GESTÃO DE CUSTOS Prof. Me. Sebasteão Zeno Da Silva Administrador de Empresas; Pós graduado em Gestão Empresarial (FGV) Mestre em Engenharia de Produção (UFSM) Professor de Finanças e Custos Consultor de Empresas
“ Quando o futuro vira passado, é fácil ver o que tinha que ser feito” autor desconhecido GESTÃO DE CUSTOS
“Pois, quem de vós, querendo construir uma torre, não começa por sentar-se para calcular a despesa e ver se possui com que acabar” Lucas, 14,28 GESTÃO DE CUSTOS
INTRODUÇÃO: Nos dias atuais, com economias de livre mercado, onde os preços são mais função de mercado do que custo, se não mantivermos o controle de quanto custa a atividade de vender, poderemos ter falsa ilusão de lucro, perderemos clientes e/ou capacidade de gestão. GESTÃO DE CUSTOS
CONCEITOS FUNDAMENTAIS GESTÃO DE CUSTOS
CUSTO: todo sacrifício financeiro ligado à atividade de produção de um bem ou serviço. Aplicação de bens e serviços para a obtenção de um novo bem ou um novo serviço. DESPESA: todo sacrifício financeiro ligado às atividades de suporte da produção, não sendo diretamente ligada a elas. GESTÃO DE CUSTOS
GASTO: Todo e qualquer sacrifício financeiro independentemente de sua natureza. Pode se transformar em custo despesa ou investimento. GESTÃO DE CUSTOS
CLASSIFICAÇÃO Custos Variáveis: aqueles que variam assim que varia o nível de atividade. Custos Fixos: aqueles que permanecem inalterados, seja qual for o nível de atividade. GESTÃO DE CUSTOS
Custo Direto: aquele identificado a um produto ou a um serviço – sem dificuldade para sua alocação. Custo Indireto: todo aquele se apresenta dificuldade de identificação com o produto ou serviço – necessita de direcionador (base de rateio). Para sua alocação. GESTÃO DE CUSTOS
Depreciação: é o reconhecimento do gasto com um investimento ao longo do tempo. Amortização: também é o reconhecimento do gasto com um investimento ao longo do tempo. Investimento: Sacrifício financeiro que beneficia exercícios futuros. GESTÃO DE CUSTOS
Margem de Contribuição: é o preço de venda de um produto menos seus gastos variáveis. Custo total ou custo comercial: todos os custos para produzir e comercializar um produto ou seja: o preço de venda – (custo do produto + gastos adm./com./fin. + gastos com venda) GESTÃO DE CUSTOS
Recuperação de impostos: sistemática de compensação permitida por lei entre a entrada (crédito) dos impostos na compra, compensado com a saída (débito) na venda, onde o pagamento é efetuado pelo líquido. GESTÃO DE CUSTOS
Custo de oportunidade: é a taxa de juros oferecida por um investimento alternativo de risco inferior. Ponto de Equilíbrio - Faturamento de Equilíbrio: (lucro zero) é a geração de receita suficiente para cobrir todos os gastos (custos) fixos e os variáveis até ali ocorridos. GESTÃO DE CUSTOS
Faturamento de Equilíbrio: (com retorno do investimento) é a geração de receita suficiente para cobrir todos os gastos (custos) fixos e os variáveis com o retorno desejado sobre o capital investido. GESTÃO DE CUSTOS
PREÇO: EVOLUÇÃO ATRAVÉS DO TEMPO Até Preço função custo Preço = Custo + Resultado (lucro) Década de 80 – Preço é função de mercado Resultado = Preço – Custo Década de 90 – Custo é função do preço e de taxa de retorno sobre o investimento Custo = Preço - Resultado GESTÃO DE CUSTOS
Informações Operacionais Informações Contábeis Custos e Despesas GESTÃO DE CUSTOS
ESTRUTURA INDUSTRIAL ( ANEXO 1 ) DEPARTAMENTALIZAÇÃO DO CUSTO/DESPESA ADMINISTRAÇÃO C.C. - 1 C.C. - 2 C.C. - 3 GESTÃO DE CUSTOS
ESTRUTURA DOS GASTOS OPERACIONAIS (FIXOS/VARIÁVEIS) M.L.C. (anexo 2) Direcion / Gastos C.C. - 1 C.C. - 3 C.C. - 2Adm.TOTAL GESTÃO DE CUSTOS
CUSTOS COM PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS E PREVIDENCIÁRIOS (DESENVOLVIDO NO MANUAL DE ESTUDOS) GESTÃO DE CUSTOS
DIRECIONADOR DE CUSTOS: (BASE DE RATEIO) Conceito: Critério para distribuição de custos indiretos. (Dentro do possível deve-se rastrear e direcionar o custo para a área de competência. Se não for possível efetuar o rateio). GESTÃO DE CUSTOS
DETERMINAÇÃO DO CUSTO OPERACIONAL Custo do Departamento Por hora Por minuto Por segundo GESTÃO DE CUSTOS
FORMAÇÃO DO CUSTO INDUSTRIAL DO PRODUTO: Custo dos materiais (matérias-primas/embal.) Custo operacional * Fixo * Variável GESTÃO DE CUSTOS
FORMAÇÃO DO CUSTO DE FABRICAÇÃO: FICHA TÉCNICA DE PRODUTO (DESENVOLVIDO NO MATERIAL DE ESTUDOS) Custo Industrial do produto + Despesas operacionais GESTÃO DE CUSTOS
DESPESAS PROPORCIONAIS DE VENDA I. C.M.S ,00% PIS………………………………… 1,65% COFINS ……….... 7,60% COMISSÃO ,00% OUTROS ? DE LUCRO DESEJADO.... ? ,00% GESTÃO DE CUSTOS
FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA PV = CUSTO INTEGRAL X – i OU = CUSTO INTEGRAL 1 - i GESTÃO DE CUSTOS
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO Receita de Vendas = (-) Deduções de vendas (ICMS/PIS/COFINS). = = Receita Líquida de Vendas = (-) C.P.V = = RESULT. OPERAC. BRUTO = (-) Despesas Operacionais = = RESULT. OPERAC. LÍQUIDO = GESTÃO DE CUSTOS
Margem Bruta e Markup (não são sinônimos) Preço de venda = 100,00 Custo = 50,00 Margem Bruta = 50,00 ou 50% Markup = 2,00 ou 100% GESTÃO DE CUSTOS
FATURAMENTO DE EQUILÍBRIO (P.E.) Custo Fixo integral (custos e despesas) Margem de Contribuição GESTÃO DE CUSTOS
Demonstração do Resultado GESTÃO DE CUSTOS