CARO PARTICIPANTE, VOCÊ ESTÁ PRESTES A ASSUMIR A DIREÇÃO DE UMA EMPRESA VIRTUAL. APROVEITE PARA DESENVOLVER AS SUAS HABILIDADES GERENCIAIS.
JOGOS DE EMPRESA SIMULAÇÃO INDUSTRIAL
SIMULAÇÃO GERENCIAL O QUE É? MÉTODO DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL ONDE OS PARTICIPANTES ASSUMEM A ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA SIMULADA. A EMPRESA É: UMA INDUSTRIA DE BENS DE CONSUMO DURÁVEIS. DIVISÃO INTERNA DAS EQUIPES: PRESIDÊNCIA E DIRETORIAS; COMERCIAL, FINANCEIRAS.RECURSOS HUMANOS E PRODUÇÃO.
O COORDENADOR FUNÇÕES: GOVERNO; BANCO; SINDICATO; FORNECEDOR; CONSULTOR; JORNALISTA; JUIZ DE DIREITO E ETC. OPROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES: AS EMPRESAS TOMAM DECISÕES TRIMESTRAIS A PARTIR DE RELATÓRIOS EMPRESARIAIS, CONFORME FLUXOGRAMA A SEGUIR:
Dinâmica de Uma Simulação Empresarial Sistema De Simulação Empresarial Relatórios Decisões (Coordenador ) Jornal Decisões (Empresas) Análise (Empresas)
O Aprendizado de Estratégias Empresariais com Simuladores Aprendizagem Operacional Planejamento estratégico Posicionamento Estratégico
INFORMAÇÕES GERAIS EMPRESA DE BENS DE CONSUMO DURÁVEIS COM AÇÕES NA BOLSA DE VALORES. PRODUTO ÚNICO SEM VARIAÇÃO DE QUALIDADE LOCALIZAÇÃO; SÃO 9 (NOVE) REGIÕES, CADA EMPRESA É INSTALADA EM UMA REGIÃO, SENDO A ÚLTIMA REGIÃO SEM EMPRESA INSTALADA. CONCORRÊNCIA; DIRETA EM TODAS AS REGIÕES OBS: DESPESA DE DISTRIBUIÇÃO É 50% INFERIOR NA REGIÃO DA EMPRESA DECISÕES: VÁLIDAS PARA UM PERÍODO = UM TRIMESTRE
DIRETORIA COMERCIAL PRINCIPAL OBJETIVO: COMERCIALIZAR PRODUTOS P/ DISTRIBUIDORES, ATACADISTAS E VAREGISTAS. DECISÕES A TOMAR: 1- PREÇO DEFINIDO PARA CADA REGIÃO 2- PRAZO DEFINIDO PARA CADA REGIÃO (À VISTA OU A PRAZO) 3- NÚMERO DE CAMPANHAS POR REGIÕES (0 A 9) OBS: APENAS ASPECTOS QUANTITATIVOS. SATURAÇÃO E EFEITO POR 3 PERÍODOS (DECRESCENTE)
CONSIDERAÇÕES 1- DECISÕES: PREÇO E PRAZO – IMPACTO PARA O COMPRADOR PROPAGANDA – IMPACTO PARA O CONSUMIDOR 2 – SAZONALIDADE: 50% DE AUMENTO DA DEMANDA NO 4 PERÍODO DE CADA ANO 3 – DEMANDA DISTRIBUÍDA: VENDA EM VIRTUDE DA FALTA DE PRODUTOS DA CONCORRÊNCIA 4 – IMPORTAÇÃO: PERCENTUAL DA DEMANDA ATENDIDA POR PRODUTOS IMPORTADOS 5 – ICE: ÍNDICE DE CRESCIMENTO DA ECONOMIA
DIRETORIA DE PRODUÇÃO PRINCIPAL OBJETIVO: ATENDER AS NECESSIDADES DO COMERCIAL, PRODUZINDO AO MENOR CUSTO POSSÍVEL EQUILIBRANDO HOMENS, MAQUINAS E MATERIAS PRIMAS. DECISÕES A TOMAR: 1 – QUANTO PRODUZIR: ATRÁVES DO NÍVEL DE ATIVIDADE (0 A 100%) E HORAS EXTRAS (0 A 25%) 2 – COMPRA DE MATÉRIAS PRIMAS: CADA PRODUTO REQUER 3 MATERIAS PRIMAS A E 2 DE B. 3 – TROCA DE MAQUINAS: COMPRA / VENDA
CONSIDERAÇÕES MATÉRIAS PRIMAS 1 – FORNECEDORES: PedidoPreçoPrazoEntregaEstocagem Decisão empresa Divulgado na gazeta 0,1 ou 2Final de p (uso em p+1) 5% do preço à vista automatico30% mais caro À vistaInício de pÑ tem custo Programado especial
CONSIDERAÇÕES MAQUINAS 2 - DISPONÍVEIS PARA COMPRA: TIPOALFA (1)BETA(2)GAMA (3) PREÇO INICIAL PRODUÇÃO2.000 UND6.000 UND UND N.EMPREGADOS
CONSIDERAÇÕES MAQUINAS 3 – PROCESSO DE COMPRA: FINANCIAMENTO AUTOMATICO DE 60% DO VALOR DA MAQUINA ENTREGA NO FINAL DO PERÍODO PRODUÇÃO INICIA NO PERÍODO SEGUINTE
CONSIDERAÇÕES MAQUINAS 4 – EXISTENTES: MAQUINAS ALFAS. IDADEQUANTIDADEVALOR CONTÁBIL DEPRECIAÇÃO ACUMULADA TOTAL
CONSIDERAÇÕES MAQUINAS PROCESSO DE VENDA: OCORRE NO FINAL DO PERÍODO MAQUINAS MAIS ANTIGAS SÃO VENDIDAS PRIMEIRO PODE ACARRETAR LUCRO OU PREJUÍZO (20 % A – 20%)
DIRETORIA DE RH PRINCIPAL OBJETIVO: DISPONIBILIZAR OS EMPREGADOS NECESSÁRIOS PELA PRODUCÃO, OBSERVANDO FATORES DE PRODUTIVIDADE E MOTIVAÇÃO DECISÕES A TOMAR: 1 – CONTRATAR: EFETIVAÇÃO NO INÍCIO DO PERÍODO 2 – HORAS EXTRAS: ATÉ 25% COM CUSTO 50% SUPERIOR 3 – DEMITIR: SAEM NO INÍCIO DO PERÍODO (60% DE INDENIZAÇÃO)
DIRETORIA DE RH 4 – SALÁRIO: NÃO SE REDUZ APENAS AUMENTA (COMPARAR: INFLAÇÃO E MÉDIA DE MERCADO) 5 – TREINAMENTO: PERCENTUAL DA FOLHA DE PAGTO 6 – PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS: 0 A 10% (DECISÃO CONJUNTA DOS DIRETORES)
CONSIDERAÇÕES 1 – EMPREGADOS ADMINISTRATIVOS E DE VENDAS: 30 EMPREGADOS FIXOS (RECEBEM 4 VEZESA MÉDIA DA PRODUÇÃO) 2 – MOTIVAÇÃO DOS EMPREGADOS: NÍVEIS: PÉSSIMA, RUIM, REGULAR, BOA E ÓTIMA ALTERAÇÕES POR EFEITO: MONETÁRIO (SALÁRIO E PARTICIPAÇÃO) NÃO MONETÁRIOS (TREINAMENTO E DEMISSÃO) REFLEXOS: AUMENTO DE PRODUTIVIDADE PELO TREINAMENTO E PRODUÇÃO REPETITIVA. 3 – GREVE: INICIA: MOTIVAÇÃO PÉSSIMA OU RUIM POR 2 PERÍODOS CONSECUTIVOS INTENSIDADE: DEFASAGEM SALARIAL E DEMISSÕES DO PERÍODO TERMINA: MOTIVAÇÃO SAIR DO PÉSSIMO OU RUIM
DIRETORIA FINANCEIRA PRINCIPAL OBJETIVO: DISPONIBILIZAR OS RECURSOS FINANCEIROS A UM MENOR CUSTO, REALIZANDO PARA TAL A GESTÃO DE CAIXA DA EMPRESA. DECISÕES A TOMAR: 1 – SOLICITAR EMPRÉSTIMO: JUROS = TR PRÉ + 2%, OPCÕES: PROGRAMADO 1: AMORTIZAÇÃO INTEGRAL EM P + 1 PROGRAMADO 2: AMORTIZAÇÃO EM 4 PERÍODOS PELO SAC
DIRETORIA FINANCEIRA 2 - DESCONTAR DUPLICATAS: PODEM SER DESCONTADAS A SEGUNDA PARCELAS DAS VENDAS A PRAZO OCORRIDA NO PERÍODO ANTERIOR E AS PARCELAS A PRAZO DAS VENDAS A SEREM REALIZADAS NO PRÓPRIO PERÍODO. TAXA DE DESCONTO = TR + 6% (3% JUROS 3% SEGURO INADIPLÊNCIA). 3 – APLICAR RECURSOS: RESGATE AUTOMÁTICO EM P + 1 (TR PRÉ + 1%) 4 – DEFINIÇÃO DOS PRAZOS DE COMPRAS: PARA MATÉRIAS-PRIMAS.
CONSIDERAÇÕES 1 – CHEQUE ESPECIAL: SE FALTAR DINHEIRO EM CAIXA E EXISTIR LÍMITE DE EMPRÉSTIMO JUNTO A BANCOS. JUROS = TR PÓS. RESGATE EM P – ATRASOS: BANCOS, FORNECEDORES, DEMAIS CONTAS. JUROS = DO CHEQUE ESPECIAL + 2% DE MULTA. 3 – FINANCIAMENTOS DE MÁQUINAS: 60% DO VALOR. 4 PERÍODOS DE CARÊNCIA (SÓ JUROS) + 4 PERÍODOS DE PAGTO PELO SAC. JUROS = TR PÓS. 4 – PAGAMENTOS S/ O LUCRO: IMPOSTO DE RENDA (5 A 50%), PARTICIPAÇÃO DOS EMPREGADOS (O A 10%) E DIVIDENDOS (25%)
BOA SORTE NA GESTÃO DE SUA EMPRESA!!!!!!!!
OBRIGADO!