XXIV Fórum Estadual de Secretarias Municipais de Educação Porto Alegre, 03 e 04 de abril de 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SASE/MEC Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino
Advertisements

A educação no federalismo brasileiro
Prática de Ensino: Educação Básica
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação Regime de colaboração: município, o estado e a união (relações institucionais e as metas do novo PNE)
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Profa. Dra. Rosilene Lagares
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Mesa Redonda Perspectivas & Desafios na Gestão e Organização Metropolitana Gustavo Gomes Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas.
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Mesa Temática IV Normatização e Sistemas Municipais de Ensino Palestrante: Adriana Paim de Almeida.
Organização dos sistemas de ensino
Encontro de Diretores - Setembro/2014. EQUIPE CAP NOMEPóloTelefone Sandra Regina de Souza Ghanem Polos: Primavera do leste, Baixada Cuiabana, Diamantino,
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
Fórum Nacional de Educação
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Os Parceiros: Governo federal; Governo estadual; Governos municipais.
UNDIME – MT REUNIÃO AMPLIDA SISTEMA NACIONAL ARTICULADO (Cooperação) Antônio José Medeiros – SASE/MEC 13/Setembro/2011 Cuiabá-MT.
Conferência Nacional de Educação – Conae 2010
AP01 – Apresentação do PNE e PME
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
CHAPECÓ CRIANÇA – CIDADANIA EM AÇÃO
Lei de Responsabilidade Educacional Qual o conceito?
Planejando a Próxima Década
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de.
Análise Diagnóstica da Educação Municipal Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum
O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O MINISTÉRIO PÚBLICO Bianca Mota de Moraes.
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino - SASE Planejando a Próxima Década IV SEMINÁRIO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO INTEGRAL Itajaí/SC.
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
Na conquista dos direitos de aprendizagem
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
Repartição de competências e recursos entre entes federados: como fortalecer os governos estaduais e municipais? Ilton Norberto Robl Filho (ABDconst/UFPR/UPF)
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Fazenda Subsecretaria de Administração Geral Diretoria de Gestão de Pessoas Gerência de Desenvolvimento.
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
SENADO FEDERAL A construção do Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer? Prof. João Ferreira.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Cidadania e Participação A constituição de 1988 representa um marco para sociedade brasileira, pois a cidadania é definida como um dos princípios básicos.
Educação Indígena Paulo Gilberto Cogo Leivas Procurador Regional da República Procuradoria Regional da República da 4ª Região Coordenador do GT Educação.
REGIME DE COLABORAÇÃO E O FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES EM SANTA CATARINA. Osmar Matiola Diretor DIAE/DIAM/SED.
EDUCAÇÃO INFANTIL DA CONSTRUÇÃO AO ATENDIMENTO DAS CRIANÇAS: implicações para a Gestão Municipal Fabiane Bitello Pedro Coordenadora Estadual UNCME-RS
XXIV Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Educação/RS
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM LETRAS- HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA MODALIDADE.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
Lei No de 1995 O Grupo de Assessoramento com representação paritária do estado e municípios. É considerado, nos documentos, como importante mecanismo.
O PNE e o Pacto Federativo Secretaria Nacional de Articulação com os Sistemas de Ensino Ministério da Educação I SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO.
2ª REUNIÃO DO CEE/SC COM OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO JOINVILLE 16/04/13 REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS DE ENSINO EM SANTA CATARINA. Osmar.
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E NORMAS DE COOPERAÇÃO Audiência Pública em 14/6/16 Na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados Adão Francisco de Oliveira.
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.
Audiência Pública Comissão de Educação, Cultura e Esporte Audiência Pública Comissão de Educação, Cultura e Esporte Tema: Financiamento da Educação, desperdício.
“A construção do Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer?” Suely Melo de castro Menezes.
Transcrição da apresentação:

XXIV Fórum Estadual de Secretarias Municipais de Educação Porto Alegre, 03 e 04 de abril de 2013

REGIME DE COLABORAÇÃO... e eis que "O poeta municipal discute com o poeta estadual qual deles é capaz de bater o poeta federal. Enquanto isso, o poeta federal tira ouro do nariz." Carlos Drummond de Andrade: Política literária,1938

Princípio Federativo(relação entre iguais); Forma de gestão associada ao serviço público necessária para a execução conjunta de competências comuns; Art. 211 da Constituição Federal; Art. 8º da LDB. REGIME DE COLABORAÇÃO

Participação de estados e municípios, ao lado da União, na definição, planejamento e implementação das políticas e suas ações. PRESSUPOSTO

IMPLICAÇÕES a relação entre os entes federativos; a autonomia dos municípios; a divisão do bolo tributário; as desigualdades regionais; o desenho de um projeto de nação.

RELAÇÕES II Conae; PNE ; Sistema Nacional de Educação; PPAs; 10% do PIB; Royalties.

EXEMPLIFICANDO A meta 1 do PNE: universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos (BRASIL, 2010a). - Como? - Com que recursos financeiros, de estrutura física, pedagógica, de transporte, de alimentação,etc?

EXEMPLIFICANDO... Turno Integral; Escolas da zona rural; Transporte Escolar; Fim do Analfabetismo; Revisões Curriculares (ENEM,EM Politécnico, EF, EI)

SEM REGULAMENTAÇÃO: Competição entre entes por interesses financeiros e políticos; Indução à adesão a políticas e programas nem sempre vinculados às reais necessidades de uma rede ou sistema de ensino; Desperdício de recursos.

Clareza Transparência Definições REGULAMENTAÇÃO JÁ!

Márcia Mainardi Coordenadora de Educação da FAMURS /