Serviços Públicos Eletrônicos e a Experiência do e-poupatempo Carlos Torres e-poupatempo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
Advertisements

Projeto GRP Minas Novo Data Center do Governo Encontro E-Gov Minas 17 Junho 2011.
Identidade Digital do Governo Federal. Direcionamentos Barra de Governo Redes Sociais Portal Padrão Instrução Normativa.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
Gerencie sua franquia educacional com tranquilidade e segurança.
Ouvidoria Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Adalberto Fulgêncio dos Santos Júnior Diretor do Departamento.
AÇÃO EDUCACIONAL DE DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PROJETO CARROCEIRO CIDADÃO Mauro Lúcio Salmente Autor do projeto.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
Pontos de Presença Móveis para Inclusão Digital.
Conselho Gestor de Tecnologia da Informação NOVAS PERSPECTIVAS DA APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA NA AUTOMAÇÃO DO JUDICIÁRIO Des. Jorge Henrique Schaefer Martins.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
Segurança da Informação no Hospital de Clínicas de Porto Alegre Setembro/2014.

Plano Plurianual - PPA Julho | DIRETORIAASSESSORIA DE PLANEJAMENTO Amparo Legal Constituição Federal – art. 165 Leis de iniciativa do.
GESPUBLICA Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização.
OUVIDORIA: uma prática de fortalecimento da gestão democrática e da garantia de direitos educacionais Teresa Jussara Luporini Zélia Maria Lopes Marochi.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência - SUS/MG
PROGRAMAS DE COMUNICAÇÃO Desenvolver, coordenar, apoiar e estimular ações voltadas para a construção, fortalecimento e manutenção de uma imagem positiva.
PARANÁ DIGITAL PARANÁ DIGITAL Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Paranaenses.
Tratamento e Acompanhamento da Pesquisa de Satisfação dos clientes Autores: José Luis Costa XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento 24 a.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG.
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
XVII Encontro Nacional do CONGEMAS Estruturas, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social.
Decreto nº – 08/11/2011 Governo do Estado de São Paulo Corregedoria Geral da Administração.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Conselho Editorial do Ministério da Saúde 36ª Reunião Ordinária do Conselho Editorial do Ministério da Saúde Brasília, 11 de agosto de 2009.
Reunião do Comitê Consultivo BVS ECOCooperação Técnica Internacional II Reunião Regional Rede ePORTUGUÊSe As necessidades informacionais de Populações.
Aplicacoes.mds.gov.br/cneas. Instrumento eletrônico de gestão e monitoramento das ofertas prestadas por entidades privadas no âmbito do SUAS. Compartilhado.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
Carta de Serviços ao Cidadão no Governo do Distrito Federal OUVIDORIA-GERAL CONTROLADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Seminário Instituto Unibanco Maria Helena Guimarães de Castro outubro de 2005 O papel da pesquisa na formulação de políticas educacionais.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR SANEAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS HIDROENERGÉTICOS Poços de Caldas, 26 de Maio de 2015.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
Assessoria de Planejamento, Estratégia e Gestão Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais CONSIDERAÇÕES SOBRE A META PRIORITÁRIA Nº 5 - CNJ.
Planejamento Estratégico e Gestão nos Tribunais de Contas O Caso TCE-MT.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
30ª Reunião da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF) Novo Sistema de Administração Financeira do Estado do Espírito Santo (SIGEFES)
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
SUBGRUPO nº 1 – RECEITAS POR COMPETÊNCIA ANDAMENTOS DOS TRABALHOS Expositor: José Valter Cavalcante.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
REDE SOCIAL DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS – RS APLs.
COORDENADORIA DE GESTÃO DE OUVIDORIA COMPETÊNCIAS DA COORDENADORIA E ARTICULAÇÃO Planejar e coordenar as ações de ouvidoria em âmbito estadual, promovendo.
MODERNIZAÇÃO DA MÁQUINA PÚBLICA. Atualizar/qualificar os funcionários usando EAD. Estabelecer uma política de TIC para o DF. Implantar o Portal da Transparência.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
CBH PARANAÍBA 6ª Reunião Extraordinária Uberlândia (MG), / out / 2012.
PRESTAÇÃO DE CONTAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 2º TRIMESTRE de 2008.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Indicadores educacionais Atividade complementar 06 Apresentação 05.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Tecnologia como ferramenta para redução de custos no cartório Luiz Werner
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Rainério Rodrigues Leite Secretário SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO ESTADO DA PARAÍBA CONHECENDO O TCU.
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
Curso de Pesquisa de Clima Organizacional. É uma ferramenta utilizada pelo setor de Gestão de Pessoas (RH) para diagnosticar como os funcionários percebem.
Transcrição da apresentação:

Serviços Públicos Eletrônicos e a Experiência do e-poupatempo Carlos Torres e-poupatempo

Conceitos do Programa Poupatempo CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Reunião de vários órgãos prestadores de serviços públicos, entidades da sociedade civil e empresas prestadoras de serviços de natureza pública, num único espaço. Estabelecer um novo paradigma no serviço público no que diz respeito ao padrão de atendimento ao cidadão, oferecendo serviços públicos com eficiência, qualidade e rapidez.

Caracterização Geral do Programa 10 Postos Poupatempo fixos em operação + uma Unidade Móvel; Total de atendimentos desde 1997: 124 milhões; Média diária de atendimentos: 77 mil; Participantes: 68 órgãos / empresas; Atividades culturais e educacionais intra e extra-muros (junto às comunidades locais e regionais); Cooperações técnicas com a Nicarágua, Governos Estaduais, Órgãos Federais e do Poder Judiciário (TRT - Tribunal Regional do Trabalho).

Formas de Atendimento Atendimento presencial - Emissão de RG, Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho, ligação de água, luz, inscrições para programas habitacionais, carteira de habilitação entre outros; Auto-atendimento - informações, serviços transacionais, caixas eletrônicos; Teleatendimento; e-poupatempo (serviços públicos pela Internet com orientação de Atendentes).

Padrão Poupatempo de Atendimento Monitoramento de tempo de fila e de execução de serviços; Controle da qualidade das informações e orientações prestadas à população; Monitoramento de contingências de sistemas e estratégias de atendimento alternativo; Planejamento de períodos de “picos” e ”vales” de atendimento; Democratização de informações sobre os procedimentos para a realização de todos os serviços; Sistema de manifestações da população.

Padrão Poupatempo de Atendimento Modelo de gestão matricial: > Inter-relacionamento entre todos os órgãos / empresas: diferentes esferas e âmbitos, concessionários e iniciativa privada; > Planejamento e monitoramento com Representantes de todos os órgãos e empresas participantes (Representantes Institucionais e Supervisores); Formação contínua dos funcionários (dos atendentes ao pessoal da limpeza, vigilantes, motoristas etc.); Mecanismos de valorização dos funcionários (Pouparceiros, campanhas e eventos); Processo permanente de desburocratização de procedimentos.

Padrão Poupatempo de Atendimento Integração de serviços “setoriais”; Disponibilização de formas alternativas de atendimento: presencial, impressos, telefônico e eletrônico; Pesquisa periódica sobre expectativas e nível de satisfação dos usuários; Ambientação adequada (limpeza, mobiliário, iluminação, segurança, comunicação visual etc.); Auditorias no cumprimento das diretrizes do Programa: atendimentos sem privilégios e sem discriminação; Absoluta transparência na relação com os cidadãos e com a sociedade.

Levar o Padrão de Atendimento Poupatempo à Internet Em analogia ao Poupatempo presencial - Agrupar os serviços e atender com qualidade e foco no cidadão; Diferente do presencial - como observar a expectativa, dificuldades, satisfação do cidadão?

Criação Salas de Atendimento Os cidadãos são estimulados a utilizar a Internet e os serviços eletrônicos de forma autônoma; Observação do uso do serviço: > Identificação das dificuldades e barreiras; > Levantamento do perfil do usuário dos serviços eletrônicos.

Início das atividades nas salas set / 2002 – Implantação Posto Guarulhos; dez / 2003 – Implantação Posto Ribeirão Preto; set / 2004 – Implantação Posto Campinas Shopping e Atendimento Poupatempo Móvel; set / 2005 – Implantação Posto Santo Amaro (Parceria AMD); dez / 2005 – Implantação Posto São Bernardo do Campo.

Salas de Atendimento Posto Guarulhos Posto Ribeirão Preto

Salas de Atendimento Posto Campinas Shopping Poupatempo Móvel

Salas de Atendimento Posto Santo Amaro

Estrutura das salas PostosGuarulhos Ribeirão Preto Campinas Shopping Sto. Amaro MóvelTotal Estrutura de Atendimentos Funcionários Micros Impressoras Telefones Quantidade de Atendimentos Total out / Média diária Total geral

Total de atendimento por esfera

Serviços mais utilizados

Dificuldades do cidadão

LabIHC - Laboratório de Interação Homem-Computador Análise dos dados coletados nas salas de atendimento; Elaboração e aplicação de questionários para levantamento do perfil do cidadão usuário; Testes com cidadãos voluntários utilizando dados fictícios, registrados com áudio e vídeo; Avaliação de sítios e serviços com base nas heurísticas gerais de usabilidade; Grupos de foco com Atendentes; Avaliações por meio de percurso cognitivo.

Parceria com a POLI Criação de uma metodologia de coleta e análise de dados; Criação do LabIHC - Laboratório de Interação Homem – Computador; Operação das campanhas de coleta de dados e elaboração de laudos técnicos de sítios e serviços de diversos Órgãos e Secretarias do Estado de São Paulo; Estudos e parcerias para a criação de terminais de acesso universal, vinculado aos estudos do LabIHC em Guarulhos.

Gerência e-poupatempo Incorporação de várias atividades de apoio ao Governo Eletrônico: > Portais; > Grupo de Design; > Oficina e-Gov; > e-GOIA; > Novas Tecnologias.

Portal Gov.SP, Cidadao.SP, Empresa.SP Sítios que relacionam os serviços públicos sob a ótica dos eventos da vida do cidadão e da empresa; Em parceria com a Fundap - Fundação do Desenvolvimento Administrativo e a Fundação SEADE – Sistema Estadual de Análise de Dados.

Quantidade de acessos no portal Cidadao.SP

Grupo de Design Elaboração material normativo, orientador e de recomendações para apoio aos diversos Órgãos e Secretarias; Suporte ao cumprimento da Resolução CC9 que estabelece regras e diretrizes para os sítios da Administração Pública Estadual na Internet, apoiada em 6 manuais: > Identidade Visual; > Usabilidade; > Redação na Web; > Implementação de Serviços Públicos; > Segurança; > Acessibilidade.

Grupo de Design - Webday Reunião mensal dos profissionais da Web (designers, writers e developers); Palco de palestras de profissionais e empresas ligadas ao tema Web; Debates com a presença de profissionais convidados para contar suas experiências no desenvolvimento de seus sítios e serviços.

Oficina de e-Gov Oficina para treinamento dos profissionais da Web do Governo do Estado de São Paulo; Trabalho em conjunto com a Fundap, sede desta oficina, proporciona o treinamento dos profissionais da Web, nos mais diferentes campos de atuação.

Projeto e-GOIA Apoio ao desenvolvimento do demonstrador de serviços integrados em parceria com a Comunidade Européia Fraunhofer Fokus e INI GraphicsNet; Meticube; Hélios ICT; Concytec; Casa Civil, Prodesp, Fundap, ABEP, CenPRA. Atividades: > Testes de Usabilidade; > Design de interfaces; > Modelagem da aplicação para o usuário.

Novas tecnologias Prospecção e projeto na área de serviços eletrônicos por meios alternativos - TV Digital.

Novas tecnologias Prospecção e projeto na área de serviços eletrônicos por meios alternativos - Mobile.

Parcerias FUSP - Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo - Escola Politécnica Metodologia de coleta a análise de dados e no LabIHC; Intel Reestruturação da sala de atendimento e do LabIHC no Posto Poupatempo Guarulhos (Usabilidade e Acessibilidade);. Laboratório de Acessibilidade Digital;. Terminal Público de Acesso Universal;. LabIHC Itinerante;. e-poupatempo Wi-fi (Sem Fio);. Manual de Acessibilidade Web;. Primeira Turma APAE Guarulhos. AMD Implantação da sala de atendimento do Posto Santo Amaro.

Resultados Mais de atendimentos a serviços públicos eletrônicos nas salas e-poupatempo; Manual de Usabilidade dos Serviços Públicos Eletrônicos – Recomendações para Serviços Eletrônicos Transacionais do Governo do Estado de São Paulo; 14 eventos Webday;

Resultados Análise dos sítios e serviços eletrônicos > Boletim de Ocorrência Eletrônico - Polícia Civil; > Licenciamento Eletrônico de Veículos – Fazenda; > Consulta a Multas de Veículos e Pontos na Carteira de Habilitação; > Portal do cidadão - Casa Civil / Secom / SEI; > Poupatempo - Prodesp / Casa Civil; > Requisição da Carteira de Passes – EMTU; > Agência Virtual da Sabesp; > Licenciamento Ambiental – Cetesb; > Sítio do IPEM; > Demonstrador e-GOIA.

Serviços Públicos Eletrônicos e a Experiência do e-poupatempo Carlos Torres e-poupatempo