INFLUÊNCIA DO ACOLHIMENTO OTIMIZADO SOBRE A RESOLUTIVIDADE EM ATENÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA INOVADORA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ AUTORA: ENFª. MIRELA MARRY.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Residência Farmacêutica Visão Humanista
Advertisements

Sistema de Indicadores de Percepção Social
QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA
Acolhimento com Classificação de Risco
RESULTADOS PRELIMINARES Gestores Municipais. Abrangência dos resultados preliminares 11 municípios de 21 municípios do Lote 11 municípios de 21 municípios.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS/MS
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
Humanizando o Atendimento Pré-Natal e Parto
FÓRUM MACRORREGIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde
Programa de Saúde da Família
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
O planejamento no dia a dia da Estratégia de Saúde da Família.
Política Nacional de Humanização
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ
A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Acolhimento O que entendemos por acolhimento?
Foco de Atuação: Atenção Básica
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
Introdução: O CETAS/RO realizou suas primeiras turmas do curso Qualificação em Assistência em Enfermagem para Melhoria da Qualidade no Atendimento ao.
ESF Integralidade da assistência
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
ACOLHIMENTO EM REDE.
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Proposta do Distrito Sanitário Leste Novembro 2007
Um proposta de acolhimento
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
AGENDAMENTO ELETRÔNICO
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Classificação de risco: estratégia para reorganização da demanda espontânea na UBS Senhora do Carmo - Itabira Batista, Juliana Alves*; Ferreira, Leila.
“Satisfação dos usuários de um serviço público-privado de saúde no nordeste do Brasil e o direito à saúde” Geraldo Bezerra da Silva Junior1, Eduardo Rocha.
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
ACOLHIMENTO HUMANIZADO
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi
Interação Ensino Serviço Comunidade
Políticas Públicas de Saúde: PSF
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Avaliação do SUS Mayara Almeida Martins. AVALIAR.
O OLHAR DO VISITADOR NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS DEFICIÊNCIAS.
Associação Brasileira
“Desafio de aprimoramento do Programa M AIS MÉDICOS no território local” Seminário Programa Mais Médicos na Perspectiva da Gestão Municipal para o Atendimento.
e-SUS Atenção Básica e os indicadores do 3º ciclo do PMAQ
Encontro Estadual do PMAQ
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
PROCESSO DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO: O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE Residencia Integrada em Saúde (RIS) – Escola de Saúde Pública.
Fluxograma Descritor Núcleo 15 Chapecó, 2o semestre 2013.
CASOS COMPLEXOS NO CURSO POLÍTICA LGBT: diálogo entre complexidade e Educação Permanente Juliana Mercês, UNA-SUS/UERJ* Paulo Roberto Volpato Dias, UNA-SUS/UERJ.
PSF como Porta de Entrada do SUS
Hipertensão Arterial e Saúde Bucal. SAÚDE BUCAL NA ATENÇÃO BÁSICA Com a implantação do SUS na década de 1990, houve a necessidade de reorganizar as ações.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Programa Saúde da Família
São realizadas, predominantemente, atividades de saúde seguindo conteúdos de programas do Ministério da Saúde, e não baseadas no conhecimento dos indivíduos.
Apesar do aparente conhecimento teórico do que é Educação em Saúde por parte dos profissionais, há evidências de execução da educação baseada na mistura.
Sheila Rizzato Stopa Departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde Brasília, outubro de 2015.
Acolhimento Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional.
Experiência do Município de Uberlândia. PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve considerar os dados do diagnóstico local realizado na fase anterior. 2.Deve envolver.
A Política Nacional de Humanização (PNH) cultura humanizada A PNH foi Instituída pelo MS, tem como objetivo difundir uma cultura humanizada nas instituições.
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
Apoio Matricial, Apoio em Saúde e a Articulação da Rede
Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS
Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS.
1 PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A PROGRAMAÇÃO LOCAL.
Estágio Supervisionado II Serviço Social Claudete Batista Tutor Externo – Marcos Vinícius S. Silva Supervisor de Campo – Laís Nobre dos Anjos.
Transcrição da apresentação:

INFLUÊNCIA DO ACOLHIMENTO OTIMIZADO SOBRE A RESOLUTIVIDADE EM ATENÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA INOVADORA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ AUTORA: ENFª. MIRELA MARRY FERREIRA LAURENTINO BICHESKI EQUIPE: AUX. ENFª. ADRIANA CATARINA DA SILVA FERREIRA AUX. ENFª JOSEANE JORDELINA FERNANDES ACS: CARMEM LUCIA DA SILVA ACS:GENICEIA DE MIRANDA RODRIGUES ACS:LUCIANE GUEDES ACS:LUIZ CARLOS GONÇALVES ACS:MARISA RÉGIS DA SILVA ACS: MARISTELA NIENKOETTER MÉDICO DA FAMÍLIA: DR. LUCIANO RIZZI

INTRODUÇÃO A Política Nacional de Humanização - PNH e Gestão no SUS – HUMANIZASUS, tem como proposta a humanização na atenção básica, especializada ou não, incluindo os serviços de urgência e emergência, com intuito de renovar o modelo atual de atenção centrado na relação queixa-conduta, para o centrado na humanização. (BRASIL, 2009).

INTRODUÇÃO Tendo em vista que humanizar valoriza o próprio ser humano, criou-se uma nova forma de organizar e humanizar os serviços prestados pelos profissionais da ESF, o acolhimento. (BRASIL,2011)

JUSTIFICATIVA É importante que a demanda apresentada pelo usuário seja acolhida, ouvida, problematizada e reconhecida como legítima. Frente a essa questão, a justificativa baseia-se na resolução no atendimento prestado de forma espontânea, acolhedora e resolutiva, proporcionando ao usuário o acesso à promoção e prevenção não somente pelo profissional médico, mas por todos os membros da atenção básica incluindo a ESF.

JUSTIFICATIVA Partindo da perspectiva do acolhimento, surge a questão norteadora que será respondida através de relato de experiência vivenciado pela ESF: Qual a influência do acolhimento otimizado sobre a resolutividade em atenção básica?

OBJETIVO GERAL Relatar a influência do acolhimento otimizado sobre a resolutividade em atenção básica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Descrever a forma de abordagem ao usuário antes da implantação do acolhimento. Descrever como se dá o acolhimento na unidade de saúde. Analisar a influência na percepção dos componentes da ESF. Apresentar os relatos obtidos através dos usuários.

LOCAL DE PESQUISA O estudo foi realizado na Unidade Básica de Saúde Picadas do Sul, localizada no município de São José; A unidade conta com duas Equipes de Saúde da Família, equipe 06 e equipe 07, com uma cobertura populacional de habitantes; Cada equipe é compostas por um (1) médico, (1) enfermeiro, (2) auxiliares de enfermagem e (6) ACS;

DESENVOLVIMENTO Quando da implantação da atual equipe 06 nesta UBS em 2007, a forma de agendamento para o profissional médico e enfermeiro, dava-se através de vagas ofertadas todas as sextas-feiras de uma semana para outra. Essa forma gerava insatisfação por parte dos usuários e profissionais, pois muitas vezes não conseguíamos oportunizar um atendimento com qualidade.

Além disso, a procura do atendimento para o profissional enfermeiro não estava alcançando as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde, no que diz respeito aos marcadores. Tendo em vista a necessidade de desenvolver processos de trabalho que estabelecessem uma nova relação entre os profissionais de saúde e os usuários, buscou-se mudar o paradigma de somente procurar a unidade para consultar com o médico, fez-se buscar outras propostas de se fazer uma escuta qualificada no atendimento ao usuário.

Na tentativa de fortalecer os princípios do SUS de integridade e equidade, definiu-se uma forma de acolhimento. No ano de 2011 a ESF 06 da UBS Picadas do Sul, aderiu à nova forma de abordagem ao usuário, o acolhimento.

DIVULGAÇÃO Primeiramente realizada pelos ACS através de um instrumento - folder elaborado pela equipe, com todos os serviços ofertados e horários disponíveis; Após foi realizado uma reunião com todos os membros da unidade por não se tratar de uma unidade exclusiva de atuação da ESF; Os instrumentos foram entregues nas visitas domiciliares e dentro da unidade.

MOMENTO IMPLANTAÇÃO A nova forma de acolhimento otimizado, ou seja, a nova forma de extrair o melhor rendimento possível do acolhimento, passou a ser realizada diariamente pelo profissional médico e enfermeiro com horários e vagas previamente estabelecidas, com exceção dos marcadores, que tinham a oportunidade de agendar para outro dia. Após a análise realizada pelos profissionais eram dados os devidos encaminhamentos, seja no âmbito da unidade ou para um serviço de referência.

VALORIZAÇÃO DO ENFERMEIRO Com o acolhimento o profissional enfermeiro, na UBS de Picadas do Sul, teve a oportunidade de abordar o usuário no que diz respeito à prevenção e promoção à saúde, como exemplo ofertar a coleta do papanicolau, vacinação, planejamento familiar, além de questões voltadas à qualidade de vida, seja no momento lazer, família, trabalho e outros. Além de proporcionar a satisfação e reconhecimento profissional por parte dos usuários.

RESULTADOS Com esta oportunidade conseguimos iniciar alguns cadastramentos de usuários nos programas ministeriais, como: No programa de Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus – HIPERDIA, onde até 2011 não tínhamos nenhum usuário cadastrado; Logo, até final de 2012, 542 foram cadastrados, destes 359 eram hipertensos, 13 diabéticos e 170 hipertensos e diabéticos;

No ano anterior à implantação do acolhimento, o atendimento médico resumia-se a 3337 consultas realizadas anuais, bem como a do enfermeiro, somando 2926 atendimentos; Com a implantação dessa nova forma de atendimento, as consultas do profissional médico passaram a contabilizar 3901 atendimentos anuais e as consultas do profissional enfermeiro 4067 atendimentos. RESULTADOS

Obtivemos resultados positivos em relação a nova forma de acolhimento através de um trabalho de conclusão de curso de uma integrante da equipe. Este trabalho foi realizado em 2013, com 28 usuários. Os dados obtidos através de questionário semi-estruturado, mostraram que:

RESULTADOS Em relação à percepção do usuário frente ao acolhimento, obtivemos: 89,3% dos entrevistados estão satisfeitos com a nova forma de acolhimento, e 10,7% relataram que o atendimento permaneceu igual.

RESULTADOS E com relação aos benefícios: 57% dos entrevistados citaram os benefícios como “médicos todos os dias, bom atendimento”; “se passa mal vem aqui e é atendido na hora”; “humanização, atendimento imediato no mesmo dia” e “melhoria do atendimento”.

CONCLUSÃO A equipe conclui através destes dados, que é extremamente importante adotarem estratégias de atendimento humanizado, haja vista a resolutividade atingida após sua implantação, além do reconhecimento perante o usuário. Os dados obtidos nesta UBS nos levam a crer que estes resultados, podem ser maiores, a partir do momento da implantação e conscientização dos profissionais de todas as equipes do município.

CONCLUSÃO Analisando os dados podemos observar o crescimento no que diz respeito à abordagem/acolhimento por parte não só do profissional médico, mas também de toda equipe, principalmente pelo profissional enfermeiro. Consideramos que quando a equipe é unida, se todos trabalharem em comum acordo os trabalhos fluem e conseguiremos alcançar o objetivo almejado.

CONCLUSÃO A Equipe de Saúde da Família da Unidade Básica de Picadas do Sul espera que a realização deste projeto piloto possa contribuir de alguma forma para que ocorram mudanças na satisfação do usuário, no reconhecimento de cada membro da equipe por parte dos usuários e que os números de programas ministeriais sejam atingidos com êxito.

REFERÊNCIAS _______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. - Acolhimento à demanda espontânea / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, (Cadernos de Atenção Básica n.28, Volume I). _______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, _______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, _______. Ministério da Saúde - Revista Brasileira da Saúde da Família - Departamento de Atenção Básica- Brasília, 2009.

OBRIGADA!!!