SESSÃO DE SENSIBILIZAÇÃO E INFORMAÇÃO AOS ENC. DE EDUCAÇÃO 6º ANO ANO TERMINAL DE CICLO PROVAS FINAIS DE PORTUGUÊS E DE MATEMÁTICA PROVAS DE EQUIVALÊNCIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EXAMES NACIONAIS – 9º ANO
Advertisements

Provas Finais do Ensino Básico junho/julho de 2013.
Escola Secundária Vitorino Nemésio
Provas finais do 2º Ciclo do Ensino Básico
PROVAS FINAIS DE 2º CICLO
Provas finais do 3º Ciclo
Escola Básica 2º ciclo Padre Franklin 6º ANO 2013/2014 Provas Finais Ciclo 13 de maio 2014.
Provas Finais do Ensino Básico (1º e 2º Ciclo) | 2015
Provas Finais do Ensino Básico – 3º ciclo | 2015
3º Ciclo do Ensino Básico 9º Ano
Secretariado de Exames
Reunião de Esclarecimento
INSTITUTO DUARTE DE LEMOS Ano lectivo 2008/2009 Exames 2009 Informação aos alunos e encarregados de educação.
Provas Finais do Ensino Básico 2015
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO “PROVAS FINAIS DE CICLO (6.º e 9.º anos)” Ano Letivo Coordenação dos 2º e 3º Ciclos 5 de maio de 2015 – 15h35.
PROVAS FINAIS DE 1º e 2º CICLOS
COLÉGIO VALSASSINA PROVAS FINAIS 6º ANO.
1º e 2º ciclos do ensino básico
Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines.
INFORMAÇÕES SOBRE PROVAS E EXAMES DOS 6.º E 9.º ANOS DO ENSINO BÁSICO
PROJETO UCA PLANO DE AÇÃO Município: Pedreira - SP.
Prof. Marcello M. Amaral Física Experimental I.
INFORMAÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO 1.
Funções Financeiras Parte 2. TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR)  A Taxa Interna de Retorno (TIR) é outra medida de investimento, porém, diferentemente do.
ESCLARECENDO ALGUNS CONCEITOS E PROCEDIMENTOS REFERENTES À MATRÍCULA Autores: Énery Melo (CPE/PREG), Profa. Vera Ramalho (DRCA), Ana Cristina Lemos (DRCA)
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Reunião Ensino Fundamental II. Nosso Compromisso: Prepará-los da melhor maneira possível para a sociedade do conhecimento e para a vida social. Ensiná-los.
ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO de BARROS SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO 2015/2016.
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
1 Aspectos Operacionais da Escolha e Sistemas Informatizados Rosalia de Castro Sousa Coordenadora de Produção e Distribuição Substituição.
REUNIÃO DE PAIS 1º Bimestre COLÉGIO NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS Uma escola que mantém seus valores sempre de olho no futuro!
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
LEGISLAÇÃO E CONFLITO ECTS: 5 Horas de contacto: 15 T + 30 TP + 5 OT Horas de trabalho total: 135.
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas
Guia de Referência para Fornecedores Visão Fornecedor.
O rly Z. Mantovani de Assis Rua Cel. Quirino, 870 apto 101 – CambuíCep: – Campinas - SP Laboratório de Psicologia Genética Faculdade de Educação.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA Secretaria de Administração Subsecretaria de Desenvolvimento de Pessoas Gerência de Cargos, Salários e Avaliação de Desempenho.
SE VIRA NOS 30’. SE VIRA NOS 15’ PROCEDIMENTO DE COMPRAS VISÃOGEO.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Glossário Autor: Skyup Informática. Atividade - Glossário A atividade glossário permite que o administrador crie páginas de definições, um dicionário.
Centro Novas Oportunidades Escola Secundária de Loulé.
Conselho de Diretores de Turma Cursos Científico – Humanísticos e Cursos Profissionais 14 de março de 2012 Coordenadora de DT de Ensino Secundário Ofélia.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MURÇA (152778) Escola Básica e Secundária de Murça (346305)
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
CONJUNTO NUMÉRICO Ao agrupamento de elementos com características semelhantes damos o nome de conjunto.Quando estes elementos são números, tais conjuntos.
Serviços de Psicologia e Orientação – SPO Sala C1 Filomena Lavado Horário: segunda-feira de manhã; terça, quarta e quinta-feira de manhã e de tarde. Pombal,
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
I NGLÊS IV- MARKETING TURÍSTICO 2011/2012 Enquadramento : A UC de Inglês IV surge inserida no curso de Marketing Turístico com o intuito de desenvolver.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 4 – Realização de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
Aula 2 – Diodo retificador prof: Elói Fonseca
COMITÊ DE CULTURA E ESPORTE - COCESP - Eliana de Mattos Carvalho Chefe do COCESP.
Exames Nacionais 2015 Ensino Secundário. A inscrição nos exames é sempre OBRIGATÓRIA Ensino Secundário.
Quem pode receber o benefício? Eu sou elegível? Nasceu no dia 1 de abril de 1952 ou antes dessa data? Não é elegível para receber o benefício Não deixe.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Objectivo da reunião Porquê? ■ Credibilidade; ■ Avaliação; ■ Preparação; ■ Autonomia. Uniformizar modelos de validação das fontes documentais em trabalhos.
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2013/2014 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Escrituração Escolar.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Campus Capão do Leão Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos Curso de Licenciatura em Química Recepção.
CURSO SECUNDÁRIO DESPORTO. Objeto e Âmbito experiência-piloto, no quadro da diversificação da oferta formativa, no âmbito das ofertas de cursos de educação.
(Resolução SEE/1.506/10) O que é um Colegiado Escolar? - Recomposição do Colegiado. Competências do Colegiado Escolar. COLEGIADO ESCOLAR (Resolução SEE/1.506/10)
Superintendência de Abastecimento 23/11/09 Audiência Pública nº 20/09 Minuta de resolução que estabelece que os revendedores varejistas de combustíveis.
Padronização e Melhoria
 É o sistema que gerencia todas as informações do curso (cadastros, notas, certificados, numero de turmas e módulos por município, etc)  Numa tradução.
EXAMES FINAIS NACIONAIS Ensino Secundário ( de acordo com o Despacho normativo nº 6-A/2015, a Norma 01/JNE/2015 e a Norma 02/JNE/2015 ) EXAMES FINAIS NACIONAIS.
Transcrição da apresentação:

SESSÃO DE SENSIBILIZAÇÃO E INFORMAÇÃO AOS ENC. DE EDUCAÇÃO 6º ANO ANO TERMINAL DE CICLO PROVAS FINAIS DE PORTUGUÊS E DE MATEMÁTICA PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

AS INFORMAÇÕES QUE SE SEGUEM FORAM RETIRADAS: REGULAMENTO DAS PROVAS DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO (Despacho normativo nº5/2013) NORMA 02/JNE/2013 (MADEIRA) AS INFORMAÇÕES QUE SE SEGUEM FORAM RETIRADAS: REGULAMENTO DAS PROVAS DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO (Despacho normativo nº5/2013) NORMA 02/JNE/2013 (MADEIRA) (Instruções - Realização, classificação, reapreciação e reclamação)

A AVALIAÇÃO DO 3º PERÍODO DETERMINA 2 SITUAÇÕES: O aluno é admitido à Prova Final admitido O aluno é admitido à Prova Final admitido O aluno não é admitido à Prova Final não aprovado O aluno não é admitido à Prova Final não aprovado Nota: este aluno ainda tem a possibilidade de passar de ano se se candidatar às provas de equivalência à frequência

1º- QUEM É ADMITIDO ÀS PROVAS FINAIS? Os alunos que não tiverem níveis negativos. Os alunos que não tiverem níveis negativos. Os alunos com 1 nível negativo Os alunos com 1 nível negativo Os alunos com 2 níveis negativos Os alunos com 2 níveis negativos Os alunos com nível 2 a Português e Matemática ou com nível 1 numa delas Os alunos com nível 2 a Português e Matemática ou com nível 1 numa delas Os alunos com 3 níveis negativos sendo 2 deles nível 2 em Português e Matemática. Os alunos com 3 níveis negativos sendo 2 deles nível 2 em Português e Matemática. Os alunos com 4 níveis negativos incluindo Português e Matemática (nível 2) Os alunos com 4 níveis negativos incluindo Português e Matemática (nível 2) Nota: Os alunos que se enquadram numa destas situações são admitidos às Provas Finais e não necessitam de preencher qualquer documento.

2º- QUEM É NÃO APROVADO ? O aluno que tiver 3 ou mais níveis negativos não sendo nenhum deles em Português ou em Matemática. O aluno que tiver 3 ou mais níveis negativos não sendo nenhum deles em Português ou em Matemática. O aluno que tiver nível 1 simultaneamente em Português e Matemática. O aluno que tiver nível 1 simultaneamente em Português e Matemática. O aluno que tiver nível 1 em Português ou em Matemática e nível 2 em outras duas disciplinas. O aluno que tiver nível 1 em Português ou em Matemática e nível 2 em outras duas disciplinas. O aluno que tiver nível 2 a português e matemática e em mais 3 disciplinas. O aluno que tiver nível 2 a português e matemática e em mais 3 disciplinas. Nota: Estes alunos ainda têm uma possibilidade de passar de ano. Podem candidatar-se como autopropostos às ano. Podem candidatar-se como autopropostos às PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA O aluno não aprovado ou retido por excesso de faltas pode candidatar-se (após a afixação das pautas do 3º período) como autoproposto às Provas Finais e às provas de equivalência à frequência 1ª fase. Os alunos não aprovados realizam as Provas Finais de português e de matemática e também das outras disciplinas que tiveram nível negativo. Os alunos retidos por excesso de faltas fazem exames a todas as disciplinas Exemplo: O aluno perdeu o ano com negativa a Mat, Ing, Hist, EV. Este aluno faz Prova Final de Português e de Matemática e Exame de Equivalência à frequência a Inglês, História e Educação Visual *Um aluno não aprovado que interponha recurso ou reapreciação da avaliação do 3º período, pode realizar as Provas Finais embora fique sempre dependente do resultado do recurso. *Um aluno não aprovado que interponha recurso ou reapreciação da avaliação do 3º período, pode realizar condicionalmente as Provas Finais embora fique sempre dependente do resultado do recurso.

ATENÇÃO O peso do resultado da Prova Final corresponde a 30% da avaliação final o que significa que em algumas situações o facto de obter um nível positivo no exame não é suficiente para subir a avaliação final. O peso do resultado da Prova Final corresponde a 30% da avaliação final o que significa que em algumas situações o facto de obter um nível positivo no exame não é suficiente para subir a avaliação final. É muito importante ir para a Prova Final com níveis positivos no final do período É muito importante ir para a Prova Final com níveis positivos no final do período Para apurar a avaliação final após a Prova Final, aplica-se a seguinte fórmula: Para apurar a avaliação final após a Prova Final, aplica-se a seguinte fórmula: CF = 7xCf + 3xCp CF = 7xCf + 3xCp CF - Classificação Final (resultado da fórmula) Cf - Classificação de frequência (apresentada na pauta do 3º período) Cp - Classificação da prova (resultado da Prova)

1º Exemplo: Cf = 2 CF = 7.Ci + 3.Ce Cp = 3 10 Cp = 3 10 CF = ? CF = ? 7x2 + 3x3 = = 23 = 2,3 7x2 + 3x3 = = 23 = 2, Classificação Final 2,3 ou seja nível 2 _______________________________________________________ 2º Exemplo: Cf = 2 CF = 7.Ci + 3.Ce Cp = 4 10 CF = ? CF = ? 7x2 + 3x4 = = 26 = 2,6 7x2 + 3x4 = = 26 = 2, Classificação Final 2,6 ou seja nível 3

3º Exemplo: Cf= 3 CF = 7.Ci + 3.Ce Cp= 2 10 Cp= 2 10 CF= ? CF= ? 7,x3 + 3x2 = = 27 = 2,70 7,x3 + 3x2 = = 27 = 2, Classificação Final 2,70 ou seja nível 3 _________________________________________________ 4º Exemplo:Cf = 3 CF = 7.Ci + 3.Ce Cp= 1 10 Cp= 1 10 CF= ? CF= ? 7x3 + 3x1 = = 24 = 2,4 7x3 + 3x1 = = 24 = 2, Classificação Final 2,4 ou seja nível 2

TABELA DE RESULTADOS POSSÍVEIS RESULTADO DA PROVA º PERÍODO

PORTUGUÊS: DIA 20 DE JUNHO (QUINTA-FEIRA) 09:30HORAS PLNM PLNM DIA 17 DE JUNHO (SEGUNDA-FEIRA) 09:30 HORAS MATEMÁTICA: DIA 27 DE JUNHO (QUINTA-FEIRA) 09:3O HORAS EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA: (implica inscrição) 1ª FASE - ENTRE OS DIAS 17 E 28 DE JUNHO 2ª FASE – ENTRE OS DIAS 2 E 6 DE SETEMBRO

INFORMAÇÕES IMPORTANTES Os alunos devem estar na escola pelo menos meia hora antes da hora de chamada para as salas, ou seja: - Dia 20 de junho Prova de Português – 08:45 horas na escola - Dia 27 de junho Prova de matemática – 08:45 horas na escola - Devem trazer um documento de identificação: - Bilhete de Identidade - Cartão de cidadão - Passaporte ou Cédula Nota: Os talões de substituição dos documentos anteriores não são válidos tal como os documentos fora da validade NOS DIAS DE PROVA NÃO PODEM TRAZER TELEMÓVEL, TABLETS OU OUTROS EQUIPAMENTOS ELETRÓNICOS PARA A ESCOLA. A PROVA É IMEDIATAMENTE ANULADA AOS ALUNOS QUE TIVEREM EM SUA POSSE TELEMÓVEIS OU EQUIVALENTE MESMO ESTANDO DESLIGADOS.

MATERIAL OBRIGATÓRIO E INDISPENSÁVEL : Prova de português: - Esferográfica azul ou preta : Prova de matemática: - Esferográfica azul ou preta - Material de desenho para utilizar apenas nas construções geométricas (lápis, borracha, régua graduada, compasso, esquadro e transferidor) - Calculadora (gráfica ou não gráfica, sem cálculo simbólico, e sem capacidade de comunicação à distância) Nota: Não é permitido o uso de corretor. Qualquer resposta escrita a lápis é anulada

REAPRECIAÇÃO DAS PROVAS FINAIS (RECURSO)Procedimentos: 1º- Pedido de consulta da prova (modelo 08/JNE) feito pelo Enc. de Educação até dois dias após a publicação dos resultados. Dois dias após a entrega do requerimento é facultado ao Enc. De Educação o enunciado da prova com as cotações, os critérios de classificação e a fotocópia da prova realizada. Dois dias após a entrega do requerimento é facultado ao Enc. De Educação o enunciado da prova com as cotações, os critérios de classificação e a fotocópia da prova realizada. 2º- Se após a consulta o Enc. De Educação entender que existem motivos para solicitar a reapreciação da prova deve nos dois dias seguintes fazer o requerimento (modelo 09/JNE). Este requerimento é acompanhado por um outro modelo (modelo 10- A/JNE) onde são apresentados os motivos que justificam a reapreciação. Nota: Havendo pedido de reapreciação, a avaliação da Prova será sempre a resultante deste pedido (pode subir ou descer).

PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (Alunos NÃO APROVADOS nas provas finais) Um aluno que após os resultados das Provas Finais fique não aprovado, e se reunir determinadas condições* pode candidatar-se às provas de equivalência à frequência da 2ª fase (setembro). *Estes alunos que foram admitidos às provas finais com 4 níveis negativos (português, matemática e mais dois) mas que só subiram numa delas (português ou matemática) podem realizar exames de equivalência à frequência nas outras duas disciplinas em setembro Exemplo: O aluno depois da prova final subiu a avaliação em português mas manteve o nível negativo a Mat, + Ing, Hist, Este aluno pode candidatar-se às Provas de Equivalência à frequência 2ª fase a Inglês, História. Se tiver nível positivo numa delas, passa o ano pois fica só com dois níveis negativos.

Todas as informações e legislação sobre as provas finais e sobre as provas de equivalência à frequência encontra-se afixada nos placares do 2º piso junto à biblioteca. Todas as informações e legislação sobre as provas finais e sobre as provas de equivalência à frequência encontra-se afixada nos placares do 2º piso junto à biblioteca. As informações das provas de equivalência à frequência As informações das provas de equivalência à frequência (matrizes) encontram-se num dossier ao cuidado da (matrizes) encontram-se num dossier ao cuidado da funcionária do piso. Também estarão disponíveis na funcionária do piso. Também estarão disponíveis na reprografia para quem queira fotocopiar. reprografia para quem queira fotocopiar. As pautas de chamada (lista de alunos por ordem alfabética que fazem prova numa determinada sala) serão afixadas 48 horas antes da realização da prova As pautas de chamada (lista de alunos por ordem alfabética que fazem prova numa determinada sala) serão afixadas 48 horas antes da realização da prova Podem também consultar várias informações nos sites do GAVE em e do jne em Podem também consultar várias informações nos sites do GAVE em e do jne em OS RESULTADOS FINAIS SERÃO AFIXADOS NO DIA 15 DE JULHO OS RESULTADOS FINAIS SERÃO AFIXADOS NO DIA 15 DE JULHO