DIREITO COMERCIAL I INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS DE DIREITO EMPRESARIAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEIO AMBIENTE O Patrimônio Genético
Advertisements

Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Maria Helena Barros de Oliveira
Direito Empresarial Prof. Valber Motta
Direito Empresarial I Marco Antonio Lorga
LEGISLAÇÃO - CONSTITUIÇÃO
Direito regulatório e economia
Direito regulatório e economia
Fundamentos de Economia
A LEI PROCESSUAL CIVIL.
A atuação dos Tribunais de Contas e a Lei Complementar n
O PAPEL DA ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO NAS LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS
ATIVIDADES ECONÔMICAS CIVIS EMPRESÁRIO INDIVIDUAL SOCIEDADE EMPRESÁRIA
Coordenadoria de Defesa do Consumidor
PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
DIREITO CONSTITUCIONAL III
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
Consórcio Público – Licenciamento ambiental
Roteiro de Aula Convivência A Ordem Econômica e Financeira na CF/88
A Ordem Econômica na Constituição de 1988
SIMPLES NACIONAL PROIBIÇÃO E ALÍQUOTAS PROF. Vilma Maria de Lima.
Direito Constitucional e da Cidadania I
ATUAÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO
EMPREGADOR.
Hino Nacional (versão para canto)
Direito Sindical Aspectos Gerais do Direito Sindical e as transformações do Direito do Trabalho.
Política Nacional do Meio Ambiente
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Albertina Nobre OJPRN Registo Comercial Finalidade e Objecto do Registo Comercial Enquadramento legal.
Augusto Henrique Lio Horta
Roteiro da Aula Convivência
Profº Carmênio Júnior
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DIREITO COMERCIAL E LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA Objeto do Direito Comercial e a Teoria da.
Fundamentos de Economia
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 2- Código de Normas-Parte Geral Aula 2- Deveres dos registradores e CNPJ.
REPARTIÇÃO DA COMPETÊNCIA AMBIENTAL
Universidade Presbiteriana Mackenzie
DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
ATIVIDADE URBANISTICA
SOCIEDADE ANÔNIMA.
DIREITO COMERCIAL II Prof. Wiverson de Oliveira. Localização normativa Novo Código Civil: lei de – arts. 966 a revogou a Parte.
O Art. 225 exerce na Constituição o papel de principal norteador do meio ambiente, devido a seu complexo teor de direitos, mensurado pela obrigação do.
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
Conselheiro Jorge Ulisses Jacoby Fernandes
O Direito Falimentar Brasileiro
Profº Carmênio Júnior
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DIREITO COMERCIAL E LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA REGIME JURÍDICO DA LIVRE INICIATIVA. OBJETO:
PL DE 2012 REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE HISTORIADOR Daniel Pereira dos Santos Historiador - Administrador - Educador físico UNIVERSIDADE FEDERAL.
A contratação colectiva
DIREITO TRIBUTÁRIO.
LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL PROFESSOR FÁBIO SILVEIRA.  O direito comercial é reflexo do desenvolvimento dos fatores e agentes econômicos de um determinado.
Constituição Federal Divisão da Constituição em 8 Títulos (Livros) Fundamentais: -I – Dos Princípios Fundamentais; -II – Dos Direitos e Garantias Fundamentais;
PRINCÍPIOS ÉTICOS APLICÁVEIS ÀS ATIVIDADES EMPRESARIAS
CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
Intervenção do Estado na ordem econômica. 2 I – Do Estado Liberal ao Estado Social Característica basilar do Estado Liberal: não intervenção do Estado.
Política nacional do MA Lei 6938/81. Estabelece política: articulação de objetivos e meios Complementada pela legislação e desenhos institucionais. (Lei.
VII Reunião Técnica do Fórum de Procuradores-Chefes junto às Instituições Federais de Ensino Superior Manaus – Maio de 2011.
Regulamentação da REDESIMPLES José Levi Mello do Amaral Júnior 1.
Direito e Legislação Empresarial Marcelo Toledo e Leopoldo Rocha Aula 6.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
Ponto 1 TEORIA GERAL DO DIREITO SOCIETÁRIO PRINCÍPIOS DA ATIVIDADE ECONÔMICA EMPRESARIAL DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE.
Aspectos Jurídicos Afetos ao Saneamento Rural no Brasil Profª.Drª.Sheila Pitombeira.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Janeiro D S T Q Q S S
Transcrição da apresentação:

DIREITO COMERCIAL I INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS DE DIREITO EMPRESARIAL

A Constituição Erige à condição de fundamentos da República Federativa do Brasil os valores do trabalho e da livre iniciativa ( art. 1º, IV). Consagra como direito fundamental o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer ( Art. 5º, XIII). Estabelece proteção à propriedade industrial ( Art. 5º, XXIX). Explicita princípios gerais da atividade econômica(art. 170).

INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS DE DIREITO EMPRESARIAL A Constituição Explicita princípios gerais da atividade econômica ( art. 170 ): -I II - propriedade privada III - função social da propriedade IV - livre concorrência V - defesa do consumidor VI - defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e de seus processos de elaboração e prestação VII - redução das desigualdades regionais e sociais VIII - busca do pleno emprego IX - tratamento favorecido para as empresas brasileiras de capital nacional de pequeno porte IX - tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País

INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS DE DIREITO EMPRESARIAL A Constituição tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País.( art. 170, IX). Garantia do livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei ( art. 170, § único. Previsão de regulatividade dos investimentos de capital estrangeiro, de incentivo aos reinvestimentos e da remessa de lucros( Art ).

INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS DE DIREITO EMPRESARIAL A Constituição Proibição de o Estado explorar diretamente atividade econômica (art. 173).

INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS DE DIREITO EMPRESARIAL As Leis Constituem o instrumento hábil, por excelência, à disciplina da conduta intersubjetiva, MORMENTE quando se tratar de inovar a ordem jurídica( criação, modificação, ou extinção de direitos).

INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS DE DIREITO EMPRESARIAL O Vetusto Código Comercial A parte primeira, dos arts. 1º até 456, foi totalmente revogada pela Lei nº , de ( novo código civil). Vigoram, ainda: A parte segunda ( do comércio marítimo: arts. 457 a 730 e 796). A parte terceira (das quebras; com inúmeras modificações introduzidas pela legislação extravagante: arts. 797 a 913).

INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS DE DIREITO EMPRESARIAL O Código Civil 2002 e o Direito de Empresa(arts.966 a 1195).  TÍTULO I Do Empresário  TÍTULO II Da Sociedade  TÍTULO III Do Estabelecimento  TÍTULO IV Dos Institutos Complementares

INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS DE DIREITO EMPRESARIAL As práticas mercantís Os Tratados Internacionais Os costumes A analogia e os princípios gerais de direito

INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS DE DIREITO EMPRESARIAL Diplomas legislativos básicos Constituição Federal Código Comercial ( Lei nº 556, de 25 de junho de 1850) Código Civil 2002 ( Lei nº , de 10 de janeiro de 2002) Código de Defesa do Consumidor ( Lei nº 8078, de 11 de setembro de 1990) Lei do registro de empresas ( Lei nº 8934, de 18 de novembro de 1994) Lei do cheque ( Lei nº 7357, de 02 de setembro de 1985) Lei das duplicatas ( Lei nº 5474, de 18 de julho de 1968)

INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS DE DIREITO EMPRESARIAL Diplomas legislativos básicos Lei da propriedade industrial ( Lei nº 9279, de 14 de maio de 1996) Lei da recuperação judicial e extra judicial e de falências ( Lei nº 1101, de 09 de fevereiro de 2005) Lei uniforme de letra de câmbio e nota promissória ( Decreto nº 57663, de 24 de janeiro de 1966) Lei de locações prediais urbanas ( Lei nº 8245, de 18 de outubro de 1991) Lei das sociedades por ações ( Lei nº 6404, de 15 de dezembro de 1976)