GESTÃO DE CUSTOS Prof. Me. Sebasteão Zeno Da Silva Administrador de Empresas;  Pós graduado em Gestão Empresarial (FGV)  Mestre em Engenharia de Produção.

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Transcrição da apresentação:

GESTÃO DE CUSTOS Prof. Me. Sebasteão Zeno Da Silva Administrador de Empresas;  Pós graduado em Gestão Empresarial (FGV)  Mestre em Engenharia de Produção (UFSM)  Professor de Finanças e Custos  Consultor de Empresas

“ Quando o futuro vira passado, é fácil ver o que tinha que ser feito” autor desconhecido GESTÃO DE CUSTOS

“Pois, quem de vós, querendo construir uma torre, não começa por sentar-se para calcular a despesa e ver se possui com que acabar” Lucas, 14,28 GESTÃO DE CUSTOS

INTRODUÇÃO:  Nos dias atuais, com economias de livre mercado, onde os preços são mais função de mercado do que custo, se não mantivermos o controle de quanto custa a atividade de vender, poderemos ter falsa ilusão de lucro, perderemos clientes e/ou capacidade de gestão. GESTÃO DE CUSTOS

CONCEITOS FUNDAMENTAIS GESTÃO DE CUSTOS

 CUSTO: todo sacrifício financeiro ligado à atividade de produção de um bem ou serviço.  Aplicação de bens e serviços para a obtenção de um novo bem ou um novo serviço.  DESPESA: todo sacrifício financeiro ligado às atividades de suporte da produção, não sendo diretamente ligada a elas. GESTÃO DE CUSTOS

 GASTO: Todo e qualquer sacrifício financeiro independentemente de sua natureza. Pode se transformar em custo despesa ou investimento. GESTÃO DE CUSTOS

CLASSIFICAÇÃO  Custos Variáveis: aqueles que variam assim que varia o nível de atividade.  Custos Fixos: aqueles que permanecem inalterados, seja qual for o nível de atividade. GESTÃO DE CUSTOS

 Custo Direto: aquele identificado a um produto ou a um serviço – sem dificuldade para sua alocação.  Custo Indireto: todo aquele se apresenta dificuldade de identificação com o produto ou serviço – necessita de direcionador (base de rateio). Para sua alocação. GESTÃO DE CUSTOS

 Depreciação: é o reconhecimento do gasto com um investimento ao longo do tempo.  Amortização: também é o reconhecimento do gasto com um investimento ao longo do tempo.  Investimento: Sacrifício financeiro que beneficia exercícios futuros. GESTÃO DE CUSTOS

 Margem de Contribuição: é o preço de venda de um produto menos seus gastos variáveis.  Custo total ou custo comercial: todos os custos para produzir e comercializar um produto ou seja: o preço de venda – (custo do produto + gastos adm./com./fin. + gastos com venda) GESTÃO DE CUSTOS

 Recuperação de impostos: sistemática de compensação permitida por lei entre a entrada (crédito) dos impostos na compra, compensado com a saída (débito) na venda, onde o pagamento é efetuado pelo líquido. GESTÃO DE CUSTOS

 Custo de oportunidade: é a taxa de juros oferecida por um investimento alternativo de risco inferior.  Ponto de Equilíbrio - Faturamento de Equilíbrio: (lucro zero) é a geração de receita suficiente para cobrir todos os gastos (custos) fixos e os variáveis até ali ocorridos. GESTÃO DE CUSTOS

 Faturamento de Equilíbrio: (com retorno do investimento) é a geração de receita suficiente para cobrir todos os gastos (custos) fixos e os variáveis com o retorno desejado sobre o capital investido. GESTÃO DE CUSTOS

PREÇO: EVOLUÇÃO ATRAVÉS DO TEMPO  Até Preço função custo Preço = Custo + Resultado (lucro)  Década de 80 – Preço é função de mercado Resultado = Preço – Custo  Década de 90 – Custo é função do preço e de taxa de retorno sobre o investimento Custo = Preço - Resultado GESTÃO DE CUSTOS

Informações Operacionais Informações Contábeis Custos e Despesas GESTÃO DE CUSTOS

ESTRUTURA INDUSTRIAL ( ANEXO 1 ) DEPARTAMENTALIZAÇÃO DO CUSTO/DESPESA ADMINISTRAÇÃO C.C. - 1 C.C. - 2 C.C. - 3 GESTÃO DE CUSTOS

ESTRUTURA DOS GASTOS OPERACIONAIS (FIXOS/VARIÁVEIS) M.L.C. (anexo 2) Direcion / Gastos C.C. - 1 C.C. - 3 C.C. - 2Adm.TOTAL GESTÃO DE CUSTOS

CUSTOS COM PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS E PREVIDENCIÁRIOS (DESENVOLVIDO NO MANUAL DE ESTUDOS) GESTÃO DE CUSTOS

DIRECIONADOR DE CUSTOS: (BASE DE RATEIO) Conceito: Critério para distribuição de custos indiretos. (Dentro do possível deve-se rastrear e direcionar o custo para a área de competência. Se não for possível efetuar o rateio). GESTÃO DE CUSTOS

DETERMINAÇÃO DO CUSTO OPERACIONAL  Custo do Departamento  Por hora  Por minuto  Por segundo GESTÃO DE CUSTOS

FORMAÇÃO DO CUSTO INDUSTRIAL DO PRODUTO:  Custo dos materiais (matérias-primas/embal.)  Custo operacional * Fixo * Variável GESTÃO DE CUSTOS

FORMAÇÃO DO CUSTO DE FABRICAÇÃO: FICHA TÉCNICA DE PRODUTO (DESENVOLVIDO NO MATERIAL DE ESTUDOS)  Custo Industrial do produto  + Despesas operacionais GESTÃO DE CUSTOS

DESPESAS PROPORCIONAIS DE VENDA  I. C.M.S ,00%  PIS………………………………… 1,65%  COFINS ……….... 7,60%  COMISSÃO ,00%  OUTROS ?  DE LUCRO DESEJADO.... ? ,00% GESTÃO DE CUSTOS

FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA PV = CUSTO INTEGRAL X – i OU = CUSTO INTEGRAL 1 - i GESTÃO DE CUSTOS

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO  Receita de Vendas =  (-) Deduções de vendas (ICMS/PIS/COFINS). =  = Receita Líquida de Vendas =  (-) C.P.V =  = RESULT. OPERAC. BRUTO =  (-) Despesas Operacionais =  = RESULT. OPERAC. LÍQUIDO = GESTÃO DE CUSTOS

Margem Bruta e Markup  (não são sinônimos)  Preço de venda = 100,00  Custo = 50,00  Margem Bruta = 50,00 ou 50%  Markup = 2,00 ou 100% GESTÃO DE CUSTOS

FATURAMENTO DE EQUILÍBRIO (P.E.) Custo Fixo integral (custos e despesas) Margem de Contribuição GESTÃO DE CUSTOS

 Demonstração do Resultado GESTÃO DE CUSTOS