Aula 15 – Punibilidade e suas Causas Extintivas Prof. Arthur Trigueiros Direito Penal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
. AÇÃO CIVIL EX DELICTO.
Advertisements

Reincidência e Antecedentes
Direito Processual Penal I
UNIDADE VI – AÇÃO CIVIL “ex delicto”.
A Lei Penal no Tempo
Extinção da Punibilidade
FRASE DO DIA: Nunca tenha medo de tentar algo novo.
PRISÃO E LIBERDADE PROVISÓRIA
Artigo 137 = CP RIXA, O QUE SIGNIFICA? Rixa Simples Rixa Qualificada
O DIREITO DE PUNIR DO ESTADO & DA EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE
Arts. 310, § ún. e 321 a 350, CPP / 5º, LXVI, CF
Art CALÚNIA.
AÇÃO PENAL PRIVADA.
Disposições Gerais.
AÇÃO PENAL.
AÇÃO PENAL CONDIÇÕES DA AÇÃO PENAL POSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO INTERESSE DE AGIR JUSTA CAUSA LEGITIMIDADE DE PARTE.
Direito Processual Penal I
Direito Processual Penal II
DIREITO PENAL I PROFESSORES: ANA PATRÍCIA R. PIMENTEL
PROFA.: ÂNGELA ISSA HAONAT
DIREITO PENAL I TEMA 03: QUANDO HÁ CRIME?
DIREITO PENAL I PROFESSORES: ANA PATRICIA R. PIMENTEL MAURICIO IVONEI DA ROSA WEB TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO.
DIREITO PENAL I OBJETIVO DA AULA: APLICAÇÃO DA LEI PENAL NO TEMPO; RETROATIVIDADE DA LEI PENAL; ULTRATIVIDADE DA LEI PENAL; LEI INTERMEDIÁRIA; CONJUGAÇÃO.
DIREITO PENAL I TEMA 03: QUANDO HÁ CRIME? PROF.: ANA PATRÍCIA E MAURÍCIO WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO.
TEMA 05: A EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE (PÁG. 79 A 83)_ 25/10/2006
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
D I R E I T O P E N A L III Dos Crimes contra a Honra
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Ação Penal Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró aula de 08, 15 e 22 de março de 2012.
PROFESSOR: LANKER VINICIUS
APRESENTAÇÃO DO PLANO DE ENSINO TEMA 01: O QUE É DIREITO PENAL?
DESISTÊNCIA VOLUNTÁRIA E ARREPENDIMENTO EFICAZ
02/04/2017.
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Ação civil ex delicto Gustavo Badaró aulas de e
1.4. Lei Penal no tempo Prof. Ms. José Nabuco Filho 1.
PROAB 2013 DIREITO PENAL – AULA 02 PROAB 2013 DIREITO PENAL PROFESSOR: SANDRO CALDEIRA Aula 2 PROAB 2013 DIREITO PENAL PROFESSOR:
Prof. Ms. José Nabuco Filho
LEI PENAL NO TEMPO A regra geral em direito é a aplicação da lei vigente na época dos fatos, é o que se chama atividade da lei penal (tempus regit actum).
EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE
PROFESSOR: SANDRO CALDEIRA
EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE
a)Estado: Público (Ministério Público);
Conselheiro Sidnei Ferreira CREMERJ - Câmara Técnica de Pediatria - Conselheiro Sidnei Ferreira CREMERJ - Câmara Técnica.
AÇÃO CIVIL EX-DELICT.
Direito EmpresariaL III UFT
AÇÃO PENAL.
PROCESSO PENAL DIRCEIA MOREIRA.
DIREITO PENAL PARTE GERAL II
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Procedimento Sumaríssimo Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró aulas de 04 e 11 de março de 2011.
Procedimento dos crimes contra a honra
DIREITO PROCESSUAL PENAL PROFESSORA: BEATRIZ ABRAÃO
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Sentença Penal Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró aula de
HABEAS CORPUS Art
Professor: Yuri Nadaf Borges
AÇÃO PENAL. Estado chama para si a tarefa de administrar a justiça, fazendo-o por meio do processo, verdadeiro substitutivo civilizado da vingança privada”
EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE
EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE
DIREITO PENAL Professor: Yuri Nadaf Borges. PRESCRIÇÃO  Conceito: É a perda do direito de punir ou de executar a sanção imposta, em face do decurso de.
CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE:
Reincidência.
9 – PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO PENAL
Recursos em Espécie - Apelação
Teoria Geral do Crime AULA Nº 09.
DIREITO PENAL - PARTE GERAL I. VALIDADE DA LEI PENAL NO TEMPO  INTRODUÇÃO  Em regra: a lei penal tem por objeto apenas comportamentos cometidos durante.
Penal I Teoria do Crime.
PROAB 2013 DIREITO PENAL PROFESSOR: SANDRO CALDEIRA Aula 9.
Seminário Direito Penal
PROCESSO PENAL II AULA Nº 6 – PROCEDIMENTO ORDINÁRIO E
Aula 31 – Legislação Penal Especial - III Prof. Arthur Trigueiros Direito Penal.
DIREITO PENITENCIÁRIO- UNIDADE V Prof. Me. Euripedes Ribeiro.
Transcrição da apresentação:

Aula 15 – Punibilidade e suas Causas Extintivas Prof. Arthur Trigueiros Direito Penal

1. Conceito de punibilidade Punibilidade é a possibilidade jurídica de se impor a um agente culpável uma pena. Não integra a punibilidade o conceito de crime. Importa ressaltar que para a maioria dos doutrinadores, a punibilidade é mera conseqüência jurídica da prática de uma infração penal (crimes e contravenções penais).

2.1. Morte do agente (art. 107, I, CP) - princípio da intranscendência (art. 5º, XLV, CF): a pena não passará da pessoa do condenado; - possibilidade de “transferência” dos efeitos civis aos sucessores (limites da herança); - uso de certidão de óbito falsa

2.2. Anistia, graça e indulto (art. 107,II, CP) - anistia (relativa a fatos) = depende de LEI FEDERAL - graça (relativa a pessoas) = depende de decreto presidencial; é conhecida como “indulto individual”, dependendo de provocação - indulto (relativo a pessoas) = depende de decreto presidencial; tem caráter coletivo; independe de provocação OBS: crimes hediondos e equiparados (art. 5º, XLIII, CF – não admitem graça e anistia)

2.3. Abolitio criminis (art. 107,III, CP) - lei dotada de eficácia retroativa (lei penal benéfica – art. 5º, XL, CF e 2º, CP) - lei que deixa de considerar o fato como criminoso (não mera “revogação de artigo/tipo penal”) - competência para aplicação da lei benéfica?

2.4. Decadência e perempção (art. 107,IV, CP) - decadência (art. 103, CP e 38,CPP): perda do direito de queixa ou representação (6 meses) - perempção (art. 60,CPP): perda do direito de prosseguir na ação penal privada (inércia ou desídia do querelante)

2.5. Renúncia ao direito de queixa e perdão do ofendido (art. 107,V, CP) - renúncia (art. 104,CP): ato unilateral; anterior à queixa; - perdão (arts. 105 e 106,CP): ato bilateral; após a queixa (até o trânsito em julgado)

2.6. Retratação do agente (art. 107,VI, CP) - - retratação: é o mesmo que desdizer, “voltar atrás”; - Somente se admite nos casos expressamente previstos em lei; - vide arts. 143,CP (calúnia e difamação) e 342,CP (falso testemunho)

2.7. Perdão judicial (art. 107, IX, CP) -Cabível apenas quando houver expressa previsão legal (“o juiz poderá deixar de aplicar a pena...”) - vide art. 121, §5º, CP (perdão judicial no homicídio culposo) - natureza jurídica da sentença concessiva de perdão judicial (S. 18, STJ) - não gera reincidência (art. 120,CP)

Sobre a abolitio criminis, assinale a alternativa a alternativa correta: A)Trata-se de causa excludente da culpabilidade, que pressupõe a redução da pena do agente B)Trata-se de causa extintiva da punibilidade, que pressupõe a redução da pena do agente C)Trata-se de causa extintiva da punibilidade, que pressupõe a revogação formal e material da conduta criminosa D)Trata-se de causa extintiva da punibilidade que somente pode beneficiar réus primários

Gabarito: C) Trata-se de causa extintiva da punibilidade, que pressupõe a revogação formal e material da conduta criminosa