Inclusão Digital e Uso da Informação Case Maranhão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PÓLOS JUDICIAIS Pinheiro São Luís Chapadinha Bacabal Caxias Imperatriz
Advertisements

PNBL - Projeto Rede Norte
Departamento de Banda Larga Secretaria de Telecomunicações
Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
Identidade Digital do Governo Federal. Direcionamentos Barra de Governo Redes Sociais Portal Padrão Instrução Normativa.
Ministério das Comunicações. Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica.
Ouvidoria Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Adalberto Fulgêncio dos Santos Júnior Diretor do Departamento.
A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A GOVERNANÇA E 0 DESENVOLVIMENTO Cláudio Souza Castello Branco Coordenador-Geral de Controle Externo.
C OMISSÃO DE C IÊNCIA, T ECNOLOGIA, I NOVAÇÃO, C OMUNICAÇÃO E I NFORMÁTICA A UDIÊNCIA P ÚBLICA QUALIDADE DE SERVIÇO DE TELEFONIA MÓVEL 15 de julho de 2015.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 2012 Por uma cidade mais justa e sustentável.
Belo Horizonte, uma Cidade Cada vez Melhor !. População por Região Administrativa de Belo Horizonte.
PROJETO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI – 6º REUNIÃO DO CSDP AVANÇOS DO PROJETO NO BRASIL Júlio Thadeu.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso DFDA/MT.
ANÁLISE DA “2ª SEMANA DA ÁGUA” NO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA/MG Mirian de Sousa Silva Doutoranda em Engenharia Florestal Romer Silva Castanheira Assessor de.
Audiência Pública CPI do Assassinato de Jovens Negros Samira Bueno Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
Área de Inclusão Social - BNDES PMAE – Linha de Apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
PARANÁ DIGITAL PARANÁ DIGITAL Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Paranaenses.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
Contexto Plano de Gestão Integrada de Pessoas do Sistema Eletrobrás Plano Unificado de Carreira e Remuneração Plano de Avaliação de Desempenho Plano de.
Itumbiara, 20 de junho de 2013 Estrutura e atribuições do CBH Paranaíba.
Regionalização Brasileira Educador: Luiz Lourenço.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico - CDEAM 3ª. CONFERÊNCIA REGIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - REGIÃO.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
Movimento Sindical Brasileiro na construção da Agenda do Trabalho Decente Gleides Sodré – secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Reunião do Comitê Consultivo BVS ECOCooperação Técnica Internacional II Reunião Regional Rede ePORTUGUÊSe As necessidades informacionais de Populações.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Eng. Civil Chequer Jabour Chequer, MSc.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR SANEAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS HIDROENERGÉTICOS Poços de Caldas, 26 de Maio de 2015.
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
ESTATUTO DA CIDADE INSTRUMENTOS DE DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO URBANA.
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 3ª CNCTI inclusão digital: tendências e rumos de uma futura política pública sérgio amadeu.
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
DIAGNÓSTICO DO PERFIL DOS RECURSOS HUMANOS, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE INTERNO INTEGRANTES DO CONACI ANO BASE 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
PANORAMA ATUAL DO CONTROLE SOCIAL NO SUAS: RETRATO NACIONAL E ESTADUAL.
MODERNIZAÇÃO DA MÁQUINA PÚBLICA. Atualizar/qualificar os funcionários usando EAD. Estabelecer uma política de TIC para o DF. Implantar o Portal da Transparência.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Regimes Próprios de Previdência Social Desafios Cuiabá - MT.
Seminário de Avaliação e Perspectivas Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social SECIS MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
twitter.com/funasa Processo de seleção para acesso aos recursos de saneamento básico na FUNASA Ricardo.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
CÂMARA PARA ASSUNTOS DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA DA FIESC AÇÕES 2013 e AGENDA /02/2014.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina São Francisco do Sul/SC 1º/04/2016 Como efetivar os Consórcios na política pública de.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
CONASEMS Percentuais dos Limites Financeiros de Média e Alta Complexidade nas Capitais, sob Gestão Municipal e Estadual nas regiões do Brasil Dezembro/2013.
“A FORÇA DOS MUNICÍPIOS CATARINENSES NA DEFESA DO SUS” Dr. Celso Luiz Dellagiustina Presidente do COSEMS/SC.
PROJETO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL E DE APOIO AO PEQUENO PRODUTOR PRAPEM/MICROBACIAS 2 GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Avaliação de Políticas Públicas e Programas Governamentais: a Experiência do TCE-PR Alexandre Faila Coelho Diretoria de Auditorias - DAUD.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA SECRETARIA EXECUTIVA MEIO AMBIENTE, INFRA-ESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO Brasília, 10 de Outubro de 2007.
O Banco da Amazônia e as oportunidades para investimentos na Região SUDAM ITINERANTE.
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional - CAINDR CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 14 de abril de 2010.
PROGRAMAÇÃO -Composição das Câmaras Técnicas -Apresentação Questionários das CTs -Elaboração do cronograma de reuniões regionais -Elaboração de Plano.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
Transcrição da apresentação:

Inclusão Digital e Uso da Informação Case Maranhão

Inclusão Digital e Uso da Informação – Case Maranhão

 Contexto  Parceria Governo MA e IBICT  Diagnóstico dos PIDs no MA  Extensão da parceria para outros estados AGENDA

Eleição do Dr. Jackson Lago para o mandato Definição dos 10 macro-objetivos do Governo a partir de compromissos de campanha  Macro-objetivo “Maranhão Digital” Gestão regionalizada e municipalizada – princípio da subsidiariedade Contexto

Criação da SEATI – Secretaria Adj. Tecnologia da Informação e Integração Novo modelo de regionalização Planejamento regionalizado, com participação da população e lideranças regionais Execução orçamentária por regiões Contexto

1 - Açailândia 2 - Bacabal 3 - Balsas 4 - Barra do Corda 5 - Barreirinhas 6 - Carutapera 7 - Caxias 8 - Chapadinha 9 - Codó 10 - Colinas 11 - Cururupu 12 - Dom Pedro 13 - Gov. Nunes Freire 14 - Imperatriz 15 - Itapecuru-Mirim 16 - Lago da Pedra 17 - Loreto 18 - Miranda do Norte 19 - Pedreiras 20 - Pinheiro 21 - Porto Franco 22 - Presidente Dutra 23 - Rosário 24 - Santa Inês 25 - São Bento 26 - São Bernardo 27 – São Luís 28 - São Luís 29 - São João dos Patos 30 - Timon 31 - Viana 32 - Zé Doca UNIDADES REGIONAIS PROPOSTAS

Objetivo: Realizar conjuntamente ações de pesquisa e desenvolvimento de políticas públicas na área de inclusão digital, fomentando o uso das tecnologias da informação e da comunicação como instrumentos de inclusão social. Parceria IBICT e Gov. MA

Ações: Levantamento da situação dos PIDs – Pontos de Inclusão Digital no MA, como refinamento do MID – Mapa da Inclusão Digital no Brasil, realizado pelo IBICT Definição do modelo de governança das ações de inclusão digital no MA Parceria IBICT e Gov. MA

Objetivos: Identificar a situação em que se encontram os pontos de Inclusão Digital no Estado do Maranhão, levantando informações sobre a existência, as condições de operacionalidade e as externalidades produzidas pelos mesmos – refinamento das informações do MID Diagnóstico dos PIDs no MA

Metodologia: Cobertura de 100% dos municípios do MA (217) Arrolamento (conferência dos PIDs em cada rua) para cada município Georeferenciamento/registro fotográfico dos PIDs Entrevistas diretas com as pessoas responsáveis por cada PIDs Observação direta nos PIDs Diagnóstico dos PIDs no MA

PROCEDIMENTOS PRÉ-CAMPO Planejamento conjunto com as instituições envolvidas (executado) Cálculo de custos (executado) Definição dos pontos de informação e suas particularidades (em execução – base IBICT e outras) Elaboração dos instrumentos (executado) Seleção da equipe de campo (iniciado) Treinamento da equipe (iniciado) Aquisição e preparação dos equipamentos que serão utilizados (iniciado) Pesquisa Documental e comunicação (iniciado) Diagnóstico dos PIDs no MA

PROCEDIMENTOS DE CAMPO Organização do material de campo Documentação Estratégia de comunicação Arrolamento dos PIDs Teste de campo em São Luis Aplicação do questionário em São Luis e no interior do estado Observação direta dos PIDs Georeferenciamento e levantamento fotográfico Atualizaçao da base de dados do IBICT Diagnóstico dos PIDs no MA

PROCEDIMENTOS POS-CAMPO Verificação e checagem das entrevistas Digitação e relatório Análise e tratamento dos dados (IBICT e Gov. MA) Compilação de dados e análises, com produção da documentação final Apresentação e discussão no Comitê Gestor das ações de Inclusão Digital no MA Divulgação para a sociedade Diagnóstico dos PIDs no MA

APLICAÇÕES POTENCIAIS Elaboração de Políticas Públicas Parcerias com terceiro setor e iniciativa privada Convergência e potencialização das ações do executivo estadual: Educação, Cultura, Empreendedorismo, ações temáticas (juventude, mulher, etc.), TICs, etc. Direcionamento de projetos em execução (p.e. Infovia.MA) Estudo de sustentabilidade Diagnóstico dos PIDs no MA

EXTENSÃO PARA OUTROS ESTADOS Parceria IBICT e ABEP (Associação Brasileira das Entidades Estaduais de TICS) ABEP: 30 anos de existência - representatividade e capilaridade em todos os estados brasileiros Assessoria técnica em ações de inclusão digital, especialmente no refinamento do MID – Mapa da Inclusão Digital no Brasil Diagnóstico dos PIDs no MA

Objetivos: Integrar, através de uma rede de computadores de alta performance, confiabilidade, segurança e disponibilidade, todos os órgãos do Governo do Estado do Maranhão, tanto os localizados na área metropolitana (Capital) quanto os situados no interior do Estado, permitindo o tráfego simultâneo de voz, dados e imagens. Infovia.MA

Objetivos: A infovia é extensível aos três poderes e às administrações municipais, além de prover integração e troca de tráfego com outras redes públicas e privadas, tais como outras redes estaduais e federais. Permite conectividade à Internet e é infra-estrutura para ações de inclusão digital. Infovia.MA

TV Digital Roteador Switch Internet Banda larga (Inclusão digital) Interligação dos Órgãos do MA – apoio à regionalização Monitoramento Urbano Monitoramento Urbano Aplicações em Seg. Pública Telemedicina Telemedicina Serviços que poderão ser disponibilizados na Infovia.MA: Telefone IP SoftPhonePCVídeo Celular Ensino a distância

Interligação dos Centros de Pesquisa e Desenvolvimento / Pólos Tecnológicos

Telemedicina

Inclusão Digital

Conexão à Rede Mundial

Linha de Transmissão contendo fibras ópticas (OPGW)

PARÁ AMAPÁ MARANHÃO PIAUÍ Guiana Francesa Suriname Santarém (Celpa) Rurópolis Itaituba (Celpa) Altamira UHE Imperatriz P. Dutra P. Franco Miracema Gurupí (FURNAS) Teresina (CHESF) V. do Conde Coelho Neto Miranda Peritoró São Luís Santa Maria Venezuela Colômbia Bolívia Peru AMAZONAS RORAIMA Guiana Boa Vista Sta. Elena de Uairén UHE Balbina GOIÁS D.F. MATO GROSSO BAHIA MINAS GERAIS Palmas SE Sta Elena Transamazônica Tartarugalzinho Amapá Calçoene Belém UHE C. Nunes Macapá Jari Maracá Laranjal Guamá Presidente Figueiredo Itacoatiara Cariri Iranduba Manacapuru Manaus RONDÔNIA Porto Velho UHE Samuel Guajará Mirim Abunã Jaru Ariquemes Ji-Paraná P. Bueno Vilhena Rio Branco AMAZONAS ACRE R. Moura Goiânia Rondonópolis Cuiabá Nobres N. Mutum Sorriso Lucas R.Verde (CEMAT) Sinop C. Magalhães UHE Belo Monte Utinga Açailândia Jauru B. Do Peixe Colinas TOCANTINS Marabá Coxipó Usina Hidrelétrica futura Subestação da Eletronorte Cidade Subestação de Terceiros Repetidora Óptica USINAS E SUBESTAÇÕES Fibras existentes Fibras de treceiros Fibras de terceiros LEGENDA Nova Extrema Santana Barra dos Bugres Wanderlândia Grajaú Jacundá Tailândia Pacajá Tangará S. Francisco Oriximina Usina Hidrelétrica de Terceiros Usina Hidrelétrica Rede de Fibras no Sistema Elétrico da Eletronorte Tucuruí

Infovia.MA Municípios Digitais

Escolas e Hospitais (municip./estaduais) Prédios Públicos Prefeitura Municipal Internet Município Digital – Banda Larga Telecentros Acesso população

Impactos Municípios Digitais Melhoria da gestão pública municipal Emprego e empreendimentos locais Saúde / Educação Organização comunitária Planificação urbana Descentralização e incidência política Informação e conhecimento Comunicação e cultura

Obrigado!