUA Indicador operacional muito importante A “ perda de água física” ou “real”, quando o volume de água disponibilizado no sistema de distribuição pelas operadoras não é utilizado pelos clientes, sendo desperdiçado antes de chegar às unidades de consumo, e A “ perda de água comercial” ou “aparente” quando o volume utilizado não é devidamente computado nas unidades de consumo, sendo cobrado de forma inadequada.

CENÁRIO: PERDAS D’ÁGUA Segundo a 20° publicação do SNIS, referente ao ano de 2014, que foi lançada no último dia 18 fevereiro, mostra que o Brasil possui um índice de perdas de água distribuídas na ordem de 46,9%. Ou seja, quase metade de toda a água potável, após receber todo o tratamento necessário para a ingestão humana, simplesmente não chega aonde deveria chegar: ao ser humano. A média de perdas d’água no Nordeste brasileiro chega a ser superior a nacional, onde cerca de 48,4% da água tratada é perdida. Adenda-se que em cinco Estados, a média chega a ser superior a 50%: Piauí (51,7%), Pernambuco (51,9%), Rio Grande do Norte (55,8%), Sergipe (60,8%) e Maranhão (62,2%). O Ceará, que possui mais 80% de seu território inserido no semiárido e fortemente atingido pelas secas, perde algo em torno de 42,4% de toda a sua água tratada antes de chegar aos domicílios: uma quantidade preocupante.

O QUE FAZER QUANDO NÃO A OPERADORA NÃO POSSUI TECNOLOGIA ESPECÍFICA PARA TAL? Hidrometração; Investimento nos funcionários Manutenção do sistema; Aquisição de veículos; Dialogar com a comunidade; Campanhas de educação ambiental; Empoderar a comunidade (fiscalização, diálogo, canal aberto e transparência) Buscar parcerias e tecnologia de baixo custo

INVESTIMENTO NOS FUNCIONÁRIOS

DIÁLOGO COM A COMUNIDADE

MANUTENÇÃO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

AQUISIÇÃO DE VEÍCULOS

EMPODERAMENTO COMUNITÁRIO

ISSO FUNCIONA? Ano de referênci a % Perdas na distribuição , , , , , , , ,99 Em Limoeiro do Norte – CE, o índice de perdas se encontra na ordem de 12,99% (SNIS, 2014), valor que representa ser 3,6 vezes menor do que a média nacional, 3,7 vezes menor do que a média do Nordeste e 3,2 vezes menor do que a média estadual, apresentando redução significativa de 6,35% ao ano).

CONCLUSÃO O SAAE de Limoeiro do Norte informa que a redução só foi possível devido a investimento no setor, substituindo equipamentos obsoletos, capacitando os profissionais, adquirindo novos veículos (que viabiliza mais velocidade no atendimento), e, principalmente, pelo fortalecimento do diálogo com os cidadãos, que são estimulados a fiscalizar e denunciar qualquer irregularidade que venha a interferir ou mesmo inviabilizar o acesso ao líquido vital.

CONTROLE DE PERDAS D’ÁGUA EM LIMOEIRO DO NORTE - CE José Garcia Alves Lima