RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GASTO ENERGÉTICO EM REPOUSO E DURANTE O EXERCÍCIO
Advertisements

GESTAÇÃO Suplementação nutricional
NUTRIZ Necessidades Nutricionais
CRIANÇA Recomendações Nutricionais
Prof. Esp. Mick Lennon Machado Nutrição nos Ciclos da Vida
GESTAÇÃO Recomendações Nutricionais
COMBATE A FOME 6°B.
MENSAGEM DO DIA.
Matemática e Hábitos Saudáveis
RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA CRIANÇAS
VERIFIQUE QUAL É A FAIXA DE PESO IDEAL PARA VOCÊ
Sedentarismo e as Suas consequências.
Professora: Kássia Luz Curso Técnico de Enfermagem 2012.
Programa Gestante A gestação compreende um período especial na vida da mulher, uma vez que seu organismo passa por várias modificações a fim de permitir.
Profa Sheyla Fernandes
Gasto Energético no repouso e na Atividade Física
Avaliação e Orientação Nutricional de Nutrizes
PLANEJAMENTO ENERGÉTICO-PROTÉICO BÁSICO PARA A CRIANÇA ENFERMA
ALIMENTAÇÃO NA GESTAÇÃO
OBESIDADE Turma do 8º Ano de Ciências da Escola Evangélica Ágape
Alimentação da Nutriz Fabiana Borrego Nutricionista.
Pasta Clube de Nutrição de Alvalade.
O QUE É METABOLISMO? Toda e qualquer reação química no organismo que gaste energia para produzir ou modificar moléculas. O metabolismo energético, que.
Profª Adriana de Sousa Nagahashi 2015
Recomendações Dietéticas no Envelhecimento
Profª Adriana S. Nagahashi 2015
Interferências clínicas envolvendo dosagem de glicose
MATERIAIS PROVA DE G2.
Alimentação e prevenção
Diabetes Vívian Coura. Introdução Definição Síndrome metabólica caracterizada por hiperglicemia resultante de defeitos da secreção e/ou ação de insulina.
Avaliação nutricional no paciente enfermo
Profª. Luciene Rabelo Nutrição Humana
Laboratório Agrícola Anderson L. dos Santos BIÓLOGO.
Adequação das Metas Proteicas através da Medida do Balanço Nitrogenado Martins A.C. 1, Hissa M. 2, Cunha H.F.R. 2 1 – Instituto de Nutrição, Santa Casa.
SEDENTARISMO E EXERCÍCIO FÍSICO. O sedentarismo já é considerado a doença do próximo milénio.
Consumo de Frutas e Refrigerantes pelos Alunos de 7°ano PERGUNTA DE INVESTIGAÇÃO Pergunta 1: Será que a maioria dos alunos consome de 3 a 5 porções diárias.
R ECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES E NUTRIZES Paula Hibari Sasakura Monitora da disciplina HSM – Ciclos da Vida 1 Professora responsável:
PROJETO NASCER SAUDÁVEL Prefeitura Municipal de São Domingos/SC Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.
Cardápio para Gestantes e Nutrizes Sadias
Nutrição de Risco: Gravidez na Adolescência
Fatores de Risco na Gestação Profª. Bruna. Imaturidade Biológica Desnutrição Tabagismo Baixa escolaridade Instabilidade emocional.
Alimentação na Gestação. Gravidez Fenômeno fisiológico com várias transformações Finalidade das mudanças: Crescimento e desenvolvimento do feto e proteção.
Boletim informativo Programa Saúde na Escola (PSE) ADESÃO PSE 2014/15 O prazo para adesão ao PSE 2014/15 foi prorrogado até o dia 06/06/14 no Portal do.
Manejo na clinica. Cães – No passado a caça era a forma alimentar de busca de alimentos, competindo e integrando nos grupos suas fontes alimentares.
Necessidades nutricionais na gestação
Necessidades nutricionais na gestação
Alimentação da Criança na 1a. Infância
Contributo da Alimentação para uma Vida Saudável DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 16 de Outubro de 2013.
Lucas Reis e Tiago Paixão. benefícios auxilia na melhora da força muscular, da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações.
Introdução O distúrbio nutricional de maior prevalência foi o baixo peso seguido do sobrepeso. Verificou-se ingestão insuficiente de cálcio e alta de limitantes.
OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA A energia e o oxigénio A energia é aquilo que nos permite realizar todos os tipos de trabalho. O nosso corpo só consegue.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE Ciência da Saúde, Nutrição, Tubarão. Introdução.
Diabete Gestacional DMG
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
 R Radicais livres são átomos ou moléculas com falta de electrões,por esse motivo, os radicais livres atacam outras moléculas para “roubar” electrões.
A presente obra é um coquetel de conhecimentos científicos e populares, relacionados a educação alimentar e ao estimulo de exercícios físicos especificamente.
NUTRIÇÃO E SAÚDE GEOVANNI SAMPAIO BACHAREL EM NUTRIÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA. ESPECIALIZAÇÕES: MUSCULAÇÃO, FISIOLOGIO DO EXERCÍCIO, NUTRIÇÃO ESPORTIVA E FITOTERAPIA.
Metabolismo do Ferro Ferro é um metal de transição mais importante para os seres vivos. Participa na síntese da hemoglobina e elaboração das hemácias.
A ciência afirma: Ovo é benéfico à saúde!. Características do Ovo Após o leite materno o ovo é considerado o alimento mais completo: Após o leite materno.
MECANISMOS DE PROTEINÚRIA Define-se proteinúria como a excreção urinária de proteína de mais de 150 mg por dia. Proteinúria benigna é a perda de proteína.
Elefantes TEXTO DIFERENÇAS ARTE E O MARFIM PRESERVAÇÃO FIXAR E CÁLCULO.
A alimentação da mãe que amamenta (nutriz)
Câncer DE Próstata Saúde do homem.
Anemia na Infância. Definição de anemia É o processo patológico no qual a concentração de hemoglobina (HB), contida nos glóbulos vermelhos encontra- se.
Patologia da Nutrição e Dietoterapia II – Caso Clínico
Educaçao fisica O Que é Obesidade A obesidade é uma enfermidade crônica que se acompanha de múltiplas complicações, caracterizada pela acumulação excessiva.
Recomendações nutricionais para gestantes
Transcrição da apresentação:

RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES Nutrição Materno Infantil – Profa. Léo

RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES O custo energético de uma gestação completa: considerando-se 40 semanas gestacionais, ganho de peso de 12,5 Kg e o peso do RN em 3 Kg, foi estimado em 80.000 calorias; dessas calorias, 35.000 são requisitadas para depósito de 3,5 Kg de gordura, e o restante, em torno de 36.000 Kcal, são destinadas ao aumento do metabolismo basal (Hytten e Leitch, 1971).

RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES *Esses valores constituem-se em uma referência teórica, e podem variar de acordo com as características nutricionais, constitucionais e étnicas dos diferentes grupos populacionais; * Considerando essa base teórica, a recomendação adicional de energia para gestante, determinada pela RDA (1989, é de 300 Kcal para o 2° e 3° trimestres, não sendo considerada o primeiro trimestre.

RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES A OMS, 1973 aumentou de 150 Kcal para o primeiro trimestre e de 350 Kcal nos dois últimos trimestres; Em 1985, em revisão, a OMS adotou um adicional de 250 Kcal para a gestação toda e de 200 Kcal no caso de redução da atividade física da gestante.

RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES Gestante com necessidade de repouso absoluto durante o último trimestre, ou as que estão internadas em hospitais para tratamento, devem receber orientação para consumirem apenas a quantidade de energia necessária ao seu metabolismo basal, considerando o seu peso real.

RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES GET = GEB X FATOR ATIVIDADE FÍSICA Cálculo do gasto energético basal (GEB) segundo a idade materna Idade 10 a 18 anos GEB (kcal/dia) 12,2P(Kg) + 746 Idade 18 a 30 anos14,7P(Kg) + 496 Idade 30 a 60 anos8,7P(kg) + 829 P= peso real em Kg Fonte: FAO/OMS. Necessidades de energia y proteínas. Genebra, OMS,1985.

RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES Fator de Atividade Física Natureza da atividade Leve = 1,56 Moderada = 1,64 Intensa = 1,82 Fonte: FAO/OMS. Necessidades de energia y proteínas. Genebra, OMS,1985. GET para a Gestante = GET (pré-gestacional) + 300 Kcal ( a partir do 2° trimestre)

RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES Determinação do Peso Ideal para a Gestante utilizando a Curva de Rosso: Verificar o peso ideal da gestante, através da idade gestacional aplicada a Curva de Rosso Peso Ideal de acordo com a idade gestacional X 36 Kcal Fonte: RDA, 1989 Obs.: Gestante com obesidade e fator de risco (hipertensão, DM...) utilizar 30 Kcal/Kg de peso ideal.

RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES Proteína As necessidade protéicas são em geral encontradas pela determinação da quantidade de nitrogênio retida no corpo para utilização metabólica, um grama de nitrogênio equivale a 6,25g de proteína; Estimou-se que 925g de proteína são depositadas em um feto com ganho de peso adequado, e nos tecidos maternos acessórios.

RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES Dividindo-se esse valor por 280 dias de gestação, encontra-se uma média de 3,3g/dia de proteína, quantidade adicional necessária à gestação; O aproveitamento da proteína ingerida não é de 100%, e assim, recomenda-se 10g diárias adicionais (NRC, 1989). Portanto a recomendação diária para a gestante é de 60g/dia de proteína, sendo que 50% dessa proteína deve ser de AVB

RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES Cálcio Segundo a DRI (Dietary Refence Intake, 2000) a recomedação é de 1.300mg/dia para gestantes adolescentes e de 1.000mg/dia para gestantes adultas

RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES Ácido Fólico A quantidade recomendada é de 600µg diárias. Esses valores são difíceis de serem alcançados por uma dieta normal, que fornece aproximadamente 250µg, considerando o valor energético total de 2.200Kcal diárias. Então a recomendação atual, tanto para gestante como para mulheres não gestantes é a suplementação.

RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES Ferro A quantidade de ferro prescrita para gestante é de 27 mg/dia no 2° e 3° trimestre. Há necessidade de suplementação, considerando que a dieta habitual fornece de 6 a 7 mg de ferro por 1.000 Kcal. A quantidade máxima tolerada, segundo as novas recomendações nutricionais é de 45 mg/dia. Vitamina A A recomendação é de 770µg/dia. Obs.: quantidade excessiva nos primeiro meses gestacionais, pode ser tóxico.

RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES Vitamina C A recomendação é de 80mg/dia. Obs.: quantidade recomendada facilmente atingida se a gestante consumir pelo menos um alimento fonte por dia. Zinco A recomendação é de 60mg/dia. A deficiência na gestação foi associada à malformação congênita. A suplementação foi associada ao nascimento de RN com maior peso ao nascimento.