ENZIMAS: CATALASE, PEROXIDASE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal do Pampa Curso de Engenharia de Alimentos
Advertisements

Tecnologia dos Produtos de Origem Vegetal
Processo de conservação dos alimentos
HIGIENE E SEGURANÇA DE ALIMENTOS MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO
CINÉTICA ENZIMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
Marysa Carvalho Franco CURSO DE NUTRIÇÃO
Fatores que afeta a termorresistência dos microorganismos
Conservação de Alimentos
Guilherme Pitirini Janice Fréo
Maria Isabel Dantas de Siqueira
CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS PELO USO DO CALOR
Aula IV Funções Inorgânicas Parte I: ácidos e bases Tutora: Marcia Pintos Rio Grande, 22 de Novembro de 2014.
Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins. O CICLO DO NITROGÊNIO O crescimento populacional após a Revolução Industrial (segunda metade do século XIX)
Tópicos de Meteorologia e Climatologia: Sistema Climático Terrestre Termodinâmica da Atmosfera (Breve Revisão Conceitual) Enio P. Souza (UFCG)
SOLUÇÕES EM FILTRAGEM E TRATAMENTO DA ÁGUA. BYOSOL SWIFT Enzimas Enzimas são catalisadores das reações que ocorrem nos sistemas biológicos. função A função.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ÁREA DE CONHECIMENTO: QUÍMICA Professor: Marcélio.
ESCURECIMENTO ENZIMÁTICO. Escurecimento oriundo de reações catalisadas por enzimas genericamente conhecidas como polifenoloxidases (PPOs). As enzimas.
DETERMINAÇÃO DE NÍVEIS DE GLICEMIA Introdução Os aparelhos de medição Um medidor de glicemia é constituído pelo medidor propriamente dito (com um ecrã.
CONSTITUIÇÃO QUÍMICA DOS SERES. COMPONENTES INORGÂNICOS ÁGUA E SAIS MINERAIS ÁGUA E SAIS MINERAIS COMPONENTES ORGÂNICOS CARBOIDRATOS, LIPÍDIOS, PROTEÍNAS.
REAÇÕES DE DETERIORAÇÃO DE LIPÍDIOS
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
A Atmosfera e a Radiação Solar
Fotossíntese Aula Programada Biologia Tema: Fotossíntese.
BIOQUÍMICA CELULAR 1. TODA CÉLULA É COMPOSTA POR SUBSTÂNCIAS DIVERSAS. ESSES COMPONENTES QUÍMICOS PODEM SER DIVIDIVOS EM DOIS GRUPOS INORGÂNICOS CARBOIDRATOS.
Métodos para combate à Corrosão
Ciências da Natureza Química Tópico da Aula: Substâncias Puras & Misturas Professor: Américo Falcone.
Importância económica dos terpenóides Hemiterpenos Esta classe está pouco representada pelo que a sua importância económica é reduzida. No entanto podem-se.
Corrosão e Proteção Anticorrosiva Departamento de Tecnologias Especiais Departamento de Laboratórios do Fundão Centro de Pesquisas de Energia Elétrica.
: Na Atmosfera da Terra: Radiação e Matéria UNIDADE 2 : Na Atmosfera da Terra: Radiação e Matéria Evolução da Atmosfera Atmosfera actual: Componentes,
Reações químicas.
Microbiologia Aplicada BIO 3007 CONTROLE DE MICRORGANISMOS.
Rochas Sedimentares Formação.
Alimentação, Ambiente e Sustentabilidade
Bioquímica dos Alimentos Profª Patrícia Farias
Química Ciência que estuda a constituição, transformação e propriedade da MATÉRIA. Definição no primeiro episódio da primeira temporada pelo professor.
BIOQUÍMICA NUTRIÇÃO Características dos Seres Vivos Ivanise C.S.Mota Ivanise C.S.Mota.
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos 1. Composição química de uma bactéria 2.
O Ciclo do Carbono. O Carbono é um elemento químico presente em todos os organismos. Também está presente dissolvido na água do mar e na atmosfera. Faz.
Professor: Dr. Edson Mesquita.  Cinética química é a área da química que estuda a velocidade das reações químicas. Assim como os fatores que influenciam.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
BIOLOGIA Professora Cristiane C. Camargo. BIOLOGIA Capítulo 10: Nutrição.
ESCURECIMENTO NÃO-ENZIMÁTICO
Alimentação , Ambiente e Sustentabilidade
Molecularidade Expressa o número de espécies que participam como reagentes em uma etapa elementar, formando o complexo ativado. Unimolecular Quando uma.
Origem da Vida. Criacionismo Os seres vivos foram criados por um ser superior e permanecem imutáveis até hoje.
CITOPLASMA: - Fica entre a membrana e o núcleo;
Prof. Dr. Roque Passos Piveli Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho
LIPASES Esterases que apresentam maior atividade por substratos insolúveis em água. Pertencem ao grupo das serina-hidrolases (EC ) Os triacilgliceróis.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS PELO CONTROLE DA UMIDADE
REAÇÕES DE OXIDAÇÃO LIPÍDICA
Como se alimentam as plantas?
Sistema Cardio-vascular Constituição. Sistema Cardio-vascular Coração Vasos sanguíneos Sangue.
Água.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Alimentos Irradiados Símbolo Internacional para indicar que produto irradiado O símbolo 2001: ANVISA aprova a Resolução (RDC) n qualquer alimento.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Efeito de Estufa E Redução da Camada de Ozono 1.
TOLUENO OU METIL- BENZENO
Principais tipos de sistemas circulatórios. Sistema de transporte aberto Assim designado porque o sangue abandona os vasos e passa para os espaços, as.
Polímeros Módulo II - Reciclagem
CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS PELO USO DO CALOR
Deterioração e Processos de Conservação de Alimentos.
HIGIENE E PROBLEMAS SOCIAIS
Produção industrial dos principais
Cinética Enzimática. Estrutura EnzimáticaConstituição em Aminoácidos Mecanismos de Acção Enzimática São difíceis de definir quantitativamente Determinar.
 Uso em Alimentos. “Aditivo alimentar é toda e qualquer substância ou mistura de substâncias adicionadas intencionalmente aos alimentos sem o propósito.
Quimica Ambiental  Classificação da matéria - Substância pura - Misturas - Sistemas homogêneos e heterogêneos  Dispersões - Tipos de dispersões, classificação.
5-PROPRIEDADES QUÍMICAS
 Exerce ação direta sobre os m.o.  Retarda a ação das enzimas  Conserva, prolongando vida de prateleira. Processo caro: “cadeia do frio” Manutenção.
Transcrição da apresentação:

ENZIMAS: CATALASE, PEROXIDASE

A (doador de hidrogênio): guaiacol, pirogalol, tirosina, flavonóides. Peroxidase Utiliza o peróxido de hidrogênio como substrato para oxidar outros substratos como polifenóis. A (doador de hidrogênio): guaiacol, pirogalol, tirosina, flavonóides.

Peroxidase Destruição da vitamina C Descoloração dos carotenóides Degradação não-enzimática (grupo Heme) dos ácidos graxos insaturados, formando compostos voláteis – sabor desagradável de ranço Aparecimento de flavor estranho em alimentos tecnicamente processados de maneira inadequada

Controle A POD é considerada uma das enzimas mais termorresistentes Quando inativada, certamente as demais enzimas e microrganismos patogênicos serão destruídos Braqueamento 90-100o C/3 min Mudança de pH Inibidores químicos: CO2 ou sulfitos

Possui 4 grupos prostéticos ferriprotoporfirina (F+3): Heme Catalase Possui 4 grupos prostéticos ferriprotoporfirina (F+3): Heme

Atividade enzimática Função nos seres vivos: proteger contra os efeitos tóxicos do H2O2 formado no meabolismo celular.

Aplicação industrial da catalase Usada para remover o peróxido de hidrogênio em alimentos: Na oxidação da clara do ovo, em conjunto com glicose-oxidases; Na destruição do peróxido de hidrogênio intencionalmente adicionado ao leite e na detecção deste tipo de alteração.

CATALASE E PEROXIDASE Frutas e vegetais, mesmo armazenados à temperatura de congelamento podem deteriorar-se em razão da presença de certas enzimas. Faz-se necessário uso de branqueamento térmico.

Branqueamento Branqueamento: consiste no aquecimento de frutas e hortaliças, inteiras ou em pedaços, em água ou vapor vivo. Esse processo permite: redução da carga microbiana superficial; inativação das enzimas das superfícies dos pedaços de frutas; eliminação do oxigênio dos tecidos, diminuindo o volume do produto inteiro ou dos pedaços; eliminação de odores e sabores desagradáveis de algumas hortaliças; eliminação da mucilagem de hortaliças; manutenção da cor verde de alguns tipos de hortaliças, dependendo da temperatura utilizada e do processo de conservação seguinte.

Branqueamento As enzimas catalase e peroxidase, por serem termorresistentes, são utilizadas para avaliar a eficiência do branqueamento de frutas e vegetais antes de seu congelamento e armazenamento.