O ser Administrador  Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
Por Heleno Rocha e Denilson Carvalho
Prof(a): Patrícia Braz
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II
Prof. Dirce Stein Backes
Curso: CONSULTORIA EMPRESARIAL
VOCAÇÃO MUNICIPAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO:
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
“O Profissional do Futuro, Hoje!”
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
EMPREGABILIDADE DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
Os cursos de Sistemas de Informação têm a computação como atividade meio, isto é, utilizam a computação como recurso para a solução de problemas.
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS
Glauce-Mônica Vilela Souza
Pós-graduação em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Diva Maria de Oliveira Gesualdi Presidente CRCRJ
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Adm. Prof. Leonardo R. Fuerth 30 de abril de 2014
Empreendedorismo pode ser aprendido
Como é recrutado o profissional da qualidade
A RESOLUÇÃO 10 DO CNE DE 28 DE DEZEMBRO DE 2004: O ARTIGO 4º E AS COMPETÊNCIAS E AS HABILIDADES DO BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROF. JORGE LOPES, PhD.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Áreas de atuação do profissional de Contabilidade
Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
“PROJETO GRUPOS VIAMAR E MAX MOTORS “NOVOS VENTOS NOVOS RUMOS”
É TICA P ROFISSIONAL E DA E MPRESA A ULA 12: C ÓDIGO DE É TICA DO A DMINISTRADOR 23/09/2011 Profª Bárbara Bastos Estagiária docente: Elisabeth Santos.
Planejamento e Responsabilidade Social
MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Gm consultoria treinando você para o futuro
Empresa Junior.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
Plano de negócio.
Qualificação Profissional
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
Introdução ao Serviço Social
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Siga-nos:
Processos Administrativos Aula 1
O ser Administrador Tópicos Atuais Profissionais T A P Aula II.
CONSULTORIA EMPRESARIAL
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO PROFISSIONAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Profa. Dra. Teresinha Covas Lisboa Faculdade INESP – São Paulo Prof. Dr. Antonio.
AGRIMENSURA, CARTOGRAFIA E GEOGRAFIA: EM BUSCA DA IDENTIDADE E REPRESENTATIVIDADE. REALIZAÇÃOPATROCÍNIO.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Novas Gerações No Mercado de Trabalho Formações SISNEMA 2010.
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
OPERACIONALIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
TAP Aula I.  Uma observação a ser materializada em todo o planejamento do projeto, não deixe de colocar tudo por escrito para permitir a prática do PDCL.
O Patrimonialismo Cartorial, a Contabilidade e o determinismo legal nas diretrizes da Resolução 10 do CNE de 28 de dezembro de 2004 : a formação do profissional.
CONTROLLER: Características
Transcrição da apresentação:

O ser Administrador  Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II

BACHAREL X TECNÓLOGO  “Um gênio é uma pessoa de talento que faz toda a lição de casa”. (Thomas Edison);  Atualmente podem conseguir registro no Conselho de Administração, tanto bacharéis como tecnólogos. O bacharel passa por um curso de quatro anos e o tecnólogo de dois anos. Qual a diferença?  Consulta feita ao Conselho Federal de Administração informa que as duas modalidades de ensino são de graduação, todavia, suas bases legais não as igualam.

DEFINIÇÃO DE RESPONSABILIDADES  Cabe ao bacharel em Administração atuar em todo o campo de conhecimento da administração e ao Tecnólogo atuar somente em uma determinada área do conhecimento da Administração, ou seja, seu exercício profissional está restrito à sua formação acadêmica.

Atividades  O graduado no curso de Administração pode exercer atividades, tais como, pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens, laudos, assessoria em geral, cargos de liderança, pesquisas, estudos, análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação, controle e.assunção de responsabilidade técnica dos trabalhos relacionados especificamente com sua área de formação ou profissionalização.

Versatilidade  O administrador é um dos profissionais mais versáteis da atualidade. Por versatilidade, deve se entender a quantidade de funções que estes profissionais podem assumir ao longo da carreira profissional. Pode trabalhar em qualquer empresa, pública, privada ou própria e em qualquer segmento da economia. O que cabe a este profissional é gerir os processos existentes em cada setor em que atua.

Concorrência  Em algumas áreas e funções sofre a concorrência de profissionais de outras formações como economistas, engenheiros, psicólogos e contadores.

Oportunidades  Apesar da sombra de uma crise mundial, com impactos na economia do país, o mercado de trabalho, assim como o profissional, é bastante amplo de possibilidades e comporta variados caminhos, que podem ser traçados de acordo com o perfil de cada profissional. As projeções indicam um reaquecimento do sistema financeiro.  Com o avanço econômico, há a retomada de criação de novas vagas, especialmente nas áreas administrativas. Previsões demonstram que há uma tendência, inclusive de empresas familiares brasileiras, de contratar mais pessoas da área administrativa, exatamente porque estes profissionais, normalmente, são dotados de visão estratégica para os negócios, algo extremamente precioso em qualquer organização da atualidade.

Pesquisa  Pesquisa nacional do Sistema CFA/CRAS, feita em 2011, com resultados divulgados em 2012, permite, a extração de dados importantes sobre o perfil do administrador.

Dados As administradoras (sexo feminino) representam 35% da amostra. Em relação ao registro em carteira profissional assinada tem-se 78,5% da amostra, considerando-se o setor privado.

Quanto ás áreas de atuação tem-se: Administração Geral (incluindo Planejamento Estratégico) 28,8% Administração Financeira 13,3% Recursos Humanos 9,5% Vendas 7,3% Produção 6,1% Gestão de Processos 6,2% Contábil (Auditoria e Controladoria) 5,2% Logística 5,0% Gestão de Projetos 4,2% Tecnologia de Informação 2,4% Demais 12,0%

Cargos exercidos  Em relação aos cargos exercidos:  21,8% são gerentes,  19,1% são analistas,  9,5% atuam como coordenadores e  49,6% em outros cargos.

Por quê da opção profissional  Formação generalista e abrangente 25,4%  Existência de amplo mercado de trabalho 21,3%  Vocação 18,4%  Diversidade das alternativas das especializações 8,4%  Abrir negócio próprio 5,8%  Demais 20,7%

Imagem percebida  é de um profissional que “atua com visão sistêmica da organização, pelos conhecimentos específicos, competências, habilidades e atitudes, que lhes permitem formar, liderar e motivar equipes de trabalho e articular as várias áreas de uma organização.

Competência Conhecimentos (saber) Habilidades (saber fazer) Atitudes (querer fazer) Fonte: Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro, Santos, UNIP

Competências (respostas múltiplas)  Identificar problemas, formular e implantar decisões 73%.  Ser capaz de enfrentar desafios e solucionar conflitos 68%  Desenvolvimento raciocínio lógico, crítica e analítico sobre a  realidade social 61%  Assumir o processo decisório das ações de  planejamento, organização, direção e controle 61%  Desenvolver e socializar o conhecimento alcançado no  ambiente de trabalho 50%  Elaborar e interpretar cenários 49%

Habilidades  Em relação às habilidades merecem destaque a capacidade de se relacionar e exercer liderança, a visão do todo com capacidade de adaptação à mudança e sempre exercitando a criatividade e a inovação, agregando novas técnicas aos processos.  Quanto às atitudes as priorizações são para comportamento ético, comprometimento e o profissionalismo.

Áreas Promissoras  Como áreas promissoras para a contratação de administradores nos próximos cinco anos têm-se, em repostas múltiplas:  Consultoria empresarial 51,2%.  Serviços 49.1%.  Administração hospitalar e serviços de saúde 35,4%  Administração pública direta 34,3%.  Administração indireta 36,2%  Hotelaria e turismo 36,2%.  Instituições financeiras 30,1%  Industrial 33,0%.  Terceiro setor 23,6%.  Ensino e educação 24,8%.  Agronegócio 29,6%.  Comércio varejista 25,8%.  Comércio atacadista 20,1%.