PONTUAÇÕES PSICOPEDAGOGICAS Sandra L. Guimarães Florianópolis, Maio/ 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Advertisements

O QUE É FICHAMENTO? É uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto.
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
HISTÓRICO, DELIMITAÇÃO DO CONCEITO, ORIGENS DA DINÂMICA DE GRUPO
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
TERAPIA COMPORTAMENTAL - TÉCNICAS
CARACTERÍSTICAS DA INTERVENÇÃO DO PSICÓLOGO COM ALUNOS E PROFESSORES QUE CONVIVEM COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA, PARA A INCLUSÃO DESSAS CRIANÇAS EM ESCOLAS.
A PSICOLOGIA E A INVESTIGAÇÃO DE SUSPEITA DE ABUSO SEXUAL INFANTIL MARÇO/2016.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, PSICOLOGIA GENÉTICA, CONSTRUTIVISMO, DIALÉTICA.... Como juntar todas estas coisas complicadas? (Sávio Silveira de Queiroz) Rosângela.
Para entender o que é política pública Produção cultural
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.
A análise do contexto das alternativas de ação  O primeiro passo análise do contexto, diagnóstico da situação, análise situacional ou análise do cenário.
Possibilidades de atuação do psicólogo em hospitais Grupo de aprimorandos de psicologia 2008: Brunei Ongaratto Cristiana Cariola Travassos Giuliana Bansi.
Titulo do trabalho aluno ORIENTADORA:. SUMÁRIO OBJETIVOS FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA METODOLOGIA. CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Psicanálise Gilmaro Nogueira.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Visão Cognitiva e Informação Peter Ingwersen. Visão cognitiva da informação A visão cognitiva apresenta as seguintes características: 1. Trata computadores.
Comportamento Respondente
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
Os sete saberes necessários à educação do futuro
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
PSICOLOGIA JURÍDICA Professora Lijeane Santos
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
O Behaviorismo – Estudo do Comportamento Behavior – comportamento; Tendência é denominada – comportamentalismo, Teoria comportamental; Análise experimental.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
Elaborado por Claudio V. Nasajon Como usar o business case a partir do curso The Art of Case Writing do Prof. José Dornelas (Babson.
Piaget (1896 – 1980) Vygotsky ( – 1934) Psicologia da Educação.
Por que Aprender? Prof. José Anizio Marim PUC-Campinas.
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Psicologia Jurídica: Contribuições da Análise do Comportamento
Instituto de Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem TEORIAS DE ENFERMAGEM PROF DAVI.
Teoria Geral dos Sistemas Introdução, conceitos, características e enfoque sistêmico nas organizações. Prof a.: Adm. Anne Marcelle G. Sales Yamauti.
Aula 8: Pesquisa-ação.
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Tipos de pesquisa. Metodologia Tipo de Pesquisa Coleta de Dados.
Características e classificação das técnicas projetivas
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Universidade Federal do Espírito Santo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Processos de Desenvolvimento DESENVOLVIMENTO HUMANO E IMPEDIMENTOS DE ORIGEM.
O HISTÓRICO DA PSICOLOGIA HOSPITALAR NO BRASIL. “O hospital é parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar.
Maira de Souza Flôr: bolsista do PUIC; acadêmica do Curso de Psicologia, Campus Norte, Pedra Branca. Anita Bacellar: orientadora do PUIC; docente do Curso.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Noções Preliminares sobre o Direito Penitenciário
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
Betty Neuman Teoria de Sistemas.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PATOLOGIA
A G ESTALT Karine Dutra Mesquita Nalini Psicóloga / Psicopedagoga.
Transcrição da apresentação:

PONTUAÇÕES PSICOPEDAGOGICAS Sandra L. Guimarães Florianópolis, Maio/ 2008

A metáfora do texto proposto.

A pergunta que se faz necessária e central... Fazer trabalhar ou circular a pergunta para a construção da nossa teoria e pratica.( Alicia Fernández)

Afinal: O que é Psicopedagogia?

O que é Psicopedagogia?  Qual seu objeto de pesquisa?  Qual seu objetivo?  Qual é o seu sujeito ?  Qual o seu conceito de aprendizagem?  Quais seus fundamentos teóricos?  Qual é a sua historia? O contexto de sua etiologia?  Qual seu campo de atuação?  Quem pode atuar nesta área?  Seu publico? Tem faixa etária definida?  Posição Ética?

Psicopedagogia  Psicopedagogia substantivo feminino Rubrica: pedagogia. -ciência aplicada que consiste em aliar a psicologia, esp. a experimental, à pedagogia; psicologia da educação (Dicionário eletrônico da língua portuguesa Houaiss)

Pedagogia: substantivo feminino Rubrica: pedagogia.  ciência que trata da educação dos jovens, que estuda os problemas relacionados com o seu desenvolvimento como um todo  Derivação: por extensão de sentido.  conjunto de métodos que asseguram a adaptação recíproca do conteúdo informativo aos indivíduos que se deseja formar  tratamento de crianças ou adolescentes com dificuldades escolares  ciência que trata da educação e da instrução das crianças e adolescentes inadaptados  método pedagógico utilizado esp. na reeducação, educação especializada e na educação de adultos  profissão ou exercício do ensino  qualidade de bom pedagogo (Dicionário eletrônico da língua portuguesa Houaiss)

Psicologia: Rubrica: psicologia.  ciência que trata dos estados e processos mentais  Rubrica: psicologia.  estudo do comportamento humano ou animal  conjunto dos traços psicológicos uma geração etc.  curso universitário onde se ensinam característicos de um indivíduo ou de um povo, uma comunidade, os principais ramos da psicologia, bem como ciências afins, e que forma o psicólogo  atividade psicológica ou mental característica de uma pessoa ou situação  capacidade inata ou aprendida para lidar com outras pessoas, levando em conta suas características psicológicas; tato, compreensão, jeito  análise ou estudo psicológico de um livro, uma obra de arte, um fato, um fenômeno, uma característica de algo etc. (Dicionário eletrônico da língua portuguesa Houaiss)

Conceitos e seus autores:  Para SISTO (1996) é uma área de estudos que trata da aprendizagem escolar, quer seja no curso normal ou nas dificuldades.  CAMPOS (1996), considera que os problemas de aprendizagem constituem- se no campo da Psicopedagogia.  Por SOUSA (1996), a Psicopedagogia é vista como área que investiga a relação da criança com o conhecimento.

Conceitos e seus autores:  BOSSA (1994), a Psicopedagogia nasce com o objetivo de atender a demanda – dificuldades de aprendizagem.  FERREIRA (1982, P.1412) Psicopedagogia “é o estudo da atividade psíquica da criança e dos princípios que daí decorrem, para regular a ação educativa do indivíduo”.

Conceitos e seus autores:  Segundo MULLER, a Psicopedagogia liga- se as características da aprendizagem humana, como se aprende, como essa aprendizagem varia evolutivamente e está condicionada por outros fatores; como e porque se produzem as alterações da aprendizagem, como reconhecê-las e tratá-las, que fazer para prevení-las, e para promover processos de aprendizagem que tenham sentido para os participantes.

Conceitos e seus autores:  Para Kiguel, "o objeto central de estudo da Psicopedagogia está se estruturando em torno do processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos – bem como a influência de meio (família, escola, sociedade) no seu desenvolvimento" (1991, p. 24).  De acordo com Neves, "a psicopedagogia estuda o ato de aprender e ensinar, levando sempre em conta as realidades interna e externa da aprendizagem, tomadas em conjunto. E, mais, procurando estudar a construção do conhecimento em toda a sua complexidade, procurando colocar em pé de igualdade os aspectos cognitivos, afetivos e sociais que lhe estão implícitos" (1991, p. 12).

Conceitos e seus autores:  Segundo Scoz, "a psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, e numa ação profissional deve englobar vários campos do conhecimento, integrando-os e sintetizando- os"(1992,p.2).  Para Golbert: (...) o objeto de estudo da Psicopedagogia deve ser entendido a partir de dois enfoques: preventivo e terapêutico. O enfoque preventivo considera o objeto de estudo da Psicopedagogia o ser humano em desenvolvimento enquanto educável. O enfoque terapêutico considera o objeto de estudo da psicopedagogia a identificação, análise, elaboração de uma metodologia de diagnóstico e tratamento das dificuldades de aprendizagem (1985, p. 13).

Conceitos e seus autores:  Do ponto de vista de Weiss, "a psicopedagogia busca a melhoria das relações com a aprendizagem, assim como a melhor qualidade na construção da própria aprendizagem de alunos e educadores" (1991, P. 6).

História:  Teoria e pratica em função da demanda  Herança da nomeação  Fundada a partir do Fracasso Escolar (déficit, DCM, orgânico, reeducação, remediação, dinâmica/diferenciação, transdisciplinar, “clinica”, modalidades de aprendizagem)

Dimensão:  Clinica-Olhar e escuta clinica da Psicanálise-Postura, modo de fazer a intervenção  Institucional/consultório  Individual/grupal  Terapia  Inteligência,corpo/organismo, desejo.  Construção teórica, pratica clinica e tratamento psicopedagógico-didático  Interdisciplinar  Modalidade de aprendizagem

Demissão ética da Psicanálise: “Decir que el sujeito em la clínica no es um sujeito de hecho sino um sujeito de derecho, equivale a dicer que no se puede separar la clínica analítica de la ética, de la ética del psicoanálisis.Es la ética del psicoanálisis la que constituye, em la experiencia analítica, al sujeito...La primeira incidencia clínica de la ética del psicoanálisis es el próprio sujeito.” Jacques-Alain Miller

Etimologicamente, o termo Terapia vem do grego Thaerapia que significa “Servir a Deus“.