Page 1 Curso de qualificação profissional Logística empresarial Indicadores de desempenho logístico
Page 2 Indicadores de Desempenho em Logística 1. Indicadores de Desempenho em Logística A gestão por meio de indicadores de desempenho: Vital para a sobrevivência das empresas; Ponto de partida para obter performance mundial.
Page 3 O que não é medido, não é gerenciado. O que não é gerenciado, não pode ser melhorado.
Page 4 Eficaz instrumento para análises e conclusões; Situação atual e futura das empresas; Entendimento de como a empresa funciona; Melhora o processo de tomada de decisão.
Page 5 2. Por que utilizar indicadores de desempenho?
Page 6 Refletem a performance da organização; Permite medir o desempenho da organização e de todos os colaboradores, em todos os níveis hierárquicos; Funciona como veículo de comunicação.
Page 7 VISÃO O que queremos ser no futuro?
Page 8 ESTRATÉGIA Como pretendemos alcançar a visão proposta?
Page 9 OBJETIVOS O que devemos fazer para seguir em frente?
Page 10 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO Quais áreas devem ser priorizadas para a realização de nossa visão?
Page 11 INDICADORES DE DESEMPENHO-CHAVE Quais devem ser nossos indicadores de sucesso?
Page 12 INICIATIVAS CHAVE DE AÇÃO Que ações garantirão a realização de nossas metas de desempenho?
Page Níveis de decisão
Page 14 OPERACIONAL TÁTICA ESTRATÉGICA BI Business Intelligence KPI´S Métricas Ordinárias NÍVEL DE DECISÃO Figura 1. Nível de decisão
Page 15 Três níveis Estratégico Tático ou Gerencial Operacional Indicadores estratégicos (BI): diretores – 05 (cinco) indicadores; KPIs: diários, semanais, de 05 a 10 indicadores; Métricas ordinárias: do nível de supervisão para baixo.
Page CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS
Page 17 KPIs devem refletir direcionadores de valor estratégico; KPIs são definidos por executivos; KPIs devem fluir ao longo da empresa, efeito cascata; KPIs são baseados em dados válidos; KPIs devem ser fáceis de serem entendidos.
Page 18 KPIs são sempre relevantes; KPIs devem indicar a direção da performance, para cima ou para baixo; KPIs conduzem a ações positivas e devem gerar ações positivas.
Page 19 Muitos profissionais confundem um simples dado com um indicador de desempenho. Medir a quantidade de toneladas expedidas sem compará-la a uma meta operacional não faz sentido. Um indicador apontar uma expedição de toneladas em certo período, se não sabemos ao certo se a meta era superior ou inferior?
Page NÃO SÃO INDICADORES
Page 21 Volume de vendas; Número de entregas realizadas; Número de posições-páletes ocupadas; Posição de estoque em R$; Quantidade de funcionários na área operacional; Número de horas trabalhadas; Quantidade de toneladas expedida; Número de sinistros.
Page SÃO INDICADORES
Page 23 Atendimento da meta de expedição; Pontualidade na entrega; Acuracidade do inventário; Produtividade na separação de pedidos; % de estoques obsoletos; Índice de avarias no transporte.
Page OBSERVAÇÕES
Page 25 Mais de 100 indicadores; Abrange: Transportes; Movimentação e armazenagem de materiais; Logística reversa; Gestão dos estoques. Não utilizar mais de 05 indicadores por pessoa.
Page TIPOS DE INDICADORES
Page 27 Indicadores de inputs; Indicadores de processo; Indicadores de outputs.
Page 28 Indicadores de inputs: Disponibilidade de recursos; estão relacionados aos recursos necessários para a execução de determinado processo. Ao tratarmos de disponibilidade de espaço físico, mão-de-obra, empilhadeiras, tratamos de indicadores de inputs.
Page 29 Indicadores de processo (meios de produção): Indicam se estamos fazendo a coisa certa e estão relacionados à eficiência do processo. Quando medimos, por exemplo, a acuracidade no endereçamento ou a produtividade na separação dos pedidos, lidamos com indicadores de processo.
Page 30 Indicadores de outputs (ou de resultados): Tratam da eficácia do processo, se fizemos certo as coisas. Ao medir o número de pedidos perfeitos, o nível de avaria no transporte, erros em faturas, lidamos com essa classe de indicadores.
Page 31 Outros profissionais da área de Logística preferem classificar de outra forma: Indicadores de custos; Indicadores de conformidade do processo; Indicadores de nível de serviço; Indicadores de processamento.