Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014
Elementos básicos da formação inicial de professores Conhecimentos Disciplinares das Ciências de Referência (e afins) Conhecimentos Pedagógicos Gerais Conhecimentos Pedagógicos Específicos (ensino e aprendizagem da física na escola)
O PROBLEMA DOCENTE FUNDAMENTAL DADO UM CERTO CONTEXTO, ENSINAR ALGO A ALGUÉM, COM UMA CERTA FINALIDADE
3) O PROBLEMA FUNDAMENTAL DOCENTE* Dado um certo contexto, ensinar algo a alguém, com uma certa finalidade. (*) Cf. Abib (2011) COMUNIDADE ESCOLAR CONHECIMEN TO DE CONTEÚDO CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ALUNOS, GRUPO, CULTURA, COMUNIDADE... OBJETIVO: PARA QUÊ ENSINAR ESSE CONTEÚDO?
SER DOCENTE: dimensões epistemológica, didática e axiológica PROFESSOR ALUNO CONTEXTO/FINALIDADE CONHECIMENTO
Questões essenciais Que contextos? Que alunos? Que finalidades? Que conteúdos? Que procedimentos?
O desenvolvimento dos conhecimentos profissionais docentes:TEORIA & PRÁTICA conhecimentos teóricos conhecimentos práticos conhecimentos profissionais
Estágio Investigativo: relações entre teorias e práticas docentes Problemas em investigação contexto social e cultural/escola conhecimentos (pessoais e da literatura) práticas docentes Problemas signiticativos/ investigação no estágio
DIMENSÃO INVESTIGATIVA Solução de questão de pesquisa exploratória significativa... Desafio Motivação PÂNICO DESINTERESSE Conhecimento
Exemplos de problemas significativos aulas de física motivantes e interessantes para os alunos? como promover uma boa relação entre professor e alunos? Que métodos pedagógicos são mais adequados? Como utilizar os conhecimentos prévios dos alunos? Como avaliar o que está sendo ensinado?
Exemplos de problemas significativos Qual o papel do professor de física? Como trabalhar os conteúdos de forma articulada entre si e com outras disciplinas? Qual a melhor forma de conduzir uma aula? É possível ensinar física sem cálculos? Por que é importante ensinar física?