CARO PARTICIPANTE, VOCÊ ESTÁ PRESTES A ASSUMIR A DIREÇÃO DE UMA EMPRESA VIRTUAL. APROVEITE PARA DESENVOLVER AS SUAS HABILIDADES GERENCIAIS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Eduardo Botti Abbade
Advertisements

SIMULADOR GERENCIAL.
Macroeconomia Aula 2.
O que é gestão financeira
GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL
CESF OSM-3º PERÍODO Julio Morais
Prof. Heber José de Moura e Giselle Marie T de Moura
Profª Gisely Jorge Mesquita Administração Mercadológica II
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
ECONOMIA EMPRESARIAL.
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
CUSTOS.
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças. Prof:
FTAD – Contabilidade e Finanças
desenvolver as suas habilidades gerenciais”
PLANO DE NEGÓCIO.
Departamento Jurídico-Financeiro
Microeconomia Aula 1 Prof. André Nascimento
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
Análise das Demonstrações Financeiras
FUNÇÃO FINANCEIRA.
Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo.
Fontes de recursos Os recursos podem ser:
GLOBAL BUSINESS CONSULTING.  Por meio da contabilidade de custos você pode gerenciar o custo e preços de venda dos produtos ou serviços vendidos por.
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
Função da Administração:
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
Fluxo de operações e de fundos
LABORATÓRIO DE SIMULADORES DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA Apresentação SIMDEF Simulação de Gerência De Finanças Marketing B2B Mkt & Logística.
Sapientia - ATIUniCEUB - ICETCap7.1 Administração de Tecnologia de Informação Criação de Empresas de Tecnologia de Informação CEUB-FATEC ACPD
Logística Planejamento e Programação Logística
Princípios Básicos de Finanças
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Estratégia para Seleção de
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
Administração De Recursos Humanos.
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
Formação de Preços Aula 3 – Marketing e Clientes.
Módulo 03 Capital de Giro.
OBJETIVO DA ANÁLISE A análise econômico-financeira tem por objetivo extrair informações das demonstrações financeiras e dos demais relatórios dos últimos.
Simulação de negócios na área industrial
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
Técnico Contabilidade
PREÇO.
GameF61: um jogo envolvendo a cadeia logística internacional
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Gestão de Sistemas de Informação Esta apresentação visa demonstrar a forma como o sistema de gestão de uma empresa (indústria fabricante de parafusos)
Gestao estratégica de logística em produção e serviços
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
A TRÍADE DO DINHEIRO DESPESAS RECEITA R$ 5 M R$ R$ 4 M R$ 800
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Análise das Demonstrações Contábeis
Administração Financeira.
Plano de Negócio Exercício.
MODELOS DE PLANILHAS PARA JOGOS DE EMPRESAS
Etapas do processo orçamentário
Quais são as Origens (Fontes) dos Financiamentos (Recursos) ?
1- O banco Price cobra 10% a.b pelo uso do cheque especial de seus clientes. Calcule a taxa semestral equivalente. Tenho bimestre  quero semestre: Período.
Administração Financeira e Orçamentária I
Godoy1 Informações Contábeis para Decisões Especiais As Fronteiras da Contabilidade Gerencial... Os SIC x SIG geram relatórios que “a princípio” podem.
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
Manual do Participante
DECISÃO DE INVESTIMENTO (ORÇAMENTO DE CAPITAL)
Disciplina JOGOS DE EMPRESAS Simulação Empresarial
Prof. Silvano Oliveira / 27 CONTABILIDADE DE CUSTOS
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

CARO PARTICIPANTE, VOCÊ ESTÁ PRESTES A ASSUMIR A DIREÇÃO DE UMA EMPRESA VIRTUAL. APROVEITE PARA DESENVOLVER AS SUAS HABILIDADES GERENCIAIS.

JOGOS DE EMPRESA SIMULAÇÃO INDUSTRIAL

SIMULAÇÃO GERENCIAL O QUE É? MÉTODO DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL ONDE OS PARTICIPANTES ASSUMEM A ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA SIMULADA. A EMPRESA É: UMA INDUSTRIA DE BENS DE CONSUMO DURÁVEIS. DIVISÃO INTERNA DAS EQUIPES: PRESIDÊNCIA E DIRETORIAS; COMERCIAL, FINANCEIRAS.RECURSOS HUMANOS E PRODUÇÃO.

O COORDENADOR FUNÇÕES: GOVERNO; BANCO; SINDICATO; FORNECEDOR; CONSULTOR; JORNALISTA; JUIZ DE DIREITO E ETC. OPROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES: AS EMPRESAS TOMAM DECISÕES TRIMESTRAIS A PARTIR DE RELATÓRIOS EMPRESARIAIS, CONFORME FLUXOGRAMA A SEGUIR:

Dinâmica de Uma Simulação Empresarial Sistema De Simulação Empresarial Relatórios Decisões (Coordenador ) Jornal Decisões (Empresas) Análise (Empresas)

O Aprendizado de Estratégias Empresariais com Simuladores Aprendizagem Operacional Planejamento estratégico Posicionamento Estratégico

INFORMAÇÕES GERAIS EMPRESA DE BENS DE CONSUMO DURÁVEIS COM AÇÕES NA BOLSA DE VALORES. PRODUTO ÚNICO SEM VARIAÇÃO DE QUALIDADE LOCALIZAÇÃO; SÃO 9 (NOVE) REGIÕES, CADA EMPRESA É INSTALADA EM UMA REGIÃO, SENDO A ÚLTIMA REGIÃO SEM EMPRESA INSTALADA. CONCORRÊNCIA; DIRETA EM TODAS AS REGIÕES OBS: DESPESA DE DISTRIBUIÇÃO É 50% INFERIOR NA REGIÃO DA EMPRESA DECISÕES: VÁLIDAS PARA UM PERÍODO = UM TRIMESTRE

DIRETORIA COMERCIAL PRINCIPAL OBJETIVO: COMERCIALIZAR PRODUTOS P/ DISTRIBUIDORES, ATACADISTAS E VAREGISTAS. DECISÕES A TOMAR: 1- PREÇO DEFINIDO PARA CADA REGIÃO 2- PRAZO DEFINIDO PARA CADA REGIÃO (À VISTA OU A PRAZO) 3- NÚMERO DE CAMPANHAS POR REGIÕES (0 A 9) OBS: APENAS ASPECTOS QUANTITATIVOS. SATURAÇÃO E EFEITO POR 3 PERÍODOS (DECRESCENTE)

CONSIDERAÇÕES 1- DECISÕES: PREÇO E PRAZO – IMPACTO PARA O COMPRADOR PROPAGANDA – IMPACTO PARA O CONSUMIDOR 2 – SAZONALIDADE: 50% DE AUMENTO DA DEMANDA NO 4 PERÍODO DE CADA ANO 3 – DEMANDA DISTRIBUÍDA: VENDA EM VIRTUDE DA FALTA DE PRODUTOS DA CONCORRÊNCIA 4 – IMPORTAÇÃO: PERCENTUAL DA DEMANDA ATENDIDA POR PRODUTOS IMPORTADOS 5 – ICE: ÍNDICE DE CRESCIMENTO DA ECONOMIA

DIRETORIA DE PRODUÇÃO PRINCIPAL OBJETIVO: ATENDER AS NECESSIDADES DO COMERCIAL, PRODUZINDO AO MENOR CUSTO POSSÍVEL EQUILIBRANDO HOMENS, MAQUINAS E MATERIAS PRIMAS. DECISÕES A TOMAR: 1 – QUANTO PRODUZIR: ATRÁVES DO NÍVEL DE ATIVIDADE (0 A 100%) E HORAS EXTRAS (0 A 25%) 2 – COMPRA DE MATÉRIAS PRIMAS: CADA PRODUTO REQUER 3 MATERIAS PRIMAS A E 2 DE B. 3 – TROCA DE MAQUINAS: COMPRA / VENDA

CONSIDERAÇÕES MATÉRIAS PRIMAS 1 – FORNECEDORES: PedidoPreçoPrazoEntregaEstocagem Decisão empresa Divulgado na gazeta 0,1 ou 2Final de p (uso em p+1) 5% do preço à vista automatico30% mais caro À vistaInício de pÑ tem custo Programado especial

CONSIDERAÇÕES MAQUINAS 2 - DISPONÍVEIS PARA COMPRA: TIPOALFA (1)BETA(2)GAMA (3) PREÇO INICIAL PRODUÇÃO2.000 UND6.000 UND UND N.EMPREGADOS

CONSIDERAÇÕES MAQUINAS 3 – PROCESSO DE COMPRA: FINANCIAMENTO AUTOMATICO DE 60% DO VALOR DA MAQUINA ENTREGA NO FINAL DO PERÍODO PRODUÇÃO INICIA NO PERÍODO SEGUINTE

CONSIDERAÇÕES MAQUINAS 4 – EXISTENTES: MAQUINAS ALFAS. IDADEQUANTIDADEVALOR CONTÁBIL DEPRECIAÇÃO ACUMULADA TOTAL

CONSIDERAÇÕES MAQUINAS PROCESSO DE VENDA: OCORRE NO FINAL DO PERÍODO MAQUINAS MAIS ANTIGAS SÃO VENDIDAS PRIMEIRO PODE ACARRETAR LUCRO OU PREJUÍZO (20 % A – 20%)

DIRETORIA DE RH PRINCIPAL OBJETIVO: DISPONIBILIZAR OS EMPREGADOS NECESSÁRIOS PELA PRODUCÃO, OBSERVANDO FATORES DE PRODUTIVIDADE E MOTIVAÇÃO DECISÕES A TOMAR: 1 – CONTRATAR: EFETIVAÇÃO NO INÍCIO DO PERÍODO 2 – HORAS EXTRAS: ATÉ 25% COM CUSTO 50% SUPERIOR 3 – DEMITIR: SAEM NO INÍCIO DO PERÍODO (60% DE INDENIZAÇÃO)

DIRETORIA DE RH 4 – SALÁRIO: NÃO SE REDUZ APENAS AUMENTA (COMPARAR: INFLAÇÃO E MÉDIA DE MERCADO) 5 – TREINAMENTO: PERCENTUAL DA FOLHA DE PAGTO 6 – PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS: 0 A 10% (DECISÃO CONJUNTA DOS DIRETORES)

CONSIDERAÇÕES 1 – EMPREGADOS ADMINISTRATIVOS E DE VENDAS: 30 EMPREGADOS FIXOS (RECEBEM 4 VEZESA MÉDIA DA PRODUÇÃO) 2 – MOTIVAÇÃO DOS EMPREGADOS: NÍVEIS: PÉSSIMA, RUIM, REGULAR, BOA E ÓTIMA ALTERAÇÕES POR EFEITO: MONETÁRIO (SALÁRIO E PARTICIPAÇÃO) NÃO MONETÁRIOS (TREINAMENTO E DEMISSÃO) REFLEXOS: AUMENTO DE PRODUTIVIDADE PELO TREINAMENTO E PRODUÇÃO REPETITIVA. 3 – GREVE: INICIA: MOTIVAÇÃO PÉSSIMA OU RUIM POR 2 PERÍODOS CONSECUTIVOS INTENSIDADE: DEFASAGEM SALARIAL E DEMISSÕES DO PERÍODO TERMINA: MOTIVAÇÃO SAIR DO PÉSSIMO OU RUIM

DIRETORIA FINANCEIRA PRINCIPAL OBJETIVO: DISPONIBILIZAR OS RECURSOS FINANCEIROS A UM MENOR CUSTO, REALIZANDO PARA TAL A GESTÃO DE CAIXA DA EMPRESA. DECISÕES A TOMAR: 1 – SOLICITAR EMPRÉSTIMO: JUROS = TR PRÉ + 2%, OPCÕES: PROGRAMADO 1: AMORTIZAÇÃO INTEGRAL EM P + 1 PROGRAMADO 2: AMORTIZAÇÃO EM 4 PERÍODOS PELO SAC

DIRETORIA FINANCEIRA 2 - DESCONTAR DUPLICATAS: PODEM SER DESCONTADAS A SEGUNDA PARCELAS DAS VENDAS A PRAZO OCORRIDA NO PERÍODO ANTERIOR E AS PARCELAS A PRAZO DAS VENDAS A SEREM REALIZADAS NO PRÓPRIO PERÍODO. TAXA DE DESCONTO = TR + 6% (3% JUROS 3% SEGURO INADIPLÊNCIA). 3 – APLICAR RECURSOS: RESGATE AUTOMÁTICO EM P + 1 (TR PRÉ + 1%) 4 – DEFINIÇÃO DOS PRAZOS DE COMPRAS: PARA MATÉRIAS-PRIMAS.

CONSIDERAÇÕES 1 – CHEQUE ESPECIAL: SE FALTAR DINHEIRO EM CAIXA E EXISTIR LÍMITE DE EMPRÉSTIMO JUNTO A BANCOS. JUROS = TR PÓS. RESGATE EM P – ATRASOS: BANCOS, FORNECEDORES, DEMAIS CONTAS. JUROS = DO CHEQUE ESPECIAL + 2% DE MULTA. 3 – FINANCIAMENTOS DE MÁQUINAS: 60% DO VALOR. 4 PERÍODOS DE CARÊNCIA (SÓ JUROS) + 4 PERÍODOS DE PAGTO PELO SAC. JUROS = TR PÓS. 4 – PAGAMENTOS S/ O LUCRO: IMPOSTO DE RENDA (5 A 50%), PARTICIPAÇÃO DOS EMPREGADOS (O A 10%) E DIVIDENDOS (25%)

BOA SORTE NA GESTÃO DE SUA EMPRESA!!!!!!!!

OBRIGADO!