Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
A TEORIA DE WILLIAM HEARD KILPATRICK
Pedagogia da pesquisa-ação
Plano de Ensino Plano de aula
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Didática e Metodologia no Ensino Superior
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Perfil do Profissional
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
POR UMA REVOLUÇÃO NO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Denise Vaillant
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
A Função do Professor Articulador
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Intencionalidade Pedagogógica: O papel da Supervisão no PIBID
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Esclarecendo o que entendemos por conhecimento escolar
SILVANA BERBEL FERNANDES
Portfólios da Prática Pedagógica
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Educação Especial Aula 7
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Perguntas de Modelação
Metodologia da Pesquisa Científica
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Concepções em Educação Matemática
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
O que entendemos por teoria e por prática.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Transcrição da apresentação:

Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014

Elementos básicos da formação inicial de professores Conhecimentos Disciplinares das Ciências de Referência (e afins) Conhecimentos Pedagógicos Gerais Conhecimentos Pedagógicos Específicos (ensino e aprendizagem da física na escola)

O PROBLEMA DOCENTE FUNDAMENTAL DADO UM CERTO CONTEXTO, ENSINAR ALGO A ALGUÉM, COM UMA CERTA FINALIDADE

3) O PROBLEMA FUNDAMENTAL DOCENTE* Dado um certo contexto, ensinar algo a alguém, com uma certa finalidade. (*) Cf. Abib (2011) COMUNIDADE ESCOLAR CONHECIMEN TO DE CONTEÚDO CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ALUNOS, GRUPO, CULTURA, COMUNIDADE... OBJETIVO: PARA QUÊ ENSINAR ESSE CONTEÚDO?

SER DOCENTE: dimensões epistemológica, didática e axiológica PROFESSOR ALUNO CONTEXTO/FINALIDADE CONHECIMENTO

Questões essenciais Que contextos? Que alunos? Que finalidades? Que conteúdos? Que procedimentos?

O desenvolvimento dos conhecimentos profissionais docentes:TEORIA & PRÁTICA conhecimentos teóricos conhecimentos práticos conhecimentos profissionais

Estágio Investigativo: relações entre teorias e práticas docentes Problemas em investigação contexto social e cultural/escola conhecimentos (pessoais e da literatura) práticas docentes Problemas signiticativos/ investigação no estágio

DIMENSÃO INVESTIGATIVA  Solução de questão de pesquisa exploratória significativa... Desafio Motivação PÂNICO DESINTERESSE Conhecimento

Exemplos de problemas significativos  aulas de física motivantes e interessantes para os alunos?  como promover uma boa relação entre professor e alunos?  Que métodos pedagógicos são mais adequados?  Como utilizar os conhecimentos prévios dos alunos?  Como avaliar o que está sendo ensinado?

Exemplos de problemas significativos  Qual o papel do professor de física?  Como trabalhar os conteúdos de forma articulada entre si e com outras disciplinas?  Qual a melhor forma de conduzir uma aula?  É possível ensinar física sem cálculos?  Por que é importante ensinar física?