VIGILÂNCIA SANITÁRIA E SERVIÇOS DE TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA “UMA PARCERIA NA BUSCA DA QUALIDADE” Trabalho realizado por: BORGES, Bertha Lúcia Costa NOGUEIRA,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IV Seminário Estadual Vigilância do Óbito Materno e Infantil
Advertisements

Plano “VISA na Atenção Básica”
SEMINÁRIO “Política da Alta Complexidade”
Funções Essenciais de Saúde Pública: a experiência em Goiás
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Reunião de VISAs Gerência de tecidos, células e órgãos HEMO 2005 Rio de Janeiro - RJ 2005 GETOR.
X Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
PLANO OPERATIVO ESTADUAL – DISTRITO FEDERAL   Atenção Integral à Saúde dos Adolescentes  em Conflito com a Lei,  em Regime de Internação e Internação Provisória.
Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina de Santa Catarina.
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
Núcleo de Educação e Formação em Saúde ETSUS / ES Primeiras ações iniciadas no ano de 1976, há 33 anos Condição administrativa não alterada: considerando.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - PE 10/12/2012.
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Paulo Henrique D´Ângelo Seixas
Estado da Paraíba Secretaria de Estado da Saúde
A auditoria cívica hoje
Projeto de Automação
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
PROJETO: “DE VOLTA PRA CASA”
Qualidade de Produto de Software
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Serviços de Saúde
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DIRETORIA GERAL DE ATENÇÃO À SAÚDE COODENADORIA ESTADUAL DA ATENÇÃO BÁSICA Histórico.
Seminário Nacional sobre Controle de Infecção em Serviços de Saúde
REDE ESTADUAL DE SAÚDE AUDITIVA
Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas Fundação de Vigilância em Saúde a Evento : Fórum Regional Norte /ANVISA – Belém – PA 23 a 25 de abril de 2007.
Marcel Fernando de Oliveira
Secretaria Municipal de Saúde
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Oportunidades de melhorias para UMS-Terra Firme Expositor: Ivan Costa Belém, 16/10/2010.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
Programação 2010 ESAF Junho Diretrizes para Programação ESAF  A programação será definida por Trilha de Capacitação Fazendária  Serão definidos.
PROJETO VISA Projeto de Informação e Comunicação Projeto de Cooperação Técnica “Apoio à Descentralização das Ações e Consolidação do Sistema Estadual de.
“A Avaliação das Ações Sociais Privadas: Quem avalia, Por que, Para que e Como?” Coordenação: Anna Maria T. Medeiros Peliano /IPEA Salvador, Abril /2008.
DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA -GO
Conversando sobre Gestão de Risco em Serviços de Saúde
Quatro Encontros no final de 2007: -Corumbá/MS -Santana do Livramento/RS -Boa Vista/RR -Foz do Iguaçu/PR.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA 13 de março de º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA.
SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE - PERNAMBUCO Secretaria Executiva de Regulação em Saúde Diretoria Geral de Fluxos Assistenciais AGOSTO/2014 TERAPIA RENAL.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Financiamento dos laboratórios;
Diretoria de Vigilância Sanitária Dra. Tatiana Vieira Souza Chaves
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Introdução Relata a experiência de um grupo de Bibliotecários/ Profissionais da informação, locados no complexo da saúde da Universidade Estadual de Campinas,
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Março 2011 PRIORIDADES, RUMOS E TENDÊNCIAS. AS PRIORIDADES DOS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE Giovanni Guido Cerri Secretaria de Estado da Saúde.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Própria construção do.
GERENCIAMENTO DE RISCOS E PERIGOS RELACIONADOS A PRODUTOS, SERVIÇOS E MEIO AMBIENTE NAS AÇÕES DE VISA NO ESTADO DO MARANHÃO ARNALDO MUNIZ GARCIA SUPERINTENDENTE.
Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil Subsecretaria de Atenção à Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde.
Universidade Federal da Bahia
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
1 OFICINA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO RIO GRANDE DO SUL Discussão em grupo Dezembro de 2011.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
Encontro Estadual do PMAQ
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
CASOS COMPLEXOS NO CURSO POLÍTICA LGBT: diálogo entre complexidade e Educação Permanente Juliana Mercês, UNA-SUS/UERJ* Paulo Roberto Volpato Dias, UNA-SUS/UERJ.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Reunião Regional Sul-Sudeste Espaço Dconf Porto Alegre, 28 de julho de 2014.
Estratégia de Saúde da Família
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
PERSPECTIVAS NA ÁREA DA SAÚDE. PACTO PELA SAÚDE Conjunto de reformas institucionais pactuadas entre as três esferas de gestão que inova nos processos.
ENCONTRO DE DIRIGENTES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Diagnóstico dos Órgãos de Vigilância Sanitária Municipais.
Secretaria Estadual de Saúde de Tocantins
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
Transcrição da apresentação:

VIGILÂNCIA SANITÁRIA E SERVIÇOS DE TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA “UMA PARCERIA NA BUSCA DA QUALIDADE” Trabalho realizado por: BORGES, Bertha Lúcia Costa NOGUEIRA, Maria Angela Avelar OLIVEIRA, Maria Aparecida TRISTÃO, Ana Maria Viegas Apresentação: Ana Maria Viegas Tristão Fiscal de Vigilância Sanitária Secretaria de Estado de Saúde MS

VIGILÂNCIA SANITÁRIA Início das inspeções em Serviços de TRS após capacitação em Equipe multidisciplinar para realizar inspeções detalhadas para diagnóstico da situação mais preciso – Proporcionou: “conhecimento homogêneo da realidade”.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA Foi observado: Somente as inspeções e procedimentos tradicionais utilizados em VISA não alcançavam os resultados esperados.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA Em reunião com a gerência de Tecnologia da Organização de Serviços de Saúde, profissionais de alguns serviços de TRS, Coordenadoria de Alta Complexidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES) do MS e fiscais da VISA estadual, decidiu-se por um novo método de trabalho.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA E SERVIÇOS DE TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA: UMA PARCERIA NA BUSCA DA QUALIDADE Instituiu-se “Oficinas” com a participação de profissionais de diferentes instâncias e competências ocorreram duas Oficinas com as temáticas: - “Indicadores em Diálise” - “Controle de Qualidade da Água em Hemodiálise”

VIGILÂNCIA SANITÁRIA E SERVIÇOS DE TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA: UMA PARCERIA NA BUSCA DA QUALIDADE 2008 “Serviços De Terapia Renal Substitutiva - Atenção Integrada e Humanizada”

VIGILÂNCIA SANITÁRIA E SERVIÇOS DE TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA: UMA PARCERIA NA BUSCA DA QUALIDADE QUAIS FORAM OS RESULTADOS OBTIDOS ?

RESULTADOS

Constatou-se a redução da maioria das irregularidades, inferindo-se que quando os profissionais dos serviços têm a oportunidade de refletir sua prática, considerando a vigilância sanitária como parceira que vai além da fiscalização e investe no processo educativo, institui-se um vínculo no qual todos se sentem imbuídos dos mesmos ideais desenvolvendo um processo de trabalho conjunto para atingir a qualidade de excelência.

Saúde para Trabalhadores e Usuários. Qualidade Responsabilidade de todos.

OBRIGADA !!!