A Logística e a Fidelização do Cliente Mais clientes satisfeitos X Grupos específicos de clientes mais satisfeitos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão de Estoque na Cadeia de Logística
Advertisements

Muitas empresas desconhecem o significado real do marketing e todo o seu potencial na geração de resultados. Acham que marketing consiste apenas de propaganda.
“A logística e a fidelização de clientes”
Cap. 2 – Satisfação, valor e retenção do cliente
Lançamento de Produtos e Serviços
Princípios de Marketing, 12/E
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
Unidade 1 – Introdução à Logística Definição de Logística Nível de Serviço Qualidade do Serviço Logístico
Venture Capital e Private Equity O Que é ? Modalidade de investimento que envolve participação, através da aquisição de ações ou de outros ativos, em.
Marketing Mix Professor Geovani Carvalho. “O cliente está disposto a consumir o produto que lhe convier, pelo preço que achar justo, no local que desejar,
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;
Planejamento e Controle da Produção Teoria e Prática
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
1 GESTÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE TECNOLOGIA INPI/DIRTEC/CGTEC.
JIT: UMA FERRAMENTA A SERVIÇO DA ADMINSTRAÇÃO Adriana, Cláudia, Emanuel e Marcelo.
Planejamento e Processo Decisório Aula 7 18/04/2016 Etapas do Planejamento Estratégico Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
Plano Financeiro Profa. Bruna Panzarini. Investimento total Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece.
Análise do Comportamento do Consumidor Bruno Ricardo Winzewski Rodrigo Costa Laurindo.
Contabilidade introdutória Descrição das principais contas contábeis.
AGREGADOS MACROECONOMICOS
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
INSPEÇÃO EM SERVIÇO III Pan-American Conference for Nondestructive Testing 05 de junho de 2003.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 3- Análise Interna.
Gestão Estratégica de Custos
Segundo as informações do SITE DO SEBRAE  - as MPEs representam 98% das 4,1 milhões de empresas formais na indústria, comércio e serviços - respondem.
Métodos Quantitativos Aplicados em Marketing Introdução.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Trabalho próxima aula Artigo 21 da Lei Antitruste 10 equipes escolherão dois incisos ou unicamente o XXIV Incisos não disponíveis II – XIV – XVII – XIX.
Nome da Empresa Business Plan. Missão Defina a missão de longo prazao da Empresa –Use palavras que ajude diretamente no crescimento da empresa, seja o.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 1 O que é GCI? Processo de gerenciamento de custos que inclui outras organizações dentro de uma cadeia de.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO. Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que.
LOGÍSTICA Ilda Ruivo Licenciatura em Sociologia do Trabalho 2008.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Gerando modelos de negócio com ajuda de canvas Modelo de Alexander Osterwalder.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de interruptores e sensores de toques. Inventor: Luciano Schabatura.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Estrutura e análise das demonstrações financeiras
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
(Aspectos técnicos e econômicos)
Critério 3 - Clientes Item 3.1 – Imagem e conhecimento de mercado Item 3.2 – Relacionamento com clientes.
As vantagens de ser funcionário e empreendedor
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
Título FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO AMAPÁ.
- Orçamento de Produção
As pessoas desejam controle ou responsabilidade?
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
PPCP II Prof. Alessandro Camargo. MRP – Material Resources Planning Visa minimizar estoques, buscando alinhar as necessidades dos pedidos com o estoque,
CONCEITUANDO PROCESSO “ Processo é um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor.
Questionário 1 - Qual definição de ativo? E ativo industrial? R: Ativo é todo bem ou direito que a empresa possui em um determinado momento, resultante.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 8. SIE SCM Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Exemplo de Plano de Negócios. Nome da Empresa/Ideia Plano de Negócios.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
UNIP – Universidade Paulista Prof. Wesley Vieira Borges Jogo de Empresas Todos os direitos reservados Fase de Preparação.
Componentes da cadeia de valor proposta por Michael Porter
Administração de Suprimentos Prof a Aline Brait. Administração de Suprimentos Prof a Aline Brait Gestão da Cadeia de Suprimentos A Gestão da SC pode ser.
Conceituação de marketing “A empresa orientada para marketing, está voltada para as necessidades do comprador / cliente”. (Levitt) “O marketing deve ser.
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Administração Mercadológica Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração.
Transcrição da apresentação:

A Logística e a Fidelização do Cliente Mais clientes satisfeitos X Grupos específicos de clientes mais satisfeitos

2 Fidelização Clientes Empregados Fornecedores Prestadores de serviços Acionista

3 Fidelização Serviço logístico: “Para prestar o serviço logístico a empresa necessita que seus empregados e seus fornecedores estejam comprometidos com a missão de satisfazer e superar as expectativas dos clientes.”

4 Satisfação, Lealdade e Fidelização Conceitos: Fidelidade: disposição de um cliente em continuar prestigiando um empresa durante um prolongado período de tempo, comprando e utilizando bens e/ou serviços, preferivelmente de forma exclusiva, recomendando voluntariamente a marca daquele fornecedor.

5 Satisfação, Lealdade e Fidelização Clientes satisfeitos: atender às expectativas de mais clientes. Satisfação: Condição necessária, mas não suficiente para que o cliente volte a repetir a compra. Pode ser limitada por fatores situacionais, como a urgência, a percepção de todos os fornecedores fazem a mesma coisa, o não conhecimento de outras alternativas etc.. Estado emocional, resultado de uma experiência momentânea (subjetivo).

6 Satisfação, Lealdade e Fidelização Clientes mais satisfeitos: superar suas expectativas e, dessa maneira, assegurar compras regulares, caracterizando um relacionamento de longo prazo (valor superior). Criação de valor superior: conhecer o que ele considera como valor superior. Transformar essas informações em especificações do serviço. Investir em equipamentos, pessoas, instalações e tecnologia (recursos).

7 Satisfação, Lealdade e Fidelização Dificuldade: conseguir criar valor superior para todos os clientes. Solução encontrada: pensar em GRUPOS de clientes (atratividade). Efeitos econômicos: as receitas e a participação de mercado crescem à medida que os melhores clientes são atraídos para a carteira de negócios da empresa, desenvolvendo vendas regulares e recomendações

8 Satisfação, Lealdade e Fidelização Os custos diminuem à medida que diminui a despesa para adquirir e atender novos clientes e substituir os antigos. A retenção de funcionários aumenta porque o orgulho e satisfação com o emprego aumentam, criando por sua vez um ciclo que reforça a retenção dos clientes pela familiaridade e melhor serviço aos clientes. Maior estabilidade dos funcionários, resulta numa maior produtividade.

9 A Logística e a Fidelização Logística: fidelização de fornecedores e prestadores de serviços. Processo de fidelização: posterior à implantação do conceito de supply chain.

10 A Logística e a Fidelização Maturação do conceito de supply chain (fases): 1. Micro: tem como objetivo melhorar o desempenho de variáveis relacionadas com uma função (ex: reduzir estoques) 2. Macro: tem como objetivo otimizar o desempenho de variáveis relacionadas com duas ou mais funções (ex: reduzir tempo de desenvolvimento de produtos)

11 A Logística e a Fidelização 3. E2E (Enterprise to enterprise): tem como objetivo conseguir fidelizar os integrantes da cadeia. Exemplos: Satisfação já não é suficiente A importância das transações acumuladas O custo da perda de parceiros é alto

12 A Logística e a Fidelização E2E Ganhos: Diminuição do risco na introdução de novos produtos/serviços Eliminar processos que não agregam valor (inspeções de qualidade) Foco: desenvolver e compartilhar idéias e assegurar que produtos e serviços estejam disponíveis para os clientes no menor prazo, com menos estoques, ativos e riscos. Objetivo:fazer com que o conjunto de supply chains seja diferenciado, ganhando vantagem competitiva sobre as cadeias dos concorrentes.

13 O Valor da Fidelização Custo de aquisição Lucro básico Aumento de vendas Economia de custos Indicações Preço-prêmio Ano Lucro anual

14 Como Fidelizar Criar valor superior para grupos de clientes Passos 1. Retribuir a lealdade do cliente com algum prêmio; 2. Construção de relacionamentos no terreno social; 3. Utilizar a estrutura da empresa para prover algum tipo de serviço de valor para o cliente e não disponível em outras empresas.