FIESC Regional Sul, ACIC – Associação Empresarial de Criciúma Criciúma, SC - 11 de Agosto de 2008 FIESC Regional Sul, ACIC – Associação Empresarial de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Logística Internacional II Pedro Calisto Luppi Monteiro
Advertisements

Quem somos O SINAVAL é a instituição que representa os estaleiros brasileiros instalados em diversas regiões do país. A missão do SINAVAL é fomentar a.
Aquisição AMCI HA 26 / Fev/2007.
O Estado e o BNDES no apoio à
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Transporte Rodoviário Autor: Prof. Arildo Ano: 2007.
Agência Goiana de Desenvolvimento Regional
Terminal Intermodal de Cargas
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
IDENTIFICANDOOPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS Módulo 2 Iniciando um Pequeno Grande Negócio.
A ASCENSÃO DA CHINA NO SISTEMA MUNDIAL E OS DESAFIOS PARA O BRASIL
O futuro das regiões rurais – implicações para projetos alternativos de desenvolvimento rural sustentável Arilson Favareto.
PANORAMA ATUAL DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE MÓVEIS
Período Contemporâneo 1982 até hoje. Em 1987, o trecho inicial do porto, no Valongo, tendo ao fundo o Monte Serrat e em destaque o casarão duplo do Valongo.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Signa Consultoria e Sistemas
Sistema Integrado para Gestão Portuária
Localização do Porto do Rio Grande no Conesul
SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA - SINICON
JULIO FONTANA.
Grupo Libra Libra Terminais 06 de dezembro de 2012.

Mandic Partner Program
CASES DE SUCESSO NA IMPLANTAÇÃO DA LOGÍSTICA FERROVIÁRIA
Teste título Teste corpo do texto Mais testes Só pra ter certeza que ficou legal Oportunidades e Incentivos Setor Sucroalcooleiro EUDORO PEDROZA Secretário.
Comércio Eletrônico e Remessa Expressa
Premissas Dados das Microrregiões.
Perspectivas da Indústria Brasileira
Benefícios da participação em CGV
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
PORTOS NA BAHIA.
LABORATÓRIO DE SIMULADORES DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA Apresentação MARKLOG Simulação de Gerência De Logística Marketing B2B Mkt & Logística.
Apresentação na Câmara
II SEMINÁRIO BANCO CENTRAL SOBRE MICROCRÉDITO
Terminais Privativos. Legislação Terminais PúblicosTerminais Privativos A outorga se dá através de concessão e arrendamento, mediante licitação prévia.
Diálogos Capitais Infraestrutura – o motor do crescimento
CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES INVESTIMENTOS PRIVADOS NA MODERNIZAÇÃO DOS PORTOS Edinho Araújo Ministro-chefe da Secretaria de Portos.
SENADO FEDERAL COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA PROGRAMA DE CONCESSÃO EM PORTOS Edinho Araújo Ministro-chefe da Secretaria de Portos 1.
Movimentando a estrutura nacional
Setor de Serviços no Brasil
Pesquisas de Mercado - Estudos Setoriais - Assessoria Empresarial - Publicações instituto de estudos e marketing industrial.
Secretaria de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais Fundos Regionais e Incentivos Fiscais no Nordeste.
Por quê Competitividade Industrial? Jorge Arbache Universidade de Brasília FIEMG - Lançamento do Plano de Competitividade Industrial de Minas Gerais, 2.
Os desafios de Competitividade de um Porto Privado Osmari de Castilho Ribas.
Fomento para o Desenvolvimento Regional. Sistema Nacional de Fomento.
Competividade Portuária Desafios de Um Porto Público Paulo Corsi.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
ECONOMIA BRASILEIRA CONCEITOS BÁSICOS
O Modelo para a Malha Ferroviária Nacional: Investimentos, Oportunidades e Troca de Experiências O Modelo para a Malha Ferroviária Nacional: Investimentos,
1. ADMINISTRAÇÃO No último mês de dezembro, a União delegou ao Estado de Santa Catarina a administração e exploração do Porto.
Fundo Constitucional de Financiamento do Norte – FNO Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.
Programa de Capacitação em Gestão Categoria: Educação Cooperativista Responsável: Gerência de Atendimento ao Cooperado.
1. 2 REUNIÃO BID - Agenda Logística no Brasil Perfil ALL Carga Industrializada Perspectivas Visão ALL.
APRESENTAÇÃO O Porto de Imbituba é administrado pela Companhia Docas de Imbituba, empresa de Capital Aberto que detém a concessão para exploração comercial.
Confidential Portos do Paraná. Confidential 22 Situação do Porto de Paranaguá Capacidade Instalada x Demanda.
Porto de Fortaleza O desenvolvimento do Ceará passa por aqui CartaCapital – Portos Infraestrutura e Logística para o desenvolvimento do Nordeste Portos:
Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista S I N D I S A N.
FINALIDADE Apoiar investimentos em projetos de infraestrutura e serviços públicos e em empreendimentos produtivos com grande capacidade germinativa de.
CÂMARA PARA ASSUNTOS DE TRANSPORTES E LOGÍSTICA MARIO CEZAR DE AGUIAR PRESIDENTE Florianopolis, 27 de Agosto de 2014.
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
COMITÊ DE ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS NA BR-116, CONSTRUÇÃO DA BR-448, DUPLICAÇÃO DA RS-118 E EXTENSÃO DO TRENSURB À NOVO HAMBURGO.
Transporte Hidroviário Interior Alegre, 3 de setembro de Associação Brasileira dos Terminais Portuários F. Miguel A. Pires Porto Alegre, 21 de julho de.
Aeroporto Regional Sul Humberto Guizzo Bortoluzzi.
PROGRAMA ERA VALE DO PIRANGA MINAS GERAIS O consorciamento como ferramenta de alavancagem de projetos energéticos em municípios rurais.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
FIESC – Câmara para Assuntos de Transporte e Logística Florianópolis – 22 de Julho de 2008 FIESC – Câmara para Assuntos de Transporte e Logística Florianópolis.
03/08/2009 Esta informação é para uso exclusivo da ABRAZPE. Nenhuma parte da mesma pode ser enviada ou copiada sem a devida autorização. HELSON BRAGA –
Financiamento à Inovação em Rio Grande do Sul Abril/2013.
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social 1 BNDES NO PAC: Infra-estrutura Social. Elvio Lima Gaspar Diretor da Área de Inclusão Social.
MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA COORDENAÇÃO GERAL DE APOIO E INCENTIVO AO CRÉDITO.
Florianópolis – 23 de abril de 2009
Transcrição da apresentação:

FIESC Regional Sul, ACIC – Associação Empresarial de Criciúma Criciúma, SC - 11 de Agosto de 2008 FIESC Regional Sul, ACIC – Associação Empresarial de Criciúma Criciúma, SC - 11 de Agosto de 2008

Agenda Introdução –Santos Brasil Participações S/A –Unidades de Negócios Tecon Imbituba –Principais Eventos –Propósito do Tecon Imbituba –Situação Atual –Detalhamento das Obras –Contribuição para Absorção do Crescimento na Movimentação de Contêineres de SC –Área de Influência –Condomínio Industrial de Imbituba –Zona de Processamento de Exportação – ZPE

Agenda (cont.) –Acesso ao Porto de Imbituba (cont.) –Impacto Social –Oportunidades para a Região

Introdução

Norte Nordeste Sudeste Sul Centro- Oeste Convicon ( Vila do Conde ) Tecon Santos e Mesquita Tecon Imbituba Holding (SBPAR) Companhia de capital aberto, listada na BOVESPA Localização estratégica nas regiões sudeste, sul e norte do país; Três “gateways” cobrindo a costa brasileira; Maior operador de contêineres da América do Sul Introdução Santos Brasil Participações S.A.

Introdução Unidades de Negócios Terminais de Contêineres Logística Portuária Mesquita S.A. Tecon Imbituba Convicon Mesquita Santos-Brasil S.A. Tecon Imbituba S.A. Nara Valley Participações S.A. Tecon de Santos Santos Brasil Participações S.A.

Introdução - Unidades de Negócios Tecon de Santos Tecon de Santos antes da Privatização (1997) Sob administração da CODESP, o Tecon de Santos operava 5 guindastes pórticos e 5 reach stackers 11 movimentos por hora 297,000 TEUS movimentados por ano Área total de m2 2 berços privados Investimentos otimizaram produtividade e movimentação de contêineres

Tecon de Santos hoje: Maior terminal de contêineres da América do Sul 50,1% da movimentação de contêineres no Porto de Santos (2007) 19,7% da movimentação do Brasil (2007) Área total de m² Mais de 1,2 milhão de TEUs movimentados em 2007 Equipamentos mais modernos e tecnologia mais avançada Introdução - Unidades de Negócios Tecon de Santos

Volumes – TEU x 1,000 Porto de Santos: Em 9 anos CAGR: 13.7% Tecon de Santos: Em 9 anos CAGR: 19,5% Fonte: CODESP Introdução - Unidades de Negócios Tecon de Santos Tecon de Santos Porto de Santos

Alemoa – Santos (64,755 m²) Guarujá (52,900m 2 ) São Bernardo do Campo – CD (105,000m²) 100 Caminhões Rastreados via Satélite Introdução - Unidades de Negócios Mesquita

Introdução - Unidades de Negócios Convicon

Área do porto organizado Área do Tecon Imbituba Investimentos de R$ 283 milhões Introdução - Unidades de Negócios Tecon Imbituba (fase final das obras)

Tecon Imbituba

Principais eventos Outorgado à SBPar através de licitação: 14 de março de 2008 Downpayment de R$ 124 milhões; Compromisso de investimentos de R$ 283 milhões. Assinatura do Contrato de Arrendamento: 07 de abril de 2008: 25 anos renováveis por igual período; Exploração do terminal de contêineres, incluindo todas as atividades de carga e descarga, manuseio e armazenamento. Recebimento da àrea licitada: 08 de maio de 2008; Primeira operação: 20 de maio de 2008; Aquisição da Union/Imbituba por R$ 25 milhões em 06 de agosto de 2008; Alfandegamento do pátio: em andamento, previsto para agosto 2008.

Tecon Imbituba Propósito Desenvolver um terminal de contêineres com características de porto concentrador (“hub port”) dotado de infra-estrutura e calado necessários ao recebimento de navios “super-post panamax” de capacidade de mais de teus (comprimento: 300m plus; calado: 14m);

Tecon Imbituba Propósito Brasil Potência Emergente Brasil – Potência Global Invest. Grade

Contribuir para a absorção do aumento da demanda por movimentação de contêineres no estado de Santa Catarina; Contribuir para a inserção da região sul do estado de Santa Catarina no processo de desenvolvimento acelerado observado na sua região norte; Fomentar o desenvolvimento do conceito Porto-Indústria; –Utilização e desenvolvimento da ZPE de Imbituba; –Instalação de um condomínio industrial em área própria de 1,2 milhões de m², distante a menos de 10 km do porto. Contribuir para a geração de emprego e renda na região; Desenvolver um mercado dinâmico para prestadores de serviço voltados para a indústria portuária. Tecon Imbituba Propósitos

Tecon Imbituba Situação Atual – Julho de 2008 Berço 3 com 245m com 1 MHC; Calado de 11m no cais e 10,5m na bacia de evolução. 3 1 e 2

Armazém Provisório de m²; Empilhadeiras “Reach Stackers”: 02; Empilhadeiras de Pequeno Porte: 03; Pátio Cercado e Pavimentado com m²; 252 tomadas reefer; Segurança Privada – 24 horas; Sistema de Monitoramento Eletrônico; ISPS code; Licença Ambiental para Dragagem e Construção do Cais já obtida. Tecon Imbituba Situação Atual – Julho de 2008

Tecon Imbituba Detalhamento das Obras – Fase I Reforma estrutural do Berço 2 com 250m e 9,5m de calado (recuperação emergencial); Entrega de 2 MHCs post-panamax de capacidade de 65 tons; Eventual Utilização Berço 3 com 245m e 10,5m de calado (conforme necessidade); Construção de via de acesso conectando retroárea de 74,000m² com o Berço e 2 2 MHC’s adquiridos em 01/ago/08 para entrega em 15/out/08

Tecon Imbituba Detalhamento das Obras – Fase II Ampliação do Berço 2 com construção de 330m de cais adicional; Compra de dois Portêineres Super Post Panamax - twin pick de 65 ton de capacidade; Compra de 8 Reach Stackers; Consolidação de 151,000m² retroárea; Calado de 12 metros e bacia de evolução de 450m com igual profundidade.

Tecon Imbituba Detalhamento das Obras – Fase Final Finalização das obras de cais, atingindo 660 metros de cais acostável; Ampliação da retroárea em 100 mil m² através de aterro hidráulico (“ landfill ”); Compra adicional de dois Portêineres Super Post Panamax- twin pick de 65 tm de capacidade; Complementação da dragagem para 15 metros no cais do Tecon e bacia de evolução.

Tecon Imbituba Configuração Final 660 metros de cais acostável; Retroárea Operacional de m²; 4 Portêineres Super-Post-Panamax, Twin Pick de 65 tons de capacidade; 2 MHCs Post-Panamax de 65 tons de capacidade; 11 Reach Stakers; Armazém Coberto de 3.000m²

Tecon Imbituba Contribuição para Absorção do Crescimento de SC

Crescimento da Movimentação de Contêineres no Mundo Fonte: Drewry, FMI, Banco Mundia; Movimentação de Contêineres Mundial Corrente de Comércio Mundial PIB Mundial Crescimento da movimentação de contêineres entre : Mundial: 11,9% ao ano em média; Brasil: 15,6% ao ano em média. Tecon Imbituba Contribuição para Absorção do Crescimento de SC

Tecon Imbituba Área de Influência São Francisco do Sul Itajaí Rio Grande 244 mil TEU/ano 682 mil TEU/ano 575 mil TEU/ano Porto de Imbituba SUL 15 Paranaguá 595 mil TEU/ano Santos 2,532 mil TEU/ano

Tecon Imbituba Área de Influência (“catching area”)IMBITUBA

Carga própria de Imbituba Sul de SC tem em Imbituba seu porto mais próximo assim como a serra gaúcha; Acesso ferroviário ao porto; BR101 Sul em duplicação As razões econômicas e de conveniência logística são os motivadores para um trabalho conjunto de promoção do Tecon Imbituba e do Porto de Imbituba para contêineres.

Tecon Imbituba Condomínio Industrial de Imbituba Localizado a menos de 10km do Porto de Imbituba

ZPE m² ZPE m² Tecon Imbituba Zona de Processamento de Exportação - ZPE

Tecon Imbituba Acesso ao Porto de Imbituba Via larga Espaço para via exclusiva de acesso ao porto Porto ao lado da cidade.

Contratação de mão-de-obra Treinamentos Apoio de instituições como Senai Tecon Imbituba Impacto Social

Tecon Imbituba Oportunidades para a Região Imbituba se tornar o porto concentrador de cargas para o Sul da América do Sul: –Há ganhos de 07 dias na rotação do navio que iria a Buenos Aires se este navio der a volta em Imbituba; –Dependendo do navio empregado representa economia de ativo fixo em aproximadamente US$ 10 milhões/ano para o armador; –O porto atende tanto ao mercado do RS quanto ao SC; –Há espaço diponível para crescer em Imbituba; –O Porto de Imbituba pode atingir 15m de calado com suas condições naturais. O Porto se tornar um Porto Indústria com a aprovação da ZPE

Obrigado por sua atenção! Rejane Scholles Gerente Comercial Cel Contatos com mídia : Silvana Destro Fone: ou