Alimentação da Criança na 1a. Infância

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Transcrição da apresentação:

Alimentação da Criança na 1a. Infância Nutrição no Ciclo da Vida I – Profa. Léo

ALIMENTO COMPLEMENTAR DEFINIÇÃO Qualquer alimento nutritivo, sólido ou liquido, diferente do leite humano oferecido à criança amamentada

Necessidades energéticas em cças < 2 anos

Necessidades de ferro e quantidade de ferro necessária dos alimentos complementares para suprir as necessidades em cças < 2 anos

Características Fisiológicas Idade 1 a 2 anos Crescimento 18 meses – 10,8 Kg e 81cm 24 meses – 12 Kg e 85 cm

Principais ocorrências dentição: 6 a 8 dentes, completa aos 3 anos (22 dentes) fontanelas fecham-se andar em pé, aprendem a correr, saltar e escalar progresso rápido da linguagem capaz de controlar seus atos habilidade para manipular talheres de mesa noção do “eu”

Apetite  acentuadamente por volta do 1º aniversário   velocidade de crescimento variação no apetite: algumas crianças comem muito, enquanto outras parecem viver de “ar e água” pais não devem se preocupar: a criança pedirá mais alimentos na fase em que o crescimento estiver  preocupação: crianças podem comer demais, em conseqüência de sugestões externas  convidando o início da obesidade

Necessidades Nutricionais Energia 13 a 35 meses EER = (89 x peso (kg) – 100 + 20 (deposição de energia) DRI, 2000 Macronutrientes proteína: 13g/dia CHO: 130g/dia DRI, 2002

Porcentual de energia (%) Distribuição de macronutrientes Porcentual de energia (%) 1 a 3 anos Lipídeos 30 – 40 CHO 45 – 65 Proteínas 5 – 20 DRI, 2000

importante: ossos e dentes estão se formando Micronutrientes Cálcio importante: ossos e dentes estão se formando alimentação láctea permite ingestão adequada do mineral recomendação: 500mg/dia (DRI, 2002) ingestão de 2 a 3 porções/dia de produtos lácteos atinge a necessidade do mineral

Ferro suprimento adequado: anemia prejudica crescimento e desenvolvimento normais, suscetibilidade à infecções Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda 1 mg de ferro por Kg de peso/dia para lactentes de 6 meses a 2 anos recomendação: 7mg/dia (DRI, 2002) Vitamina A reduz gravidade das doenças e mortalidade nas crianças deficiência desta vitamina = maior suscetibilidade para infecções associação de anemia ferropriva e hipovitaminose A recomendação: 300microgramas/dia (DRI, 2002)

Zinco síntese protéica dependente de enzimas que contêm este mineral sistema imune, pele e TGI: tecidos com maior taxa de síntese deficiência associada à anorexia, atraso no crescimento, deficiência no sistema imunológico e atraso na maturação sexual causas de deficiência: desnutrição, baixo nível socioeconômico, falta de carne na dieta infantil não há comprovações que a suplementação favoreça à melhora em distúrbios do apetite ou atraso no crescimento recomendação: 3mg/dia (DRI, 2002)

Até que idade prolongar o leite materno? Recomendação: OMS e UNICEF países em desenvolvimento: aleitamento materno até os 2 anos  disponibilidade de alimentos de  valor nutritivo e prolongamento do efeito protetor do leite materno  espaçamento entre os nascimentos:  da fertilidade materna Necessidade: introdução de alimentação complementar de energia, macro e micronutrientes leite consumido = forte contribuição nutricional após o 1º ano de vida

Planejamento dietético Oferta de Alimentos seleção cuidadosa de alimentos assegura que a criança receba quantidades corretas de nutrientes ao pular refeições: não deverão ser “compensadas” em outras não oferecer somente alimentos às crianças baseado em suas preferências  preferência por doces é inata estratégias familiares de incentivar a criança a comer determinados alimentos: pode aumentar a rejeição a estes alimentos crianças ativas de peso normal pode ser oferecido guloseimas ricas em energia, desde que alimentos nutritivos também sejam oferecidos (ex. pudim, sorvete)

Hábitos alimentares importante influência dos pais nos hábitos alimentares dos filhos forte presença das propagandas infância: oportunidade das crianças adquirirem hábitos saudáveis  desenvolvimento positivo durante o crescimento e futuros adultos com práticas alimentares saudáveis e com melhor qualidade de vida fase de definição das preferências e aversões alimentares: percebidas por meio de experiências repetidas no consumo de determinados alimentos, condicionado ao contexto social e a conseqüências fisiológicas

Os pais ensinam melhor as crianças pelo exemplo! Hábitos sadios de alimentação e relações positivas com os alimentos são aprendidos na infância. Os pais ensinam melhor as crianças pelo exemplo!

Preferências das crianças gosto por alimentos nutritivos de todos os grupos exceção: vegetais  a forma de apresentação pode ser a chave do consumo destes alimentos recomenda-se: vegetais menos temperados, ligeiramente menos cozidos, de cor vida e fácil de comer preferência por doces e rejeição pelo azedo: determinados geneticamente alimentos cozidos: servidos não muito quentes  boca da criança é muito mais sensível que de um adulto preferência por cenoura, ervilha, milho à brócolis ou nabos preferência por alimentos familiares  temor de novos alimentos é praticamente universal

Tamanho e freqüência das porções dos alimentos preferência por porções de alimentos menores em mesinhas grandes porções: as crianças podem se saciar com os alimentos favoritos, ignorando os outros alimentação normal da família, sem temperos e condimentos fortes mamadeiras: já substituídas por copos intervalos entre refeições e lanches: relação com a quantidade de alimento ingerido nas refeições   intervalo  ingestão de alimentos

Esquema alimentar no 2º ano de vida Idade (anos) Alimentação Freqüência/dia Quantidade/ refeição Observações 1 a 2 Leite materno, ou leite de vaca Alimentação da família: Refeição de sal* Frutas* Livre demanda ou 3 (210-240ml) 2* 1 a 2* Suplementação Ferro e Vitamina A Complementação Energia/proteína Ferro Vitamina A Zinco * Aleitamento materno: consumo diário médio de 500ml de leite, a alimentação complementar = 746Kcal (média de 373Kcal/refeição de sal e fruta) * Aleitamento artificial: consumo diário médio de 600ml de leite, a alimentação complementar = 800Kcal (média de 400Kcal/refeição de sal e fruta)

Composição da alimentação complementar ao leite Combinação Básica Cereal ou tubérculo Leguminosas Deficiente em vitaminas e minerais Combinação Completa Cereal ou tubérculo Carnes, leguminosas e ovos Hortaliças e Frutas Óleo vegetal Satisfaz as necessidades nutricionais da criança

Outras recomendações... introduzir novas texturas e sabores gradualmente ampliar a experiência da criança com novos alimentos e no máximo de formas possíveis oferecer alimentos individualmente e não apenas na forma de misturas oferecer alimento novo + alimento familiar para a criança considerar as limitações da criança, quanto à mastigação de alimentos fibrosos, duros e secos combinar alimentos de sabor mais fortes com mais suaves

incluir alimentos coloridos para atrair atenção da criança oferecer alimentos que a criança possa pegar observar em que hora do dia a criança aceita melhor os alimentos, buscando adequar seu esquema alimentar evitar oferecer alimentação nos horários que a criança está mais cansada ou agitada ser paciente com a criança em suas tentativas de se alimentar por conta própria ignorar suas falhas (reforço negativo) permitir que a criança estabeleça seu próprio limite manter o ambiente tranqüilo durante as refeições

Sufocação criança pode não emitir nenhum som quando está sufocando adulto deve observá-la quando está comendo incentivar a criança a comer sentada  é mais provável ocorrer sufocação quando as crianças estão correndo ou reclinadas uvas, nozes, balas duras, carne, pipoca, pedaços de batata podem alojar-se e ficar presos na pequena traquéia da criança