Somadores e Multiplicadores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aritmética Computacional
Advertisements

Lógica Booleana A álgebra booleana é baseada totalmente na lógica. Desta forma, os circuitos lógicos executam expressões booleanas. As expressões booleanas.
Eletrônica Digital Projeto de Circuitos Combinacionais Aritméticos
Circuitos aritméticos
Portas e Funções Lógicas, Tabelas Verdade e Circuitos Lógicos
Circuitos combinatórios
Circuitos Digitais - Somadores e Subtradores SOMADORES E SUBTRADORES.
Unidade Central De Processamento: Processador
Sistemas Microprocessados e Microcontrolados
Sistemas Digitais Somadores.
Turmas A e B SEGUNDO BIMESTRE MATERIAL PARA ESTUDO
Tudo sobre o Processador
Programação Computacional Aula 4: Álgebra Booleana
Colégio da Imaculada Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática
Trabalho Calculadora Giovanni Camargo Silva. Desenvolver uma calculadora Modelar primeiramente interface Desenvolver os métodos que executam as operações.
Microcontroladores Francisco Dantas - Lamberto Augusto – Pedro Lages –
Excel para concursos Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:
Funções Prof. Márcio.
Aula 01 Conhecendo o Computador Prof. Filipe Mutz.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E ADMINISTRATIVAS.
1 Circuitos Sequenciais: Registradores Disciplina: Circuitos Digitais Aula 20 Lucas Santos Pereira.
Circuitos Lógicos Combinacionais Capítulo 4
Cálculo Numérico Computacional Prof. Linder Cândido da Silva.
Profª Kaline Souza. Matrizes são tabelas de números dispostos em linhas e colunas. Vamos agora considerar uma tabela de números dispostos em linhas e.
MATRIZES Profª Juliana Schivani
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Laboratório de Computação de Alto Desempenho - LCAD Banco de Registradores e ALU Prof. Alberto F. De Souza.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Análise dos sistemas discretos  Sistemas recursivos.
C suporta algumas Constantes de caráteres especiais de barra invertida (backslash) que são usados em funções de saída. Constantes de caráteres especiais.
CONJUNTO NUMÉRICO Ao agrupamento de elementos com características semelhantes damos o nome de conjunto.Quando estes elementos são números, tais conjuntos.
EAL ESTATÍSTICA, PLANEJAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS.
Codificadores e Decodificadores Prof. Lucas Santos Pereira
1 Unidade 1 - Minimização Computacional: Código BCD e Gray Disciplina: Circuitos Digitais Curso: Engenharia de Telecomunicações Aula 7 Lucas Santos Pereira.
IFRN Técnico em Informática para Internet Desenvolvimento de Algoritmos Prof. Gilbert Azevedo.
Lógica Programável e VHDL Prof. Marcio Cunha Aula 05 – Projeto RTL.
TRABALHO AVALIATIVO ALUNO: FRANCISCO HELIÉSUS DE MEDEIROS MATÉRIA: ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES.
Lógica de Programação Curso Técnico em Informática – Escola Olímpio Professor Marcelo Josué Telles
INE5408 Estruturas de Dados Introdução a Árvores - Conceitos - Árvores Binárias - Métodos e algoritmos de percurso - Métodos e algoritmos de balanceamento.
ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES
Sociedade em Conta de Participação Esta sociedade não possui patrimônio próprio e nem personalidade jurídica, pois este patrimônio e a personalidade jurídica.
Matemática Financeira. JUROS SIMPLES Juro e Consumo Existe juro porque os recursos são escassos. As pessoas têm preferência temporal: preferem consumir.
Algoritmos Grupos de Slides No 1. Prof. J. M. SIMÃO Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof. Luis Alberto LUCAS.
SISTEMAS OPERACIONAIS MEMÓRIA VIRTUAL. INTRODUÇÃO Memória Virtual é um técnica sofisticada e poderosa de gerenciamento de memória, onde a MP e a MS são.
Medidas de Tendência Central ou de Posição 2- MODA- mo 1.1-Para Dados não Agrupados indica a região das máximas freqüências – que se evidencia – que está.
Estruturas Lineares de Dados Revisão Wolley W. Silva.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Sistemas Numéricos e Códigos Capítulo 2.
Organização de Computadores 1º Semestre Aula 4 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA.
Prof. Marcio Cunha Aula 06 – Projeto de Circuitos Combinacionais
Ciência da Computação Modelos Evolucionários e Tratamento de Incertezas Aula 07 Inferência Difusa Sistemas de Controle Difuso Max Pereira.
Plano de cargos e remuneração BB Alguns dados importantes.
Disciplina: Circuitos Digitais
Sistemas Lineares Prof. Dr. Cesar da Costa 4.a Aula: Transformada de Laplace (Parte 2)
Lógica de Programação Aula 08 Prof. Marcelo Marcony.
INE5408 Estruturas de Dados Estruturas de Dados básicas utilizando Vetores - Listas.
Lógica de programação Estruturas de seleção Estruturas de repetição Sub-Rotinas 1.
Revisão de Conceitos Thiago Medeiros Barros. Algoritmos Qualquer problema de computação pode ser resolvido executando uma série de ações em uma ordem.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 05 IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 3º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira
Minimização de Funções Booleanas
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Descrevendo Circuitos Lógicos Capítulo 3 Parte II.
Disciplina: Circuitos Digitais Curso: Engenharia de Telecomunicações
Computação – Informática Aula N. 05 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Linguagem C “Matrizes em C” 1.
Subtratores e Comparadores
Estruturas Homogêneas - Matrizes
PROGRAMAÇÃO BÁSICA NA HP-12C. A MÉMÓRIA BÁSICA DA HP-12C A MÉMORIA BÁSICA DA HP-12C GOLD/PLATINUM/PRESTIGE POSSUI 8 LINHAS A HP-12C GOLD/PLATINUM/PRESTIGE.
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação 7. Conversão de Bases Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Vetores de uma dimensão Nota Índice Posição identificando cada elemento Nome Comum para todos os elementos Valor Semelhante a uma variável.
Circuitos Digitais Prof. Marcio Cunha
Diagramas de fases Mapa onde pode-se visualizar as fases cristalinas de um determinado conjunto de componentes, em função da temperatura e/ou pressão.
Unidade 1 – Portas Lógicas Básicas – NOR, NAND, XOR e XNOR.
Unidade 1 – Mapas de Karnaugh – 2 e 3 variáveis.
Algoritmos Grupos de Slides No 3. Prof. SIMÃO Estrutura de decisão composta "se senão" if else end Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof.
Transcrição da apresentação:

Somadores e Multiplicadores Disciplina: Circuitos Digitais Somadores e Multiplicadores Aula 14 Lucas Santos Pereira

Somadores: Half adder/ full adDer

Circuitos Aritméticos A função essencial da maioria dos computadores e calculadoras é a realização de operações aritméticas. Essas operações são executadas pelas Unidades Lógicas Aritmética (ULA’s), onde a combinação de portas lógicas, faz com que a unidade seja capaz de: somar, subtrair, multiplicar e dividir valores expressos em binário. Unidade de Memória Acumulador Unidade de Controle Circuitos lógicos Registrador B ULA

Adição binária A adição de dois números binários é realizada exatamente da mesma forma que a adição de números decimais. Ex: MSB376 + 461 837 Em geral os mesmos passos são seguidos em uma adição binária. Existem quatro casos que podem ocorrer na soma de dois dígitos binários. LSD ( least-significant-digit ) 0 + 0 = 0 1 + 0 = 1 0 + 1 = 1 1 + 1 = 0 vai-um próxima posição

Adição binária A adição binária entre dois números pode ser representada como: Ex: A B + S A e B são variáveis a serem somadas; S é o resultado da soma; Co é o vai-um de saída ou carry-out Co A B S Co 1

Adição binária Exemplo: 𝑐 a) 1 0 1 1 1 0 0 1 1 1 1 0 0 0 1 1 1 0 + A 1 1 0 0 0 1 1 1 0 + 1 1 0 0 0 0 0 0 0 1 𝑐 1 1 1 1 1 1 1 1 A 𝐵 𝑠

Circuito Meio Somador (Half Adder) O circuito meio somador (half adder) básico é composto por duas entradas binárias A e B que representam os bits a serem somados, uma saída S que representa o resultado da soma e uma saída C0 que representa o vai-um ou carry-out. O nome meio somador se origina do fato dele não realizar a soma do vem-um de uma possível operação anterior.

Circuito Meio Somador (Half Adder) A seguir temos a tabela verdade e o diagrama de blocos do meio somador. Pela tabela verdade do meio somador, obtém-se as seguintes expressões booleanas: A B S Co 1

Circuito Meio Somador (Half Adder) Circuito lógico do meio somador.

Circuito Somador Completo (Full Adder) O circuito somador completo (full hader) é composto por três entradas binárias A, B, Ci que representam os bits a serem somados, sendo Ci (Carry-in) correspondente ao vai-um (carry-out) de uma possível operação anterior. Possui duas saídas: uma representa o resultado da soma (S) e outra (C0) que representa o vai-um ou carry-out dessa operação.

Circuito Somador Completo (Full Adder) A seguir temos a tabela verdade e o diagrama de blocos do somador completo. Pela tabela verdade do meio somador, obtém-se as seguintes expressões booleanas: A B Ci S Co 1 i

Circuito Somador Completo (Full Adder) Circuito lógico do somador completo

Associação de Somadores Associando-se os blocos do meio somador e do somador completo em série, podem-se obter somadores de vários bits. Exemplo: Deseja-se obter um somador binário de quatro bits. Para isto, basta utilizar um meio somador para a operação com os bits menos significativos e três somadores completos para a operação com os demais bits.

Associação de Somadores

Multiplicadores

Multiplicação de números binários A multiplicação de números binários é levada a efeito da mesma maneira que a multiplicação de números decimais. No caso dos binários o processo é bem mais simples, pois os dígitos do multiplicador são sempre 0 ou 1, o que torna a operação simples de executar.

Multiplicação de números binários A multiplicação binária entre dois números pode ser representada como: Ex: A B * Pf A é o multiplicando B é o multiplicador Pf é o produto final

Multiplicação de números binários Exemplos: b) 1 0 0 1 1 0 1 1 Multiplicando Multiplicador

Multiplicação de números binários Exemplos: b) 1 0 0 1 1 0 1 1 1 0 0 1 0 0 0 0 1 1 0 0 0 1 1 Multiplicando Multiplicador Produtos Parciais Produto Final

Multiplicação de números binários Procedimentos de projeto de um multiplicador de 2 bits: Possíveis combinações; a b p 1 a b p * AND bits carry-out 𝑝 0 = 𝑎 0 . 𝑏 0 𝑝 1 = 𝑎 0 . 𝑏 1 + 𝑎 1 . 𝑏 0 𝑝 2 = 𝑎 1 . 𝑏 1 + 𝑐 1 𝑝 3 = 𝑐 2 𝑐 1 𝑐 2

Multiplicador tipo Array de 4 x 4 bits

Exercícios para praticar Obtenha os resultados das multiplicações dos números binários puros, sem sinal: a) 0111 * 1110 = 1100010 b) 0101 * 1011 = 110111 C) 1110 * 0010 = 11100 Projete um circuito multiplicador de 4 bits. Encontre suas expressões lógicas e esboce a sua cascata lógica. Ao final realize a seguinte multiplicação: 𝟎 𝟏 𝟎 𝟏  (5) X 1 0 0 1  (9) Obs.: alguns somadores serão necessários... _____________________ 1 0 1 1 0 1  (45)