Estética SCHROEDER - 2010 ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESNVOLVIMENTO REGIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUPERVISORIA.

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Teoria do Gosto. O belo não é uma ideia inteligível, ou uma qualidade dos objetos, mas aquilo que nos provoca um sentimento de prazer desinteressado.
Transcrição da apresentação:

Estética SCHROEDER ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESNVOLVIMENTO REGIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUPERVISORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA “MIGUEL COUTO” TURMAS: SEGUNDOS ANOS

OBJETIVO GERAL Buscar aquisição do estilo reflexivo critico, para que se possa hoje problematizar questões e construir respostas originais no contexto histórico-social em que o aluno se situa. Possibilitando a articulação do individuo enquanto personagem social, o que requer a consciência e o reconhecimento de identidade pessoal e uma compreensão critica da relação com os outros e com o mundo. Aluno enquanto ser participativo do coletivo.

OBJETIVOS ESPECIFICOS: 1. Perceber o porque da filosofia como disciplina do Ensino Médio verificando sua importância para o desenvolvimento da atitude critica e filosófica da indagação continua na sociedade; 2. Realizar com o aluno a busca do criativo, instigante e consciente, sensibilizando-se da importância de pensar por si mesmo e com os outros ; 3. Relacionar a filosofia às diversas facetas da realidade; identificar as ideologias políticas que tiveram mais incidência na transformação da sociedade;

4. Investigar a constituição da natureza humana identificando as diversas reações inerentes a ela; 5. Verificar as principais causas da angustia reconhecendo que o ser humano é sentimento e emoções; 6. Identificar as frentes de trabalho compreendendo a importância do mesmo para o seu desenvolvimento e reconhecer que a satisfação no trabalho é ponto chave para a realização pessoal e profissional; 7. Reconhecer a arte e a estética como uma expressão filosófica do pensamento humano.

EMBASAMENTO TEORICO E REFLEXIVO Origem da Filosofia; Mito e Filosofia; Condições Históricas; Períodos da Filosofia e Filósofos. PENSAR A BELEZA; Busca da Beleza; Refletir sobre Beleza; entre os Gregos; PLATÃO, ARISTÓTELES E SÓCRATES; ESTÉTICA na Idade Média, no Renascimento e no mundo Contemporaneo;

A Estética Moderna; O Corpo e os Aspectos Sociais do Surgimento da Estética; Baumgarten e o Belo; Schiller e o Jogo Estético; O Estado Estético; A UNIVERSALIDADE DO GOSTO; O Mercado do Gosto; O Gosto Como um Fato Social; O Juízo de Gosto na Filosofia; Hume: gosto é coisa da sua cabeça; O Juízo de Gosto na Arte; Kant e o Sentimento do Belo; A Universalização do Gosto; Exigências para o Bom Gosto; O Materialismo Histórico e a Arte Interessada; Para Além do Belo Clássico;

O CINEMA E UMA NOVA PERCEPÇÃO; As Novas Técnicas de Reprodução: Fotografia e Cinema; Merleau-Ponty e o Cinema como Expressão de Visão de Mundo; O Sentido da Imagem; A Teoria Especial da Relatividade; Estética da atração;

METODOLOGIA Após estudo dos textos, debate e organização de equipes, os alunos foram orientados a seguir a linha de pesquisa “ ESTÉTICA NA CONTEMPORANEIDADE”. As equipes se reuniram na escola, utilizando o laboratório de informática para realizar as pesquisas de mídia. Desenvolveram filmes no “Windows Movie Maker”, alguns utilizaram o Power Point, mas todas as 30 equipes, utilizaram como instrumento de apresentação o data show.

AVALIAÇÃO A avaliação é processual por meio de participação em sala, exercícios em equipes/grupos, trabalhos de pesquisa, assiduidade, organização e a responsabilidade no cumprimento das tarefas e na entrega dos exercícios, e apresentações de trabalhos.

Trabalhos Realizados: mw mw beE beE