Contexto histórico/Social Objetivo Abordagem do tema Resultados Posteriores.

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Contexto histórico/Social Objetivo Abordagem do tema Resultados Posteriores

Avanço tecnológico; Corrida espacial; Influência do PSSC; Necessidade de melhoria no ensino de ciências; Ideia do aprender fazendo. Jovem cientista. Deslocamento do centro do professor para o aluno;

Harvard Primeira versão em 1970, oficial em 1975; Influência dos trabalhos de Brunner “ O processo da Educação”; Material composto por livro texto, material do professor, filmes, livros de auto instrução e material experimental; Enfoque em textos. FAI Inicio da década de 70; Influência do PSSC e projeto UNESCO: Material composto de livro texto auto instrutivo, material do professor, filmes, material de laboratório (segundo monografia); Enfoque em aprendizado imediato; Base de pesquisa para produção do material;

FAI Desvalorização do professor; Crescimento econômico – necessidade de formação de mão de obra qualificada; Crescimento da população estudantil; Formato pensado de modo a suprir deficiências de aprendizado com base em pesquisa.

Elaboração e amadurecimento nos EUA entre 1962 e 1970; Não foi efetivamente implantado no Brasil; Fundamentado em princípios históricos; Voltado para não físicos; Participação ativa do professor. Material - conteúdo denso; - contextualização histórica; - enfoque teórico; - pouco enfoque à matemática; - Possuía materiais de laboratório e vídeos.

Experiência iniciada em 1970, para o ensino de Física no 2° grau, com elaboração pelo GETEF; O Projeto foi elaborado a partir das análises: - dos problemas ligados ao ensino de Física; - da escola; - do professor; - do aluno; - do método de ensino tradicional.

Método auto-instrutivo (ensino individualizado); Aluno - participação ativa no processo de ensino aprendizagem; Professor - nova metodologia; - orientador/motivador/ avaliador no processo educacional.

Foram comercializados 5 livros: FAI 1 – Sistema Internacional de Unidades/Funções e gráficos/Movimento retilíneo. FAI 2 – Vetores/Força e Movimento. FAI 3 – Impulso e Quantidade de Movimento Linear/Energia Mecânica. FAI 4 – Movimento Angular e Rotação/ Lei da Gravitação Universal. FAI 5 – Cargas elétricas em repouso/Cargas elétricas em movimento.

Material - Textos auto-instrutivos, Testes/Exercícios, Questões de Estudo, Problemas a resolver, Experiências, Textos históricos, Recursos audiovisuais. Aula/Avaliação

-Introdução: Trabalho e energia cinética - Relaciona a teoria com o cotidiano -Definição de trabalho -Imagens e caixa de texto nas laterais - Energia

-Unidades -Questões -Energia Potencial - Aplicações de energia -Dedução da fórmula da Energia - Contextualização histórica

-Capítulo de Energia Mecânica -Objetivos -Introdução -Seções: Conceito de energia, Medida da variação de energia de um objeto - Trabalho, Trabalho e energia, energia mecânica de um objeto, energia interna de um corpo, colisões, potência

-Exercícios de fixação e revisão/ Problemas – Respostas -Experimento

- Ao final do capítulo: texto com contextualização histórica

-Autonomia nos estudos, buscando fortalecer o potencial de aprendizado de cada um -Processo de aprendizagem planejado e individualizado 1) Individualizado, conforme a capacidade (avanço além da série escolar) 2) Avançar pelo autodidatismo 3) Material didático que evolui em ritmo suave 4) O papel do orientador

- Em seu auge cerca de 15% dos alunos americanos do ensino médio utilizavam - Cessado todo o treinamento de professores o projeto caiu em decadência - Herança do projeto Projeto Harvard

- Em seu auge cerca de 15% dos alunos americamos do ensino médio utilizavam - Cessado todo o treinamento de professores o projeto caiu em decadência - Herança do projeto Projeto Harvard