Administração da Qualidade Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIDADE 4 Gestão de estoque na cadeia de logística integrada grupo 14: adriana vasconcelos igor hadish maria izabella lima suzane gonçalves.
Advertisements

Gestão da Produção com foco nos processos
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
COMO DEFINIR QUALIDADE?
QUALIDADE TOTAL E MELHORAMENTOS
CONCEITOS DA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL
Atividade R05 Grupo 3 Turma 19.
Gurus - Demming A Qualidade de um produto ou serviço apenas pode ser definida pelo cliente. A Qualidade é, assim, um termo relativo que vai mudando de.
SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO.
AVALIAÇÃO E CONTROLE: O que é e como fazer?
LOGÍSTICA INTEGRADA GRUPO 19X.
relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor.
Gestão da Qualidade Prof. Fabiano Sabha.
SISTEMA DE QUALIDADE - EAD
Administração da Produção
Logística Integrada Engenharia de Produção
“Só fazemos melhor aquilo que, repetidamente, insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito.” Aristóteles.
Enfoque da Qualidade na Administração
Introdução A qualidade já é conhecida há alguns milênios. Mas, como disciplina, ainda está em formação. Em sua fase inicial a qualidade estava voltada.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
ISO 9001: 2000 O que é um sistema da qualidade e seu objetivo.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
P RINCÍPIOS DA Q UALIDADE T OTAL Estilo Japonês. O QUE É O C ONTROLE DA Q UALIDADE T OTAL ? Controle da Qualidade Total (TQC) Satisfação das necessidades.
Práticas de Manutenção II Curso Técnico de Eletromecânica Prof. Paulo A Baltazar Ramos, IFB Planejamento da Manutenção.
Administração da Produção Trabalho realizado para o curso Técnico em Administração que sintetiza a Administração da Produção baseando-se no sistema Toyotismo.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Este material é para uso somente em sala de aula. Nenhuma parte deste documento deve ser distribuída, citada ou copiada.. Taquara, 14 de outubro de 2015.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Os Cuidados na Comprovação dos Requisitos de Sustentabilidade Rafael Setúbal Arantes EPPGG/Diretor-Adjunto DELOG/SLTI/MP.
QFD: Desdobramento da Função Qualidade
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Administração de operações
JIT: UMA FERRAMENTA A SERVIÇO DA ADMINSTRAÇÃO Adriana, Cláudia, Emanuel e Marcelo.
ISO 9001:2000 e sua Abordagem por Processos
Professor Fernando Vianna
Gerenciamento de Ferramentas da Qualidade
Método dos Elos – adequação de layout de processos
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
GESTÃO DA QUALIDADE - EMENTA
CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
Gabriel Castilho Mendes Ribeiro Análise do valor na conformação de tailored- blanks Ronnie Peterson Schröder Paulo Victor P. Marcondes.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações Luciano Thomé e Castro.
          O gerenciamento da qualidade é o aspecto da função que determina e implementa a "POLITICA DE MEDICAMENTOS" ou seja , as intenções e direções.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
CONCEITOS DE QUALIDADE PELOS PRINCIPAIS AUTORES DO ASSUNTO abril 2008.
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE TPM TPM - Seg., Hig. e MA O principal objetivo desse pilar é acidente zero, além de proporcionar um sistema.
Aula 03 –PARTE : Norma NBR ISO 9001:2008 Ghislaine Miranda Bonduelle.
- Orçamento de Produção
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Baseado nos capítulos 1, 2, 3 e 4 de Falconi.
GRUPO: Augusto Monteiro, Igor Dias e Tais Ucinski PROFº CESAR AUGUSTO KRUGER CASO 2: A MODA.
R EENGENHARIA E M ODOS DE P RODUÇÃO. Taylorismo O que é: Também conhecido como Administração Científica, o Taylorismo é um sistema de organização industrial.
/ de Novembro de UFPE - Universidade Federal de Pernambuco Cap. 7 - Garantia da Qualidade & Cap. 8 – Qualidade na Interface Compras/Vendas.
CONTABILIDADE GERENCIAL “CUSTO DA QUALIDADE” EDSON SAMPAIO FABIANA IVONETE BISPO MARCELO PORTO NOELSON Professora:LEONICE OLIVEIRA.
Componentes da cadeia de valor proposta por Michael Porter
G ESTÃO DA Q UALIDADE Conceitos Histórico Gestão da Qualidade Total.
GESTÃO DO CONHECIMENTO CICLO P.D.C.A
Padronização e Melhoria
Acadêmicas: Tamyres D.C.A. de Lima; Thaliane A. de Freitas; Vanessa Brunnquell.
Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., C a p í t u l o GESTÃO DA QUALIDADE Sumário do Capítulo Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill.
Enfoque da Qualidade da Administração
Transcrição da apresentação:

Administração da Qualidade Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro

Evolução Uniformidade: um problema da produção em massa. Controle estatístico: estimativa de erros e defeitos Administração da Qualidade total: uma abordagem completa. 2

Definições da Qualidade ExcelênciaQualidade significa o melhor que se pode fazer, o padrão mais elevado de desempenho. “Fazer certo da primeira vez”. ValorQualidade significa ter mais atributos, usar materiais ou serviços raros que custam mais caro. Luxo. EspecificaçõesQualidade planejada, definição de como o produto deve ser feito. Problema de engenharia. ConformidadeQualidade real. O produto ou o serviço deve estar de acordo com especificações. RegularidadeQualidade significa uniformidade. Produtos e serviços são idênticos. Adequação ao Uso Qualidade de projeto e ausência de deficiência estão englobadas, mas quem define isso é o cliente. 3

Custos da Não Qualidade Custos de retrabalho (necessidade de refazer o produto ou serviço) Tempo de espera dos equipamentos parados para correções Produtos que não podem ser recuperados e devem ser destruídos e trocados Cumprimento das garantias oferecidas ao cliente Perda de pedidos de vendas Devoluções Custos judiciais Comprometimento da imagem e perda de clientes 4

Custos da Qualidade Custos necessários para evitar os custos da não qualidade 5 Custos de Prevenção Planejamento do processo Treinamento Desenvolvimento de fornecedores Desenvolvimento de produtos e do sistema de produção Manutenção preventiva Custos de Avaliação Mensuração e teste de matérias primas Aquisição de equipamentos para avaliação Controle estatístico de produtos Inspeção Elaboração de relatórios

Importância do Cliente para a Qualidade Qualidade de projeto compreende as características do produto que atendem às necessidades dos clientes. Atende sua finalidade. –Clientes satisfeitos com o produto –Produtos e serviços mais competitivos –Maior desempenho da empresa 6

Três Fases da Qualidade 1)Era da Inspeção Separação do produto bom do defeituoso por meio da observação direta Predominante na fase de produção artesanal Uso ainda frequente em obras de arte, alimentos, etc Técnica limitada quando se lida com volumes de produção muito altos 7

Três Fases da Qualidade 2) Era do Controle Estatístico Baseado em amostragem Uso da carta de controle Disseminação com a II Guerra Mundial para Indústria Armamentista Surge a ideia do departamento de Qualidade (Feigenbaum) 8

Três Fases da Qualidade 2) Era do Controle Estatístico Departamento de Qualidade –Estabelecer padrões de custo e desempenho –Avaliar o desempenho: comparar desempenho dos produtos com padrões –Agir quando necessário: medidas corretivas quando padrões violados –Planejar o aprimoramento Qualidade deve ser uma preocupação de todos. Prosperidade americana Pós Guerra abaixa o nível da qualidade. Diferente no Japão, com o desenvolvimento do Modelo Toyota. 9

Três Fases da Qualidade 3) Era da Qualidade Total (anos 60 com a evolução do pensamento de Feigenbaum) Interesse do cliente é o ponto de partida: “A qualidade quem estabelece é o cliente e não os engenheiros, nem o pessoal de marketing ou a alta administração. A qualidade de um produto ou serviço pode ser definida como um conjunto total das características de marketing, engenharia, fabricação e manutenção do produto ou serviço que satisfazem às expectativas do cliente” 10

Qualidade Total Qualidade abrangeria todos os estágios do ciclo Industrial: –Marketing: avalia o nível de qualidade desejado pelo cliente e o custo que ele está disposto a pagar –Engenharia: transforma as expectativas e os desejos dos clientes em especificações –Suprimentos: escolhe, compra e retém fornecedores de peças e materiais –Engenharia de processos: escolhe máquinas, ferramentas e métodos de produção –Produção: a supervisão e os operadores têm uma responsabilidade importante pela qualidade durante a fabricação –Inspeção e testes: verificação de conformidade –Expedição: embalagem e transporte –Instalação e Assistência técnica: Feitos corretamente ajudam no funcionamento do produto. 11

Qualidade Total 12 Ênfase na qualidade do produto e serviço Era da inspeção e do controle estatístico Ênfase no sistema de qualidade Era da qualidade total

Qualidade Total Exigência de que os fornecedores entreguem os produtos com a qualidade assegurada ou garantida. Reduz ao mínimo ou até mesmo elimina a inspeção da qualidade dos produtos que vêm de fora. Realização da auditoria do sistema de qualidade por parte da empresa compradora para garantir a qualidade garantida de seu fornecedor. 13

Principais integrantes da escola da qualidade AutoresPrincipais ideias e contribuições Shewhart, Dodge e Roming Cartas de controle Controle estatístico da qualidade e controle estatístico de processo Técnicas de amostragem Ciclo PDCA Feigenbaum Departamento de controle de qualidade Sistema da qualidade e garantia da qualidade Qualidade total Deming 14 pontos Ênfase no fazer certo da primeira vez Corrente de clientes Qualidade desde os fornecedores até o cliente final Juran Trilogia da qualidade (planejamento, controle, aprimoramento) Ishikawa Qualidade total Círculos de qualidade 14