Apoiopatrocíniorealização. Francisco Miranda de Figueiredo Filho Diretor Presidente da COCATREL Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda.

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Transcrição da apresentação:

apoiopatrocíniorealização

Francisco Miranda de Figueiredo Filho Diretor Presidente da COCATREL Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda.

Desafios de Crescimento das Cooperativas Frente à Legislação Nacional

Estrutura Armazéns, lojas, silos, assistência técnica, laboratório, indústria de laticínios, administração, comercialização e torrefação.

Perfil da Gestão Lema: Solidez e Confiança. Simplicidade, conhecimento pela experiência. Dirigentes são os próprios produtores. Capacitação dos colaboradores. Administração compartilhada

Apresentação da Cocatrel 51 anos Café, Leite e Grãos produtores associados 450 funcionários Sul de Minas: região maior produtora de café do país.

Questão central Como as cooperativas podem enfrentar a competitividade do ambiente econômico sem prejudicar seus princípios cooperativistas?

Tendências atuais - As cooperativas estão sendo impelidas a privilegiar o econômico, negligenciando a gestão social. - As empresas não cooperativas estão sendo impelidas a valorizar o aspecto social, o relacionamento e a fidelização do cliente.

Na tentativa de melhorar a competitividade das cooperativas, muitas vezes busca-se torná-las similares em tudo às empresas não cooperativas. Parece que existe a crença de que devem ser menos cooperativas para que possam ser mais competitivas. Entretanto, várias experiências mostram que tais mudanças podem afetar negativamente a relação das cooperativas com seus cooperados.

Princípios do Cooperativismo - adesão voluntária e livre - gestão democrática pelos membros - participação econômica dos membros - autonomia e independência das cooperativas - educação, formação e informação - cooperação entre cooperativas - Interesse pela comunidade

Gestão Social Pela complexidade das atividades de uma cooperativa, ela pode ser entendida como uma organização econômica, social e política. A gestão social das cooperativas deve privilegiar a sua relação com os cooperados.

Valores preciosos Confiança Cooperação Fidelidade Lealdade Envolvimento São valores historicamente presentes no cooperativismo e que as empresas perseguem a todo custo.

Enfatizar esses valores na construção de suas estratégias pode contribuir para tornar as cooperativas mais competitivas.

Conclusão Uma gestão social competente, que saiba aproveitar as vantagens de poder articular uma rede de produtores cooperados com um intenso fluxo de informação e envolvimento para o cooperativismo pode colocar a cooperativa em condições de disputar competitivamente os mercados contemporâneos.

apoiopatrocíniorealização Obrigado.