AUTODEPURAÇÃO NATURAL EM CURSOS D’ÁGUA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cálculo da carga de DBO Um matadouro que abate 100 Cab/Bov/Dia e 30 Cab/suino/Dia produz: Carga Bovina: 7 kg de DBO/Cab/Dia 1 Bov ~ 2,5 Suínos a) Carga.
Advertisements

Esgotos Planeta Água: poluição
SOLUÇÕES EM FILTRAGEM E TRATAMENTO DA ÁGUA. BYOSOL SWIFT Enzimas Enzimas são catalisadores das reações que ocorrem nos sistemas biológicos. função A função.
Hidrologia Estatística. Estatística descritiva A curva de permanência Vazões máximas Vazões mínimas.
UNIVERSIDE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE ENGENHARIA CIVIL SANEAMENTO SEDIMENTAÇÃO GRAVITACIONAL Prof. Dr. Roque Passos Piveli Prof. Dr. Sidney.
Grandeza física relacionada com o grau de vibração dos átomos e/ou moléculas que constituem o corpo. CONCEITOS BÁSICOS Temperatura Energia térmica em.
Equilíbrio Heterogéneo Aulas 6  Equilíbrio Heterogéneo:  Produto de Solubilidade  Efeito do ião comum, pH e iões complexos  Titulações de precipitação.
Autodepuração Natural
3. Dinâmica de um sistema de pontos materiais
Cálculo Numérico Computacional Prof. Linder Cândido da Silva.
IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA OS SERES VIVOS
DESTILAÇÃO.
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS Professora: Ana Elza Dalla Roza Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Campus Sinop – FACET – Engenharia.
Dê um nome para sua ideia ETAPA 3 FORNECIMENTO DE GN PARA COMPLEMENTAÇÃO E/OU ENRIQUECIMENTO DE BIOGÁS EM UNIDADES MOTOGERADORAS DE ETEs USO ECOEFICIENTE.
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS
Lei de Gauss José Roberto.
ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO. Sumário Movimento sob ação de uma força resultante constante. A importância das condições iniciais do movimento.
Água Nitrogênio Fósforo Carbono CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins.
FENÔMENOS DE TRANSPORTES – CINEMÁTICA DOS FLUIDOS
Os impactos ambientais e os problemas sociais Dionelma da Conceição Silva Sousa Santarém – Pará Março 2016.
CDE 04_ Estudo de Viabilidade de Projetos – Prof. Wanderley Carneiro 1 Critérios para escolha do melhor projeto? Como escolher o melhor projeto? Em alguma.
CONTEÚDOS: CALOR LATENTE TRABALHO NOS PROCESSOS TERMODINÂMICOS CALOR LATENTE, CALOR E TRABALHO.
I NFLUÊNCIA DA FORÇA NO PRENSA - CHAPAS NA CONFORMABILIDADE DO AÇO MULTIFÁSICO CPW 800.
 AVALIAÇÃO DA INFILTRAÇÃO E AFLUXO DERIVADA DA PRECIPITAÇÃO NA REDE DE ESGOTO SANITÁRIO EM MUNICÍPIO DE PEQUENO PORTE  Eng. Agrim. Aparecido Vanderlei.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Aula 10 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia
Geração Hidrelétrica SIE – Sistemas de Energia
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
MOVIMENTO RETILÍNEO Prof. Bruno Farias
Regressão linear simples Apenas existe uma variável dependente ou Y e uma variável independente ou preditora X Estatística Aplicada - Componente Prática.
Professor: Dr. Edson Mesquita.  Cinética química é a área da química que estuda a velocidade das reações químicas. Assim como os fatores que influenciam.
RECEPÇÃO Os animais após recebimento, são selecionados sendo separados os animais que são mantidos em currais sanitários para posterior cremação ou são.
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS
Carolinne Isabella Dias Gomes e Cristiane Martins de Sousa Nava Castro
PROJETO DE CANAIS Capacitação Tecnológica e Transferência de Tecnologia em Drenagem Urbana FUNDAÇÃO CENTRO TECNOLÓGICO DE HIDRÁULICA Engº José Rodolfo.
FILTROS BIOLÓGICOS AERÓBIOS
TRATAMENTO PRELIMINAR DE ESGOTOS GRADEAMENTO E CAIXA DE AREIA
CADASTRO DE USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA DO RIO ITAJAÍ.
CADASTRO ESTADUAL DE USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS OUTORGA DE DIREITO DE USO Gestão de Recursos Hídricos Gestão de Recursos Hídricos.
Professor; Albino nunes
OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA A energia e o oxigénio A energia é aquilo que nos permite realizar todos os tipos de trabalho. O nosso corpo só consegue.
Equação de energia para fluidos ideais
6. Andando na Superfície de Resposta Técnica de otimização baseada em planejamentos fatoriais Etapas distintas: Modelagem e deslocamento Modelagem: ajuste.
Projeto de Coleta Seletiva Interna SEMADUR Isabel Cristina Penteado Rezende Tatiane Valdes Franco Oliveira.
AULA 4 Aceleração Monitores: Hugo Brito Aluno de Engenharia Eletrônica – 6º Período Natalia Garcia Aluna de Engenharia Civil – 4º Período paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
CINÉTICA QUÍMICA ESTUDO DA VELOCIDADE DAS REAÇÕES E DOS FATORES QUE INTERFEREM NESSA VELOCIDADE.
Prof. Dr. Roque Passos Piveli Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANITÁRIA PHD 5746 – PROCESSOS FÍSICO-QUÍMICOS II REATORES HOMOGÊNEOS E HETEROGÊNEOS.
Cinemática Escalar Professor: Reinaldo.
Cromatografia Teoria.
Bombas.
SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Professor Dr. Evandro Rodrigo Dário Curso: Tecnólogo em Mecatrônica Disciplina: Fenômenos de Transporte Segunda Lei da Termodinâmica.
SEPARAÇÃO DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Oxigênio Dissolvido em Águas
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
DISPERSÃO DE POLUENTES-
Christoph Platzer AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ENERGÉTICO DO BIOGÁS PRODUZIDO EM REATORES UASB Resultados Preliminares do Projeto de Medições.
Tratamento de Resíduos Lixeiras // Aterros Manuela Cardoso.
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Aula 6 – Resultante das Cargas.
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
Cinética Enzimática. Estrutura EnzimáticaConstituição em Aminoácidos Mecanismos de Acção Enzimática São difíceis de definir quantitativamente Determinar.
MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES
Como construir modelos empíricos. Nos modelos estudados, cada fator foi fixado em dois níveis Por esta razão temos que nos contentar com uma visão limitada.
ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E AMBIENTAL PHD 2443 – TRATAMENTO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO E ÁGUAS RESIDUÁRIAS TRATAMENTO.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
MOVIMENTO OSCILATÓRIO Estamos familiarizados com diversos tipos de movimentos oscilatórios periódicos.
IQA Índice de Qualidade da Água
Transcrição da apresentação:

AUTODEPURAÇÃO NATURAL EM CURSOS D’ÁGUA

A autodepuração envolve: Diluição Sedimentação Estabilização bioquímica

Curva de Autodepuração

Autodepuração Natural Equação de Streeter - Phelps: Dt: deficit de oxigênio dissolvido, em relação à saturação, nos diversos instantes t, em mg/L. k1: coeficiente de desoxigenação, em d-1 k2: coeficiente de reaeração, em d-1 La: DBO total de 1o. estágio das águas do rio, imediatamente após a mistura com os esgotos, em mg/L. Da: deficit inicial de oxigênio dissolvido, isto é, deficit de oxigênio no ponto de lançamento dos esgotos, em relação à saturação, em mg/L. t: tempo, em dias.

Autodepuração Natural Cálculo de La: QRio: Vazão do rio imediatamente à montante do lançamento dos esgotos. DBORio: DBO total de 1o. estágio das águas do rio, imediatamente à montante da mistura com os esgotos. QEsgoto: Vazão de esgotos. DBOEsgoto: DBO total de 1o. estágio dos esgotos.

Autodepuração Natural Cálculo de Da: Da: deficit inicial de oxigênio dissolvido nas águas do rio. ODSAT: concentração de oxigênio dissolvido de saturação ODMIST:concentração de oxigênio dissolvido nas águas do rio, imediatamente após a mistura com os esgotos. QRio: vazão do rio imediatamente à montante do lançamento dos esgotos. ODRio: concentração de oxigênio dissolvido nas águas do rio, imediatamente à montante da mistura com os esgotos. QEsgoto: vazão de esgotos. ODEsgoto: concentração de oxigênio dissolvido nos esgotos.

Autodepuração Natural Coordenadas do Ponto Crítico: Tempo Crítico: tc: tempo de percurso até o ponto crítico, em dias. k1: coeficiente de desoxigenação, em d-1 k2: coeficiente de reaeração, em d-1 La: DBO total de 1o. estágio das águas do rio, imediatamente após a mistura com os esgotos, em mg/L. Da: deficit inicial de oxigênio dissolvido, isto é, deficit de oxigênio no ponto de lançamento dos esgotos, em relação à saturação, em mg/L.

Autodepuração natural Coordenadas do Ponto Crítico Deficit Crítico Dc: deficit crítico de oxigênio dissolvido nas águas do rio, em mg/L. tc: tempo de percurso até o ponto crítico, em dias. k1: coeficiente de desoxigenação, em d-1 k2: coeficiente de reaeração, em d-1 La: DBO total de 1o. estágio das águas do rio, imediatamente após a mistura com os esgotos, em mg/L.

Autodepuração Natural Equações Auxiliares: DBO remanescente no tempo t: Lt: DBO remanescente após t dias, em mg/L. Lo: DBO total de 1o. estágio, em mg/L k1: coeficiente de desoxigenação, em d-1 t: tempo, em dias. Equação da DBO removida: y: DBO removida após t dias, em mg/L

Traçado da Curva de Autodepuração 1. Fixar a vazão média de esgoto. 2. Estabelecer as características do esgoto (DBO e OD). 3. Determinar as características do curso d’água: Vazão para cálculo (provável: vazão mínima – Q7,10) DBO e OD das águas do rio Velocidade média das águas 4. Determinar ou estabelecer os valores das constantes k1 e k2 a 20oC. 5. Determinar a DBO total de 1o estágio dos esgotos e das águas do rio à montante do lançamento (20oC), através de:

Traçado da Curva de Autodepuração 6. Determinar a DBO total de 1o estágio das águas do rio (à 20oC), após a mistura com os esgotos, através de: 7. Admitir as temperaturas para o estudo (esgoto e rio à montante). 8. Determinar a temperatura das águas do rio, após a mistura com os esgotos:

Traçado da Curva de Autodepuração 9. Corrigir o valor de La para a temperatura da mistura, através de: La(ToC) = La(20oC) . [1 + 0,02(T – 20)] 10. Corrigir os valores das constantes k1 e k2 para a temperatura da mistura, através de: K1(toC) = k1(20oC).1,047(T-20) K2(toC) = k2(20oC).1,135(T-20)

Traçado da Curva de Autodepuração 11. Determinar o OD das águas do rio após a mistura com os esgotos, através de: 12. Determinar o OD de saturação, para a temperatura da mistura (interpolar com os dados da tabela) 13. Determinar o deficit inicial de Oxigênio dissolvido, Da, através de:

Traçado da Curva de Autodepuração 14. Determinar os valores dos deficits de OD nos diversos instantes t (em dias) (t = 1,2,3,4,5,6...), através de: 15. Determinar os valores de OD nos diversos instante t, através de: ODt = ODSAT - Dt 16. Traçar a curva em papel milimetrado

Traçado da Curva de Autodepuração 17. Verificações: Tempo Crítico Deficit Crítico

Determinação da Eficiência da ETE 1. Fixar a vazão média de esgoto. 2. Estabelecer as características do esgoto (DBO e OD). 3. Determinar as características do curso d’água: Vazão para cálculo (provável: vazão mínima – Q7,10) DBO e OD das águas do rio Velocidade média das águas 4. Determinar ou estabelecer os valores das constantes k1 e k2 a 20oC. 5. Determinar a DBO total de 1o estágio dos esgotos e das águas do rio à montante do lançamento (20oC), através de:

Determinação da Eficiência da ETE 6. Determinar a DBO total de 1o estágio das águas do rio (à 20oC), após a mistura com os esgotos, através de: 7. Admitir as temperaturas para o estudo (esgoto e rio à montante). 8. Determinar a temperatura das águas do rio, após a mistura com os esgotos:

Determinação da Eficiência da ETE 9. Corrigir o valor de La para a temperatura da mistura, através de: La(ToC) = La(20oC) . [1 + 0,02(T – 20)] 10. Corrigir os valores das constantes k1 e k2 para a temperatura da mistura, através de: K1(toC) = k1(20oC).1,047(T-20) K2(toC) = k2(20oC).1,135(T-20)

Determinação da Eficiência da ETE 11. Determinar o OD das águas do rio após a mistura com os esgotos, através de: 12. Determinar o OD de saturação, para a temperatura da mistura (interpolar com os dados da tabela) 13. Determinar o deficit inicial de Oxigênio dissolvido, Da, através de:

Determinação da Eficiência da ETE 14. Fixar o OD mínimo no rio 15. Determinar o deficit máximo permissível: DMÁX = ODSAT -ODMÍN 16. Determinar o tempo crítico, através de: 17. Calcular o deficit crítico, através de:

Determinação da Eficiência da ETE 18. Comparar Dc e DMÁX. Se Dc > DMÁX: 19. Determinar nova La, através de: (Considerar Dt = DMÁX, t = tc e manter o mesmo Da) 20. Com a nova La, calcular novo tc através de:

Determinação da Eficiência da ETE 21. Com o novo tc, calcular novo Dc, através de: 22. Comparar Dc e DMÁX: Se Dc > DMÁX voltar ao passo 19 entrando com o novo tc Se Dc < DMÁX, seguir com o passo 23. 23. Com a nova La, determinar a DBO do esgoto tratado, através de:

Determinação da Eficiência da ETE 24. Com a DBO total de 1o estágio do esgoto tratado, determinar a DBO de 5 dias, através de: (Entrar na equação com t = 5 dias) 25. Com a DBO5 do esgoto tratado, determinar a eficiência da ETE, através de:

Determinação do coeficiente de reaeração k2 Fórmula de O’Connor e Dobbins K2: Coeficiente de reaeração (base e), h-1 DL: Coeficiente de difusão do oxigênio na água = 7,54x10-6 m2/h v: Velocidade da corrente em m/s h: Profundidade da corrente em m Para k2 em d-1 e base e, tem-se: Em base decimal:

Valore Típicos de k2 (Azevedo Netto, 1962) Temperatura 20oC K2 / k1 K2 para k1 = 0,1 d-1 Pequenas lagoas, pequenos lagos e remansos 0,5 a 1,0 0,05 a 0,10 Rios de escoamento muito lento, grandes lagos e represas 1,0 a 1,5 0,10 a 0,15 Grandes rios de velocidade baixa 1,5 a 2,0 0,15 a 0,20 Grandes rios de velocidade normal 2,0 a 3,0 0,20 a 0,30 Rios de escoamento rápido, córregos 3,0 a 5,0 0,30 a 0,50 Corredeiras, cascatas e quedas d’água 5,0 0,50

Exercício de Autodepuração A destilaria D produz 3283,20 m3/d de vinhoto, cuja DBO total de 1º estágio é de 25.000 mg/L, que será lançado continuamente no rio A. Antes do rio A encontrar com o rio B, receberá os esgotos da cidade C. a) Traçar a curva de oxigênio dissolvido no rio A. b) Em que trecho do rio A ocorrerá: - Morte de peixes - Anaerobiose c) Qual será o tratamento mínimo do vinhoto lançado ao rio A, para que as condições mínimas de O.D. sejam preservadas? d) Qual o grau de tratamento necessário para reduzir a carga orgânica da cidade C após o tratamento ou redução de vazão da destilaria D?

Exercício de Autodepuração Dados: D RIO B SITUAÇÃO: A_____________X______________Y___________| C CARACTERÍSTICAS DO RIO A: Vazão = 24.320 L/s DBO = 1,0 mg/L (1o estágio) O.D.= 7,0 mg/L O.D.SAT= 8,0 mg/L Coeficiente de Desoxigenação: 0,1 d-1 Coeficiente de Reaeração: 0,2 d-1 Velocidade: 0,14 m/s O.D. mínimo = 3,5 mg/L

Exercício de Autodepuração CARACTERÍSTICAS DOS RESÍDUOS LÍQUIDOS DA DESTILARIA Vazão = 3.283,2 m3/d DBO = 25.000 mg/L(1º estágio) O.D.= zero Distância X da cidade = 145.152 m CARACTERÍSTICAS DA CIDADE C: População: 1.211.490 hab. Consumo de Água = 200 L/hab.dia Coeficiente de Retorno Água/Esgoto = 0,8 DBO = 210 mg/L (1º estágio) Distância y do rio B: 120.960 m OD = zero