Gestão Estratégica de Eventos Aula 3 – Impactos dos eventos Professora Angela Flecha Aula 3 – Impactos dos eventos Professora.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Natureza do Marketing
Advertisements

A OFERTA TURÍSTICA.
A escola e a prevenção ao uso de drogas
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Ciclo de vida e organização do projeto
Estudo de Caso: Ibitinga
Porque ensinar Ciências na Escola?
O ambiente organizacional
Para o Planejamento do Ecoturismo não bastam técnicas e ferramentas práticas de e l a b o ração de planos e projetos. Desta forma entende-se que refletir.
Rodrigo Tadini – Departamento de Turismo - UFF
APO ( Escola de Administração por Objetivos)
Capítulo 2: O Comportamento do Consumidor e o Gerente de Marketing
MARKETING INSTITUCIONAL
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
“Marketing é o processo gerencial de entender e atender o mercado.”
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
REFLEXÕES SOBRE ALTERNATIVAS DE TURISMO SUSTENTÁVEL EM CORUMBÁ E LADÁRIO MARCOS LOMBA.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
City Marketing em Sedes de Megaeventos Esportivos
UM ROTARY CLUBE IDEAL.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Organização Industrial
“A logística e a fidelização de clientes”
Público Escola.
Administração da Qualidade
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
África: Perspectivas Econômicas e Empresariais Jorge Arbache Universidade de Brasília Seminário África Negócios São Paulo, 25 de agosto de 2014.
ANÁLISE GEOGRÁFICA E TURISMO Aula agosto Turismo múltiplas dimensões Dimensão 1. Negócio e Indústria  Turismo é um negócio, um conjunto de setores.
Função da Administração:
TÍTULO A movimentação da economia por meio dos grandes eventos Rio de janeiro, outubro de 2012.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Gestão de Meios de Hospedagem
Amostragem qualitativa
Assessoria Econômica da FEDERASUL
ASPECTOS HISTÓRICOS DA HOTELARIA
Sustentabilidade.
Etapa de Conceituação Projeto Arquitetônico IV
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
PROF.: MÔNICA PERNAMBUCO COSTA
MAIO DE 2002 INOVAÇÃO FINANCEIRA E CAPITAL DE RISCO PARA MPES -SEMINÁRIO ALIDE-
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
GESTÃO DO CONHECIMENTO
COPA 2014 – BELO HORIZONTE - MG. IMAGEM Para o turista internacional: construção conjunta da imagem do país com a Embratur Para a imagem de Minas Gerais,
1 Função Marketing “Tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes (pf e pj) podendo ser: marketing de bens, serviços, experiências, eventos,
Os objetivos da promoção internacional são: Contribuir para o sucesso da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Maximizar os resultados para o turismo brasileiro.
TRABALHO FINAL DE ANÁLISE E PRODUÇÃO TEXTUAL III TEMA: CONTRIBUIÇÕES DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICA Grupo:
O poder do marketing para o desenvolvimento
Conceito de Mudança Mudanças organizacionais são alterações efetuadas pela administração na situação, processo ou ambiente de trabalho. O GESTOR DEVE SABER.
TURISMO AULA 03. Adotar um planejamento significa que os idealizadores de uma determinada atividade pensam antecipadamente seus objetivos, e que suas.
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Aula VII – Revisão 1º BIM
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
Instituto Federal de Santa Catarina Técnico em Agronegócio Turismo Rural MARKETING TURÍSTICO Prof. Thiago Meneghel.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
Alberto Pellegrini Filho Secretaria Técnica
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
TURISMO E GLOBALIZAÇÃO CIC/2016 JANDERSON. TURISMO Deslocamento de indivíduo ou grupo, por até um ano, com objetivo de lazer e entretenimento, sem fixar.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
Code-P0 Cuiabá, 21 de outubro de 2011 Preparativos para a Copa do Mundo 2014 Seminário Desenvolvimento Regional e Exportação Copa Pantanal: Oportunidades.
Transcrição da apresentação:

Gestão Estratégica de Eventos Aula 3 – Impactos dos eventos Professora Angela Flecha Aula 3 – Impactos dos eventos Professora Angela Flecha

Objetivos de aprendizagem Identificar os impactos mais importantes dos eventos nos parceiros e nas comunidades locais Explicar de que maneira os eventos podem ser usados para fortalecer o orgulho e os valores comunitários Prever o impacto social dos eventos e esquematizar um plano para obter resultados positivos Compreender o gerenciamento do comportamento de multidões Descrever os impactos físicos e ambientais dos eventos Compreender o contexto político dos eventos Descrever como os eventos podem ser usados para incrementar visitas de turistas, bem como seu tempo de permanência Equilibrar os custo econômicos e os benefícios de se produzir um evento Demonstrar uma compreensão do papel do gerente de eventos no equilíbrio dos impactos dos eventos

Impactos Esfera do evento Impactos +Impactos - Social e cultural Vivência compartilhada Revitalização de tradições Fortalecimento do orgulho comunitário Legitimação de grupos comunitários Aumento da participação da comunidade Apresentação de idéias novas e desafiadoras Expansão de perspectivas culturais Alienação da comunidade Manipulação da comunidade Imagem negativa da comunidade Comportamento destrutivo Abuso de drogas e álcool Deslocamento social Perda do conforto Controle de multidão e controle comunitário dos eventos (governo)

Impactos Esfera do evento Impactos +Impactos - Físico e ambiental Exposição do meio ambiente Fornecimento de exemplos para melhores hábitos Aumento da consciência ambiental Legado de infra-estrutura Melhoria dos transportes e comunicações Transformação e renovação urbana. Danos ao meio ambiente Poluição Destruição de patrimônio Perturbação acústica Engarrafamento Controle e reciclagem do lixo

Impactos Esfera do evento Impactos +Impactos - Política Prestigio internacional Melhoria do perfil Promoção de investimentos Coesão social Desenvolvimento de capacidades administrativas Risco de insucesso do evento Desvio de fundos Falta de responsabilidade Propaganda enganosa Perda do controle comunitário Legitimação de ideologia

Impactos Um príncipe também deve se mostrar admirador do mérito, promover aqueles que são capazes e honrar os que são bons em qualquer parte...Além disso, ele deve, em estações do ano convenientes, manter as pessoas ocupadas com festivais e eventos; e como cada cidade está dividida em agremiações e classes, ele deve atentar para todos esses grupos, confraternizar com eles de tempos em tempos, e dar a eles um exemplo de sua benevolência e generosidade, sempre mantendo, no entanto, a majestade de sua dignidade, que jamais deverá ser admitida como falível me qualquer área. Conde Nicolau Maquiavel

Impactos Os governos continuarão a usar os eventos de marca para destacar seus finais de período no poder, para aumentar o nacionalismo, o entusiasmo e, finalmente, os votos. Os eventos são mais baratos que as guerras ou as preparações para elas. Nesse sentido, os eventos de marca não escondem realidades políticas, mas são de fato a realidade política. Arnold et al. The Grand Prix, road accidents and the philosophy of hallmark events”, em The planning and evaluation of hallmark events, ed. G. J. Syme, B. J. Shaw, D. M. Fenton & W. S. Mueller, Avesbury, Aldershot. 1989

Impactos Esfera do evento Impactos +Impactos - Turismo e economia Promoção do destino e incremento do turismo Aumento do tempo de permanência Maior lucratividade Aumento da renda dos impostos Geração de empregos Resistência da comunidade do turismo Perda de autenticidade Danos à reputação Exploração Preços inflacionados Custo de oportunidade

Impactos Aqueles destinos que preservam, aprimoram e celebram suas particularidades e que lhes conferem um significado todo especial produzem uma melhor vivência ao visitante e um maior benefício para a comunidade local. New South Wales Tourist Masterplan (1995)

Impactos Eventos e sazonalidade Os eventos aprimoram a atividade turística Resorts, museus, bairros históricos, locais de patrimônio histórico, sítios arqueológicos, mercados e shopping centers, estádios de esporte, centros de convenções e parques temáticos, todos, sem exceção, desenvolvem programas de eventos especiais. Atrações e instalações construídas em diversos lugares têm percebido as vantagens da “animação” – o processo de programar características interpretativas e/ou eventos especiais que fazem com que o local ganhe vida com a estimulação sensorial e uma atmosfera empolgante. (Getz, 1997) Eventos como catalisadores para o desenvolvimento Benefícios econômicos Avaliando os eventos Monitorando impactos de longo prazo