Melhorar a eficácia das políticas de prevenção, controlo e redução de riscos para a saúde com origem em factores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comissão Técnica do Plano Indústria - CTPIn Março
Advertisements

Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 Alimentos Saudáveis para o campo e a cidade.
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL EM MATO GROSSO DO SUL
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Tereza Joana de Sá. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Enfermagem do Trabalho A Enfermagem do Trabalho caracteriza- se por um conjunto de ações educativo- assistenciais,
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
AS PROFISSÕES CIVIS E A DEFESA CIVIL SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL – MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL.
MODELOS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE COLETIVA
A SAÚDE ESCOLAR EM CABO VERDE Praia, 15 de Novembro de 2012 Dr. Henrique Fernandes Ponto Focal para Saúde Escolar - FICASE Encontro Nacional sobre os Determinantes.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
CURSO CONSTRUINDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
POLITICAS ACTIVAS DE EMPREGO “FORMAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS” CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO? Seminário - ”Formação e Novas Tecnologias”, Cabo Verde:
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
SAÚDE PÚBLICA                                                                              
Modelo Biopsicossocial e o Uso da CIF
Trabalho realizado por Catarina Sousa Professora Carmo Cambão.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Pensando a governança do PAM: A Formulação Participativa de um Modelo de Diálogo para a Macrometrópole Cid Blanco Jr Assessor Técnico para o Brasil Escritório.
Projeto Gestão em Rede: Prevenção da Mortalidade Materna e Neonatal Termo de Outorga n º / Processo n º FAPESC1436/2012 SEMINÁRIO GESTÃO EM.
Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental Viana do Castelo Um recurso educativo … Leonor Cruz.
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
Jornadas PPCIRA 2015 Lisboa, 16 a 18 de novembro de 2015 A. Sousa Uva, 2015 Prevenção de IACS e RAM: que necessidades formativas Prevenção de IACS e RAM:
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
CONCEITOS BÁSICOS DE EPIDEMIOLOGIA. Etimologicamente – epi = sobre; demo = população; logos = tratado – estudo do que afeta a população. Conceito original.
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
DIRETRIZES PARA CONFORMAÇÃO DO MAPA DA SAÚDE E DO PLANEJAMENTO DO SUS 23ª OFICINA DE TRABALHO DA RIPSA.
Programa Nacional de Controle do Tabagismo Programa Nacional de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco(PNCTFR) nas Escolas e outros Fatores de.
Política Nacional de Atenção Básica Aprovada pela Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, preconiza a coordenação do cuidado a partir da atenção.
Plano de Bairro para o 2 de Julho – PROEXT 2014 Grupo de Pesquisa.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Coordenação geral de vigilância.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
A rádio sobrevive até os dias atuais e é considerado meio de comunicação social de mais fácil acesso aos cidadãos de menor escolaridade. Por sua vez, a.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL ISO e EMAS Nível I – SensibilizaçãoSensibilização.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
AULA INTRODUTÓRIA SAÚDE E TRABALHO AVANÇOS E PERMANÊNCIAS.
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
Angelica dos Santos Vianna defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL 21 de agosto.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Praça da Sociobiodiversidade.  Parcerias com Setor Empresarial (Castanha-do-Brasil e Borracha)  Fóruns de Diálogo com Setor Empresarial  Manuais de.
AÇÕES DO GOVERNO FEDERAL FORTALECENDO A DEFESA CIVIL - O PLANO NACIONAL DE GESTÃO DE RISCOS E RESPOSTA A DESASTRES NATURAIS Ministério da Saúde Joinville/SC,
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
As medidas de promoção da saúde têm como objetivo prevenir e/ou minorar os efeitos das doenças De acordo com a OMS, promoção da saúde é o processo que.
REFÉNS DA GEOGRAFIA DO PREÇO DESATRES NATURAIS E AMBIENTAIS.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Análise de Risco na segurança dos alimentos
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL A competitividade do País passa por aqui.
FACULDADE de MEDICINA ITAJUBÁ M.G Organização e Administração de Serviços de Saúde O. A. S. S Luiz Marcos Ribeiro.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
Compreender a Terra 7 3 Subdomínio. Riscos da atividade vulcânica Os gases e as partículas sólidas que os vulcões emitem para a atmosfera poderão ser.
Slide 1 Estado de Santa Catarina I Seminário Multidisciplinar Sobre Desastres Melquisedec Medeiros Moreira, DSc Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
DECLARAÇÃO TRIPARTIDA DE PRINCÍPIOS SOBRE EMPRESAS MULTINACIONAIS E POLÍTICA SOCIAL ACTRAV Bureau para as Atividades dos Trabalhadores.
Regulação Baseada em Riscos Sessão 7. O que é? A última ‘moda’ em regulação! Alocando recursos proporcionalmente aos riscos sociais – impacto E probabilidade.
Transcrição da apresentação:

Melhorar a eficácia das políticas de prevenção, controlo e redução de riscos para a saúde com origem em factores ambientais, promovendo a integração do conhecimento e a inovação e contribuindo para o desenvolvimento económico e social do País.

Promoção da Saúde Educação para a Saúde Prevenção da Doença Conhecimento Inovação Optimização de Recursos Articulação Institucional Participação Comunitária Interface Ambiente e Saúde

Desinfestação Desreguladores endócrinos Substâncias químicas

Solo e materiais sedimentares contaminados

Habitação e Saúde

Sistema de Alerta e Resposta Informação, Sensibilização, Formação e Educação Concertação de Políticas e Comunicação do Risco Articulação Internacional Integração da Informação

Quadro de referência e programa de monitorização complementar no domínio água Estudo de factores de risco para a saúde associados a águas de recreio e lazer Sistematização dos benefícios para a saúde decorrentes da utilização de águas termais Espacialização de dados relativos a qualidade do ar Criação de um sistema de vigilância dos efeitos na saúde humana associados à exposição a poluentes atmosféricos no ar ambiente Levantamento de informação e/ou monitorização de poluentes no solo e materiais sedimentares Levantamento de efeitos na saúde humana associados a poluentes presentes em solos e materiais sedimentares e definição de estratégia de intervenção Levantamento e sistematização de informação relativa a substâncias químicas produzidas, importadas e utilizadas Levantamento e sistematização de informação relativa a alterações do estado de saúde associadas à ingestão de géneros alimentícios contaminados Levantamento de informação e/ou vigilância epidemiológica de efeitos na saúde humana associados à exposição a ruído ambiente Levantamento de informação e/ou vigilância epidemiológica de efeitos na saúde humana associados à exposição a ruído no local de trabalho Sistematização dos efeitos na saúde humana associados a parâmetros de conforto e bem-estar dos espaços construídos e a técnicas e materiais de construção Estudo da influência de espaços verdes urbanos e equipamentos de desporto/lazer na adopção de comportamentos e estilos de vida saudáveis Sistematização dos efeitos na saúde humana associados à exposição a campos electromagnéticos não-ionizantes e levantamento de fontes emissoras Investigação em fenómenos meteorológicos extremos e respectivos efeitos na saúde Criação de Sistema de Indicadores Ambiente e Saúde Integração de informação por Domínio Prioritário e identificação de zonas de risco potencial Criação de Rede de Informação Ambiente e Saúde dirigida a profissionais

Call of Interest Um convite à participação da sociedade