Fundamentos de Economia e Mercado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISCIPLINA: ECONOMIA Princípios de Economia
Advertisements

CONCEITOS PRELIMINARES
- Estruturas de Mercado
ECONOMIA & MERCADO.
Análise Microeconômica FACCAT
OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
MERCADO 1. Conceito Mercado 1 Mercado 2 Mercado 3
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
Sumário, aula 12 Intervenções do Governo Imposição de um Preço Máximos
ELASTICIDADES (CONTINUAÇÃO) E ESTRUTURAS DE MERCADO. AULA 6
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Concorrência Perfeita e Monopólio Natural
Fundamentos de Economia
Economia e Mercado 3ª AULA.
Oligopólio.
Concorrência Monopolística
ESTRUTURAS DE MERCADO Até este ponto do curso partimos da premissa de que o mercado, sem interferências, encontra o ponto de equilíbrio entre oferta e.
O Modelo da Procura e Oferta
O que é um Mercado? Um mercado diz respeito a um conjunto de compradores e vendedores que interagem e à possibilidade de compras e vendas resultantes dessa.
Estruturas do Mercado de Fatores de Produção
Microeconomia Aula 5 Prof. Karine R. de Souza.
Análises de Demanda e Oferta
Estruturas de Mercado Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira
Economia & Mercados Prof. Allex Sander.
Teoria da Produção Em cada momento no tempo existe um conjunto de técnicas produtivas, ou tecnologias, que permite produzir determinado produto, a partir.
Teoria Neoclássica Duas Estruturas de Mercado Extremas
Estrutura de Mercado Prof. Me. Diego Ferber.
Bibliografia: VASCONCELOS, M. A. S. & GARCIA, M. E
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
BARREIRAS AO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Trabalho realizado por: Sandra Leal. 10º3A
Economia e Mercado 6ª AULA.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
LUCROS NO MERCADO DE CONCORRÊNCIA PERFEITA APENAS AS FIRMAS CUJOS PRODUTOS POSSUEM PREÇOS MENORES E CUJOS CUSTOS SÃO MENORES PERMANECEM NO MERCADO NO.
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
ESTRUTURAS DE MERCADO Variáveis condicionantes das estruturas de mercado: -número de empresas -tipo de produto -barreiras ao acesso.
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
Universidade Paulista - UNIP As estruturas do mercado.
Noções gerais de Economia
Fundamentos de economia
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
Monopólio.
DETERMINANTES DA PROCURA
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: Fax: Economia Aplicada.
MICROECONOMIA Aula 9 – Monopólio: hipóteses e funcionamento de mercado e os resultados da firma monopolista.
FAPAN - Faculdade de Agronegócio
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
Economia Prof. Custódio 13/04/2017 Economia.
Estrutura de Mercado Prof. Rogério César, Ph.D.
Prof. João Carlos Bragança
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
Sistema Econômico / Organização Econômica
ESTRUTURA DE MERCADO TIPOS DE MERCADO.
MERCADO Rossetti (2003,p.395)”dizia respeito a um lugar determinado onde os agentes econômicos realizavam suas transações.
MERCADO Rossetti (2003,p.395)”dizia respeito a um lugar determinado onde os agentes econômicos realizavam suas transações.
- Número de empresas que compõem o mercado;
Determinantes das estruturas
Cézar Augusto Lins de Andrade
FUNDAMENTOS/CONCEITOS BÁSICOS
Estruturas de Mercado Para a gestão estratégica de um negócio, além da conjuntura econômica, outro fator é de grande importância para a tomada de decisão:
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
ESTRUTURAS DE MERCADO Fundamentos de Economia e Mercado.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
17/05/061 O Mercado: A Classificação da Marchal A classificação de J. Marchal, sintetiza parte da mesma linha de diferenciação adotada por Stackelberg.
Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 1/29 SÍNTESE DO CAPÍTULO 3 – A ESTRUTURA DO MERCADO Este capítulo possibilita a compreensão das diversas.
Estruturas de Mercado Professor(a): Mayne Ramos Almeida.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos de Economia e Mercado ESTRUTURAS DE MERCADO Fundamentos de Economia e Mercado

Mecanismo de Mercado O mecanismo de mercado é, segundo as palavras de Adam Smith, uma espécie de "mão invisível" que regula as respostas dadas às questões base estudadas pela economia: "o quê", "o como" e "para quem" é produzido.

ESTRUTURAS DE MERCADO As várias formas ou estruturas de mercados dependem fundamentalmente de três características: Número de empresas que compõe esse mercado; Tipo do produto (se as firmas fabricam produtos idênticos ou diferenciados); Se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.

CLASSIFICAÇÃO DOS MERCADOS Concorrência Perfeita Existência de um grande número de pequenos vendedores e compradores; Produtos homogêneos: Não existe diferenciação entre os produtos ofertados pelas empresas concorrentes. Não existem barreiras: para o ingresso de empresas no mercado. Transparência do mercado: Todas as informações sobre lucros, preços etc. são conhecidas por todos os participantes do mercado. EXEMPLO : POSTOS DE GASOLINA, TRIGO, PRODUTOS AGRÍCOLAS EM GERAL.

Monopólio O mercado monopolista se caracteriza por apresentar condições opostas às da concorrência perfeita. Não há, portanto concorrência, nem produto substituto ou concorrente. Nesse caso, ou os consumidores se submetem às condições impostas pelo vendedor, ou simplesmente deixaram de consumir o produto. Hipóteses: Um determinado produto é suprido por uma única firma; Não há substitutos próximos para esse produto; existem obstáculos (barreiras) à entrada de novas firmas na Indústria (economia de escala, controle sobre o fornecimento de matéria-prima, patentes, licenças e concessões gonvernamentais. EXEMPLO: PETROBRÁS, FORNECEDOR DE TELEVISÃO À CABO, CIAS DE ÁGUA E ENERGIA.

Oligopólio É um tipo de estrutura normalmente caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Pode caracterizar-se como um mercado em que há um pequeno número de empresas, como a indústria automobilística, ou então onde há um grande número de empresas, mas poucas dominam o mercado, como a indústria de bebidas. Exemplos: montadoras de veículos, setor de cosméticos, indústria de papel, indústria farmacêutica, Indústria de viação (TAM / GOL). Nos oligopólios, tanto as quantidades ofertadas quanto os preços são fixados entre as empresas por meio de cartéis.

Oligopólio

EXEMPLO: mercado de software, fábrica de roupas da moda. Concorrência monopolista   Trata-se de uma estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio, mas que não se confunde com o oligopólio, pelas seguintes características: Número relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial, porém com segmentos de mercados e produtos diferenciados, seja por características físicas, embalagem ou prestação de serviços complementares (pós-venda). Margem de manobra para fixação dos preços não muito ampla, uma vez que existem produtos substitutos no mercado. Essas características acabam dando um pequeno poder monopolista sobre o preço de seu produto, embora o mercado seja competitivo (daí o nome concorrência monopolista). EXEMPLO: mercado de software, fábrica de roupas da moda.

Concorrência Perfeita Concorrência Monopolista Características Concorrência Perfeita Monopólio Oligopólio Concorrência Monopolista 1. Quanto ao número de empresas Muito grande Só há uma empresa Pequeno Grande 2. Quanto ao produto Homogêneo. Não há diferenças Não há substitutos próximos Pode ser homogêneo ou diferenciado Diferenciado 3. Quanto ao controle das empresas sobre os preços Não há possibilidade de manobras pelas empresas As empresas têm grande poder para manter preços relativamente elevados Embora dificultado pela interdependência entre as empresas, estas tendem a formar cartéis Pouca margem de manobra, devido à existência de substitutos próximo.

Concorrência Perfeita Concorrência Monopolista Características Concorrência Perfeita Monopólio Oligopólio Concorrência Monopolista 4. Quanto à concorrência extrapreço Não é possível Nem seria eficaz. A empresa geralmente recorre a campanhas institucionais É intensa, sobretudo quando há diferenciação do produto É intensa 5. Quanto as condições de ingresso no mercado Não há barreiras Barreiras de acesso de novas empresas

Estrutura do Mercado de fatores de produção  O mercado de fatores de produção – mão de obra, capital, terra e tecnologia – também apresenta diferentes estruturas. 1)      MONOPSÔNIO  É o regime ou estrutura de mercado em que um único comprador concentra em suas mãos a totalidade de compra dos fatores de produção. Exemplo: o caso do fumo, pois em certa região produtora, existe apenas uma única empresa que adquire a folha do fumo para industrialização.

2)      OLIGOPSÔNIO  Esse tipo de estrutura de mercado é caracterizado pela existência de poucos compradores que dominam o mercado para muitos vendedores. Exemplo: indústria de laticínios. Em cada cidade existem dois ou três laticínios que adquirem a maior parte do leite dos inúmeros produtores rurais locais. A indústria automobilística, além de oligopolista no mercado de bens e serviços, também é oligopsonista na compra de autopeças. EXEMPLO: INDÚSTRIA DE FÁBRICA : EXISTEM MUITAS EMPRESAS QUE FORNECEM PEÇAS PARA UM ÚNICO COMPRADOR. EX: FORD.