Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Resultados dos conselhos regionais 2013.

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Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Resultados dos conselhos regionais 2013

Resultados do plano operativo 2013 Em conselhos enviaram o plano operativo. Em enviaram os resultados quantitativos e qualitativos.

Resultados do plano operativo 2013 Em conselhos enviaram o plano operativo. Em enviaram os resultados quantitativos e qualitativos.

Política de monitoramento InstrumentosQuantidade Apaes Implantaram todos os instrumentos?31 Avaliação Multidimensional174 Avaliação de satisfação do Usuário118 Plano de Desenvolvimento individual 174 Plano de Atendimento Familiar 77 Avaliação de Desempenho198 Fotoetnografia 80

Resultados qualitativos Todas os unidades empenharam em multiplicar e implantar as propostas mesmo parcialmente; Alinhamento com a proposta da federação; Monitoramento das de ações conjuntas, planejadas, estruturadas; Reflexão sobre o trabalho realizado e crescimento profissional.

Resultados qualitativos A aplicação dos instrumentos tem contribuído para mudanças. Na organização dos programas; Melhor entrosamento entre família, alunos e funcionários; A aplicação dos instrumentos tem contribuído para mudanças; Contribui para um trabalho mais efetivo e proporciona melhorias na qualidade de vida do público atendido.

Resultados qualitativos Avaliação multidimensional: Com a implantação deste instrumento foi possível definirmos o plano de atendimento do aluno/usuário e contribuir para construção do PDI. Maior facilidade e clareza na realização do diagnóstico do aluno, bem como na elaboração do PDI; Possibilitou melhora na qualidade dos serviços ofertados, bem como uma sistematização dos atendimentos. A mesma originou um PDI mais fundamentado e coerente..

Resultados qualitativos Avaliação de Satisfação Usuário: norteador dos pontos positivos e negativos possibilitando a correção das falhas e a aproximação da família. Instrumento de grande importância, revela questões que envolvem o trabalho da instituição como um todo,

Resultados qualitativos Plano Desenvolvimento Individual (PDI): algumas APAES ainda encontram dificuldades na elaboração. Possibilitou o monitoramento do percurso escolar, observando as habilidades e dificuldades, propondo as intervenções adequadas. Plano de Atendimento Familiar: estão em fase de aprimoramento, não possuem o profissional para assumir este instrumento, não tem previsão de implantação.

Resultados qualitativos Há uma resistência muito grande em implantar, devido á mudança de paradigma, os profissionais ainda não estão preparados; Plano Desenvolvimento Individual (PDI): algumas APAES ainda encontram dificuldades na elaboração; Insuficiência de Recursos Humanos para implantação.

Resultados quantitativos Apaes estão autorizadas a oferecer a EJA anos finais 85 - Apaes iniciaram a EJA anos Finais em –Apaes iniciaram a EJA anos finais em 2014

Resultados qualitativos  O início das atividades para implantação da EJA anos finais foi muito difícil, mas os alunos aceitaram com muito entusiasmo e alegria a mudança.  Grande avanço melhorou auto-estima dos alunos e dos pais.  Professores ainda encontram dificuldades em observar necessidade do aluno para propor intervenção pedagógica.  Dificuldades na tramitação dos processos, dificultando o percurso escolar do aluno SER e CEE.

Resultados quantitativos 58 – Apaes implantaram o projeto” Escola de pais” Família melhor informada, através dos pais, proporcionando uma formação sobre direitos e deveres da pessoa com deficiência melhorandoa participação do movimento apaeano. Pais participando ativamente, sendo a maioria mães; adquirem maior compreensão em relação á deficiência do filho. Resultados quantitativos

70 – Apaes implantaram o projeto “Escola de auto defensores”. Desenvolvimento da autonomia e independência para a busca de defesa e direitos.; Possibilitou perceber a necessidade e a importância dos autodefensores expressarem suas opiniões. O s resultados propostos no projeto foram alcançados: capacitação, valorização da pessoa com deficiência e atende-las nas suas necessidades. Resultados quantitativos

Maior facilidade em expressar os desejos, emoções, sentimentos em relação pessoal e interpessoal. Reconhecimento do papel de autodefensor, colocando-se disponível e a frente para informar e representar os colegas; Mais oportunidade, crescimento para os alunos, aumento auto-estima, aprimoramento do processo inclusão; Resultados quantitativos

63- Reuniões foram realizadas nos conselho Resultados quantitativos

Presidentes participam das reuniões. Alguns presidentes não entendem o papel das famílias no movimento, não consideram a opinião dos Autodefensores, não compreendem o papel da Federação. Maior entrosamento entre gestores, presidente, diretores, profissionais, alunos, família e parceiros colaboradores. Resultados qualitativos

Os encontros regionais são imprescindíveis para se estabelecer elos entre as APAES de Regional e ações da FEAPAES Estadual e Federal que resulta no fortalecimento do movimento Apaeano; Resultados satisfatórios; Promove o diálogo entre conselho e unidades. Resultados qualitativos

As reuniões foram participativas, informativas; Momento rico para troca de informação. São extremamente necessários. Fazemos muito este intercâmbio via e telefone; Repasse dos assuntos apresentados pela FEAPAES; encontro com as coirmãs e fortalecimento das ações. Resultados qualitativos

Resultados quantitativos Nas visitas foi verificado o funcionamento das unidades, esclarecimento de dúvidas e orientações necessárias; Constatamos falta de infra estrutura e de recursos humanos em algumas Apaes. Instituições carentes; Visitas as Apaes se prontificaram a trabalhar em conjunto com o conselho; - Visitas de acompanhamento e orientação nas Apaes implantação da EJA e outros assuntos Visitas em Apaes do conselho Resultados qualitativos

Resultados de organização do programa