PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR. Iniciativa do governo federal para redesenho dos processos de exportação e importação do Brasil; Previsto no Acordo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abril/2007. Diversidade de Cadastros nos diversos órgãos. Falta de credibilidade nas informações armazenadas devido a inexistência de mecanismos seguros.
Advertisements

Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).
Gargalos nas Liberações Aduaneiras Mercosul
EMPRESA ACESSO DIGITAL SAFE-DOC Professora: ÚRSULA BLATTMANN
Sped e-Social.
SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP – Departamento de Regimes de Previdência no Serviço Público GCEEI – Coordenação-Geral de Estudos.
CACIQUE CONFECÇÕES.
PROGRAMA PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR
OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR
“FERRAMENTAS DE APOIO AO EXPORTADOR E CULTURA EXPORTADORA”
Legislação de DB Vilma Lima.
Informatização da dispensação e suprimento de medicamentos
Receita Federal do Brasil COORDENAÇÃO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO ADUANEIRA
SISCOMEX EXPORTAÇÃO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Secretaria de Comércio Exterior Departamento de Operações de Comércio.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR DEPARTAMENTO DE OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR SISCOMEX.
Controle Administrativo no Comércio Exterior
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR FERRAMENTAS DE APOIO AO EXPORTADOR E CULTURA EXPORTADORA ENCOMEX.
DECLARAÇÃO ELETRÔNICA DE SERVIÇOS / DES
Gestão de Entidades Filantrópicas Navegação: Use os botões Page Up ou Page Down para voltar ou avançar os slides, ou utilize a barra de rolagem. Para visualizar.
SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL Siscomex Exportação e a NF-e
1 Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX) 27/04/2010.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR
24 de agosto de 2009 Câmara Americana de Comércio - AMCHAM, São Paulo - SP Facilitação de Comércio e Perspectivas do Pós-Crise LYTHA SPÍNDOLA Secretária-Executiva.
Guarda de arquivos XML GED KAISEN Implementações da ferramenta
Departamento de Operações de Comércio Exterior – DECEX
Nota Fiscal Eletrônica e o Certificado Digital
TRATAMENTO ADMINISTRATIVO DAS IMPORTAÇÕES “ Uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo”. (Lao-Tsé) PROFESSOR NARCÉLIO BARBOSA.
Visão Geral do SISCOMEX
LICENCIAMENTO DE IMPORTAÇÃO
Seminário Aduaneiro Internacional
SPED – Sistema Publico de Escrituração Digital
Prestação de Serviços Públicos no Portal Brasil
Processo Eletrônico e-TCERS
Fundamentos do Comércio Exterior
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
ENTIDADES INTERVENIENTES
Área 5 Licitação do Serviço de Transporte Coletivo Intermunicipal na Área 5 da Região Metropolitana de São Paulo - RMSP.
Sua Ideia é nossa maior estratégia. Em 2003 iniciamos os trabalhos com foco em prestar serviços de valor agregado em TI, provendo soluções e softwares.
ADM 1520 Comércio Exterior UCG SISCOMEX Profª. Selma Maria da Silva.
_________________________
DESPACHO ADUANEIRO EXPRESSO LINHA AZUL
SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR - SISCOMEX
4 – SIST INFO COMEX.
Controle administrativo no comércio exterior
OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR
Frederico Pace Drumond
Facilitação de Comércio Exterior
Portal Único de Comércio Exterior
Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos
Departamento de Operações de Comércio Exterior – DECEX 22º Seminário de Operações de Comércio Exterior Brasília-DF, 25 de março de 2014.
Siscomex Importação Web
SISTEMA FAZENDÁRIO Setembro / Objetivo Servir de ferramenta para possibilitar a SEFAZ oferecer um melhor atendimento ao seu cliente externo e interno.
MAGA Serviços Aduaneiros Ltda.
Planejamento e Avaliação de Projetos para Exportação
PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR
PORTAL DO C DOUT EX PORTAL DO C DOUT EX ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO 2012.
LICENCIAMENTO DE IMPORTAÇÃO
Carlos Biavaschi Degrazia Brasília, DF, 10 de novembro de 2015 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC Secretaria de Comércio.
Sistema de Prestação de Contas
SISCOMEX O Siscomex começou a operar em 1993, para as exportações e, em 1997, para as importações. É administrado pelos chamados órgãos gestores, que são:
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
C E R T I F I C A Ç Ã O D I G I T A L S E G U R A N Ç A I N D F A O R M A Ç A O.
Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental – DILIC Isabela.
O sistema cambial COMEX. NOÇÃO DE CÂMBIO  Câmbio é compra ou venda de moedas estrangeiras ou de papéis que as representem.  No Brasil, em decorrência.
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
SISTEMA DE APOIO AO PROCESSO LEGISLATIVO SAPL Capacitação para Assessorias Parlamentares.
Registro no RADAR (SRF)  Ambiente de Registro e Rastreamento dos Intervenientes Aduaneiros. Habilitação na Secretaria da Receita Federal – Pessoa física.
INTCEX IMPORTAÇÃO. REGISTRO DE IMPORTADOR As operações de importação somente poderão ser efetuadas por pessoas físicas ou jurídicas que estiverem inscritas.
Portal Único de Comércio Exterior
Transcrição da apresentação:

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR

Iniciativa do governo federal para redesenho dos processos de exportação e importação do Brasil; Previsto no Acordo de Facilitação do Comércio (Bali, 2013); Objetiva racionalizar na atuação dos órgãos de governo e reduzir tempos e custos incorridos para se exportar e importar; Governança: Secretaria de Comércio Exterior e Receita Federal do Brasil, sob supervisão da Casa Civil, com ampla participação do setor privado; Entregas graduais e progressivas previstas até FACILITAÇÃO DE COMÉRCIO

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR BENEFÍCIOS GERADOS * Compreende o tempo total gasto para todo o processo EFICIÊNCIA EXPORTAÇÃOIMPORTAÇÃO 13 dias para 817 dias para 10 Redução de 38% Redução de 41% Meta de redução de prazos médios na plena implementação do Projeto REDUÇÃO DA BUROCRACIA  Apresentação de informações uma única vez pelo usuário;  Eliminação de exigência de documentos em papel.

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR BENEFÍCIOS GERADOS  Interface única do governo com os operadores: integração de sistemas informatizados;  Interoperabilidade com sistemas de comércio exterior de outros países; INTEGRAÇÃOREDESENHO DE PROCESSOS  Aplicação de controles governamentais em formato paralelo (atual modelo é sequencial);  Evolução para controles não transacionais (não precisam ser exercidos caso a caso);  Agendamento das inspeções físicas de órgãos distintos em um único momento.

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR BENEFÍCIOS GERADOS  Ferramentas simples e unificadas para o acesso a todas as informações sobre regras e processos de comércio exterior SIMPLIFICAÇÃO E TRANSPARÊNCIA FOCO NO USUÁRIO  Consultas inteligentes a processos, auxílio de classificação fiscal, busca de legislação de comércio exterior, entre outras facilidades.

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR IMPACTOS ESTIMADOS SEGUNDO ESTUDO DO PROF. LUCAS FERRAZ (FGV) Fonte: Centro do Comércio Global e Investimento, Fundação Getúlio Vargas

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR IMPACTOS ESTIMADOS SEGUNDO ESTUDO DO PROF. LUCAS FERRAZ (FGV) Fonte: Centro do Comércio Global e Investimento, Fundação Getúlio Vargas

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR Portal SISCOMEX; Visão Integrada de Comércio Exterior; Simuladores de Tratamento Administrativo das Importações e Exportações; Anexação Eletrônica de Documentos; ENTREGAS JÁ REALIZADAS

Página eletrônica Permite acessar, em um único lugar:  Todos os sistemas de comércio exterior;  Todas as legislações que dão suporte aos controles exercidos pelos órgãos governamentais;  Notícias SISCOMEX Importação/Exportação. PORTAL SISCOMEX

ENTREGAS JÁ REALIZADAS Permite que o importador/exportador ou seu representante legal tenha uma visão conjunta de seus processos registrados no SISCOMEX (LI, DI, RE e DE) com a respectiva situação de cada um perante os órgãos governamentais; Extração de relatórios gerenciais. VISÃO INTEGRADA DO COMÉRCIO EXTERIOR

ENTREGAS JÁ REALIZADAS Acesso sem a necessidade de cadastro prévio; Integração com às regras aplicáveis aos outros módulos do SISCOMEX: fidelidade e atualização instantânea das informações prestadas; Transparência; Assistentes de preenchimento. SIMULADORES DO TRATAMENTO ADMINISTRATIVO DAS IMPORTAÇÕES E EXPORTAÇÕES

São permitidas anexação de arquivos de até 15MB, nos formatos: ENTREGAS JÁ REALIZADAS ANEXAÇÃO ELETRÔNICA DE DOCUMENTOS Entrega, pela Internet, de documentos eletrônicos ou digitalizados vinculados a operações de comércio exterior

O Dossiê é uma pasta eletrônica que conterá os arquivos digitais e será vinculada a uma ou mais operações de comércio exterior. Dossiê de Importação – Vinculado a operações de importação Dossiê de Exportação – Vinculado a operações de exportação Dossiê de Drawback – Vinculado a operações de Drawback ENTREGAS JÁ REALIZADAS ANEXAÇÃO ELETRÔNICA DE DOCUMENTOS

ENTREGAS JÁ REALIZADAS ANEXAÇÃO ELETRÔNICA DE DOCUMENTOS Ao anexar algum arquivo no sistema, o usuário poderá definir para quais órgãos governamentais o documento estará disponível para visualização.

ENTREGAS JÁ REALIZADAS ANEXAÇÃO ELETRÔNICA DE DOCUMENTOS Com a implantação do módulo Anexação Eletrônica de Documentos, a instrução da maior parte dos processos de anuência em operações de comércio exterior já pode ser realizada sem a apresentação de documentação em papel:  95% das anuências na exportação;  97% das anuências na importação; ATENÇÃO: Desde 01/01/2016 todos os documentos necessários para a obtenção de Licenças de Importação, Registros de Exportação e Atos Concessórios de Drawback somente podem ser apresentados ao DECEX por meio eletrônico; RFB: recepção exclusivamente eletrônica de documentos no despacho de importação;

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR Cadastro de intervenientes – 2016  Novo processo de habilitação para operar no comércio exterior – 2016; Novo fluxo de exportação – 2016; Novo fluxo de importação – PRÓXIMAS ENTREGAS

OBRIGADO! Renato Agostinho (61)