Tempest Security Technologies Experiências adquiridas.

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Transcrição da apresentação:

Tempest Security Technologies Experiências adquiridas

© 2002 Tempest Security Technologies Motivação “Dizem que os homens inteligentes aprendem com seus próprios erros….. ….. eu prefiro aprender com os erros dos outros.” Otto von Bismarck,

© 2002 Tempest Security Technologies Agenda Início da Tempest Disposição Aprendizados extras Interagindo com outros ambientes Gerência de equipes Mercado / Vendas Investimento de risco

© 2002 Tempest Security Technologies O início Prof. Fábio Silva montou um grupo de pesquisa em segurança de redes, chamado Recife Tiger Team –Evandro Curvelo Hora, aluno de mestrado dele –Marco Carnut, admin. de sistemas do CESAR –Cristiano Lincoln, aluno da graduação Juntando com Prof. Silvio Meira, virou unidade de negócios do CESAR –Só nos três –O modelo CESAR de incubação ainda estava muito embrionário

© 2002 Tempest Security Technologies O início Fomos aprendendo como tocar uma empresa no processo: o modelo CESAR ajuda, por abstrair uma série de coisas Imaturidade inicial –Nos primeiros meses, ainda andávamos sem estratégia –Contratações como resposta à demanda crescente Amadurecimento progressivo –Interação com clientes, concorrência, mercado –Execução de projetos –Definição de uma estratégia de atuação

© 2002 Tempest Security Technologies Disposição Banho de água-fria: –Sendo empreendedor, você vai trabalhar muito, mas muito mais do que se fosse empregado Muito mais mesmo ! –Responsabilidade muito grande perante várias pessoas: clientes, funcionários, sócios, família, etc. –Provavelmente você vai ganhar muito pouco no início –É necessário: Saber tomar decisões na hora certa Reconhecer erros Habilidade inter-pessoal Organização e disciplina

© 2002 Tempest Security Technologies Disposição Mas o esforço compensa –Liberdade de definir o melhor caminho a seguir –Oportunidade de ganhar experiência profissional única –Poder fazer algo inovador –Satisfação de ver um projeto pessoal crescer e agregar mais pessoas –Lá na frente, bem lá na frente, vem o dinheiro

© 2002 Tempest Security Technologies Aprendizados extras Será necessário aprender coisas de várias áreas não- técnicas –Ter profissionais de outras áreas na empresa só agrega ! É necessário conhecer o básico de: –Administração financeira (pra pequenas empresas) –Contabilidade, impostos, leis e normas, etc. Outras qualificações legais: entender um pouco de marketing, jurídico, vendas, etc. Gerenciamento de projetos

© 2002 Tempest Security Technologies Interagindo É essencial saber enxergar as coisas do ponto de vista não-técnico –Vencer preconceitos, em muitos casos –Saber como dialogar, convencer alguém não-técnico –Reconhecer que as maiores decisões são tomadas em esferas gerenciais sem foco técnico, e muitas vezes sem utilizar critérios técnicos Características interessantes: –Objetividade –Passar segurança –Trajes, etiqueta, etc.

© 2002 Tempest Security Technologies Gerência de equipes Em empresas de tecnologia, a equipe é o maior bem Saber gerenciar sua equipe é fundamental –Conseguir criar um ambiente de amizade, porém profissional e produtivo Conheça ao máximo o perfil de cada membro da equipe Tente criar um ambiente propício à inovação –Ninguém é dono da verdade –Convencer, ao invés de impôr –Fomente a discussão e críticas construtivas, bem como sua aceitação Ambiente e modo de trabalho é importante –Empresas de tecnologia em geral tem horários flexíveis

© 2002 Tempest Security Technologies Gerência de equipes Defina metas, prioridades e checkpoints de progresso. E cobre- as… Saiba: –Chamar a atenção e orientar: ser firme, mas sem humilhar ou discutir. Apontar as falhas, e mostrar como corrigi-las –Valorizar o trabalho. Parabenizar, publicamente ou não. Coisas simples fazem a diferença. Seja o mais consistente possível Tente impor transparência nos processos Mantenha os funcionários motivados, faça com que se sintam parte do negócio Premie a competência.

© 2002 Tempest Security Technologies Mercado / Vendas Conheça seu mercado. A fundo. Marketing –A melhor maneira de atacar o seu mercado –Como tratar com os concorrentes –Parcerias –Orienta decisões de vendas, canais, etc. Não adianta ter o melhor produto se ninguém conseguir vendê-lo –Equipe de vendas qualificada, armada de argumentos, material, cases de sucesso, etc.

© 2002 Tempest Security Technologies Mercado / Vendas Conheça seu mercado. A fundo. –O passado, o presente e o futuro. Reconhecer oportunidades, e não perder o timing necessário. Marketing –A melhor maneira de atacar o seu mercado –Como tratar com os concorrentes –Parcerias –Orienta decisões de vendas, canais, etc. Não adianta ter o melhor produto se ninguém conseguir vendê- lo –Equipe de vendas qualificada, armada de argumentos, material, cases de sucesso, etc.

© 2002 Tempest Security Technologies Investimento de risco Investidor que coloca dinheiro na empresa, em troca de participação –Em geral, bancos ou fundos de investimento –Esperam alto crescimento, para vender as ações com lucros no futuro (2 a 5 anos, dependendo do perfil) Querem ver um modelo de negócios válido, no mercado atual, com possibilidade de crescimento Principais instrumentos: –Apresentações –Business Plan.

© 2002 Tempest Security Technologies Investimento de risco Os investidores investem em três pilares: mercado, modelo de negócios (idéia), equipe Um investidor pode trazer contatos, maturidade e executivos de marketing/comercial experientes Participação –É raríssimo um investidor com cota de 20%-30% querer ‘tomar conta’ da empresa, tomar suas decisões, etc. –O dinheiro costuma ser liberado à medida que checkpoints/metas são atingidas –Também não é comum um investidor “cortar a fonte” com o dinheiro no meio do caminho: o interesse é mútuo Qual será a estratégia de saída do investidor ?

© 2002 Tempest Security Technologies Investimento de risco Apresentação é o ponto-chave: se não despertar interesse, ele não olha mais nada Pontos-chave: –Mostrar mercado atrativo, de preferência com altas taxas de crescimento –Mostrar idéia (modelo de negócio) interessante dentro deste mercado –Mostrar capacitação pra realizar aquilo que se pretende –Se já tiver clientes, ou cases, melhor –Mostrar segurança –Não utilizar linguagem excessivamente técnica Costumam ser verdadeiras sabatinas ( isso é um bom sinal! )