Mídias Digitais Carla Schwingel @caru
Questões Apropriação das tecnologias - uso criativo - consumo Apropriações conceituais - ideologia / processos - compartilhamento - noções (digitalização / multimídia / hipertexto / hipermídia / interatividade)
Questões Segurança na rede Público X Privado Usos corporativos (redes sociais nas organizações) Como apropriar-se das possibilidades das redes sociais e por que utilizá-las?
Redes Sociais Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente” (Fábio Duarte - O Tempo Das Redes, 2008).estrutura socialpessoas organizações
Redes Sociais
Tecnologias da Informação e da Comunicação no cotidiano
Redes 15 de agosto de 2012
Redes
Redes ‣ Conexão de pessoas ‣ Ponto a ponto (peer to peer P2P) ‣ Six Degrees - Teoria dos seis graus de separação
Redes ‣ Estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns.pessoas organizações ‣ Características - abertura e porosidade - possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes.
Redes Sites de rede social são serviços baseados na web que permitem aos indivíduos: - construírem um perfil público ou semi- público dentro de um sistema interligado - articular uma lista de outros usuários com quem eles dividem uma conexão
Redes - olhar e atravessar suas listas de conexões e aquelas feitas por outros dentro do sistema. A natureza e a nomenclatura dessas conexões podem variar de site para site. (Boyd & Ellison, 2007)
Mídias Mídia social é aquela ferramenta de comunicação que permite a emergência das redes sociais. Para permitir que as redes sociais emerjam, esses meios de comunicação precisam subverter a lógica da mídia de massa (um->todos) para a lógica da participação (todos todos) (RECUERO, 2008)
Mídias Mídia social, é social porque permite a apropriação para a sociabilidade, a partir da construção do espaço social e da interação com outros atores Existem públicos mediados em espaços mediados e explica que há quatro características desses espaços que seriam diferentes e fundamentais: persistência, searchability ("procurabilidade"), replicabilidade e audiências invisíveis. (BOYD, 2007)
Mídias ‣ É enorme! ‣ Se o Facebook fosse um país, seria o terceiro mais populoso do mundo, atrás dos Estados Unidos.
Mídias ‣ 500 bilhões é o número de minutos gastos no Facebook por mês (no ano anterior era 150 bilhões) ‣ 25 bilhões é a quantidade de conteúdos compartilhados a cada mês no Facebook (6 vezes mais que no ano anterior).
Mídias ‣ 500 bilhões é o número de contatos gerados anualmente via mídias sociais (P2P) ‣ 62% são via Facebook
Mídias ‣ 24 horas de vídeo são enviados ao You Tube a cada minuto (mais que o dobro do ano anterior). ‣ 2 bilhões é o número de vídeos assistidos por dia no You Tube ‣ 4 bilhões é o número de imagens hospedadas no Flickr.
Mídias ‣ 1/3 das mulheres entre 18 e 34 anos entram no Facebook ao acordar. ‣ 95% é o percentual de empresas usando LinkedIn para encontrar novos funcionários ‣ 59% usam o Facebook e 42% o Twitter
Mídias ‣ 1 em 6 é o número de casamentos ocorridos entre pessoas que se conheceram via Mídias Sociais – mais que o dobro do número de pessoas que se conheceram em bares, clubes ou eventos sociais similares.
Mídias ‣ 27 milhões é a média do número de tweets diários no Twitter (8 vezes mais que no ano passado). ‣ 7 horas foi o tempo do jogador de basquete LeBron James ter 150 mil seguidores no Twitter
Mídias ‣ Mais da metade da população do planeta está abaixo dos 30 anos – ou seja – não conhecem a vida sem internet.
REDES DE SOLIDARIEDADE Avaaz.org A Avaaz.org é uma rede de ativistas para mobilização social global através da Internet. Foi fundada em 2007, conjuntamente pela Res Publica, um grupo de advocacia global da sociedade civil, e pelo MoveOn.org, um grupo de ativismo online dos Estados Unidos, unindo suas experiências no campo jurídico e de ativismo online para formar o Avaaz.org.ativistasInternet2007Res Publicaadvocaciasociedade civil MoveOn.org Hoje, a Avaaz está presente em 13 línguas (inclusive o português) e coordena mobilizações em vários países.português No ano de 2010 a organização coordenou uma mobilização que conseguiu mais de 2 milhões de assinaturas à favor da aprovação da lei da Ficha Limpa no Brasil. A mobilização teve grande na imprensa nacional.2010 leiFicha LimpaBrasilimprensa Atualmente a Avaaz atua em assuntos como desastres naturais, mudanças climáticas, corrupção, direitos humanos, mundo natural, Birmânia/Mianmar, Tibete, paz, alimentos e produção agrícola etc.desastres naturais mudanças climáticascorrupçãodireitos humanos BirmâniaMianmarTibetepazalimentosagrícola
REDES DE SOLIDARIEDADE
Redes de solidariedade Global Voices O projeto surgiu de uma reunião de blogueiros internacionais em dezembro de 2004, e foi fundado por Ethan Zuckerman e Rebecca MacKinnon. Em 2008, tornou-se uma organização independente sem fins lucrativos constituída em Amsterdã, na Holanda.Ethan Zuckerman Global Voices Online é uma rede internacional de blogueiros e jornalistas cidadãos que acompanham, cobrem e sumarizam o que está acontecendo nas blogosferas de todos os cantos do mundo. É um site sem fins lucrativos, que começou como um projeto do Centro Berkman para Internet e Sociedade (Berkman Center for Internet and Society na sigla em inglês) da Faculdade de Direito de Harvard.
CIBERESPAÇO Banco de dados “infinito” Sem existência física visível Ampliação de experiências Coleta de informações Comunicação e interação social Entretenimento interativo
CIBERCULTURA “Conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço” (Lévy, 2000)
CIBERCULTURA Sociedade – Cultura - Novas Tecnologias Convergência da telecomunicações com a micro-informática “Cibercultura é uma cultura contemporânea marcada pelas tecnologias digitais” (Lemos, 2000).
Sociabilidade Virtual Chats Cultura – universo com características distintas: A PRÁTICA DO ANONIMATO sensações de segurança e liberdade abrandamento das normas, hierarquias e sanções sociais decréscimo da inibição social (auto-regulação reduzida) exploração de várias facetas da personalidade A INCORPORALIDADE MÚLTIPLAS IDENTIDADES VIRTUAIS
Sociabilidade Virtual BLOGS/CMS/Wiki Liberação do pólo emissor Ferramentas de criação - manipulação direta - CMS - Portal Systems - Wiki Apropriação social dessas tecnologias - uma cultura própria
Sociabilidade Virtual BLOGS/CMS/Wiki Uma cultura autônoma através da utilização de novas tecnologias digitais das redes telemáticas faz com que os papéis de consumidor e produtor sejam subvertidos, dando lugar a variadas formas de produção e consumo de informação.
BLOGS/CMS/Wiki Sub-sistema A Variáveis técnicas Variáveis sociais Sub-sistema B Blogosfera
Arte Computacional Web Arte Arte Digital Instalações / Ambientes Virtuais Arte Interativa Mapa Cognitivo
Música Eletrônica – Redes peer- to-peer (P2P) Livre troca de arquivos Napster Gnutela eMule Soul Seek
Ativismo Digital Hackers Centro de Mídia Independente Projeto Metáfora ( Quilombo Digital ( GASLI - Grupo de Argumentação para o Software Livre – ( PSL-BA (psl-ba.softwarelivre.org)
Inclusão Digital Projetos Governamentais Acessibilidade X Inclusão – produção de trabalho e renda Identidade Digital
Software Livre Stallman – Free Software Foundation - cinco liberdades (copyleft) Cultura do Copyleft Creative Commons – música, produção intelectual Modelo de produção de Conteúdo WikiPedia / Wiktionary IMC – Indymedia - CMI
Software Livre