QFD: Desdobramento da Função Qualidade

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Transcrição da apresentação:

QFD: Desdobramento da Função Qualidade Bruna Guelere e Jessica Gripa

INTRODUÇÃO O QFD teve início há mais de 20 anos no Japão com um sistema da qualidade voltado para a entrega de produtos e serviços que satisfaçam o cliente; QFD é mais que uma metodologia da qualidade baseada em matrizes, é uma importante ferramenta de planejamento, comunicação e documentação do desenvolvimento de novos produtos e melhoria dos já existentes, reduzindo custos; O QFD é um método específico de ouvir os clientes, descobrir o que eles querem para, em seguida, utilizar um sistema lógico para determinar a melhor forma de satisfaze-los;

PRIORIZAÇÃO DAS QUALIDADES ATRATIVA: conduzem a uma satisfação plena, porém, imperceptíveis se ausentes (não causa insatisfação); LINEAR: quanto mais presentes, maior o grau de satisfação e a ausência leva à insatisfação; OBRIGATÓRIA: requisitos com presença óbvia e a ausência provoca insatisfação;

PRIORIZAÇÃO DAS QUALIDADES INDIFERENTE: requisitos que, mesmo presente, resultam em indiferença; REVERSA: requisitos que, ao serem incorporados provocam insatisfação ao invés de satisfação; QUESTIONÁVEL: o cliente não é bem claro sobre a presença ou ausência do requisito;

PRIORIZAÇÃO DAS QUALIDADES Requisitos que devem ser incorporados - obrigatórios; Nível mínimo de desempenho; Requisitos que podem ser incorporados ao produto – diferencial; Requisitos que devem ser retirados do produto – insatisfação; Avaliação da pertinência –indiferença;

PRIORIZAÇÃO DAS QUALIDADES

PRIORIZAÇÃO DAS QUALIDADES

PRIORIZAÇÃO DAS QUALIDADES

PRIORIZAÇÃO DAS QUALIDADES

TIPOS DE QFD QFD das Quatro Fases; QFD Estendido; QFD das Quatro Ênfases; A Matriz das Matrizes; Desdobramento da qualidade – QD Casa da Qualidade

QFD DAS QUATRO FASES Define uma sequência rígida de desdobramento da qualidade: Planejamento do produto; Componentes; Planejamento do Processo; Planejamento da produção;

QFD ESTENDIDO É uma evolução do anterior; Propõe uma aplicação integrada do QFD ao processo de desenvolvimento de produtos; Suas matrizes representando o desdobramento de características de qualidade de sistemas, subsistemas, componentes e processos;

QFD ESTENDIDO

QFD DAS QUATRO ÊNFASES Foi adicionado ao conceito de qualidade total a necessidade de se considerar a qualidade durante o desenvolvimento de produtos. 1ª casa - A casa da qualidade: transformação dos requisitos do cliente em requisitos do produto. 2ª casa – Planejamento dos componentes: transformados em requisitos dos componentes. 3ª casa – Planejamento dos processos: transformados em requisitos dos parâmetros > requisitos dos padrões de operação. Garante-se que toda a especificação do produto esteja orientada às necessidades do cliente.

QFD DAS QUATRO ÊNFASES

DESDOBRAMENTO DA QUALIDADE (QD) MATRIZ DAS MATRIZES Trata-se de uma extensão da versão anterior. Até então, todas as versões não possuíam o modelo conceitual e, por isso, não funcionavam. Mais flexível e pragmático. O modelo conceitual mostra qual a melhor correlação entre as matrizes, focando no que é essencial. DESDOBRAMENTO DA QUALIDADE (QD)

CASA DA QUALIDADE Objetivo: auxiliar no calculo do grau de importância de um requisito do cliente (qualidade exigida) a partir de: Análise da natureza do requisito segundo o grau de percepção do cliente (requisito óbvio, excitante etc.); Avaliação comparativa com os principais concorrentes (benchmarking); Fator que mede o impacto deste requisito na venda (argumento de venda).

CASA DA QUALIDADE

CASA DA QUALIDADE Aplicação: Cafézinho 1.  Requisitos do cliente: são as expectativas, necessidades e grau de importância de cada requisito, explicitados pelo cliente e obtidos através de pesquisas.

CASA DA QUALIDADE 2.  Requisitos do projeto: são as ações ou propriedades que agregam valor ao produto, sendo definidas pelos técnicos da organização que servem o cafezinho.

CASA DA QUALIDADE 3.  Relacionamento dos “o que” e “como”: verificar a intensidade do relacionamento dos “o que” e os “como”.

CASA DA QUALIDADE 4.  Relacionamento dos “como”: verificar a intensidade do relacionamento entre si dos “como”.

CASA DA QUALIDADE 5.  Benchmarking Externo: verificar o desempenho dos concorrentes na visão dos clientes.

CASA DA QUALIDADE 6.  Benchmarking Interno: verificar o desempenho dos concorrentes na visão dos técnicos da empresa.

CASA DA QUALIDADE 7.  Quantificação dos “como” – “quanto”: establecer as metas para cada “como”.

CASA DA QUALIDADE 8. Casa da Qualidade: final da análise.

CONCLUSÃO Com o uso das matrizes do QFD, características genéricas são traduzidas nas necessidades do cliente por meio de uma ordem prioritária e transcrevidas em requisitos do produto. Tem-se como resultado um processo de comunicação eficiente sobre o que o consumidor espera do produto e a todos os que afetam a qualidade do produto.

REFERÊNCIAS KANO, N. A Qualidade Atrativa e a Qualidade Obrigatória. Business Management Total, São Paulo, 1991. CHENG,L.C. et al. QFD - Planejamento da Qualidade. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1995. http://en.wikipedia.org/wiki/Quality_Function_Deployment http://www.blogdaqualidade.com.br/passo-a-passo-para-a-construcao-da-casa-da- qualidade-qfd/