PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

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Transcrição da apresentação:

PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES

INFÂNCIA OU INFÂNCIAS? Do que falamos quando falamos em infância na contemporane idade?

Entendendo o ser humano como um ser histórico e social Educar crianças hoje é o mesmo que educar crianças nos séculos passados? Que aspectos históricos e sociais contribuíram para o surgimento de uma educação específica voltada para crianças?

Entendendo o ser humano como um ser histórico e social O que diferencia a infância da fase adulta? Quando deixamos de ser crianças? Quando as crianças passam a ser adultos? Em todas as épocas a preocupação com as crianças foi sempre igual?

Entendendo o ser humano como um ser histórico e social Como são as crianças com as quais trabalhamos na Educação Infantil? Qual o significado de ser criança nos dias de hoje? Qual o significado de ser criança nas diferentes culturas? Quais os principais desafios do educador infantil nos dias de hoje?

Mudança da concepção de criança ao longo da história ANTES: A criança a partir de uma visão de preparação para vir a ser alguém no futuro; NOS DIAS DE HOJE: hoje a criança vem sendo entendida como um sujeito de direitos; O SUJEITO DE DIREITO E DEVERES: um indivíduo com conhecimentos e necessidades próprias, que pensa criativamente, que tem desejos, que sofre, que sonha.

A relação entre infância e cultura Somos constituídos na cultura: os seres humanos são os únicos seres produtores de cultura e produzidos na cultura. cultura como espaço de singularidade e pluralidade: 1.A cultura de cada grupo social; 2.O acervo cultural da humanidade

Perspectiva histórica sobre a infância Europa: os estudos de Philippe Ariès (1978) no livro História Social da Criança e da Família: 1.A ideia de infância, no sentido de diferenciação do adulto, é uma construção da modernidade; 2.Criança como categoria social: começa a surgir nos finais do século XVII, nas camadas favorecidas da sociedade, e se sedimenta no séc. XVIII. 3.Família: a família era uma realidade moral e social, mais do que sentimental.

Pieter Brueghel Brincadeiras de criança, 1560 As pessoas viviam a maior parte de seu tempo fora de casa, na rua, nas praças, ou nomeio de comunidades de trabalhando, de festas, de orações; A sociabilidade da rua, da praça, e dos outros lugares de encontro promoviam densas relações sociais.

Diego Velásquez, La Familia de Felipe IV" ou "Las Meninas“ ( Óleo sobre tela: 3,18 x 2,76 mts. Pintura Espanhola /1656) FAMÍLA E CONTROLE “Ao contrário do que pareceria, à primeira vista, a importância dada à criança, na família, é fruto de uma nova organização sociocultural muito mais que uma descoberta da criança.” Euclides Redin

Renoir, Rosa e Azul – As meninas ( 1889) A SOCIEDADE PERDEU AS PRAÇAS E AS RUAS: lugar de trânsito. SÉC. XIX: regulamentação da união familiar, estabilidade do emprego para o homem, mulher no lar, escola para as crianças, controle dos costumes familiares. A família é a célula da sociedade; As famílias são separadas por critérios de classe.

A INFÂNCIA COMO EXPERIÊNCIA VIRTUAL OU A INFÂNCIA EM EXINÇÃO? A INVENÇÃO DOS MEIOS ELETRÔNICOS E A DISSEMINAÇÃO DA TECNOLOGIA JUNTO AO PÚBLICO INFANTIL: Tecnologia como elemento de transformação da infância na contemporaneidade; Televisão e o fim da separação entre mundo adulto e infantil: compartilhamento dos acontecimentos de todos os aspectos da vida humana e social à revelia de qualquer intervenção da família ou das instituições educacionais; CRIANÇAS ADULTIZADAS: Acabaram-se os segredos

De que infância as crianças precisam? O que pode a educação?