O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações sobre cursos técnicos, escolas e alunos de nível de ensino médio. Disponibiliza também informações de cursos de formação inicial e continuada – FIC, porém somente dos estabelecimentos de ensino que curso técnico de nível médio podem informar. Os Institutos Federais informam no SISTEC os cursos e alunos de nível superior de tecnologia, licenciatura ou bacharelado.
Todos os estabelecimento de ensino credenciados junto ao MEC que ofertam cursos técnicos de nível médio. Os estabelecimentos independentemente da sua categoria administrativa (pública e privada), sistema de ensino (federal, estadual e municipal) e nível de autonomia.
Para alimentar o SISTEC precisa ser habilitado: No IFPA, como: -Gestor Institucional (Reitor); -Gestor da Unidade de Ensino (Diretor Geral); -Assessor da Unidade de Ensino (servidor designado pelo Diretor Geral); -Gestor Autenticador (servidor designado pelo Diretor Geral).
Dados referentes a curso: -Nome do curso -Tipo de curso (FIC, técnico, superior de graduação) -Forma de ensino (integrado, concomitante, subsequente) -Nível de ensino (fundamental, médio, técnico, superior) -Modalidade de ensino (presencial, a distância) -Ato autorizativo -Ciclo de matrícula (data de início e término) Dados referentes a aluno: -Ciclo de matrícula (nome e CPF do aluno) -Movimentação acadêmica (em curso, evadido, transferido, desligado, integralizado fase escolar, concluído)
-Disponibilizar aos órgãos gestores do MEC e estabelecimentos de ensino dados quantitativos atualizados referentes a cursos e matrículas. -Extração de indicadores de gestão: Taxa de matriculados, Taxa de conclusão, Índice de eficiência, Taxa de evasão, Taxa de Retidos, Taxa de relação de ingressantes por matriculados, etc. -Utilização dos quantitativos de alunos matriculados para a composição orçamentária, no caso dos Institutos Federais.
-O coordenador de curso não alimenta o SISTEC. -O coordenador de curso pode auxiliar na alimentação do SISTEC a partir da gestão do alunado, informando no sistema interno da instituição a real situação acadêmica do aluno (cursando, abandono de curso, transferido para outro campus ou instituição, concluído, desistente). -Os dados informados no sistema interno de gestão acadêmica serão informados mensalmente pelo setor ou pessoa competente (designada) no SISTEC.
-É sistema de gerenciamento das atividades acadêmicas do IFPA, que passou a utilizado a partir das 2ª semestre de É parte de um sistema integrado denominado SIG – Sistema Integrado de Gestão. -O SIG foi desenvolvido pela UFRN e o IFPA contribui em seu desenvolvimento. -O SIGAA é um sistema estruturado em módulos
O sistema SIGAA pode ser acessado por: -Servidores técnico-administrativos; -Docentes (efetivo ou temporário); -Docentes externos (desde que cadastrados); -Colaboradores terceirizados (desde que cadastrados). O SIGAA dispõe de uma área pública possibilitando que o publico em geral tenha acesso a informações de cursos, currículos, alunos, docentes, coordenadores).
O sistema SIGAA funciona com uma estrutura modular: -Módulo de Formação Complementar (cursos FIC) -Módulo Técnico (cursos técnicos integrados e subsequentes) -Módulo Graduação (cursos superiores de graduação) -Módulo Lato Sensu (cursos superiores de pós-graduação) -Módulo Strito Sensu (cursos de mestrado e doutorado).
O coordenador de cursos precisa ser cadastrados pela Diretoria de Ensino do campus ao respectivo curso. Para os cursos de graduação o SIGAA dispões de um portal específico (Portal da Coordenação de Graduação) Os coordenadores designados com função (FUC) e cadastrada no SIGP terão um vínculo de acesso denominado “Chefia/Diretoria”. O vínculo de “Chefia/Diretoria” habilita ao o coordenador a acessar informações do curso, turma, docentes, alunos, relató rios acadêmicos.
-Matrizes e estruturas curriculares do curso -Matrícula de alunos ingressantes -Matrícula de alunos em turmas -Criação de turmas de componentes (disciplinas) -Docentes vinculados a turmas de componentes (disciplinas) -Plano de ensino e de aula dos docentes por turma de componente (disciplina) -Acompanhamento de frequência discentes por turma de componentes (disciplina) -Acompanhamento de lançamento de notas pelos docentes por turma de componente (disciplina) -Relatório de anos matriculados no período letivo vigente
-Acompanhamento de matrícula de aluno em atividades complementares, estágio e TCC -Acesso ao histórico do aluno -Emissão de atestado de matrícula -Emissão de declaração de vínculo institucional -Relatório de alunos com insucesso (retidos/reprovados) -Etc.