_____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Navegar com o Magalhães: vencendo desafios Esmeralda Oliveira 2011 Criar histórias animadas com o Photo Story Como transformar as suas fotografias ou desenhos.
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
Tecnologias da Informação e Comunicação
Oficina Hora do Conto Realização: Desire Martins Dornelles Pedagoga
1Educadora Alda Pinto. Nas actividades apresentadas pretende-se que as crianças desenvolvam competências para serem capazes de participar na vida em grupo,
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO.
2º encontro – Professores Maio de 2012
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Plano de estudo 2006 Conhecimento Lingüístico;
A modelação de sistemas enquanto ferramentas cognitivas.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Atividades de enriquecimento curricular Ag
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
DEPARTAMENTO DE ACÇÃO EDUCATIVA Técnica de Segurança Rodoviária
Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva
OS TRÊS PORQUINHOS.
Projecto “Ler, ver, ouvir – pensar o mundo
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
Santarém Março a Julho de 2007
Bases de Dados da exploração à construção Sessão de trabalho no Agrupamento de Ribamar 28 Junho 2006.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
Percepção do Espaço Pela Criança
ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Implementação Novos Programas de Língua Portuguesa do Ensino Básico.
Projecto inovador e interactivo para pais, crianças e jovens.
Análise de uma ferramenta ou recurso
Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
Ana Isabel Santos DCE Universidade dos Açores
CIÊNCIAS: APRENDIZAGEM E DIVERSÃO SEMANA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO- SÃO PAULO 05 A 08\02\2007.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA Ano Lectivo 2009/2010
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
P.A.M. 1º Ciclo 9 de Fevereiro de Principais Objectivos Promover o gosto de Matemática Utilizar recursos diferentes dos habituais em sala de aula.
Projeto: Conta que eu conto
Relatório de Proposta de Projeto
1 CLUBE DE PAIS DE GRIJÓ A EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA EM FAMÍLIA Jorge Bica Dez/2004.
Projecto Curricular de Turma
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Perguntas de Modelação
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
Planejamento da Rotina Semanal
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
PLANO DE ACTIVIDADES DE INGLÊS
Passeio ecológico e visita a exposição no Gasômetro
PROFª Leila de Souza Ganem
PROFª. Leila de Souza Ganem
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto: Trabalhando com o livro “O segredo de Bonezinho Vermelho”
Albertina Pereira naWeb Metas de Aprendizagem Domínios e Subdomínios Pré – Escolar.
Transcrição da apresentação:

_____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira Telf./Fax Roteiros de escolar Esmeralda Oliveira Junho de 2010

_____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira Telf./Fax O que são mapas conceptuais ? um recurso esquemático para representar um conjunto de significados conceptuais incluídos numa estrutura de proposições. Novak e Gowin (1999:31). tem por objectivo representar relações significativas entre conceitos na forma de proposições. Uma proposição consiste em dois ou mais termos conceptuais ligados por palavras de modo a formar uma unidade semântica.

_____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira Telf./Fax Que potencialidades identificamos que justifica a sua exploração educativa? Eles podem: - Facilitar o processo de aprendizagem; - Organizar, sintetizar e consolidar conhecimento; - Apoiar a exploração de um tema; - Organizar ideias; - Relacionar conceitos; - Estruturar uma nova informação; - Representar em esquema os pontos principais; - Avaliar o progresso do aluno; - Explorar e valorizar o que os alunos já sabem; - Integrar o novo no antigo conhecimento; - Melhorar a memorização; - Comunicar os conhecimentos adquiridos através da leitura dos mapas;

_____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira Telf./Fax Que potencialidades na exploração educativa? (continuação) Eles podem ajudar o educador ou o professor: Na planificação das actividades a desenvolver; Na exploração do que os alunos já sabem; Na sistematização de conhecimentos.

_____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira Telf./Fax O desenho e os mapas conceptuais A criança em idade pré-escolar, desenha o que sabe das coisas e não o que vê ( ideografismo). Os mapas conceptuais apresentados por Novak e Gowin utilizam a escrita como forma de representação. A criança de idade pré-escolar ainda não se apropriou da linguagem escrita, mas é capaz de realizar mapas conceptuais através da representação gráfica. Este tipo de registo ajuda a criança a desenvolver formas de pensamento mais elaboradas, contribui para o desenvolvimento lexical e promove interacções linguísticas.

_____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira Telf./Fax Registos gráficos representativos das vivências e acções

_____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira Telf./Fax Estes registos gráficos são representativos das vivências e acções que a criança experienciou em contacto com o meio.

_____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira Telf./Fax Título: Higiene oral Escalão etário: 4/5anos Contexto: Jardim de infância Áreas de conteúdo: Formação pessoal e social, expressão e comunicação Objectivos: Adquirir hábitos de higiene oral Organizar e estruturar o pensamento e estimular diferentes formas de raciocínio através do mapa conceptual Actividades: 1- Conversa com o grande grupo sobre a importância e cuidados de higiene oral 2- Construção de um mapa conceptual Actividades transversais de conexão ao tema: -Visionamento de um filme “ o Sr. Dentolas “ - História dramatizada “ O dentinho que não gostava de tomar banho” - Aprendizagem de uma canção “Um copo com água, uma escova e pasta “ - Elaboração de cartazes alusivos ao tema Avaliação: Este trabalho permitiu avaliar : -Formação pessoal e social: Interiorização de conceitos relativos à higiene oral e mudança de atitudes face à escovagem dos dentes. - Expressão oral: Interiorização e utilização do vocabulário inerente ao tema - Expressão musical: Gosto e interesse pelo canto e capacidade de memorização - Expressão dramática: capacidade de representar, iniciativa e interesse em participar em representações - Aplicação dos conhecimentos na construção do mapa conceptual Guião da actividade Alguns exemplos Software usado: 2question 1 dos programas 2simple

_____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira Telf./Fax Mapa conceptual “Higiene oral

_____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira Telf./Fax Título: guião segurança rodoviária Escalão etário: 4/5anos Contexto: Jardim de infância Áreas de conteúdo: Formação pessoal e social expressão e comunicação Objectivos: Adquirir e aplicar normas básicas de segurança pessoal. Assumir um comportamento cívico e social na circulação rodoviária. Conhecer o significado das principais regras de trânsito e sinais essenciais aos utentes da estrada. Estruturar e aplicar os novos conhecimentos no mapa conceptual. Actividades: 1.Levantamento dos conhecimentos das crianças sobre o tema. 2.Conversa com o grupo sobre as acções que tendem a prevenir os acidentes. 3.Visionamento de imagens com comportamentos correctos e incorrectos de peões e automobilistas. 4.Elaboração de um mapa conceptual. Actividades transversais de conexão ao tema: - Confecção de carros com caixas de papelão. - Confecção de sinais de trânsito com cartão. - Visita à escola de trânsito de Albufeira. Avaliação: Este trabalho permitiu avaliar: - Formação pessoal e social: A assimilação do comportamento cívico e social na circulação rodoviária. Interiorização de conhecimentos sobre segurança rodoviária e prevenção de acidentes. - Expressão plástica: Sensibilizar para o aproveitamento de materiais de desperdício. Desenvolver a criatividade e a imaginação. - Expressão oral: Adquirir vocabulário próprio relativo ao tema. - Desenvolver a capacidade de gerar ideias em catadupa e organizá-las através dum mapa conceptual. Guião da actividade “Segurança Rodoviária”

_____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira Telf./Fax Mapa sobre Segurança Rodoviária

_____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira Telf./Fax Título: No Verão Escalão etário: 4anos e 5anos Contexto: sala de Jardim de Infância Áreas de conteúdo: Conhecimento do mundo, formação pessoal e social Objectivos: - Conhecer características da estação do ano que começou; - Cuidados de segurança pessoal. Actividades: 1- Diálogo sobre a estação do ano que começou, suas características e cuidados de segurança importantes a ter nesta época. Foram exploradas questões como: - Qual a estação do ano em que estamos; - Como está agora a temperatura; - Onde gostamos muito de ir nesta época; - Que cuidados devemos ter com o sol e na praia. 2- A educadora registou as respostas das crianças as quais, posteriormente, em pequeno grupo de educadora e crianças, foram analisadas, e organizadas de forma sintética num mapa conceptual. 3- Leitura do mapa pelas crianças que não o realizou com apoio da educadora e dos colegas Actividades transversais de conexão ao tema: - Diálogo sobre variações climatéricas; - Realização de bandeiras com as cores verde, vermelha e amarela e exploração de jogos dramáticos usando as mesmas; - Realização de dobragem de chapéus e pintura dos mesmos; - Construção de puzzles com imagens sobre o verão. Avaliação: Foi avaliado na: Área de conhecimento do mundo - o conhecimento sobre as estações do ano e suas características Formação pessoal e social – noção sobre cuidados de segurança pessoal e conhecimento de regras Estações do ano e segurança pessoal

_____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira Telf./Fax Mapa conceptual “ Estações do ano e segurança pessoal”

_____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira Telf./Fax Título: Zoo de Lagos Escalão etário: 4 anos e 5 anos Contexto: sala de Jardim de Infância e Zoo de Lagos Áreas de conteúdo: Conhecimento do mundo, expressão e comunicação (matemática e linguagem oral e abordagem à escrita) Objectivos: - Conhecer diferentes animais; - Observar características de alguns animais; - Agrupar os animais consoante as suas características e formar conjuntos; - Adquirir novos vocábulos (animais selvagens, animais domésticos, mamíferos…) Actividades: 1- Visita ao Zoo de Lagos; 2- Diálogo sobre os diversos animais observados e suas características, 3- Realização de actividades ligadas ao tema; 4- Organização, em pequeno grupo, de alguns dos conhecimentos adquiridos num mapa conceptual; 5- Apresentação do mapa, pelas crianças que o realizaram aos outros colegas. Actividades transversais de conexão ao tema: - Desenhos sobre os que cada criança mais gostou de ver no Zoo e registo escrito (cópia feita pelas crianças) no computador; - Imitação de vários animais; - Conjuntos dos mamíferos, aves e répteis (formados com fotografias e o nome dos animais) observados na visita; - Observação de livros com animais; - Canção “Tenho um macaquinho” Avaliação: Foi possível analisar: Área de conhecimento do mundo – os conhecimentos que as crianças tinham e os que adquiriram em relação a alguns animais e suas características Domínio da matemática - a capacidade de formar conjuntos segundo as suas características Domínio da linguagem e abordagem à escrita - – A assimilação de novos vocábulos, a capacidade de expressão oral e interesse pela escrita. Guião da actividade realizada a partir da visita ao Zoo de Lagos

_____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira Telf./Fax Mapa realizado com os alunos e pelos alunos na sequência da visita ao zoo de lagos

_____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira Telf./Fax Construído este ano com a minha turma de 2º ano com o cmaptools.

_____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira Telf./Fax Software utilizado para a elaboração dos mapas com os alunos do pré-escolar Infant Video Toolkit 2, comprado em Cmaptools foi o software freeware usado para o desenvolvimento de mapas conceptuais no 1º Ciclo, descarregado a partir de Esmeralda Oliveira FIM