SEGURANÇA, QUALIDADE DE VIDA E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO: um estudo na Central Regional de Emergência 190 (CRE 190) da Grande Florianópolis Neiva Aparecida.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Advertisements

Secretaria de Estado do Planejamento Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Florianopolis 20/03/2007 Florianopolis 20/03/2007.
Novembro / 2011 Normatização do Dado Geográfico no Âmbito do Departamento de Engenharia Ambiental - DEA.E Departamento de Engenharia Ambiental – DEA.E.
Sumário – Metodologia/21-06
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Consultoria e Produtos metas, planejamento e resultados
Auditoria de Sistemas ● Introdução
Projeto 1 Introdução 1.1 Tema 1.2 Problemática 1.3 Hipóteses
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ EM 2009: UM ESTUDO DE CASO. Prof.
Gerenciamento da Integração
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
1 SIPE – ETAPAS Como é uma atividade demorada e que, muitas vezes, demanda recursos consideráveis como consultores, reuniões, viagens, etc., o Planejamento.
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
O seu Coração em boas mãos ... Rua Hugo Simas, 396 – Mercês – CJ 306
Implantação e reorganização de ouvidorias.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
II – JORNADA ADMINISTRATIVA DA POLÍCIA MILITAR DO PARÁ
Paulo Silva Tracker Segurança da Informação
UNESP Estudo de caso E Pesquisa ação. Metodologia de Pesquisa em
Projeto: Capacitação em GP
Informatização da dispensação e suprimento de medicamentos
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
Análise e Projeto de Sistemas
III Oficina de Gestão Social do Desenvolvimento
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
COLETA DE INFORMAÇÕES PUBLICADAS Prof. Dr. Antonio Carlos de Francisco FERRAMENTAS DE GESTÃO DA TECNOLOGIA.
Função da Administração:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Projeto Estratégico Institucional
Marcelo Gomes dos Santos
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Mestrando: Roberto Luiz Mendonça Garcia
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO
Apresentação Diagnóstico Social
Planejamento do Processo de enfermagem
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
Processo do Trabalho do serviço em enfermagem
Estratégia de Saúde da Família
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Elaboração e Análise de Projetos
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
Conceitos de Monitoramento
Escritório de Projetos
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
Potencializar futuros, subtraindo riscos. EPB 24/10/2013 Roberta Spadafora Carvalho.
ASSISTENTE SOCIAL NA SEGURANÇA PÚBLICA
AUDITORIA Profa. Andréia Mota.
Ouvidoria Passo a Passo e Controle Social
Gerenciamento das Informações
TCC.
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO Autores. TEMÁTICA TEMÁTICA.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Revisita ao PPP.
Psicologia e Comunidade
4.4 Implementação e Operação
Linha de Informações do Governo: análise da reestruturação da Central de Atendimento Fernanda Girão I Encontro Portal Minas / LIG-Minas.
Curso Educação Ambiental – Construindo novos valores de Cidadania e Sustentabilidade Maio de 2011.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA.
1 ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM: O CONHECIMENTO DOS PROFISSINONAIS EM RELAÇÃO À SUA IMPORTÂNCIA E IMPACTO NO FATURAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Ana Carolina.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

SEGURANÇA, QUALIDADE DE VIDA E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO: um estudo na Central Regional de Emergência 190 (CRE 190) da Grande Florianópolis Neiva Aparecida Gasparetto Cornélio, Drª Quirino Hawerroth Filho Roberto Fabiano Fernandes Rogério Cid Bastos, Dr.

Apresentação do tema: O que é o CRE 190 e o sistema EMAPE Estrutura do Trabalho Objetivos gerais e específicos Problemática Pergunta de Pesquisa Justificativa Delimitações Procedimentos Metodológicos O sistema EMAPE (modelo atual) Resultados Parciais Conclusão

O que é CRE 190? CENTRAL REGIONAL DE EMERGÊNCIA-CRE 190: recebimento e atendimento de chamadas de emergência, comunicação de atos delituosos e/ou situações críticas que ofereçam risco à vida, ao patrimônio e a incolumidade pública. O telefone mais conhecido e divulgado para resolução de casos dessa natureza é o 190. É considerado um referencial para a Instituição, pois trata-se da ferramenta de trabalho responsável pela formação da imagem da corporação. Uma simples ligação do cidadão para o serviço EMERGÊNCIA 190 constitui o início de uma relação mais próxima deste com a Polícia Militar (PM).

O que é o sistema EMAPE? Estação Multitarefa de Atendimento Policial e Emergências que armazena os dados inseridos desde a geração da ocorrência até seu encerramento.

Objetivo Geral: A nalisar as informações geridas pela Central Integrada de Emergência – (CRE 190) da Polícia Militar de Santa Catarina, buscando identificar a possibilidade de melhorias na prestação do serviço. Objetivos

Objetivos Específicos: Objetivos Revisar, na literatura, os temas envolvidos na pesquisa; Caracterizar a CRE 190; Caracterizar o Serviço de Emergência 190, da PMSC; Levantar as atividades envolvidas na prestação do Serviço de Emergência 190; Identificar as necessidades de informação em nível operacional, tático e estratégico, no âmbito do Serviço de Emergência 190; Levantar as saídas de informação do CRE 190; Propor melhorias para o CRE 190.

Problemática A CRE 190 recebe uma demanda significativa por informações e prestação de serviços emergenciais que requerem rapidez e qualidade na prestação de serviços. O serviço prestado recebe, eventualmente, críticas da comunidade usuária, relacionadas, principalmente, com a qualidade das informações que chegam a CRE 190 e a forma como ela é gerida pelos seus três níveis: operacional, tático/gerencial e estratégico. Questões importantes que se analisadas e corrigidas podem melhorar o serviço de emergência prestado pela PMSC à comunidade.

Como as informações que chegam a CRE 190 podem ser geridas de forma a melhor atender as chamadas de emergência, possibilitando maior rapidez e eficiência aos seus usuários? Pergunta de Pesquisa

Pressupostos O Serviço de Emergência 190 contribui para a qualidade de vida da sociedade; A eficiência e eficácia do Serviço de Emergência 190 são dependentes do CRE 190; A qualidade do serviço prestado pela PMSC pode ser melhorada através da Gestão da Informação; Um sistema de atendimento às chamadas de emergência que suporte a demanda da população é um dos pré-requisitos para qualidade dos serviços de segurança da sociedade; Quanto mais desenvolvida é uma sociedade, maiores são as preocupações e exigências quanto aos serviços de segurança.

Justificativa A utilização de um sistema atualizado e adequado ao atendimento das chamadas de emergência da sociedade é pré-requisito para assegurar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, pela polícia militar de Santa Catarina. O presente estudo se justifica por estar contribuindo com a melhoria da qualidade de vida e da segurança da população de Santa Catarina.

Delimitações Este trabalho limitou-se em analisar proposições de melhorias para o sistema que gere o fluxo de informações na CRE (sistema EMAPE).

Procedimentos Metodológicos Diagnóstico da realidade da CRE Análise dos Documentos; - Entrevistas semi-estruturadas; - Questionários; - Análise dos dados; - Análise de outros modelos Revisão Bibliográfica Análise do sistema CRE 190 Estudo de Caso Análise dos problemas Proposição de melhorias Considerações finais

Modelo Coordenador Cidadão liga para CRE 190 ou visualiza por câmeras Central Telefônica Atendente/telefonista 190Encerramento da Ocorrência (0800) Ou Despachante Sistema de Rádio Envio de viatura Registro da Ocorrência

Resultados Parciais A pesquisa ainda está em andamento porém por meio deste estudo pôde-se chegar a uma análise preliminar do sistema EMAPE e constatar que o mesmo apresenta algumas vulnerabilidades: O sistema foi construído em 1995 e não houve alteração significativa, somente alterações para manutenção dos sistema; O sistema gera os relatórios das ocorrências para os níveis: operacional, tático, sendo que para o estratégico esse relatório não externa a realidade enfrentada diretamente pela equipe da CRE 190 isso dificulta as tomadas de decisões no sentido de viabilizar as melhorias necessárias.

Através da totalização da pesquisa e análise dos padrões das chamadas feitas ao 190 podemos quantificar qualidade da segurança pública. Para tanto necessitamos investimento em profissionais e sistemas aptos para governar as informações referentes à segurança pública. Conclusão

OBRIGADO!