PROPOSTA DE FORMAÇÃO UFSC – UFFS - SED - MEC. EQUIPE UFSCNomesEQUIPE UFFSNomes Coord. GeralJuares da Silva Thiesen Coord. Geral do COMFOR Lísia Regina.

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Transcrição da apresentação:

PROPOSTA DE FORMAÇÃO UFSC – UFFS - SED - MEC

EQUIPE UFSCNomesEQUIPE UFFSNomes Coord. GeralJuares da Silva Thiesen Coord. Geral do COMFOR Lísia Regina Ferreira Michels Coord. AjuntoJéferson Dantas _UFSCCoord. AdjuntoWilliam Simões Coord. AjuntoCelso João Carminati - UDESC Coord. Adjunto UNOCHAPECÓ Claudecir dos Santos SupervisorRomeu Augusto A. Bezerra Coord. Adjunto UNIPLAC Elson Rogério Bastos Pereira Coord. AjuntoAdemir Damázio- UNESC Coord. AdjuntoClaudio Luiz Orso Coord. AjuntoWilson Oliveira Neto – UNIVILE Coord. AjuntoAmândia Maria de Borba- UNIVALI EQUIPE GESTORA UFSC

INSTITUIÇÕESNomes UFSCJuares da Silva Thiesen - UFSC Jéferson Dantas - UFSC Celso Carminatti - UDESC Ademir Damazio - UNESC Wilson O. Neto - UNIVILE Amândia Maria de Borba - UNIVALI Romeu Augusto de A. Bezerra - UFSC UFFSLísia Regina Ferreira Michels, William Simões, Claudecir dos Santos, Elson Rogério Bastos Pereira, Claudio Luiz Orso SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Maike Cristine K. Ricci Maristela Aparecida Fagherazi Sirley Damian de Medeiros Marilene da Silva Pacheco Marcelo Jacob COMITÊ GESTOR

OBJETIVO GERAL Qualificar processos pedagógicos desenvolvidos no âmbito do Ensino Médio em Santa Catarina por meio da Formação Continuada de Professores e Coordenadores que atuam nas escolas públicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: I – Desenvolver, em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, uma ampla reflexão sobre as temáticas referentes ao ensino médio em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio – DCNEM; II – Realizar seminários em nível estadual a fim de mobilizar e articular a formação desenvolvida no Programa; III – Desencadear, por meio do Pacto, um movimento de reflexão sobre as práticas curriculares que são desenvolvidas nas escolas do ensino médio, com vistas a construir subsídios para o desenvolvimento de práticas educacionais focadas na formação humana integral, de acordo com as novas DCNEM; IV – Fomentar o desenvolvimento de propostas curriculares e atividades inovadoras nas escolas de Ensino Médio, na perspectiva do Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI; V- Desenvolver uma proposta formativa focada nos campos temáticos e nas áreas de conhecimento como matrizes de referência para a construção dos Direitos à Aprendizagem e ao Desenvolvimento dos sujeitos do ensino médio. VI. Integrar, na formação, ações de pesquisa e avaliação.

PRODUTOS ESPERADOS Realização do Seminário Estadual de Sensibilização. Realização de 04 etapas de 24 horas de Formação dos Formadores Regionais totalizando 96 horas. Realização de 04 etapas de formação de 24 horas dos Orientadores de Estudo pelos Formadores Regionais, totalizando 96 horas. Realização de estudos individuais pelos professores na escola totalizando 200 horas. Realização de dois Seminários Estaduais com 8h totalizando 16h. Publicação de 36 cadernos regionais contendo a produção resultante da formação. Desenvolvimento de um processo de avaliação da formação

VIGÊNCIA DO PROJETO - FORMAÇÃO Início: 09/06/2014 Término: 31/05/2015

REGIONALEFETIVO ACT Total por Regional Nº EscolasFormadoresOrientadores 1DIRETORIA DO IEE REGIONAL DE ARARANGUA REGIONAL DE BLUMENAU REGIONAL DE BRACO DO NORTE REGIONAL DE BRUSQUE REGIONAL DE CRICIUMA REGIONAL DE IBIRAMA REGIONAL DE ITAJAI REGIONAL DE JARAGUA DO SUL REGIONAL DE JOINVILLE REGIONAL DE LAGUNA REGIONAL DE RIO DO SUL REGIONAL DE SAO JOSE REGIONAL DE TIMBO REGIONAL DE TUBARAO Total POLO UFSC – DIVISÃO TERRITORIAL

ORGANIZAÇÃO SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 2014 Pólo 2 - UFFS - CHAPECÓ REGIONALEFETIVO ACT Total por Regional Nº EscolasFormadoresOrientadores 1 REGIONAL DE CACADOR REGIONAL DE CAMPOS NOVOS REGIONAL DE CANOINHAS REGIONAL DE CHAPECO REGIONAL DE CONCORDIA REGIONAL DE CURITIBANOS REGIONAL DE DIONISIO CERQUEIRA REGIONAL DE ITAPIRANGA REGIONAL DE ITUPORANGA REGIONAL DE JOACABA REGIONAL DE LAGES REGIONAL DE MAFRA REGIONAL DE MARAVILHA REGIONAL DE PALMITOS REGIONAL DE QUILOMBO REGIONAL DE SAO JOAQUIM REGIONAL DE SAO LOURENCO DO OESTE REGIONAL DE SAO MIGUEL DO OESTE REGIONAL DE SEARA REGIONAL DE TAIO REGIONAL DE VIDEIRA REGIONAL DE XANXERE Total

ORGANIZAÇÃO SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 2014 TOTAL GERAL Professores envolvidos Nº Escolas FormadoresOrientadores Pólo 1FpolisUFSC Pólo 2ChapecóUFFS TOTAL

QUADRO DE FORMADORES - UFSC DAVID COSTA - UFSC – Matemática CAROLINE BAHNIUK – UFSC – Currículo do Ensino Médio ÁUREA DEMARIA – UFSC – Linguagens LUCIANE SCHLINDWEIN - UFSC – Avaliação MARIANA BRASIL - UFSC - Ciências da Natureza ALOYSIO MARTHINS DE ARAÚJO JR - UFSC – Ciências Humanas SANDRA MENDONÇA - UFSC – Sujeitos do Ensino Médio JOSÉ RAUL STAUB – USJ – Organização e Gestão do T. Pedagógico MATHEUS GARCIA – Ensino Médio e formação humana integral EVANDRO BRITO – Áreas do conhecimento e integração curricular

Caderno 1. ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL Caderno 2. O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO Caderno 3. O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO, SEUS SUJEITOS E O DESAFIO DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL Caderno 4. ÁREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR Caderno 5. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA Caderno 6. AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO MATERIAL PEDAGÓGICO – Cadernos Etapa 1 – Campos temáticos gerais

I – Linguagens: a) Língua Portuguesa. b) Língua Materna, para populações indígenas. c) Língua Estrangeira moderna. d) Arte, em suas diferentes linguagens: cênicas, plásticas e, obrigatoriamente, a musical. e) Educação Física. II- Matemática. III – Ciências da Natureza: a) Biologia; b) Física; c) Química. IV Ciências Humanas: a) História; b) Geografia; c) Filosofia; d) Sociologia MATERIAL PEDAGÓGICO – Cadernos Etapa 2 – Áreas do conhecimento

ASPECTOS DE INOVAÇÃO DA PROPOSTA Estruturação, sistematização e socialização das experiências dos coletivos escolares constituídas durante a formação convertidos em produtos finais na forma de CADERNOS REGIONAIS. Desenvolvimento e implementação de uma metodologia de avaliação processual e qualitativa da formação por meio de plataforma virtual.