Victoria Amorim Fermino Braga Orientadora: Profa. Zilda Aparecida Godoy Bianchim ; Coorientadora: Patrícia.

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Victoria Amorim Fermino Braga Orientadora: Profa. Zilda Aparecida Godoy Bianchim ; Coorientadora: Patrícia Fracetto Escola Municipal de Ensino Fundamental - E.M.E.F. Paulo Freire – Americana - SP Victoria Amorim Fermino Braga Orientadora: Profa. Zilda Aparecida Godoy Bianchim ; Coorientadora: Patrícia Fracetto Escola Municipal de Ensino Fundamental - E.M.E.F. Paulo Freire – Americana - SP HIDROGÊNIO: ESTUDO DE UMA ALTERNATIVA ENERGÉTICA Questões relacionadas ao clima trazem muitas preocupações, principalmente a questão das emissões dos gases poluentes que aumentam o efeito- estufa que em consequência eleva a temperatura, causando desastres naturais, prejudicando a saúde dos seres vivos e afetando o planeta.  Levantamento quantitativo de dados com 202 alunos dos 8º e 9º anos de uma EMEF - Escola Municipal de Ensino Fundamental - da cidade de Americana - SP. Esse estudo contribuiu para:  Entender as causas do aquecimento global;  Conhecer sobre o hidrogênio como fonte energética alternativa;  Aprender a respeito da célula à combustível;  Perceber a falta desses conteúdos nos livros didáticos;  Reconhecer o modo superficial que são tratados esses assuntos na escola;  Sentir a necessidade de discutir esse tema de forma contextualizada.  AGUIAR, Ricardo Schinaider de. Aquecimento global: quem é culpado? ComCiência, Campinas, n. 152, out Disponível em  Camex. Assessoria de Comunicação Social do MDIC (2015). Disponível em:.  Companhia Energética de Minas Gerais. Alternativas energéticas: uma visão Cemig. Belo Horizonte: Cemig, Disponível em.  Comunicado De Imprensa IPCC. Relatório do IPCC: a mudança climática cria riscos generalizados, mas existem oportunidades para respostas eficazes. Disponível em:. Acesso em: 25 de Setembro de  GRAJEW, O. Nós e o aquecimento global (2007). Disponível em. Acesso em: 18 de Julho de  Instituto de Física Gleb Wataghin/UNICAMP. Laboratório de Hidrogênio – LH2. Disponível em. Acesso em: 26 de Outubro de  LaQA – Laboratório de Química Ambiental. Efeito Estufa. Disponível em:. Acesso em: 25 de Setembro de  SILVA. Ennio Peres da. Ennio Peres da Silva: depoimento [jul. 2015]. Entrevistadora: Victoria A. F. Braga: Campinas: LH2 Laboratório de Hidrogênio do IFGW – UNICAMP, Vídeo. I NTRODUÇÃO  Estudar o Hidrogênio como alternativa energética para o futuro e entender suas aplicações;  Verificar como esse conhecimento está presente, ou não, entre os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II. OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO B I B L I O G R A F I A Arquivo pessoal  Grande parte dos alunos afirmou saber sobre o hidrogênio como combustível;  Os alunos garantiram que conheciam vários dos combustíveis apresentados na pergunta;  Muitos alunos demonstraram desconhecer sobre o gás natural como combustível.  A análise dos dados trouxe certa desconfiança quanto à seriedade assumida pelos alunos, já que o conteúdo relacionado ao tema do trabalho não é tratado pelas disciplinas e eles afirmaram que conheciam o assunto.  Entrevista com o Prof. Dr. Ennio Peres da Silva, fundador e coordenador do Laboratório de Hidrogênio da UNICAMP – LH2;  Levantamento bibliográfico em fontes seguras;  Estudos sobre efeito estufa, aumento da temperatura, aquecimento global, Protocolo de Kyoto, célula a combustível e hidrogênio;  Participação no Projeto de Orientação de Pesquisa e Metodologia Científica; Arquivo pessoal