SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AVALIAÇÃO TRIMESTRAL JANEIRO A MARÇO 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NORMAS TÉCNICAS DE CONTROLE DA TUBERCULOSE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
Advertisements

Atribuições dos Profissionais da Atenção Básica
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Proposta do Distrito Sanitário Leste Novembro 2007
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
A CONTRIBUIÇÃO DA UNESP PARA O DINAMISMO ECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS  A UNESP, desempenha um papel importante no dinamismo econômico dos municípios onde.
FINANCIAMENTO DA SAÚDE Transferência regular e automática AB AE – média e alta complexidade Remuneração por serviços produzidos Pagamento mediante apresentação.
CONSULTÓRIO NA RUA DIRETRIZES E DESAFIOS. UMA PROPOSTA NOVA Proposta que procura ampliar o acesso da população em situação de rua ao SUS e ofertar, de.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
PROJETO NASCER SAUDÁVEL Prefeitura Municipal de São Domingos/SC Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.
Unimed ABC - Nº de vidas: MEDICINA PREVENTIVA 1.Promoção e Prevenção de Saúde: (equipe multidisciplinar) Gestantes Ginástica Adaptada Obesidade.
PREFEITURA MUNICIPAL DE XAXIM SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA GUARANY Vivências da Estratégia Saúde da Família Guarany com.
CONCEITOS IMPORTANTES
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
Campanha do Lava Pés Apresentação dos resultados de uma ação de saúde coletiva: a Campanha do Lava Pés Secretaria de Saúde 24 de abril de 2014.
PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E PREPARO PARA A CIRURGIA DA OBESIDADE MÓRBIDA E GRUPO PÓS-CIRÚRGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SERVIÇO DE MEDICINA PREVENTIVA.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO APROVADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO FEDERAÇÃO DAS APAEs DO ESTADO DO PARANÁ Abril 2006 – Abril 2007.
PROGRAMAS DE COMUNICAÇÃO Desenvolver, coordenar, apoiar e estimular ações voltadas para a construção, fortalecimento e manutenção de uma imagem positiva.
Luciana Oliveira de Jesus
Projeto GOTA: Grupo Operacional de Transformação Ambiental Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto SAMAE Pomerode.
A MODELAGEM DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE. MOMENTO 1: A ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE MOMENTO 2: A ESCOLHA DO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE.
SiSUTEC 2014/2 (3ª edição) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília, julho de 2014.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
FLÁVIA CAVASSIN SILVA TELLES¹ TÂNIA MARA MAZUROK².
Governo de Santa Catarina Secretaria de Estado da Saúde Sistema Único de Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde Superintendência de Planejamento.
Sistema de Informações de Agravos de Notificação - SINAN O Sistema de Informações de Agravos de Notificação - SINAN foi idealizado para racionalizar o.
Análise dos dados do Censo Escolar 2008 Encarte Saúde Fevereiro de 2010.
SERVIÇO SOCIAL Carla Letícia Raupp Ramos CRESS nº 2930/12ª R Cláudia Leal CRESS nº 2528/12ª R Jerbbera Joplyn de Souza CRESS nº 5171/12ª R Instituto São.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS E AÇÕES SOCIAIS E CIDADANIA DIRETORIA DE PROTEÇÃO SOCIAL.
REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
ACADEMIA DA SAÚDE Um Espaço de Vivências - Experiência do Pólo de Balneário Piçarras/SC Aline Carla Sant’Anna.
MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE – AS NOVAS RELAÇÕES ENTRE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E ATENÇÃO AMBULATORIAL ESPECIALIZADA 16 de abril de 2015 Foz do Iguaçu.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF
PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBITUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PAES LEME.
Matriz de Resultado e Acompanhamento. SES/MT/2009 Matriz de Resultado e Acompanhamento: instrumento aplicado após a Matriz de Intervenção, realizado através.
Política Nacional de Atenção Básica Aprovada pela Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, preconiza a coordenação do cuidado a partir da atenção.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IÇARA SECRETARIA DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA NASF – NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA CAMPANHA PELA BUSCA DE DOADORES.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
1.QUE OS MUNICIPIOS MENORES TENHA ACESSO DIRETO A REGULAÇÃO NO HOSPITAL REGIONAL PARA ATENDIMENTO DO USUARIO NO MOMENTO DE EMERGENCIA.(Governo do Estado.
NAF: NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL 1º Sem DIFUSÃO E VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CONTÁBIL, APOIO E ATENDIMENTO A CONTRIBUINTES DE BAIXA RENDA.
PREVALÊNCIA DE COMORBIDADES NO MUNICÍPIO DO MEIO OESTE CATARINENSE - VARGEM – SC E INTERVENÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR Secretaria de Estado da Saúde.
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
PROJETO PERISCÓPIO. PROJETO PERISCÓPIO E O COMITÊ DE MONITORIZAÇÃO  Objetivo: evitar que crianças e adolescentes consumam cigarros de tabaco e bebida.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
Núcleo de Apoio à Saúde da Família Garopaba. O Trabalho O NASF de Garopaba iniciou suas atividades em 2010 como NASF Estadual e contava com o total de.
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
PRESTAÇÃO DE CONTAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 2º TRIMESTRE de 2008.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
Acolhimento Institucional Amparo da Juventude. n n “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade,
UNIVERSALIDADE INTEGRALIDADE EQUIDADE
Medidas para o Fortalecimento da Assistência Farmacêutica e a Qualificação da Judicialização da Saúde Caroline Cabral Zonta Promotora de Justiça Coordenadora-Adjunta.
SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE FRANCA Audiência Pública Janeiro a Março de 2011.
CONSOLIDADO DO TRABALHO DE DISPERSÃO DA OFICINA 2: FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS MACRORREGIÕES NORDESTE E PLANALTO NORTE.
1- C OMO VOCÊ PERCEBE A RELAÇÃO ENTRE O TRABALHADOR DE SAÚDE E O USUÁRIO ? O trabalhador oferece um atendimento humanizado, e o usuário tem uma boa aceitação.
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
SISPART Portaria nº 1457, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
Residência Multiprofissional em Saúde Mariana Rossi Bonacasata Renata Bittencourt Braga Pedro Vitor Mobiglia Marques.
Prestação de Contas do 1º Quadrimestre de 2016 da SAÚDE Dr. ROGER HUNGRIA DE PAULA Gestor Municipal PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMA SECRETARIA MUNICIPAL.
PROFª Mauro Junior  O.M.S. como elemento de uma organização de caráter medico social, cuja a função consiste em assegurar.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AVALIAÇÃO TRIMESTRAL JANEIRO A MARÇO 2010

AÇÕES DESENVOLVIDAS

PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

PROFISSIONAIS DAS EQUIPES DE PSF’S URBANO E RURAL Unidade de Saúde PSF Urbano Médica – Lidiane Bastos Enfermeira – Rafaela Miranda Técnicos Enfermagem: Joacir Muniz, Aquina Carmen, Marilza Morais; Agentes Comunitários de Saúde: 08 Unidades de Saúde PSF Rural Norte Médico – José Carlos Marques Enfermeira – Oliva Santos Técnicos de Enfermagem: Marcelo Ferreira, Adriane Santana; Agentes Comunitários de Saúde: 10 Unidades de Saúde PSF Rural Norte Médico – Wivaldo Almeida Neto Enfermeira – Claudiane Oliveira Técnicos de Enfermagem: Aldineia Morais, Madalena Assunção. Agentes Comunitários de Saúde: 10

EDUCAÇÃO EM SAÚDE REALIZADA PELAS EQUIPES DE PSF’S JANEIRO A 23/03/2010 Pesagem realizado mensalmente para acompanhar o crescimento e desenvolvimento da criança; Campanha do Ferro; No período de 12 a 16 de fevereiro de 2010 os Agentes Comunitários de Saúde da zona urbana estiveram na rua central da cidade distribuindo preservativos e orientando sobre o sexo seguro; Encontro Mensal das Equipes de Saúde da Família para capacitação,orientação e fechamento de relatórios de atividades. O grupo de Hiperdia (hipertenso e Diabéticos) são atendidos todas as segundas-feiras no período vespertino como verificação de PA, Dosagem de Glicemia e orientações antes da consulta médica; Todas as terças –feiras no período vespertino na unidade de PSF Urbano é realizado palestras e orientações para as gestantes; No período de 07 a 19/01/2010 foi realizado capacitação para os ACS da zona urbana e rural sobre AEDES AEGYPTI (Dengue)

No período de 26 a 28/01/2010 foram realizadas nas unidades de saúde PSF Urbano e Rural Sul e Norte o “Dia da Mancha” para detecção de novos casos de HANSENÍASE, capacitação dos profissionais de saúde e avaliação dos pacientes já em tratamento com a fisioterapeuta; Reunião no dia 19/02/2009 com a Equipe de Saúde da Família para apresentação da equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) Capacitação pela Secretaria Estadual de Saúde dos profissionais do nível superior do município (medico e enfermeiro) nos dias 02 a 05/03/2010 sobre Ciclo Gravídico-Puerperal ; No dia 17/03/2010 período matutino– Palestra para as Equipes de Saúde da Família com tema Vacinação H1N1, Gripe e Pneumo 10; No período vespertino do dia 17/03/ Capacitação das Equipes de Saúde da Família sobre Tuberculose através de técnicos do Escritório Regional da Baixada Cuiabana; No período de 22 a 26/03/2010 semana de combate a Tuberculose com orientações nas escolas e comunidades.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM ATIVIDADES E CAPACITAÇÕES

ATENDIMENTO HOSPITALAR

LEGENDA 1- Coleta de material para exames laboratorial; 2- Administração de Medicamento; 3- Aferição de Pressão Arterial; 4- Inalação/Nebulização 5- Retirada de Ponto 6- Curativo Grau I 7 – Sutura simples

ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL NO HOSPITAL MUNICIPAL

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO FONOAUDIOLGO A fonoaudiologia foi inserida à equipe multiprofissional a partir de março de 2009, com objetivo de atender a população, deste a infância até a senescência, o atendimento é realizado no Hospital Municipal em horários alternados semanalmente matutino e vespertino, atendendo as necessidades da população e também das instituições existentes como: APAE local, grupo de idosos do programa CONVIVER ligado a Secretaria Municipal de Ação Social com atendimento diferenciado, palestras educativas desenvolvidas nas Escolas Estaduais e Municipais. Atualmente com o planejamento já definido para o ano de 2010, ocorreram mudanças na atuação do profissional que passou ir in loco das instituições diretamente, expandindo sua atuação além dos atendimentos realizados no consultório do Hospital Municipal como: creches e as instituições onde funciona o Peti semanalmente.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA NUTRICIONISTA A Equipe do Serviço de Alimentação e Nutrição do Hospital Municipal Professora Maria Arlindo da Costa, possui cinco funcionárias efetivas sendo uma Nutricionista, três cozinheira e uma auxiliar de cozinha. As cozinheiras e auxiliar já participaram de dois treinamento que foram orientadas pela nutricionista. Os pacientes internados são avaliados diariamente pela nutricionista, e essas informações sã repassadas para as cozinheiras informando cada dieta prescrita pelo medico plantonista, sendo tomadas tais providências que será de acordo com a patologia de cada paciente. Além do serviços de Nutrição Clínica e Produção que é feito dentro do Hospital Municipal, é oferecido também o serviço Ambulatorial para os pacientes que são encaminhados pelas unidades de saúde para ter consulta individual clínica, o atendimento é realizado duas vezes por semana na quarta-feira e sexta-feira, são atendidas em média 15 pessoas por mês, nas quais são consultadas principalmente pacientes obesos, diabéticos e hipertensos. Durante o expediente as atividades da Nutricionista dividem-se no Hospital Municipal e Secretaria Municipal de Educação com orientação no cardápio da merenda escolar. Suas atividades são: Planejamento de Cardápio, Cálculo e distribuição dos Nutrientes, Previsão e custo de compra, Participação no Conselho da Merenda Escolar, Visita e Fiscalização das escolas, Capacitação para as Merendeiras Escolar, Planejamento de palestras para pais e equipes escolares e consulta de nutrição.

ATENDIMENTOS REALIZADOS PELA CENTRAL DE REGULAÇÃO MUNICIPAL

A Central de Regulação do município de Nossa Senhora do Livramento é composta por três (03) funcionárias sendo uma Assistente Social e duas Técnicas Administrativa Toda semana encaminhamos o nosso fluxo de exames e consultas especializadas para o Escritório Regional da Baixada Cuiabana e Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, sendo essas agendadas e autorizadas Vale ressaltar que agendamos a USG que é realizada no Hospital Municipal Professora Maria Arlindo da Costa, o atendimento de Ortopedista que atende na unidade Centro de Saúde da Família Urbano e exames laboratoriais tais como: HIV, PSA, TGO, TGP, BAAR, RUBEOLA, IgG, IgM, Igg, Igm, Urucultura, T3 total e T4 total, TSH, FSH, Hbsag, HCV, LH. A central ainda realiza atraves da Assistente Social os processos de cadeiras de rodas e da farmácia de auto custo, onde temos os registros e acompanhamento através da central.

ODONTOLOGIA

FISIOTERAPIA

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS

ATIVIDADES DE ATENDIMENTO NASF(Núcleo de Apoio a Saúde da Família)