By Ilson Barros / Images from Internet. Gilberto Cardoso A. Velho (Rio de Janeiro, 1945) Antropólogo brasileiro, especializado em Antropologia Urbana,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ser humano é um ser social
Advertisements

Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
Talcott Parsons | Teoria sistêmica
Cenas Juvenis: punks e darks no espetáculo urbano Helena Wendel Abramo.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Currículo e Ensino de Ciências I (23 de outubro).
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
RAMOS DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL.
A importância das TIC Com a partilha de experiências surge, não só, um conhecimento mais optimizado das TIC, como também, uma relação interpessoal, mais.
INDEXAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS VISUAIS E AUDIOVISUAIS Félix del Valle Gastaminza.
Aula 16.  Jean Paul Basquiat. O homem de Nápoles, acrílico e colagens sobre madeiras,1982.
REDE DE APOIO - refletirmos sobre o contexto em que estamos inseridos e as relações que podemos estabelecer a partir desse lugar no qual, nos relacionamos.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
As concepções de espaço As atividades partem do pressuposto de que o ensino de física deve ter por objetivo apresentar as teorias da física dentro de seu.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
A Ciência e A Construção do Conhecimento Científico Anderson - Biologia.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Gênero e Sexualidade e direitos humanos infanto-juvenis Antonio Sardinha Jornalista, especialista em Direitos Humanos e Mestre em Comunicação.
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
Adolescência: uma perspectiva crítica
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS
Piaget (1896 – 1980) Vygotsky ( – 1934) Psicologia da Educação.
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
A inclusão na perspectiva do novo paradigma da ciência Autor: Reinoldo Marqueza Fonte: Revista Educação Especial. N° 26, 2005.
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
M ÚSICA NA ESCOLA : POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? P
Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
ARTE GÓTICA.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
Objetivos e Motivação Quando estudei a área de Tradução Audiovisual com ênfase em Legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE), a presente pesquisadora.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA
E. E Avelino Ferreira Apresenta: SEMINARIO –GEOGRAFIA Por: Kerolin n°18 Mylena n°25 Gabriela n°12 Vitoria n°35.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
XIII Seminário Internacional de Educação Novo Hamburgo Espaço de Sociabilidade e Cultura da Paz Direitos Humanos, escola e sociedade Como lidar com a violência.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
A Pastoral Urbana possui um caráter urgente e inevitável e só levando a sério esse trabalho é que seremos efetivamente fiéis ao espírito de Aparecida.
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
2. A sociologia e a dinâmica das relações sociais: ferramentas conceituais e caminhos interpretativos 2.1 – A dimensão social da ação individual: em busca.
Oficina Reações Químicas
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Transcrição da apresentação:

by Ilson Barros / Images from Internet

Gilberto Cardoso A. Velho (Rio de Janeiro, 1945) Antropólogo brasileiro, especializado em Antropologia Urbana, Sociedades Complexas e Teoria Antropológica. Atualmente é professor titular e decano do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da UFRJ. Principais obras: Mudança, Crise e Violência: política e cultura no Brasil contemporâneo; Projeto e Metamorfose: antropologia das sociedades complexas; Subjetividade e Sociedade: uma experiência de geração; Individualismo e Cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea; A Utopia Urbana: um estudo de antropologia social e dezenas de outras obras, inclusive com organizador.

by Ilson Barros / Images from Internet Gilberto Velho parte da interação social como imperativo da condição humana para, a partir de uma análise dos significados do conjunto de crenças, valores e visão do mundo, traçar uma primeira definição de cultura. (p.63)

by Ilson Barros / Images from Internet Cultura é um conceito que só existe a partir da constatação da diferença entre nós e os outros. Implica reconhecer modos distintos de perceber a construção social da realidade. (p. 63)

by Ilson Barros / Images from Internet Padrões e normas são construídos de forma contrastante em cada sociedade, ao longo do tempo e do espaço, firmemente estribados em preconceitos e no etnocentrismo. (p )

by Ilson Barros / Images from Internet Cada cultura deve ser entendida em seus próprios termos. Essa é a base do relativismo cultural. (p. 64)

by Ilson Barros / Images from Internet A sociedade complexa é vista e constituída por dois conjuntos culturais básicos que produzem e vivem essa relação de oposição complementar. (p. 65)

by Ilson Barros / Images from Internet A depender da visão de complexidade da sociedade, o pesquisador pode dar mais ênfase a alguns matizes e nuances, valorizando combinações e meio-tons (p. 65) O pesquisador é livre para direcionar seu olhar e especular sobre o objeto

by Ilson Barros / Images from Internet Assim, a cultura popular pode ser desdobrada em inúmeras culturas populares, tomando-se como ponto de partida o conjunto das diversidades: Regional

by Ilson Barros / Images from Internet Diversidade Étnica

by Ilson Barros / Images from Internet Diversidade Religiosa

by Ilson Barros / Images from Internet A vida cultural contemporânea evidencia a complexidade em diversos níveis e combinações, induzindo a idéia de diferenciação. O fenômeno da diferenciação é identificado em todos os segmentos da sociedade: entre as elites e entre as camadas mais pobres. As elites tendem a reproduzir e dar continuidade ao fenômeno cultural em curso, enquanto que as camadas mais pobres mudam com maior frequência. (p. 65)

by Ilson Barros / Images from Internet Aqui ele cita os chamados cultos de possessão, englobando manifestações que perpassam o Candomblé, a Umbanda, o Espiritismo, o Catolicismo popular e diversas seitas protestantes.

by Ilson Barros / Images from Internet No entanto, nem todas os fenômenos culturais podem ser enquadrados dentro de esquemas rígidos. Destaca a religiosidade, referência permanente do domínio do sobrenatural, mais ou menos benigno, mas de algum modo manipulável,sempre presente nas ações humanas. (p. 66)

by Ilson Barros / Images from Internet E as classes intermediárias? Segundo o autor, essas classes trafegam com desenvoltura entre os extremos, ora confundindo-se com as próprias elites, ora mergulhando em camadas menos favorecidas. Gilberto Velho aponta que essa diversidade de estilos de vida e visões de mundo muito diversificadas, tornam muito difícil detectar as características precisas de uma “cultura da classe média.” (p. 66)

by Ilson Barros / Images from Internet O processo de massificação é quase que uma decorrência inevitável do processo de desenvolvimento das metrópoles, em que se detectam intensas transformações quanto ao que chama de padrões de sociabilidade e interação, costumes e rotinas. (p. 67)

by Ilson Barros / Images from Internet Exemplo desse aberrante processo de massificação é o consumo da telenovela, proporcionando a cada segmento social leituras e interpretações particulares do que se veicula na TV. (p. 68)

by Ilson Barros / Images from Internet Diferenças são cruciais para percebermos os significados e definições de realidade de cada situação. Cuidado com esquemas evolucionistas apressados e empobrecedores - (p. 67) Visão HolísticaVisão Midiática

by Ilson Barros / Images from Internet Tecnológica Religiosa Antropológica

by Ilson Barros / Images from Internet A telenovela passa por um período de adequação às expectativas das classes consumidoras do produto e que ali desejam se ver retratadas, tendo-se como exemplos algumas produções como O Rei do Gado, O Clone, etc. Os chamados “enlatados” americanos tem parte no processo, mas não são o fator decisivo nem o mais presente.

by Ilson Barros / Images from Internet Ainda se pode, na visão de Gilberto Velho, detectar as influências cada vez mais marcantes das demais agências socializadoras, como a família, a igreja, o grupo de pares, a comunidade, a escola.

by Ilson Barros / Images from Internet Mas até que ponto essas mensagens influenciam decisivamente na vida dos sujeitos? Ora, diz Gilberto Velho, os indivíduos e grupos movem-se numa rede de papéis e significados tão amplos que a recepção dessa mensagem será sempre diferenciada e suas interpretações serão sempre heterogêneas. (p. 68) Essa diversidade pode, no final do processo, resultar num certo potencial de metamorfose particularmente rico em face da multiplicidade de planos de ação e dos papéis assumidos pelos agentes.

by Ilson Barros / Images from Internet O universo das camadas populares brasileiras é amplo, variado e heterogêneo. As relações entre os diversos segmentos pode ser mais ou menos inclusiva ou antagônica, dependendo dos contextos regionais e históricos. Assim, por exemplo, um cidadão comum, da classe trabalhadora, frequentador de terreiro de umbanda, torcedor do flamengo e músico de pagode vive a passagem frequente de uma experiência para outra de maneira contínua. Esses papeis diferentes lhe permitem acionar códigos e simbolismos diferentes para cada situação, invalidando uma idéia de que é um joguete da cultura de massas apenas por que é um consumidor de programas de TV. (p. 69)

by Ilson Barros / Images from Internet Por fim, o autor analisa a questão da dominação, sempre presente quando se estuda os fenômenos da massificação cultural. As desigualdades sociais podem cavar profundo fossos, mas não impedem que os grupos sociais interajam, como não impede que haja dominação ou relações de outra natureza. (p. 69)

by Ilson Barros / Images from Internet Referências VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1994 Imagens obtidas de diversas fontes, via Internet, não sendo possível determinar seus autores.