A Teoria da Gravitação Bolsista: Mykaell Martins Coordenador: Ciclamio Barreto UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE FÍSICA TEÓRICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Física Gravitação.
Advertisements

Capítulo 1 - A Terra e o Universo
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Um pouco além da Terra.
Um pouco além da Terra. Um pouco de História Sec. IV a.C. – Platão Sistema: Sol, Lua e Terra Planetas conhecidos: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno.
Mecânica celeste Slides 1ª Lei de Kepler 2ª Lei de Kepler
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
História da Astronomia
Tecnologia em Educação
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL.
FÍSICA PROF. Antônio Carlos REVISÃO.
Interacção gravitacional
Introdução à Relatividade
Leis de Kepler e Lei da Gravitação Universal
Da Terra à Lua FQA Leis de Newton Prof.ª Marília Peres
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Professor André.
O Planeta Terra forças Professora Paula Melo Silva.
Prof. carlos eduardo saes moreno
GRAVITAÇÃO IVAN SANTOS. Os primeiros a descreverem sistemas planetários explicando os movimentos de corpos celestes foram os gregos. O mais famoso sistema.
GRAVITAÇÃO TRABALHO ENERGIA QUANTIDADE DE MOVIMENTO
Material de Apoio Interacção Gravítica.
Material de Apoio Interacção Gravítica.
Gravitação I Prof: Geraldo Junior.
Um pouco de História: A gravitação universal tem haver com os corpos do Sistema Solar.Durante séculos,houve muitas teorias sobre o Sol,os planetas e como.
Física Gravitação.
LEI DE COULOMB FORÇA ELETROSTÁTICA
TÓPICOS DE ASTRONOMIA Curso - Licenciatura em Física – EAD Profº. M.Sc. Marcelo O’Donnell Krause ILHÉUS - BA.
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL LEIS DE KEPLER.
Gravitação.
1a série Técnico em Informática Gravitação 1a série Técnico em Informática.
Revisão Mecânica e o Funcionamento do Universo
Gravitação Universal.
UNIDADE 2 ASTRONOMIA.
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
LEIS DE KEPLER Johannes Kepler ( ).
As Leis de Kepler Lei de Newton Gravitação Universal
Johannes Kepler Observatório Nacional - Astrofísica Estelar 2007
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Um pouco além da Terra.
Lei da gravitação universal
Até agora descrevemos apenas os movimentos  cinemática As forças são as causas das modificações no movimento. Seu conhecimento permite prever o movimento.
LEIS DE KEPLER.
Física Gravitação.
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
Mecânica Celeste e Gravitação
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
LEIS DE KEPLER.
1. O raio médio da órbita de Marte em torno do Sol é aproximadamente quatro vezes maior do que o raio médio da órbita de Mercúrio em torno do Sol. Assim,
Aula de Gravitação Universal O Triunfo da Mecânica Newtoniana
3.2 Energia potencial gravítica
Aula de Gravitação Universal O Triunfo da Mecânica Newtoniana Sérgio Ferreira de Lima 2º Ano –
1Definição 2Energia potencial elétrica 3Relações matemáticas 4Legenda 5Gráfico do potencial elétrico 6Potencial criado por várias partículas 7Diferença.
LEI DE COULOMB – CAMPO ELÉTRICO LEI DE GAUSS. O módulo da força elétrica entre duas carga puntiformes é diretamente proporcional ao produto das cargas.
LEIS DE NEWTON MARCOS JÚNIOR JOSIANO FREITAS 20 DE SETEMBDO DE 2012.
3 ª. Lei de Newton do Movimento Felipe de Oliveira da Paz; Jardes Martins Alves; José Nivaldo da Paixão (Licenciandos em física / Bolsistas do Pibid) A.
3. Dinâmica de um sistema de pontos materiais
Seis séculos antes de Cristo, Tales de Mileto já estava convencido da curvatura da Terra, sabia que a Lua era iluminada pelo Sol e previu o eclipse.
FÍSICA-Tomás Gravitação Universal. FÍSICA-Tomás Gravitação Universal Um pouco de História: A gravitação universal tem haver com os corpos do Sistema Solar.Durante.
Lei de Gauss José Roberto.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2015/1 AULA 8 Monitores: NATALIA GARCIA HUGO BRITO.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Aula 10 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia
Um pouco além da Terra. Um pouco de História Sec. IV a.C. – Eudóxio (discípulo de Platão) As estrelas, o Sol, a Lua e os planetas permanecem fixos sobre.
Astronomia: Dos Gregos a Newton Grécia Antiga Pitágoras: 570 a.C a.C. Divindade do círculo.
Olavo H. Menin Física Prof: Olavo H. Menin. Olavo H. Menin Física Copérnico (séc XVI)  “Colocou” novamente o Sol no centro do Sistema Solar  A Terra.
AULA DE ASTRONOMIA MERCURIO VÊNUS TERRA MARTE JUPITER SATURNO URÂNO NETUNO Minha Vó Tem Muitas Jóias Só Usa Novidades.
Física I Aula 10 Movimento Oscilatório I 2009/2010.
Gravitação (Debate) Bolsista: Felipe da Paz Coordenador: Ciclamio Barreto UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE FÍSICA TEÓRICA E.
REVISÃO E UFSCÃO 2018.
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Um pouco além da Terra.
LEIS DE KEPLER.
Lei da Gravitação Universal
Transcrição da apresentação:

A Teoria da Gravitação Bolsista: Mykaell Martins Coordenador: Ciclamio Barreto UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE FÍSICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA

Porque a Gravidade? “A Gravidade é a primeira coisa em que não pensamos.” Einstein apud, Cherman, 2010 p.13 Devemos reservar algum tempo para nos assombrarmos com uma natureza que foi capaz de seguir com tamanha abrangência e generalidade um principio tão elegantemente simples como a lei da gravitação. Feynman

Lei de Newton da Gravitação “Cada partícula do universo atrai qualquer outra partícula com uma força diretamente proporcional ao produto das massas envolvidas e inversamente proporcional ao quadrado da distância”. Matematicamente, hoje, atribuímos que o modulo da força gravitacional é dada por: 21

Constante de proporcionalidade Balança de Cavendish Em 1798 Cavendish publica na Royal Society um artigo mostrando a densidade da Terra. Em 1873, com os dados obtidos por Cavendish o valor da constante foi determinado. G = 6,67 x 10 ¹¹ -

Peso O peso de um corpo é a força gravitacional resultante exercida por todos os corpos do universo sobre o corpo. p = F g = T T g = T T Aceleração da gravidade na superfície Peso de um corpo de massa m na superfície terrestre

g não é constante O A massa da Terra não está uniformemente distribuída. O A Terra não é uma esfera. O A Terra está girando. Vemos pela expressão que g depende de: g = T T Podemos citar alguns fatores

Quanto vale aceleração de queda livre (g)? Costumamos escrever a força peso pela expressão. F p = m g Mais quanto vale g? Atribuímos que, a aceleração de queda livre (g) de um corpo é igual à aceleração gravitacional desse corpo. F N – ma g = m(– ω ²R T ) F N = Peso (mg) mg – ma g = m(– ω ²R T ) g = a g – a C

Gravitação no Interior da Terra O Tenderia a aumentar porque a partícula estaria se aproximando do centro da Terra. O Tenderia a diminuir porque uma casca de massa (com espessura cada vês maior) deixaria de contribuir para a força gravitacional. Para uma massa terrestre uniformemente distribuída.

Energia Potencial Gravitacional A energia potencial é calculada a partir do trabalho realizado pela força (gravitacional) sobre o corpo. De modo que: Para A energia potencial gravitacional é dado por

As Leis de Kepler O 1º Lei: Lei das orbitas O 2º Lei: Lei das áreas O 3º Lei dos pedidos Tycho Brahe Johannes Kepler

1 º Lei de Kepler 2 º Lei de Kepler Cada Planeta se move em uma órbita elíptica, com o Sol ocupando um dos focos da elipse. A linha que liga o Sol a um planeta varre áreas iguais a intervalos de tempos iguais.

3° Lei de Kepler o quadrado do período orbital dos planetas é diretamente proporcional ao cubo de sua distância média ao Sol.

Após a Teoria da gravitação O Movimento dos corpos celestes. O Mares O Descoberta de Urano (1846) O Lei Universal

Gravidade e Relatividade A teoria de Einstein da gravitação modificou a teoria da gravitação de Newton. Newton – Einstein, Einstein – Newton Os dois pilares da nossa concepção da gravitação “Minhas ideias levaram as pessoas a reexaminar a física de Newton. Naturalmente alguém um dia irá reexaminar minhas próprias ideais. Se isto não acontecer haverá uma falha grosseira em algum lugar.” A. Einstein