Estudo de caso: Leilão de Linhas de Transmissão Leilão do direito de construir, operar e manter as linhas de transmissão por 30 anos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Nivalde J. de Castro Coordenador do GESEL-UFRJ
Advertisements

“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo.
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Fim das Concessões: Renovar ou Privatizar o Setor Elétrico
Avaliação Financeira dos Leilões de Transmissão: 2003 a Roberto Brandão e Nivalde J. de Castro GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico- IE/ UFRJ.
CHEFE DA ASSESSORIA ECONÔMICA
Características das estruturas do mercado da EE
Medidas de Incentivo à Competitividade Min. Guido Mantega 05 de Maio de 2010.
Apoio do BNDES aos Investimentos em Infraestrutura
Modelagem de Concessões Rodoviárias na Modalidade de PPP Luiz Brandão (PUC-Rio) Marcus Quintella (IME) 2006 O exemplo.
Juros: Conceito Juros é o preço do dinheiro. O juro pode ser compreendido como o preço pelo “aluguel”do dinheiro. Por exemplo: Ao alugar um carro, dispomos.
1 empresas locais orientação global. 2 Sumário 1)Democratizar Formas Alternativas de Financiamento 2)Uma resposta sim! 3)Como dizer sim? 4)Exemplos.
Perspectivas do Trem de Alta Velocidade Bernardo Figueiredo Julho/2013.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
Aula Teórica nº 7 Sumário: 4. Consumo Privado, Poupança das Famílias e Investimento 4.1. Consumo privado, poupança das famílias e riqueza Bibliografia:
A Dinâmica e Características do Modelo do Setor Elétrico Brasileiro Rubens Rosental GESEL-IE-UFRJ Cabo Verde – 8 de julho de 2009.
Preços não-lineares em mercados com demanda interdependente Marcos Frazão.
Disciplina JOGOS DE EMPRESAS Simulação Empresarial
AUDIÊNCIA PÚBLICA A SOBREVIVÊNCIA DA CADEIA DO LIVRO NO BRASIL COMISSÃO DE CULTURA CÂMARA DOS DEPUTADOS Luís Antônio Torelli Presidente da CBL 17/11/2015.
1 Audiência Pública ISS Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. 03 de Dezembro 2013.
O Apoio do BNDES ao Setor de Telecomunicações Roberto Zurli Machado Chefe do Departamento de Telecomunicações 30 de maio de 2003 Florianópolis Banco Nacional.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
1 Out / 2010 BRASIL – FUNDOS IMOBILIÁRIOS Quadro Regulatório e de Fiscalidade.
Regulação e Concorrência1 Anúncio 3ª Jornada de Estudos da Regulação: Incentivos ao Investimento e Governança Regulatoria  Local: Auditorio do IPEA. 
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
Detalhando a Superestrutura Prof. Luciano Thomé e Castro.
Edital SENAI SESI de Inovação O SENAI – Departamento Nacional (SENAI-DN) e o SESI – Departamento Nacional (SESI- DN) disponibilizarão até R$ 23,6.
Audiência Pública - CDEIC Tíquete-Alimentação -20/06/2013.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
Regulação de Utilidades Públicas | Avaliação & Gestão de Ativos | Auditoria & Riscos O DESAFIO DA REGULAÇÃO ECONÔMICA: AS EMPRESAS ESTADUAIS DEVEM SER.
Audiência Pública Medida Provisória nº 663, de 2014 Mansueto Almeida – 15 de abril de 2015.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 10.
COMUNICAÇÕES EM REDE E CONVERGÊNCIA: VISÃO DO SECTOR POSTAL ANGOLANO Maria Luisa Alves Andrade Presidente do Conselho.
Associação Brasileira das Empresas Prestadoras de Serviços Especializados de Telecomunicações Célio F. Bozola.
Aspectos Regulatórios e Desafios da Iluminação Pública: Controvérsias e Desenvolvimentos Recentes 9º Congresso Brasileiro de Regulação Agosto de 2015.
Crédito Rural para a Agricultura Familiar Porquê vale a pena financiar custeio Necessidade de crédito: R$ ,00 Financiamento no Banco do Brasil –
GESTÃO DE CUSTOS Prof. Me. Sebasteão Zeno Da Silva Administrador de Empresas;  Pós graduado em Gestão Empresarial (FGV)  Mestre em Engenharia de Produção.
ANÁLISE DINÂMICA DO CAPITAL DE GIRO - O MODELO FLEURIET -
“Atuação Dos Segmentos De Cartões De Débito No País, Com Foco Na Metodologia De Cobrança Dos Serviços Prestados”. Comissão de Desenvolvimento Econômico,
II INTERAGRO – Encontro Brasileiro para Integração Agro Empresarial O BNDES e as Cooperativas Jaldir Freire Lima 05 de maio de 2010.
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
Regulação e Concorrência1 Aula 4 Bibliografia:  Viscusi et al., 1995, Cap 13;
Ratings Services Regina Nunes Presidente Standard & Poor’s 55 (11)
Métodos Quantitativos Aplicados em Marketing Introdução.
Regulação e Concorrência1 Aula 3 Bibliografia:  Viscusi et al., 1995, Cap 12, 13;
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Planejamento e Processo Orçamentário Planejamento de Governo e Políticas Públicas.
WORKSHOP Diretrizes para Licitação de Serviços Licitação de Serviços de Eficientização Energética em Prédios Públicos WORKSHOP Diretrizes para Licitação.
FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO. Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que.
1 Energia Elétrica Alguns comentários Energia Elétrica Alguns comentários Reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e social 4 de agosto de 2004.
Administração do Orçamento e Finanças. Equipe Coordenadora: Fernanda Professor Gilberto Pinto.
Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégias funcionais nas organizações.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Assuntos Finais Concurso Banco do Brasil Prof.Nelson Guerra (Jan / 2011)
BANCO DO BRASIL O FINANCIAMENTO DA INFRA-ESTRUTURA DE TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL NOVOS PARADIGMAS Ana Flavia Lima.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL REI AUDIÊNCIA PÚBLICA AVALIAÇÃO E CUMPRIMENTO DE METAS 1º QUADRIMESTRE 2013.
O controle da sua empresa num clic A Guru sistemas está sempre preocupada em oferecer a seus clientes soluções que efetivamente agreguem valor. Pensando.
Ativos financeiros ao valor justo contra resultado - FVTPL
ANÁLISE DE CRÉDITO PESSOA JURÍDICA
Seminar on Transfer Pricing Application Availability of Information Portugal Presentation by Luís Pedro Ramos (Tax Inspection on Large Companies Department)
Exemplo de Plano de Negócios. Nome da Empresa/Ideia Plano de Negócios.
UNIP – Universidade Paulista Prof. Wesley Vieira Borges Jogo de Empresas Todos os direitos reservados Fase de Preparação.
Componentes da cadeia de valor proposta por Michael Porter
1 Eletrobrás A energia que movimenta o Brasil COMISSÃO DA AMAZONIA, INTEGRAÇÃO NACIONAL E NACIONAL E DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Apoiopatrocínio realização. TRANSPORTE AEROMÉDICO Um diferencial no Plano de Saúde.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
DIREITO TRIBUTÁRIO TRIBUTO. TRIBUTO  1.1. Definição de Tributo: Código Tributário Nacional, art. 3º  Tributo é receita derivada?  Tributo não é multa,
Pós-graduação em Políticas Públicas Introd. Pol. Macroeconômica Aula 4 O Balanço de Pagamentos Paulani & Braga (2000), cap. 5 Curado (2008), cap. 3.
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 29 de Fevereiro de º.
Transcrição da apresentação:

Estudo de caso: Leilão de Linhas de Transmissão Leilão do direito de construir, operar e manter as linhas de transmissão por 30 anos.

Regras do leilão « Ganha a empresa que oferecer o maior desconto em relação ao valor da Receita Anual Permitida (RAP) anunciada em edital. » Contrapartida: a vencedora recebe, tão logo entre em operação, a RAP resultante do leilão durante 15 anos, a partir do 16o ano, passa a receber 50% da RAP.

3 serviços a serem ofertados Custos para oferecer 3 serviços: Construção da linha ; Operação da linha; Manutenção da linha.

Um preço A RAP é função da disponibilidade da linha de transmissão à rede nacional, e não ao seu uso; A empresa fica sujeita a uma RAP unica para cobrir os custos da provisão dos três serviços; Mas não é restrita a pesos relativos sob cada serviço no lance; Quais implicações?

O mercado Livre entrada de grupos majoritariamente privados; Acesso a financiamento do BNDES para o segmento: Programa de Financiamento de Linhas de Transmissão; Até 80% dos investimentos passiveis de apoio financeiro e em até 12 anos, apos prazo de carência; Custo: TJLP + risco = 6,85%+ 2% +2% = 10,85% Empresas privadas nacionais e estrangeiras têm acesso à linha se constituirem SPEs, que as caracterizam com fornecedoras de serviços publicos.

Quais são os incentivos sob as empresas participantes? As participantes estão sujeitas à: Regra do Leilão; Linha de empréstimos do BNDES; Possibilidade de fazer parceria com empresa publica. Lembrete: a vencedora deve recuperar seus custos fixos, ie, basicamente os custos de construção da linha.

Qual sua estratégia otima? Dado o RAP final, ie, o rendimento fixo ao longo dos 30 anos, a empresa age como um monopolio multiprodutor. A recuperação eficiente dos custos fixos significa distribuir o mark-up entre os diferentes serviços; Por outro lado, leilão somente determina nivel da RAP e não os pesos.

Note que os serviços são providos de forma sequencial, logo, teremos um apreçamento de Ramsey intertemporal. O que diferencia a leitura intertemporal do problema do monopolista da leitura estatica?

Historico Regras estaveis: leilões funcionam desde 1999; A partir de 2003, foi paralizado o Programa Nacional de Desestatização: Suspensão do processo de privatização; Aumento da participação de empresas publicas através de parcerias (consorcios) com empresas privadas; Crescente participação de empresas estrangeiras;

Desconto (ou desagio) aumentou ao longo do tempo; Desagio da empresa vencedora chegou a 50%; Empresas espanholas ( CYMI do grupo Dragados e Elecnor) vem ganhando os ultimos leilões através de lances mais agressivos.

Queda forte do retorno ao investimento. RAP/Invest.Pay –back (excluindo despesas de operações) Até %5 anos %9 anos Novembro e Dezembro, 2006 <10%>10 anos

Consumidor beneficiado Note que RAP baixa implica tarifa de operação baixa, ie, o consumidor é, em princípio, beneficiado.

3 Interpretações Interpretação 1: Ambiente de investimento na industria é muito favoravel; um negócio de baixissimo risco;

Interpretação 2: Empresas espanholas são construtoras: sinergias, mas nacionais também participam: Schahin, Alusa e Engevix. Empresas estrangeiras têm acesso a capital mais barato;

Interpretação 3: oportunismo Empresa maximiza uma restrição orçamentaria intertemporal: mark-ups devem cobrir custos relacionados a basicamente construção; Mas mark-up médio estimado não cobre os custos do capital.

Experiência internacional Lances agressivos significam frequentemente que a concessão não é financeiramente viavel. Pode ser uma estratégia racional para as empresas se o governo é incapaz de se comprometer a uma politica de não renegociação;

Estas empresas farão lances insustentaveis, com a intenção de ganhar, e depois renegociar o contrato de concessão: Se o governo renegocia, sociedade ou consumidores pagam; Se não renegocia, a empresa sai do negocio, transferindo ativos para o governo, a um custo. Empresa vencedora do leilão não necessariamente é a mais eficiente.

Casos de renegociação Concessão do Aeroporto de Lima, 2001: « Ganha a empresa que transfere o maior % de receita ao governo » Contrapartida: Investimento de 1 bilhão de dolares + contrução de uma segunda pista de pouso. Ganhadora: 47% ao governo, pedidos de reneg. imediatamente apos assinatura do contrato.

Privatização de ferrovias no México, Lance ganhador: 1,5 bi dolares ; (3X maior que o segundo maior lance) Renegociação imediata e em segredo (pouca transparência).