Seminários Descentralizados: Expectativas. Socializar as propostas de trabalho e as práticas decorrentes do MGME; Montar um banco de propostas pedagógicas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Dosvox.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
Este é um projeto que norteará as ações e procedimentos adotados no projeto rádio do Programa Nas Ondas do Rádio, incluídos no Programa Ampliar. A proposta.
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
I SIMPÓSIO PEDAGÓGICO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
EQUIPE MGME CIÊNCIAS Andréa Santoro Santos Francia
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Educação no contexto do Trabalho
TRABALHO ESCRITO 2º CICLO Prof. Bibliotecária – Adília Real.
Fundamentos da Informática
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Dicas para pesquisas no Google
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Universidade Federal do Amapá
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Nome do Aluno Nome do Professor Orientador
Trabalho nas regras ABNT
Criando uma formatação
Normatização para apresentações
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Reafirmando Compromissos Ações Saresp 2014
Diretoria de Ensino de Mauá E. E. Zaíra VI
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
PÓSTER CIENTÍFICO COMO FAZÊ-LO ?.
Coordenação Regional de Tecnologia na Educação
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Acesse o site da escola e veja o link com as regras e dicas completa.
Orientações sobre o Estágio IV
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Word Unati – Turma 3. Abrir Documento Clique no ícone:
1ª Formação de Professores Coordenadores
Melhor Gestão, Melhor Ensino
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
Produção de Artigo Acadêmico
Professor(es) Apresentador(es):
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Utilização Eficaz do PowerPoint
SUGESTÃO DE ESTRUTURA DO ARTIGO
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Resenha Características: texto breve, apresentado como um resumo comentado de uma publicação. Constituem apreciações, análises crítica e interpretativa.
Formação continuada 2º Encontro
Formação continuada ANO 2015
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Seminários Descentralizados: Expectativas

Socializar as propostas de trabalho e as práticas decorrentes do MGME; Montar um banco de propostas pedagógicas voltadas para as competências de leitura e produção de textos;

Favorecer a integração entre as equipes de trabalho de LP, Matemática e Gestão; Potencializar a construção de rede de aprendizagem entre educadores das escolas públicas estaduais.

Cronograma Seminários Descentralizados 24/06 a 9 de agosto para LP e Matemática e Gestão realizarem os Seminários Descentralizados nas DEs. 12 a 15 de agosto – Seminário Centralizado em Serra Negra.

Três atividades planejadas/realizadas Representar DE Seminário Descentralizado DE Três atividades planejadas/realizadas Representar UE Seminário Centralizado ago/2013 SEESEE Produziram Realizaram Formaram Selecionarão Apresentará Selecionará Apresentará PCNP/ SUP SEE Gestores Profs. DE Situações de Aprendizagem Plano de Aula Plano de Gestão Site para publicar todas as práticas planejadas/realizadas UE Gestores Profs. LP Mat.

Seminários Descentralizados: Seleção dos Trabalhos Nas ATPC, selecionar três propostas ou experiências significativas desenvolvidas no Programa MGME; Nas ATPC, preparar apresentações para as três experiências selecionadas (situações de aprendizagem, plano de aula, plano de ação. Escola

As apresentações poderão estar na forma de: gravação – filmagem Power Point - supremacia de imagens - imagens e textos Obs.: Atenção às dicas para direito de uso de imagens, textos e sons. Escola

Informações Indispensáveis em Cada Apresentação: 1.Identificação do Programa MGME e: a)Diretoria de Ensino (DE); b)Unidade Escolar (UE); c)Componente Curricular (Língua Portuguesa ou Matemática), Gestão ou indicação de ação integrada. Escola

2.Palavras-chave: _______ O que é mesmo? Palavras capazes de expressar elementos fundamentais de uma experiência. Por exemplo: Leitura Produção de Texto Texto Jornalístico Trabalho Coletivo Informações Indispensáveis em Cada Apresentação: Escola

3.Quais os objetivos pretendidos com o desenvolvimento das atividades? Informações Indispensáveis em Cada Apresentação: Escola

4.O que se espera que o aluno, o professor e o gestor tenham aprendido ao concluírem as atividades propostas? (conteúdo) Informações Indispensáveis em Cada Apresentação: Escola

5.Como foram desenvolvidas tais atividades? (metodologia) Informações Indispensáveis em Cada Apresentação: Escola

6.Por que é importante que o aluno desenvolva as atividades propostas? De que forma a proposta avança rumo à melhoria da aprendizagem? (justificativa) Informações Indispensáveis em Cada Apresentação: Escola

7.De que maneira se pode perceber se os objetivos foram ou não alcançados? (avaliação) Informações Indispensáveis em Cada Apresentação: Escola

8.Quais materiais foram utilizados para o desenvolvimento das atividades visando às competências leitora e escritora? (sites, livros, documentos, textos, vídeos, músicas, imagens e materiais digitais em geral etc.) Informações Indispensáveis em Cada Apresentação: Escola

Realização do Seminário Descentralizado Cada DE organizará seu Seminário de 24 a 09/08 para LP, Mat. e Gestão. 8 horas de duração. DE

Cada DE poderá convocar todos os seus cursistas MGME ou três representantes por unidade de ensino (LP, Mat. e Gestão). Realização do Seminário Descentralizado DE

A convocação poderá ser feita via DE pela Resolução SE-22, de 18/04/2013, exclusiva para ações do Programa MGME. Realização do Seminário Descentralizado DE

Quando a participação for por representatividade, a frequência de todos no Seminário deverá ser lançada pelos PCNPs e Supervisores. Os nomes de todos deverão estar nos créditos das apresentações da unidade escolar. Realização do Seminário Descentralizado DE

Cada DE, por sua vez, selecionará três atividades mais representativas para levar ao Seminário Centralizado, previsto para a segunda semana de agosto. Realização do Seminário Descentralizado DE

PPT – Audiovisual Originalmente PPT = Síntese + Mediador PPT = Síntese autoexplicativa

O que move Cena

Paris é a capital e a mais populosa cidade da França e situa-se num dos meandros do Sena, no centro da bacia parisiense, entre os confluentes do Marne e do Sena rio acima, e do Oise e do Sena rio abaixo.

Paris é a capital e a mais populosa cidade da França. Situa-se num dos meandros do Sena, no centro da bacia parisiense. Em 2007, a população de Paris era de habitantes.

Controle de Acesso Característica % Preenchimento do perfil (parte ou total) 38 Inserção de foto 31 Foto sem preenchimento das informações 9 Texto sem foto 6 Nenhum dado no perfil 8

Legenda Torre Eiffel em Paris, França. Feita em treliça de ferro, construída para a exposição internacional de design; concluída em 1889.

Fonte Tahoma Tamanho 36 Negrito Alinhamento à esquerda Espaçamento entre linhas de 1 cm (simples), e 0,2 cm (6 pt) de espaço após parágrafo. Formatação do Texto

Usar cores diferentes para o título e o texto, dando preferência a cores frias, buscando o contraste entre a cor da letra e a do segundo plano do slide. Cores

Para destacar palavras dentro do texto, use uma cor diferente da cor do texto, evitando usar o estilo sublinhado para destacar; tampouco o estilo itálico, que só deve ser usado para palavras em outro idioma.