I Módulo Inicial Iniciação à Actividade Filosófica.

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Transcrição da apresentação:

I Módulo Inicial Iniciação à Actividade Filosófica

SUMÁRIO Análise do texto “Alegoria da Caverna”, de Platão: - caracterização da Filosofia; - valor e utilidade da Filosofia. I Módulo Inicial Iniciação à Actividade Filosófica

“Alegoria da Caverna” Manual página 22 Alegoria é uma representação figurativa de uma proeza, de uma virtude, de uma ideia ou ser abstracto, apresentada como ficção, com o objectivo de tornar mais acessível a mensagem.

Quem representam os homens da caverna? O que representa o mundo da caverna? O que vêem os prisioneiros? O que representa a luz do Sol? Quem representa o prisioneiro que consegue libertar-se? Ao regressar à caverna como é recebido pelos outros prisioneiros? Guião de leitura

Proposta de análise Numa alegoria, temos de inventariar as imagens, depois os conceitos que elas veiculam, relacionando ambos. Manual, página 22

Proposta de análise 1. Descrição da situação IMAGENS CONCEITOS A cavernaO mundo sensível Os prisioneiros Condição humana TrevasIgnorância Confusão sombras/objectosIndistinção aparência/realidade

Proposta de análise 2. Problematização da situação IMAGENS CONCEITOS Dificuldade de olhar a luz e os objectos Força dos hábitos adquiridos Dificuldade do despertar e resistência dos prisioneiros Perturbação dos prisioneiros ao descobrir o mundo exterior Etapas da ascensão até ao mundo exterior Espanto filosófico Poder do conformismo Progressiva eliminação dos preconceitos

Proposta de análise 3. Resolução dos problemas sugeridos pela situação IMAGENS CONCEITOS Contemplação da luz do Sol Conhecimento da verdade Comparação mundo exterior/ vida na caverna O regresso do filósofo à caverna Compreensão da situação na caverna Amor/dever do filósofo Trabalho de análise Tomada de consciência/ mutação do modo de ser Perigosidade de falar a verdade Risco do filósofo

Proposta de análise a. Tema Natureza, existência e condição humanas

Proposta de análise Vivendo os seres humanos aprisionados à sua própria ignorância (trevas da caverna), pergunta-se: 1. Como libertar-se das trevas e aceder ao conhecimento (a luz do Sol)? 2. Como mudar se não temos consciência da ignorância? b. Problema

Proposta de análise Esta alegoria caracteriza o imobilismo da existência dos humanos; vivemos mergulhados na ilusão e na inconsciência; acorrentados à nossa ignorância. Mas podemos libertar-nos e alcançar o conhecimento se fizermos o esforço necessário. >>> C. Tese do autor

Proposta de análise Tese do autor Esta alegoria caracteriza o imobilismo da existência dos humanos; vivemos mergulhados na ilusão e na inconsciência; acorrentados à nossa ignorância. Mas podemos libertar-nos e alcançar o conhecimento Com efeito, segundo Platão: 1. os humanos (os prisioneiros) vivem num estado de inconsciência causada pela ignorância 2. só uma minoria consegue libertar-se 3. libertar-se é aceder à Sabedoria através da Filosofia

Proposta de análise d. Argumentos ▪ vivemos acorrentados na escuridão, não temos a experiência de outros modos de ver a nossa existência; ▪ não temos consciência da nossa ignorância e por comodismo e medo não queremos mudar; ▪ no entanto, a mudança é possível e vale a pena sair da caverna; ▪ essa mudança exige esforço, aprendizagem contínua e gradual; ▪ aquele que sai e se libertou, compreendeu; ▪ ao compreender alegrou-se, lamentou a situação dos prisioneiros e decide tentar libertá-los.

Conclusão Na Alegoria a Filosofia corresponde a uma actividade difícil que exige disciplina intelectual, esforço crítico e autocrítico. CARACTERIZAÇÃO DA ACTIVIDADE FILOSÓFICA Lança a dúvida sobre o que nos habituamos a considerar verdadeiro sem razões para tal Exige que avaliemos os nossos preconceitos, as nossas crenças mais básicas É crítica, pressupõe uma análise cuidadosa e imparcial de todas as ideias para determinar as razões da sua verdade ou falsidade.

CARACTERIZAÇÃO DA ACTIVIDADE FILOSÓFICA (cont.) A crítica filosófica exerce-se mediante o pensamento argumentativo Pressupõe uma tomada de posição devidamente fundamentada, o que corresponde ao uso de um pensamento livre e autónomo Opõe-se ao dogmatismo APESAR DE DÍFICIL, ESTA AVENTURA VALE A PENA…

Conclusão O valor ou utilidade da Filosofia Uma vez que somos como os prisioneiros, a Filosofia poderá ajudar-nos a fazer a viagem do fundo da caverna em direcção à luz : Aprender a ver a realidade sob nova perspectiva Libertar-nos do pseudo-saber Pensar por nós próprios Procurar orientação para a existência Alcançar autonomia e liberdade através do saber

O valor ou utilidade da filosofia (cont.) A filosofia desenvolve uma capacidade para argumentar e debater problemas filosóficos e não filosóficos. Esta capacidade é importante por duas razões: 1.Pode fazer de nós cidadãos mais informados e participativos na vida pública. 2.Quem souber argumentar bem tem maiores probabilidades de tomar melhores decisões, as quais podem afectar decisivamente a nossa vida.