Normalização ISO 10002:2005 Tratamento de Reclamações

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Transcrição da apresentação:

Normalização ISO 10002:2005 Tratamento de Reclamações Prof. Ms. Leandro Somma Normalização ISO 10002:2005 Tratamento de Reclamações Diretrizes para as Organizações

Introdução Existem empresas que dizem que o cliente reclamão é antes de tudo um “chato”. Porém existem organizações onde o valor da reclamação dos clientes já foi descoberto, que vêem neste tipo de ocorrência a oportunidade para a melhoria de seus produtos e serviços. Para ajudar estas empresas a ISO criou a Norma ISO 10002, lançada em 2004, e reformulada em 2005, que traça as diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações, visando à satisfação do cliente.

Caráter Esta norma não tem a característica de ser uma norma certificadora ou para finalidades contratuais. O que se busca é estabelecer as orientações para a implantação de um processo de tratamento de reclamações, independente do tipo de atividade da organização, seja ela com ou sem fins lucrativos, uma grande rede varejista ou um pequeno comércio de bairro, uma empresa tradicional ou que opere exclusivamente por meio do comércio eletrônico.

Caráter A empresa que tem foco em seu cliente tem a consciência de que o tratamento das reclamações e sugestões obtidas destes deve levá-la a melhorar seus produtos e também seus processos. Quando estas reclamações são tratadas de forma adequada, o acontecimento (que em muitos casos gera a perda de um cliente) pode ajudar na melhoria da reputação da organização e no aumento da satisfação do mesmo. Portanto, a adoção da norma ganha relevância ao permitir às organizações o tratamento consistente das reclamações.

Propósito A norma tem como propósito ajudar as instituições no processo de tratamento de reclamações, sendo este um dos principais processos dos sistemas de gestão da qualidade das organizações de qualquer setor e de todos os portes. Ela não se presta à resolução de disputas externas ou a questões relacionadas a disputas entre empregador e empregado.

Conceitos Os principais conceitos que norteiam todo o gerenciamento de reclamações da ISO 10002:2004 são: O aumento da satisfação do cliente parte da criação de um ambiente aberto, com foco no cliente, propício para resolver qualquer reclamação recebida e que possa aprimorar a habilidade da organização em melhorar os serviços e o atendimento; Envolvimento e comprometimento da alta direção através da adequada aquisição e disponibilidade de recursos;

Conceitos Disponibilização aos reclamantes de um processo de tratamento de reclamações acessível, efetivo e de fácil uso; Identificação e direcionamento das necessidades e expectativas dos reclamantes; Análise e avaliação de reclamações, para melhorar o serviço e a qualidade de atendimento ao cliente; Auditoria do processo de tratamento de reclamações; Análise crítica da eficácia e eficiência do processo de tratamento de reclamações.

Princípios Como em toda norma de sistema de gestão da qualidade, ao se adotar a mesma se deve buscar os princípios, ou fundamentos, que a orientam para que tenhamos um sistema eficaz.

Princípios Visibilidade: todas as informações necessárias sobre como e onde reclamar devem estar visíveis para os clientes, colaboradores e demais partes interessadas; Acessibilidade: os processos relacionados a reclamações devem ser de fácil acesso aos interessados. Além disso, todos os meios devem ser colocados para que nenhum tipo de reclamante fique sem o direito de ser ouvido;

Princípios Prontidão nas respostas: o retorno sobre a reclamação recebida deve ser dado de imediato ao cliente, assim como o encaminhamento da mesma aos responsáveis pela sua resolução. O reclamante deve ser informado sobre todos os passos de sua reclamação durante o tratamento da mesma; Objetividade: prevê que cada reclamação seja tratada de forma igual, objetiva e imparcial;

Princípios Ônus: o acesso ao processo de tratamento de reclamação deve ser sem ônus ao reclamante; Confidencialidade: deve-se preservar a confidencialidade do processo de tratamento de reclamações, buscando preservar a identidade do reclamante de modo que a mesma somente esteja disponível onde extremamente necessário;

Princípios Abordagem com foco no cliente: a organização que tem foco no cliente é aberta ao retorno do mesmo, seja por meio de reclamações ou sugestões, demonstrando comprometimento, por meio de suas ações, na resolução das reclamações; Responsabilidade: a organização define e estabelece as atribuições e responsabilidades pelas ações e decisões relacionadas ao tratamento das reclamações; Melhoria contínua: a organização deve ter como objetivo melhorar continuamente o seu processo de tratamento de reclamações e a qualidade de seus produtos.

O cliente reclamou! Ainda bem! Conclusão O cliente reclamou! Ainda bem!