Projeto para Atualização Tecnológica e Manutenção da BVS RIPSA - Fase III Informe de Atividades 26ª Oficina de Trabalho Interagencial (OTI) Brasília, 05.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
Advertisements

Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
Ouvidoria Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Adalberto Fulgêncio dos Santos Júnior Diretor do Departamento.
Fundação Oswaldo Cruz Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde Coordenação de Bibliotecas Virtuais em Saúde BVS Aleitamento.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES 27 de maio de 2014
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
PROJETO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI – 6º REUNIÃO DO CSDP AVANÇOS DO PROJETO NO BRASIL Júlio Thadeu.
BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho.
15/04/2009 Workshop de boas práticas de gestão do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para MPEs.
Helder Silva – Monitor CID Jairse Freire – Coordenadora Nélson Lima- Dinamizador Comunitário Graciete Borges- Voluntária Débora Semedo- Técnica Otília.
Sonia Mendes – Analista de Organização e Métodos MS/ DATASUS/BVS RIPSA 26ª Oficina Interagencial de Trabalho da RIPSA (OTI), Brasília, 05 de Junho de 2013.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
CONCEITOS IMPORTANTES
Rede Interagencial de Informação para a Saúde Ripsa-Bahia Delsuc E. Filho Zenaide Calazans Oliveira Brasília, 24 de maio de 2012.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
BVS Brasil: Panorama da Rede ePORTUGUÊSe São Tomé 27 de setembro de 2011.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO APROVADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO FEDERAÇÃO DAS APAEs DO ESTADO DO PARANÁ Abril 2006 – Abril 2007.
Contribuir para a qualificação da atenção e da gestão em saúde; Contribuir para organizar redes de atenção, considerando o ordenamento prioritário da.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
BVS Saúde Pública Brasil I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil 8 de outubro de BIREME, São Paulo, SP.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
A Iniciativa Privada no Setor de Saneamento Básico e o Papel da Regulação nesse Contexto (Brasília, 18 de agosto de 2015) Newton de Lima Azevedo Governador.
BVS Brasil, perspectivas do Ministério da Saúde São Paulo, 8 de outubro de 2009.
Conselho Editorial do Ministério da Saúde 36ª Reunião Ordinária do Conselho Editorial do Ministério da Saúde Brasília, 11 de agosto de 2009.
Aplicacoes.mds.gov.br/cneas. Instrumento eletrônico de gestão e monitoramento das ofertas prestadas por entidades privadas no âmbito do SUAS. Compartilhado.
A Rede BVS no Brasil Cláudia Guzzo Coordenadora Projetos e Instâncias da BVS BIREME/OPS/OMS I Reunião do Comitê Técnico da BVS.
Aos três anos de vigência da Lei de Acesso à Informação, no dia 16 de maio de 2015, a Controladoria Geral da União (CGU) lançou, em Brasília, o índice.
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
Brasília,5 de junho de 2013 XXVI Oficina de Trabalho Interagencial da RIPSA Papel da RIPSA no apoio a produção de indicadores de interesse da saúde e do.
Clipping de Notícias É o canal utilizado para processar a coleta, armazenamento e indexação de notícias divulgadas e publicadas nos âmbitos locais, na.
Ferramentas interativas para comunicação à distância sobre agrotóxicos e-learning.
Planejamento Estratégico e Gestão nos Tribunais de Contas O Caso TCE-MT.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Plano de Bairro para o 2 de Julho – PROEXT 2014 Grupo de Pesquisa.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO - LAI Lei nº /2011 Decreto Estadual nº /2013 PAULO MARCONDES CALDAS LOPES ASSESSOR TÉCNICO - CGE 2/6/2016.
1 13 de novembro Brasília Projeção populacional dos municípios brasileiros por sexo e grupos de idade Consultoria RIPSA/OPAS Eduardo Santiago Rosseti Apresentação.
Diretório de Eventos em Ciências da Saúde - DirEve Sarah Maria Viola de Oliveira Fontes de Informação Referenciais - FIR PFI/BIREME/OPS/OMS São Paulo,
ESCRITÓRIO DE TI SEFAZ - GETEC Vitória - ES, Março de 2016.
Brasília, 5 de junho de  Criado na reunião anual geral dos CGI da Ripsa para discussão do IDB 2011, realizada no dia 29/02/2012  Primeira reunião.
Sistema de Gestão Administrativa (SGA) Módulo de Pedido de Compras Sistema composto por vários módulos relacionados que integram informações da administração.
COORDENADORIA DE GESTÃO DE OUVIDORIA COMPETÊNCIAS DA COORDENADORIA E ARTICULAÇÃO Planejar e coordenar as ações de ouvidoria em âmbito estadual, promovendo.
A Ripsa tem como propósito promover a disponibilidade adequada e oportuna de dados básicos, indicadores e análises sobre as condições de saúde e suas.
A Rede BVS no Brasil: contextualizando a BVS Saúde Pública Cláudia Guzzo Coordenadora PFI / Monitoramento das Instâncias e Projetos BVS BIREME/OPS/OMS.
Portal e Rede dos Tribunais de Contas e Sistema de Acompanhamento da Gestão Fiscal.
BVS ENFERMAGEM III Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil São Paulo 10 de junho de 2011.
09/03/2009Curso de LIS - Apresentação Localizador de Informação em Saúde - LIS Luciano Soares Duarte Supervisor Fontes de Informação Referenciais - FIR/PFI.
Espaço Colaborativo ePORTUGUÊSe Rosane Taruhn BIREME/OPAS/OMS.
EPORTUGUÊSe – junho de |1 | A iniciativa ePORTUGUÊSe e oportunidades para os países de língua portuguesa BIREME/OPAS/OMS - São Paulo.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA PRODUÇÃO CIENTÍFICA:
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
14ª Reunião do Comitê Consultivo da BVS Saúde Pública Brasil 05 de abril de 2012 – FSP/USP - São Paulo, Resultados alcançados.
A experiência da BIREME na implementação dos Espaços Colaborativos – ECO 25ª Oficina de Trabalho Interagencial Brasília 31 de outubro de 2012.
"Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978)
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Meta 1: Produção, atualização e aperfeiçoamento de indicadores e dados básicos (IDB) Produto 1 – Base de dados do IDB 2011 Produto 2 – Tema do IDB 2011.
Atividades da Secretaria Executiva da Biblioteca Virtual em Saúde Pública
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
Núcleo de Apoio Técnico Científico Biblioteca do CPqRR Procedimentos Operacionais Padrões – POPs EQUIPE: Chefia Omar dos Santos Carvalho - Vínculo: Servidor.
APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE.
RIPSA na Biblioteca Virtual em Saúde
Transcrição da apresentação:

Projeto para Atualização Tecnológica e Manutenção da BVS RIPSA - Fase III Informe de Atividades 26ª Oficina de Trabalho Interagencial (OTI) Brasília, 05 e 06 de junho de 2013

Sobre o Projeto A inserção da RIPSA na Rede BVS foi concretizada em 2006 com a assinatura do termo de cooperação técnica para o desenvolvimento de um espaço de interação, compartilhamento e funcionamento da Rede RIPSA, através do modelo da BVS. Antecedentes: Na primeira fase de desenvolvimento da BVS RIPSA foram centrados esforços na organização e disponibilização de informação relevante e prioritária ao desenvolvimento do trabalho da rede RISPA, segundo o modelo da BVS (2006). A segunda fase foi marcada pelo aprimoramento de suas fontes de informação e a expansão do Modelo para os estados participantes da iniciativa RIPSA no Estado. (BVS RIPSA – Fase II 2009 – 2012).

Acessos - BVS RIPSA * visitas ao site em visitas jan. a maio 2013 *Awstats -

Projeto fase III (2013) Objetivo Geral Atualização tecnológica, manutenção e apoio ao desenvolvimento da BVS RIPSA consolidando-a como espaço de referência para acesso à indicadores e dados básicos em saúde e à produção científico- técnica em saúde, por meio da promoção do acesso equitativo à informação. – 9 subprojetos – vigência: 24 meses – inicio: Janeiro 2013

Estrutura do Projeto - 9 Subprojetos Atividade 4.1 Literatura Científica e Base de Dados RIPSA Subprojeto referente à manutenção e atualização regular da coleção de documentos da RIPSA e fontes de informação da BVS. >> Reunião realizada 19/04 com equipe RIPSA para discussão inicial para elaboração do documento de critérios de seleção para as bases de dados da RIPSA e reativação do núcleo executivo. Atividade 4.2 BVS RIPSA no Estado Ampliação do Projeto RIPSA no Estado e o desenvolvimento de portais estaduais para dar representatividade a estas iniciativas em até 05 novos estados (a serem selecionados). Atividade 4.3 Espaço Colaborativo Atualização e reestruturação do Espaço Colaborativo RIPSA, visando aprimorar os recursos e funcionalidades, facilitando o fluxo de informação, comunicação e o registro das ações realizadas pelos membros da Rede RIPSA. >> Atualização finalizada em março/13. Reestruturação e suporte técnico segue como atividade regular com a participação e apoio da equipe RIPSA/DATASUS.

Estrutura do Projeto - 9 Subprojetos Atividade 4.4 Capacitações Atividade para promoção da BVS RIPSA e de suas fontes de informação. >> Definir cronograma com equipe do DATASUS Atividade 4.5 Fichas de Qualificação (RIPSA Nacional e Estadual) Manutenção e atualização do Portal de Fichas de Qualificação. Está dividido em duas principais linhas: Operação (atividades desenvolvidas para cada nova edição das Fichas de Qualificação Nacional e Estadual) e Desenvolvimento (melhorias no serviço de Fichas de Qualificação). A) Operação: Identificação de metadados; Literatura Científica (LILACS e SciELO); Recuperação integrada à BVS RIPSA; Informe de erros sistematizado (issue tracking); >> Atividades regulares B) Desenvolvimento: Simplificar o processo de marcação das Fichas; Serviço online de visualização de ficha marcada; Submissão online da ficha marcada;  Plataforma WordPress Adaptação da planilha de controle e metadados; Compatibilizar a visualização da literatura científica – LILACS e SciELO.

Atividade 4.5 Fichas de Qualificação – cont. Edição de Categorias

Atividade 4.5 Fichas de Qualificação – cont. Edição de Campos

Atividade 4.5 Fichas de Qualificação – cont. Importação a partir do Word

Atividade 4.5 Fichas de Qualificação – cont. Edição de Fórmulas

Atividade 4.6 Indexação das células das tabelas de indicadores básicos (IDB) aumentar a exposição/visibilidade dos indicadores básicos e suas fichas de qualificação aos motores de busca web Atividades: Coleta e processamento automatizados das tabelas de indicadores do DATASUS (em csv); Geração de páginas de acesso para indexação dos motores de busca web; Acompanhamento da indexação via Google Webmaster; Verificação da qualidade dos resultados obtidos. >> Definir cronograma e iniciar atividades. Estrutura do Projeto - 9 Subprojetos

A.4 Grau de urbanização Proporção da população urbana segundo Região e UF Amazonas ,8 node=A.4&lang=pt&version=ed5 A.4 Grau de urbanização Proporção da população urbana segundo Região e UF Amazonas ,1 node=A.4&lang=pt&version=ed5 4.6 Indexação das células das tabelas de indicadores básicos (IDB)

Estrutura do Projeto - 9 Subprojetos Atividade 4.7 Apoio para divulgação da BVS RIPSA Atividades de promoção da BVS RIPSA em eventos nacionais da área da saúde e participação da BIREME em até 05 eventos nacionais/estaduais, para divulgação da BVS RIPSA, contempla Congressos, OTI, etc. >> Definir eventos com equipe da RIPSA. Atividade 4.8 Hosting e Suporte tecnológico/metodológico Tem como objetivo garantir o acesso à BVS RIPSA possibilitando o acesso regular à BVS e suporte tecnológico/metodológico. >> Atividade Regular. Atividade 4.9 Gestão, monitoramento e avaliação do projeto Tem como objetivo assegurar a gestão e monitoramento do Projeto, assim como o apoio à RIPSA na condução estratégica da BVS, com reuniões presenciais e online, participação em OTI Nacionais/Estaduais, elaboração de relatórios sobre o desenvolvimento do projeto, etc. >> Participação na 26ª OTI; >> Reunião online 19/04 e reunião presencial 16/05.

Obrigado Adalberto Otranto Tardelli BIREME/OPAS/OMS, Diretor Juliana Sousa Monitoramento de Instâncias e Projetos BVS – MIP, Bibliotécaria BIREME/OPAS/OMS