Mídias Digitais Carla Schwingel @caru.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Advertisements

PROJETO UCA PLANO DE AÇÃO Município: Pedreira - SP.
Professor: Carlos Silva Curso de Internet.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
DETI - Marcio Patusco Lana Lobo Abril de 2010 Serviço Celular - Visão Crítica 1 Serviço Celular Visão Crítica Clube de Engenharia Divisão Técnica de Eletrônica.
A antiga “Várzea do Carmo” hoje é conhecida como “Baixada do Glicério”
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Os recursos e ferramentas utilizadas em EaD
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
8.º Seminário sobre Relações de Consumo – IBRAC Painel 3: Comércio eletrônico: desafios e perspectivas nas relações de consumo Paulo Arthur Lencioni Goes.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Panorama da TIC no setor da Saúde Rede ePORTUGUÊSe da OMS Regina Ungerer Coordenadora da rede ePORTUGUÊSe Organização Mundial da Saúde - Genebra 03 de.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
39% da população brasileira já acessou internet (71,7 milhões) 53% acessa diariamente (38 milhões) 70% participam de redes.
6ª PESQUISA SOBRE O COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS NA INTERNET.
Para entender o que é política pública Produção cultural
Reunião do Comitê Consultivo BVS ECOCooperação Técnica Internacional II Reunião Regional Rede ePORTUGUÊSe As necessidades informacionais de Populações.
Projeto Conteúdos Digitais Comitê Gestor da Internet no Brasil CT-Conteúdos Seminário sobre Informação da Internet Brasilia, 30 de Julho de.
Os impactos ambientais e os problemas sociais Dionelma da Conceição Silva Sousa Santarém – Pará Março 2016.
Evolução da internet Introdução Internet Service Providers Internet Service Providers World Wide Web(WWW) World Wide Web(WWW) Protocolos.
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
Informática Básica Karine Alessandra Córdova O navegador é o principal programa para acessar a Internet. Com ele, você pode visitar endereços na rede,
O uso de blogs no ensino de ciências TATIANA NAHAS
3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 3ª CNCTI inclusão digital: tendências e rumos de uma futura política pública sérgio amadeu.
Gestão de Conteúdos 2.0: colaboração e criação na web social Regina Cianconi - UFF.
Carlos Alberto Vale da Costa
O Profissional do Terceiro Setor MERCADO Segundo a pesquisa As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (IBGE, Ipea, GIFE e Abong),
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
Facetas da Hospitalidade Prof. Dr. Leandro Brusadin TEXTO III – EVENTOS: A EXPERIÊNCIA DE CONSUMO PELOS SENTIDOS RINALDO ZAINA JUNIOR.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES. MEDIDA PROVISÓRIA
Acessibilidade, o fazer para garantir isso? Lílian Simão Oliveira.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
MODERNIZAÇÃO DA MÁQUINA PÚBLICA. Atualizar/qualificar os funcionários usando EAD. Estabelecer uma política de TIC para o DF. Implantar o Portal da Transparência.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Espaço Colaborativo ePORTUGUÊSe Rosane Taruhn BIREME/OPAS/OMS.
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
O que é ? O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais.
Doutorado Programa de Pós-Graduação da UFMG, 2011 Orientação: Profa. Dra. Silvania Sousa do Nascimento Valkiria Santos, Paula Lameu, Claudia Bergamini.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Aula 7 NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO Atualidades - Prof. Savio Gonçalves.
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO Carta: Regulamentação dos serviços postais, define carta como: "objeto de correspondência, com ou sem envoltório, sob a forma de.
Instituto Brasil para Convergência Digital. Cenário Global A evolução científico-tecnológica da sociedade conduz a um cenário de alianças estratégicas.
Apresentação Lançamento de Produto/Serviço Vinícius Dias CEO CANAL DA PEÇA S.A.
MÍDIA KIT Blog Moda e Moldes.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Mobilidade 1. Superintendência de Tecnologia STA – STE – STR - PSTP Compartilhar: por que? O que é a web 2.0? Superintendência de Tecnologia STA – STE.
B RASIL 2035 Tendências: Tecnologias de Informação e Comunicação Brasil 2035 – Construindo hoje o país de amanhã.
Fundamentos da Administração
A Sociedade em Rede A revolução da Tecnologia da Informação
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Projeto Territórios Digitais. História; Parcerias; Funcionamento; Público; Sustentabilidade; Projetos; Territórios Digitais;
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
RET-SUS os significados do trabalho em rede REDE Emaranhado de elos que se relacionam, trocam e dependem uns dos outros, como uma comunidade não-geográfica.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Transcrição da apresentação:

Mídias Digitais Carla Schwingel @caru

Questões Apropriação das tecnologias - uso criativo - consumo Apropriações conceituais - ideologia / processos - compartilhamento - noções (digitalização / multimídia / hipertexto / hipermídia / interatividade)

Questões Segurança na rede Público X Privado Usos corporativos (redes sociais nas organizações) Como apropriar-se das possibilidades das redes sociais e por que utilizá-las?

Redes Sociais Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente” (Fábio Duarte - O Tempo Das Redes, 2008).estrutura socialpessoas organizações

Redes Sociais

Tecnologias da Informação e da Comunicação no cotidiano

Redes 15 de agosto de 2012

Redes

Redes ‣ Conexão de pessoas ‣ Ponto a ponto (peer to peer P2P) ‣ Six Degrees - Teoria dos seis graus de separação

Redes ‣ Estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns.pessoas organizações ‣ Características - abertura e porosidade - possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes.

Redes Sites de rede social são serviços baseados na web que permitem aos indivíduos: - construírem um perfil público ou semi- público dentro de um sistema interligado - articular uma lista de outros usuários com quem eles dividem uma conexão

Redes - olhar e atravessar suas listas de conexões e aquelas feitas por outros dentro do sistema. A natureza e a nomenclatura dessas conexões podem variar de site para site. (Boyd & Ellison, 2007)

Mídias Mídia social é aquela ferramenta de comunicação que permite a emergência das redes sociais. Para permitir que as redes sociais emerjam, esses meios de comunicação precisam subverter a lógica da mídia de massa (um->todos) para a lógica da participação (todos todos) (RECUERO, 2008)

Mídias Mídia social, é social porque permite a apropriação para a sociabilidade, a partir da construção do espaço social e da interação com outros atores Existem públicos mediados em espaços mediados e explica que há quatro características desses espaços que seriam diferentes e fundamentais: persistência, searchability ("procurabilidade"), replicabilidade e audiências invisíveis. (BOYD, 2007)

Mídias ‣ É enorme! ‣ Se o Facebook fosse um país, seria o terceiro mais populoso do mundo, atrás dos Estados Unidos.

Mídias ‣ 500 bilhões é o número de minutos gastos no Facebook por mês (no ano anterior era 150 bilhões) ‣ 25 bilhões é a quantidade de conteúdos compartilhados a cada mês no Facebook (6 vezes mais que no ano anterior).

Mídias ‣ 500 bilhões é o número de contatos gerados anualmente via mídias sociais (P2P) ‣ 62% são via Facebook

Mídias ‣ 24 horas de vídeo são enviados ao You Tube a cada minuto (mais que o dobro do ano anterior). ‣ 2 bilhões é o número de vídeos assistidos por dia no You Tube ‣ 4 bilhões é o número de imagens hospedadas no Flickr.

Mídias ‣ 1/3 das mulheres entre 18 e 34 anos entram no Facebook ao acordar. ‣ 95% é o percentual de empresas usando LinkedIn para encontrar novos funcionários ‣ 59% usam o Facebook e 42% o Twitter

Mídias ‣ 1 em 6 é o número de casamentos ocorridos entre pessoas que se conheceram via Mídias Sociais – mais que o dobro do número de pessoas que se conheceram em bares, clubes ou eventos sociais similares.

Mídias ‣ 27 milhões é a média do número de tweets diários no Twitter (8 vezes mais que no ano passado). ‣ 7 horas foi o tempo do jogador de basquete LeBron James ter 150 mil seguidores no Twitter

Mídias ‣ Mais da metade da população do planeta está abaixo dos 30 anos – ou seja – não conhecem a vida sem internet.

REDES DE SOLIDARIEDADE Avaaz.org A Avaaz.org é uma rede de ativistas para mobilização social global através da Internet. Foi fundada em 2007, conjuntamente pela Res Publica, um grupo de advocacia global da sociedade civil, e pelo MoveOn.org, um grupo de ativismo online dos Estados Unidos, unindo suas experiências no campo jurídico e de ativismo online para formar o Avaaz.org.ativistasInternet2007Res Publicaadvocaciasociedade civil MoveOn.org Hoje, a Avaaz está presente em 13 línguas (inclusive o português) e coordena mobilizações em vários países.português No ano de 2010 a organização coordenou uma mobilização que conseguiu mais de 2 milhões de assinaturas à favor da aprovação da lei da Ficha Limpa no Brasil. A mobilização teve grande na imprensa nacional.2010 leiFicha LimpaBrasilimprensa Atualmente a Avaaz atua em assuntos como desastres naturais, mudanças climáticas, corrupção, direitos humanos, mundo natural, Birmânia/Mianmar, Tibete, paz, alimentos e produção agrícola etc.desastres naturais mudanças climáticascorrupçãodireitos humanos BirmâniaMianmarTibetepazalimentosagrícola

REDES DE SOLIDARIEDADE

Redes de solidariedade Global Voices O projeto surgiu de uma reunião de blogueiros internacionais em dezembro de 2004, e foi fundado por Ethan Zuckerman e Rebecca MacKinnon. Em 2008, tornou-se uma organização independente sem fins lucrativos constituída em Amsterdã, na Holanda.Ethan Zuckerman Global Voices Online é uma rede internacional de blogueiros e jornalistas cidadãos que acompanham, cobrem e sumarizam o que está acontecendo nas blogosferas de todos os cantos do mundo. É um site sem fins lucrativos, que começou como um projeto do Centro Berkman para Internet e Sociedade (Berkman Center for Internet and Society na sigla em inglês) da Faculdade de Direito de Harvard.

CIBERESPAÇO Banco de dados “infinito” Sem existência física visível Ampliação de experiências Coleta de informações Comunicação e interação social Entretenimento interativo

CIBERCULTURA “Conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço” (Lévy, 2000)

CIBERCULTURA Sociedade – Cultura - Novas Tecnologias Convergência da telecomunicações com a micro-informática “Cibercultura é uma cultura contemporânea marcada pelas tecnologias digitais” (Lemos, 2000).

Sociabilidade Virtual Chats Cultura – universo com características distintas: A PRÁTICA DO ANONIMATO sensações de segurança e liberdade abrandamento das normas, hierarquias e sanções sociais decréscimo da inibição social (auto-regulação reduzida) exploração de várias facetas da personalidade A INCORPORALIDADE MÚLTIPLAS IDENTIDADES VIRTUAIS

Sociabilidade Virtual BLOGS/CMS/Wiki Liberação do pólo emissor Ferramentas de criação - manipulação direta - CMS - Portal Systems - Wiki Apropriação social dessas tecnologias - uma cultura própria

Sociabilidade Virtual BLOGS/CMS/Wiki Uma cultura autônoma através da utilização de novas tecnologias digitais das redes telemáticas faz com que os papéis de consumidor e produtor sejam subvertidos, dando lugar a variadas formas de produção e consumo de informação.

BLOGS/CMS/Wiki Sub-sistema A Variáveis técnicas Variáveis sociais Sub-sistema B Blogosfera

Arte Computacional Web Arte Arte Digital Instalações / Ambientes Virtuais Arte Interativa Mapa Cognitivo

Música Eletrônica – Redes peer- to-peer (P2P) Livre troca de arquivos Napster Gnutela eMule Soul Seek

Ativismo Digital Hackers Centro de Mídia Independente Projeto Metáfora ( Quilombo Digital ( GASLI - Grupo de Argumentação para o Software Livre – ( PSL-BA (psl-ba.softwarelivre.org)

Inclusão Digital Projetos Governamentais Acessibilidade X Inclusão – produção de trabalho e renda Identidade Digital

Software Livre Stallman – Free Software Foundation - cinco liberdades (copyleft) Cultura do Copyleft Creative Commons – música, produção intelectual Modelo de produção de Conteúdo WikiPedia / Wiktionary IMC – Indymedia - CMI

Software Livre