“Atuação do CNPq em Saúde" CCT Senado Federal 22/outubro/2015 Marcelo Marcos Morales Diretor CNPq.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capacitação de Recursos Humanos para Biotecnologia
Advertisements

A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Centro de Estudos e Debates Estratégicos Relator: Deputado Colbert Martins Minerais estratégicos e terras-raras: a importância de uma visão estratégica.
Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 Alimentos Saudáveis para o campo e a cidade.
Fórum Nacional do CONFAP Apoio a C, T & I no Brasil em parceria com os Estados Resultados e Perspectivas Brasilia, 10 de março de 2016.
Ouvidoria Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Adalberto Fulgêncio dos Santos Júnior Diretor do Departamento.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS.  Criado em 1994 com o objetivo de auxiliar no processo de internacionalização das empresas catarinenses  É coordenado.
Inovação em serviços de P&D Dinamizando as Relações entre ICT & Empresas: O caso IPT e EMBRAPII Flávia Motta Gerente Coordenadoria de Planejamento e Negócios.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho.
SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA AUDIÊNCIA PUBLICA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
GESPUBLICA Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização.
Brasília, 22 de junho de 2015 Audiência Pública: Marco legal para o desenvolvimento de um Sistema Nacional de Conhecimento e Inovação (SNCI) no Brasil:
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 28 de junho de 2005 Gestão e Regulamentação.
Inovação e Desenvolvimento Regional Conferência Nacional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação. Paulo de Tarso Araújo Souza Assespro-BA
MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação SECIS - Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Eron Bezerra Doutor em Ciências.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
BVS Brasil, perspectivas do Ministério da Saúde São Paulo, 8 de outubro de 2009.
Conselho que reúne 09 Associações de Pequenos Provedores no Brasil Abrappit - São Paulo Abranet – São Paulo Internet Sul – Porto Alegre RedeTelesul – Paraná.
IMPACTOS DOS CORTES ORÇAMENTÁRIOS SOBRE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO CCT - Senado Federal Emília Curi Secretária Executiva do MCTI Luiz Alberto Horta Barbosa.
Os Programas Institucionais de IC e IT na DCOI Brasília, 9 de outubro de 2013 Liane Hentschke Diretora de Cooperação Institucional.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
UM PROGRAMA ESPECIAL DE MOBILIDADE INTERNACIONAL EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Secretaria Executiva - SEXEC Secretaria Técnica dos Fundos Setoriais - SETEF Ministério da Ciência e Tecnologia MCT Ministério da Ciência e Tecnologia.
Reunião da Representação/Comissão da área da Psicologia com os Coordenadores dos Programas Maria Aparecida P. Silva Oliveira - CNPq “Psicologia – CNPq.
CT&I e a Geração de Riqueza “O Ambiente de apoio a P&D” Lynaldo Cavalcanti Albuquerque Secretário Executivo ABIPTI
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DAS BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE DA PECUÁRIA BRASILEIRA Coordenação de Competitividade Gilson Spanemberg EXPO Londrina.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR SANEAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS HIDROENERGÉTICOS Poços de Caldas, 26 de Maio de 2015.
A Rede BVS no Brasil Cláudia Guzzo Coordenadora Projetos e Instâncias da BVS BIREME/OPS/OMS I Reunião do Comitê Técnico da BVS.
Inovar para inovação: o papel do gestor público CONFERÊNCIA REGIONAL CTI 30/06/2005.
Em 1909, o Presidente Nilo Peçanha criou 19 escolas de aprendizes artífices; Estas escolas tinham um caráter assistencialista e eram destinadas a “amparar.
“Título”. Coordenador: Instituição: Edital: Chamada FUNDECT/DECIT-MS/CNPq/SES N° 04/2012 – PPSUS-MS Data da Apresentação: 1.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para.
DESENVOLVIMENTO RURAL DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO.
Agência de Inovação Inova Unicamp Professor Milton Mori Diretor-executivo da Inova Unicamp 29 de junho de 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
Faculdade de Saúde Pública Departamento saúde materno infantil PLANO DE AÇÃO – Pós graduação– 2010/2011.
MODERNIZAÇÃO DA MÁQUINA PÚBLICA. Atualizar/qualificar os funcionários usando EAD. Estabelecer uma política de TIC para o DF. Implantar o Portal da Transparência.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
Seminário de Avaliação e Perspectivas Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social SECIS MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
Fundos de Incentivo ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico Alexandre Giovanini Fuscaldi Diretor 1ª DT - Secex Desenvolvimento
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
Inovação e Competitividade Laura Maragna Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação Comissão Europeia.
Alessandro G. Teixeira Presidente Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial: Inovar para competir.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Serviço Brasileiro de Apoio às Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Micro e Pequenas Empresas 3ª CONFERÊNCIA REGIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA.
Leandro Innocentini Lopes de Faria Roniberto Morato do Amaral São Carlos, 02/06/2016 Workshop IEAE- Tecnologias e Materiais para Saúde Ferramentas para.
Brasília, 16 de novembro de Secretário Regional: Edgar Augusto Lanzer.
Conselho Estadual de Educação (CEE) Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino de Mato Grosso do Sul EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
Transcrição da apresentação:

“Atuação do CNPq em Saúde" CCT Senado Federal 22/outubro/2015 Marcelo Marcos Morales Diretor CNPq

MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o desenvolvimento sustentável e a soberania nacional.

Os Fatos (I): Grandes Avanços da Ciência no Brasil nas últimas décadas

Publicações Docentes com Doutorado Orçamento - MCTI Orçamento - CNPq Orçamento - Capes Orçamento - FAPESPOrçamento - FAPEMIGCV-Lattes Matrículas no Ensino Superior

CONSOLIDAR A LIDERANÇA NA ECONOMIA DO CONHECIMENTO NATURAL AVANÇAR EM DIREÇÃO À ECONOMIA DO CONHECIMENTO TRANSIÇÃO PARA A ECONOMIA DE BAIXO CARBONO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ERRADICAÇÃO DA POBREZA E APROFUNDAMENTO DO PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO SOCIAL E REGIONAL DA RENDA O GRANDE DESAFIO É TRANSFORMAR C,T & I COMO EIXO ESTRUTURANTE DO DESENVOLVIMENTO

O Futuro da Ciência Brasileira Qualidade, impacto, relevância Maior atenção aos grandes desafios nacionais Internacionalização Inovação e Patentes Apoio aos Jovens Pesquisadores Melhor aproveitamento dos investimentos em infraestrutura para pesquisas Pessoal qualificado para a inovação nas empresas Estimular o investimento em inovação pelas empresas Percepção da sociedade sobre o valor e importância da Ciência Atração de talentos para a ciência Educação Básica

CNP q PPP PPSUS PRONEX INCT Ações em Parcerias com os Estados PRONEM Fomento a Inovação Edital Universal RHAE Pesquisado rnas Empresas PNPD Casadinho PGAEST Bolsas de Fomento Tecnológico Bolsas de Formação Iniciação, Mestrado e Doutorado Ciência sem Fronteiras Cooperação Internacional Produtividad e Pesq./DT Editais em parceria com outros Ministérios Editais dos Fundos Setoriais DCR

9

FINANCIAMENTO INICIAL: CNPq: R$ 100 milhões MCTI/FNDCT: R$ 100 milhões CAPES: R$ 100 milhões FAPs: R$ 341,7 milhões Total inicialR$ 641,7 milhões Edital prevê Etapa de NEGOCIAÇÃO Outros potenciais parceiros: MS, PETROBRAS, BNDES, SAC, ANP, Statoil Após 4 anos, e mediante avaliação de desempenho e Proposta com ampliação de metas, poderão ser concedidos aditivos ao valor inicial Chamada Pública INCT-2014

PARCEIROS NA CHAMADA PÚBLICA INCT

Os Fatos (II): Avanços modestos em Inovação

Déficit na Balança Comercial

Evolução dos Depósitos de Patentes no INPI FONTE: INPI

Como estamos evoluindo em Inovação? 2013 : Posição : Posição 61 Fonte:

Nós já temos no Brasil os exemplos de sucesso de como transformar conhecimento em riqueza

Exemplos do impacto positivo da C,T&I no sucesso da economia do Brasil atual O Brasil +

Líder em prospecção de óleo e gás em águas profundas Tupi – 7000 m Exemplos do impacto positivo da C,T&I no sucesso da economia do Brasil atual O Brasil

Exemplos do impacto positivo da C,T&I no sucesso da economia do Brasil atual O Brasil + Prof. Richard H. Smith, chefe do Departamento de Aeronáutica do MIT

Embraer desde quando ainda estatal investiu fortemente em inovação e tornou-se um dos maiores fabricantes de aeronaves voltadas para nichos de mercado importantes O Brasil Exemplos do impacto positivo da C,T&I no sucesso da economia do Brasil atual

O Brasil + Grandes Escolas de Agronomia

Brasil é Líder mundial em P&D em agropecuária tropical Brasil tem 9% dos artigos científicos do mundo em agricultura trans-disciplinar ProdutoProdução mundial Açucar, Suco de laranja, Café1o1o Soja, Carne bovina, Frango2o2o Milho, Frutas3o3o O Brasil Exemplos do impacto positivo da C,T&I no sucesso da economia do Brasil atual

Plataforma Carlos Chagas A base de dados lançada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para unir todas as informações referentes aos pesquisadores e usuários da Agência é a Plataforma Integrada Carlos Chagas. É uma homenagem do CNPq ao pesquisador, médico e sanitarista Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas, responsável pela descoberta do parasita Trypanosoma Cruzi, agente causador da tripanossomíase – conhecida como doença de Chagas – e também pela sua contribuição para o conhecimento sobre a epidemiologia da malária. A Plataforma Carlos Chagas nasce com importantes funções. Reunindo os dados sobre bolsas, auxílios, encaminhamento de projetos e pedidos de bolsas, andamento dos processos, emissão de pareceres, assinaturas de termos de concessão, relatórios técnicos e de prestação de contas, entre outras facilidades, para pesquisadores brasileiros e estrangeiros, a Plataforma oferece um ambiente personalizado para o seu usuário que poderá acessar todas as informações operacionais disponíveis na Agência.

1.Chamadas Públicas – concorrência, análise ad hoc e comitês temáticos 2.Encomendas – projetos focados, demandados pelo ente financiador, análise por ad hoc 3.Convênios – recursos repassados a Fundações de Amparo (FAPs) ou instituições de pesquisa 4.Recursos em custeio, capital, bolsas no país e exterior Formas de financiamento

UM PROGRAMA ESPECIAL DE MOBILIDADE INTERNACIONAL EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO

Parcerias 2014 (Min. da Saúde)

1.Setor ANVISA: Gerência de Avaliação de Segurança e Eficácia – GESEF 2.Resultados de ensaios pré-clínicos e clínicos - verificação de comprovação de segurança e eficácia de novos medicamentos 3.Expertise do CNPq na avaliação, tendo exemplo de sucesso como o do acesso ao patrimônio genética (com CGEN/MMA) Novo Acordo com Anvisa

Espera-se dotar o processo de análise de ensaios pré-clínicos e clínicos com mais segurança e com conhecimento técnico altamente especializado, contribuindo para qualificar o trabalho realizado pela Agência e para o alcance da missão da ANVISA, que é promover e proteger a saúde da população. Novo Acordo com Anvisa

Parcerias 2014 (ANVISA)

1.Inclusão da área no Formulário Eletrônico 2.Contato com empresas produtoras de animais – Charles River / Harlan Laboratories / Taconic 3.Criação da Rede Nacional de Biotérios de Produção 4.Negociação de emendas RENAMA Atuação DABS Animais de Laboratório

MUITO OBRIGADO! MARCELO MORALES Diretor – CNPq