"O Novo Portal Minas e a metodologia de apuração da satisfação dos usuários". Marconi Laia Brasília - Dezembro de 2005.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Advertisements

Sistema Inteligente para Avaliação de Informações da Região Metropolitana de Curitiba ORBIS _MC Sonali Bedin Aline Nicolini Tania Bueno Hugo Hoeschl.
II CONeGOV 2005 – 11 e 12/08/05 O Serviço Fale com o Governador como Instrumento de Participação da Sociedade.
Visão Geral Portal das Finanças. Declarações Electrónicas Portal das Finanças Agregação e evolução Portal das Finanças Agregação.
Procedimentos Gerais Necessários à Regulamentação da LAI no Município
Abertura da VC 1: Portal da Transparência Municipal e LC 131/99 Objetivo, Agenda e Dinâmica.
O USO DO SOFTWARE LIVRE JOOMLA NO DESENVOLVIMENTO DE WEB SITES FOCANDO A USABILIDADE NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Maria Irene da Fonseca e Sá Anne Caroline.
Contabilidade Sistemas de Informação
PLANO DE GESTÃO.
Gizelle Sandrini Lemos 26 de abril de 2006
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
Portal do Registro Mercantil Integrado – REGIN
Cidades Digitais abril/2011 Lino Kieling Diretor Técnico.
Fabiano André Vergani
Estratégias para integração com o setor público
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
PROJETO MODELO DE CIDADE DIGITAL
Diagnóstico de Usabilidade das Secretarias de Estado
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – SEFAZ
Governo Eletrônico no Brasil
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO VISÃO GERAL Brasília, 19 de maio de 2010.
Estratégia de TI para o Governo Federal CONSIDERAÇÕES INICIAIS.
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO FEQ- UNICAMP
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
SEO O processo de fazer com que o seu site se destaque e apareça no topo dos mecanismos de busca é denominado SEO ( Search Engine Optimization ).
PROGRAMA DE GESTÃO RENOVAR PARA AVANÇAR (biênio )
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA.
Projeto Portal do OP Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento
Missão, Visão e Valores da Ouvidoria
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Desenvolvimento de uma aplicação (software) com interface web (internet) permitindo a inserção de serviços públicos municipais, consultas, exclusões e.
Seminário O controle interno governamental no Brasil Velhos Desafios, Novas Perspectivas 14 a 16 de Maio Iguassu Resort – Foz do Iguaçu - Paraná.
Desenvolvimento de software de apoio a gerência de informações da Central de Cursos de Idiomas da FUNCERN Reunião Início.
Transparência Ferramentas de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM Gilsoni Albino Lunardi Diretor.
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte
Adriano Leão Venceslau (79) / º CONGRESSO Brasileiro de Certificação e Acreditação em Sergipe TRT20 - Aracaju.
Transparência dos atos e gastos públicos
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO
PNAGE/RN Congresso CEARÁ de Gestão Pública Área Temática: Gestão Pública Painel: PNAGE - Experiências e Andamento Painelista: Anna Cláudia Nobre (PNAGE/RN)
Atuação dos agentes de Controle Social
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
Relato da experiência sobre a criação do portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Lise Christine Banon.
FESPSP - Pós Gestão Pública. Equipe :Adriana de Matos Carolina Nóbrega Lília Ramadan V.
SIPLAG Sistema de Planejamento e Gestão
CIDADANIA DIGITAL JÁ Inclusão e oportunidades reais.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Siscomex Importação Web
Hotsite Defesa Civil Ferramenta de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM
CIDADE TRANSPARENTE. Cidade Transparente -Avanços e desafios desde a aprovação da Lei de Acesso à Informação (LAI); -Desafios a serem superados no que.
Comissão de Gestão Fazendária - COGEF 2015 Espaço de Trabalho Corporativo.
IMPLANTAÇÃO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
SOLUÇÃO PRONIM eSOCIAL. SOLUÇÃO eSOCIAL  Obrigação Legal  Calendário Legal  Solução PRONIM eSocial  Material de Apoio Comercial PAUTA.
Projetos por Área SUBSECRETARIA GERAL DE PLANEJAMENTO E GESTÃO SUPERINTENDÊNCIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
Portal Rio Sem Miséria: a informação como insumo estratégico
Comunicação Interna PolíticaCompromissos Sugestões de produtos, soluções.
O PROGRAMA Secretaria de Administração e Reforma do Estado.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação Departamento de Governo Eletrônico Indicadores e Métricas.
Linha de Informações do Governo: análise da reestruturação da Central de Atendimento Fernanda Girão I Encontro Portal Minas / LIG-Minas.
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
Checklist para Avaliação de Usabilidade de Interfaces para Portadores de Visão Sub-normal - Ciências Exatas e da Terra Vera R. Niedersberg Schuhmacher,
MÉTRICAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE: experiências em andamento no ICICT/FIOCRUZ Brasília, 1 agosto de 2008 Cícera Henrique da Silva Michele Nacif Antunes Maria.
Transcrição da apresentação:

"O Novo Portal Minas e a metodologia de apuração da satisfação dos usuários". Marconi Laia Brasília - Dezembro de 2005

Estrutura da Apresentação – Objetivos – Contextualização: Portal Minas – Novo Portal Minas: – Avanços e Problemas – Metodologia de satisfação

Objetivos

– Estreitar as relações Governo – Sociedade. – Melhorar e ampliar a prestação dos serviços públicos. – Expandir o acesso às informações do Governo do Estado de Minas Gerais.

Contextualização

Projeto de Reestruturação do Portal de Governo de Minas Gerais: – Inexistência de uma política estruturada de Governo Eletrônico. – Arquitetura da Informação e Conteúdo do Portal Minas. – Visão institucional do fornecimento de informações. Contextualização

– Ausência do mapeamento de Funções e Responsabilidades Informacionais. – Desconexão entre os conteúdos presentes no Portal Minas e na Central de Atendimento pelo Telefone (LIG-Minas -Linhas de Informação do Governo).

Versão Antiga

Novo Portal Minas

Novo Portal Minas – Abandono da organização Institucional das Informações. – Organização Matricial da Informação, propiciando caminhos diferentes para a mesma informação. – Ferramenta Web para gestão descentralizada de conteúdo. – Responsabilização das instituições públicas

Novo Portal Minas Novo Portal – classificação da informação nas seguintes audiências: – Cidadãos – Empresas – Servidores – Governos

Avanços e Problemas

Avanços – Iniciativa Front-end : tecnologia focada no usuário do serviço. – Criação de política de governo eletrônico – envolvimento de todos os órgãos e entidades. – Meta de inclusão no Acordo de Resultados do governo de Minas Gerais. – Reestruturação informacional. – Descoberta de diversos erros na prestação de serviço ao cidadão.

Avanços – Inclusão digital: serviço integrado com central de atendimento telefônico – fundamental para atender um estado com 853 municípios. – Gerência exclusiva para o Portal. – Avaliação contínua dos serviços. – Processo de aculturação da administração pública. – Utilização do código fonte da ferramenta em outros sítios de governo.

Dificuldades – Dificuldade dos órgãos em compreender a internet um canal para divulgar produtos e serviços de informação e não como uma solução mágica de divulgação de informações. – Tendência à internalização das políticas – foco interno dos serviços e dificuldade de “falar a linguagem” do cidadão.

Dificuldades – Baixa utilização da ferramenta para a inclusão de novos conteúdos. – Incompatibilidade entre as informações publicadas nos sítios das Instituições e no Portal.

Metodologia de satisfação

– Benchmarking de experiências estaduais e municipais de governo - ausência de pesquisas de satisfação do usuário. – Revisão da literatura disponível sobre avaliação de Portais. – Utilização da metodologia de avaliação de Portais de Governo desenvolvida por Barboza. (BARBOZA et al, 2000, p.119).

Metodologia Critérios para avaliação de Portais de Governo: – Conteúdo; – Abrangência; – Funcionalidade; – Planejamento visual.

Metodologia Eixos de avaliação dos usuários do Portal Minas: − Avaliação da Estrutura da Informação; − Avaliação do Conteúdo.

Metodologia Avaliação da Estrutura da Informação: − Se a informação é de fácil localização; − Se o mecanismo de busca do Portal é de fácil utilização; − Se a informação que o usuário procura foi encontrada.

Metodologia − Se a informação está agrupada no assunto adequado; − Se o mecanismo de ajuda esclarece as dúvidas de navegação;

Metodologia Avaliação do Conteúdo : − Se a informação ali encontrada é clara, ou seja, de fácil entendimento; − Se a informação ali encontrada atende ao que o usuário procura; − Se a informação ali encontrada está correta.

Implantação − Disponibilização de questionários no Portal. − Elaboração de relatórios mensais com os resultados obtidos. − Utilização dos relatórios para a reestruturação e modernização do Portal. − Previsão para implantação: Março de 2006.

Obrigado! Marconi Laia Brasília - Dez 2005 (31) /8243